Início

Questões de Concursos Aeronáutica

Resolva questões de Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q693325 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Com relação ao sentido expresso pelo presente do indicativo nas frases abaixo, coloque I para validade permanente, II para verdade científica, III para ação habitual e IV para indicação de futuro. Em seguida, assinale a sequência correta.
( ) Eu sempre choro ao ver uma cena triste.
( ) A soma dos ângulos internos do triângulo é igual a 180°.
( ) Se Deus quiser, no ano que vem eu me formo.
( ) Na natureza, os animais nascem livres.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q688604 | Português, Grafia das palavras, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

Em qual alternativa há erro de grafia nas palavras em destaque?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q692612 | Português, Morfologia, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Os versos abaixo são composições de Rita Lee. Assinale a alternativa em que todos os verbos em destaque são regulares