Início

Questões de Concursos AV MOREIRA

Resolva questões de AV MOREIRA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q849290 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Trabalho, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

“Reforma trabalhista completa 02 anos”
Após três anos com saldo negativo, país voltou a criar vagas formais em 2018. Questionamentos na Justiça, no entanto, trazem insegurança jurídica para colocar todas as mudanças em prática.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego
A reportagem do dia 11 de novembro de 2019, coloca em discussão a Reforma Trabalhista (lei n° 13.467 de 2017) implementada no Brasil há pouco mais de 02 anos. Sobre a temática, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q842210 | Odontologia, Anatomia Dentária, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Odontólogo, AV MOREIRA, 2020

Quanto às cúspides de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:

I. Cúspides vestibulares dos dentes inferiores.

II. Cúspides palatinas dos dentes superiores.

III. Cúspides linguais dos molares inferiores.

IV. Cúspides vestibulares dos molares superiores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q844332 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI, AV MOREIRA, 2020

Em 1983, o Ministério da Saúde decidiu lançar o Programa de Assistência Integral à saúde da Mulher (PAISM), o programa foi lançado frente a representatividade dos problemas relacionados à saúde da mulher no Brasil, como mortalidade materna, aborto, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O PAISM representou a primeira iniciativa do Ministério da Saúde de incluir planejamento familiar nas ações de atenção à saúde da mulher. Sobre a Assistência integral à saúde da mulher, verifique as assertivas e selecione a opção CORRETA.


I. Conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, no primeiro período clínico do parto, é recomendado a avaliação da frequência das contrações uterinas de 2 em 2 horas.

II. A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidium, transmitida principalmente por via sexual, onde 90% das pacientes adquirem por meio da relação desprotegida. Em gestantes, a transmissão para o feto é maior durante a passagem do mesmo pelo canal do parto (80% dos casos); porém, em sua minoria, a transmissão pode também ocorrer intraútero (20% dos casos).

III. Uma paciente com depressão pós-parto deve ter a atenção do profissional de saúde focada principalmente em relação à época de início dos sintomas e em relação à sua intensidade e duração. Uma vez detectados os sintomas, a puérpera deve ser monitorada com mais atenção pela equipe de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q843956 | Enfermagem, Saúde Mental, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Enfermeiro, AV MOREIRA, 2020

A abordagem à pessoa com transtorno mental em situação de emergência, é de tal importância que, se realizada com segurança, prontidão e qualidade, é capaz de determinar a aceitação e a adesão dessa pessoa ao tratamento. Também pode ser concebida como a mais importante tecnologia de um serviço de emergência, por meio dela, pode ser efetivada a escuta ativa pelo profissional, expressando o respeito à singularidade do paciente, oferecendo-lhe respostas adequadas e cuidado de enfermagem resolutivo.
Tendo o texto acima como referência inicial, avalie os itens a seguir, a respeito da assistência de enfermagem às emergências em saúde mental, e selecione a opção CORRETA.
I. O delirium tremens (DT) é um estado confusional breve, mas ocasionalmente com risco de vida, que se acompanha de perturbações somáticas, sendo usualmente consequência de uma abstinência absoluta ou relativa de álcool em usuários gravemente dependentes, com uma longa história de uso. O DT é caracterizado por alucinações, alteração do nível da consciência e desorientação.
II. A abordagem da equipe de enfermagem é iniciada com a observação do comportamento e esta influencia no tipo e na tentativa de diálogo a ser estabelecido. O primeiro contato e as impressões que o profissional tem do paciente definem condutas posteriores, como o uso da contenção física e química, tidos como atividades de rotina em urgências psiquiátricas.
III. O enfermeiro de emergência psiquiátrica presta cuidados imediatos de enfermagem ao paciente com transtorno dissociativo, condição mental grave que há desorganização da personalidade, deterioração do funcionamento social e perda de contato com a realidade ou sua distorção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q858118 | Informática, Sistema Operacional, Assistente Social, AV MOREIRA, 2020

    Para responder às próximas 05 questões abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que os programas mencionados nas mesmas encontram-se na configuração padrão de instalação, são originais e que o mouse está configurado para destros.
    Dessa forma, as teclas de atalho, menus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão do fornecedor do software.
    Todas as questões foram elaboradas tendo como plataforma básica o Sistema Operacional Windows 2010.
Maneira simples de se interromper o download de um arquivo que está sendo baixado para seu computador sem prejudicar o funcionamento de outros aplicativos ou conexões que estejam ativos no momento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q852234 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Sobre a Crise de 1929, analise os itens abaixo:
I. Com o grande desenvolvimento da economia nos anos 1920, seguiu-se um grande controle e planejamento da produção, o que levou a crise. II. Grande parte dos trabalhadores vivia em grande dificuldade. Moravam em cortiços ou favelas e ganhavam muito mal. III. A política do “New Deal” criou leis sociais que protegiam os trabalhadores e os desempregados, porém, sem abandonar a política econômica, ou seja, o Liberalismo. IV. Outra medida do New Deal foi controlar a superprodução e estimular os agricultores a não produzirem além da queima de produtos.
Estão INCORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q853105 | Matemática, Funções, Professor de Matemática, AV MOREIRA, 2020

Um professor de matemática decidiu ajustar as notas dos seus alunos usando uma função do tipo f (x) = ax2 + bx + c , onde a, b, c ? R , de modo que o aluno que tira zero permanece com zero, porém, os alunos que tiram 5,0 e 8,0 têm suas notas ajustadas para 6,0 e 10 respectivamente. Nessas condições, o valor da expressão 82a+ 14b é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q857536 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

Texto para questão.
Cidadezinha qualquer
Casa entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar Um homem vai devagar Um cachorro vai devagar Um burro vai devagar
Devagar...as janelas olham Eta vida besta, meu Deus.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. De alguma poesia (1930). Disponível em:< http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html>. Acesso em: 15 fev 2020.)
Na visão de Fávero (2000), há paralelismo a partir do momento em que as estruturas são reutilizadas, mas com diferentes conteúdos, ou seja, “um meio para deixar fluir o texto” (p. 81).
Diante disso, depreende-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q842566 | Enfermagem, Imunização, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Enfermeiro, AV MOREIRA, 2020

O Programa Nacional de Imunização (PNI) foi criado em 1973, tendo como missão organizar a Política Nacional de Vacinação, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreviníveis. A vacina é considerada uma das principais intervenções em saúde pública no Brasil. Por isso, o enfermeiro tem papel fundamental na gestão das imunizações e na conscientização da população. As atividades da sala de vacinação são realizadas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para manusear, conservar, preparar, administrar, registrar e descartar resíduos resultantes do processo de vacinação.
Sobre as imunizações, avalie as afirmativas abaixo e selecione a opção CORRETA.
I. As principais vacinas ao nascer são a BCG (Bacilo Calmete-Guérin) administrada para a prevenção da tuberculose e realizada por via intradérmica, e a DTP (Tríplice Bacteriana - Difteria, Tétano e Coqueluche), realizada por via intramuscular.
II. O esquema de administração da vacina contra a hepatite B corresponde, de maneira geral, três doses, com intervalo de 60 dias entre a primeira e a segunda dose e de três meses entre a primeira e a terceira doses.
III. A vacina pentavalente é uma composição combinada que previne cinco tipos de doenças (tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b). A primeira dose deve ser dada aos 2 meses de vida, a segunda dose aos 4 meses de vida e a terceira dose aos 6 meses de vida.
IV. A vacina Rotavírus é uma vacina oral atenuada pentavalente (VR5), sendo composta por cinco tipos de rotavírus vivos “enfraquecidos”. A vacina é conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada, pois o congelamento provoca a perda da potência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q858428 | Português, Sintaxe, Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

No período “Não tinham cidades com bonitos edifícios, não falavam grego e não tinham escrita”, a oração destacada se classifica como;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q849696 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

Siqueira (2008, p.425) afirma que “já na década de 1960, Hardin (1968) alertava para a necessidade de resguardar o meio ambiente das agressões promovidas pela satisfação dos desejos individuais, em detrimento do direito da sociedade a bens coletivos, como o ar e a água. A crescente deterioração ambiental e o esgotamento dos recursos do planeta passaram a se tornar cada vez mais presentes, como preocupação por parte de vários segmentos sociais”.
Baseado na fala de Siqueira e em seus conhecimentos sobre a Política Ambiental nas diversas escalas assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q854374 | Informática, Microsoft Word, Auxiliar Administrativo, AV MOREIRA, 2020

    Para responder às próximas 05 questões abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que os programas mencionados nas mesmas encontram-se na configuração padrão de instalação, são originais e que o mouse está configurado para destros.
    Dessa forma, as teclas de atalho, menus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão do fornecedor do software.
    Todas as questões foram elaboradas tendo como plataforma básica o Sistema Operacional Windows 2010. 
No Microsoft Office Word, abrir a janela Aplicar Estilos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q840201 | Serviço Social, Políticas Sociais, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Assistente Social, AV MOREIRA, 2020

Analise as características das políticas sociais na conjuntura neoliberal e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q856191 | Matemática, Progressões, Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

Um auditório tem suas cadeiras organizadas de modo que na primeira fila são dispostas 8 cadeiras, na segunda fila 10, na terceira 12, na quarta 14 e seguindo o padrão até a 20ª fila. Qual o número de cadeiras dispostas neste auditório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q850604 | Direito Civil, Ato Jurídico, Procurador Municipal, AV MOREIRA, 2020

É o acontecimento futuro e incerto de que depende a eficácia do negócio jurídico, tendo sua regulação nos arts. 121 a 130 do Código Civil. Futuro e incerto é o evento que ainda acontecerá, mas as partes não têm ciência do dia da sua ocorrência. Isso pode acontecer porque as partes dependem de um fato alheio à sua vontade. Pode ser suspensiva ou resolutiva. A condição suspensiva impossibilita a produção dos efeitos até que o evento futuro e incerto seja realizado. Para que o negócio jurídico seja completamente implementado depende de diversos fatores característicos. Caso seja posta cláusula conforme conceituado acima, tal disposto será entendido como cláusula de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q847406 | Geografia, Desenvolvimento, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

Observe as tabelas abaixo, em seguida marque a afirmativa CORRETA.

Tabela 01: Os países mais desenvolvidos do mundo em 2019 PAÍS IDH Noruega 0,954 Suíça 0,946 Irlanda 0,942 Alemanha 0,939 Hong Kong 0,939 Fonte: http://hdr.undp.org/en/2019-report


Tabela 02: Os países menos desenvolvidos do mundo em 2019
PAÍS IDH Níger 0,377 República Centro-Africana 0,381 Chade 0,401 Sudão do Sul 0,413 Burundi 0,423 Fonte: http://hdr.undp.org/en/2019-report
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q852069 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“Na Roma arcaica, a organização social de base era os gens, isto é, a comunidade dos descendentes...” de um ancestral comum. Essa associação de famílias patriarcais possuía em comum um território, gozava de autonomia jurídica em seus problemas internos, tendia a autossuficiência econômica... “A gens não era uma organização social desprovida de desigualdades e contradições internas...”. (Maestri Filho, Mario José. O escravismo antigo - 12 ed. rev. atual. - São Paulo; Atual, 1994).
Sobre esta organização social, analise os itens abaixo em (V) verdadeiros e (F) falsos, depois marque a alternativa CORRETA.
( ) O pai tinha direito de vida e de morte sobre os familiares e todos aqueles que vivessem sob seu teto; ( ) O cliens era um membro que se ligava à família patrícia; ( ) Se o cliente desrespeitasse os compromissos assumidos com o patrono, estaria protegido pelas regras sociais; ( ) O cliente assumia obrigações econômicas - obsequium (submissão) e opera (trabalho); ( ) Os plebeus eram livres e possuíam direitos políticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q856104 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 55 44 33 22. Verônica”.
(MARCURSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editora, 2008. p. 174.)
Dentro da teoria de gêneros textuais defendida por Marcuschi (2008), o suporte de um gênero, locus físico ou virtual, não é capaz de determinar o gênero, e sim o gênero exige um suporte específico.
Tomando como base as diversas situações comunicativas com o uso da sequência textual apresentada, relacione o nome do gênero textual ao seu respectivo suporte.
I. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um convite. II. Se o texto for passado pela secretária eletrônica de Verônica a Paulo, trata-se de um bilhete. III. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um bilhete. IV. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um recado. V. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um telegrama.
Aponte a alternativa em que todas as afirmativas são FALSAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q854472 | Matemática, Funções, Professor de Matemática, AV MOREIRA, 2020

O conjunto solução da equação (log3 x)2 ? 12 log3 x + 27 = 0 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.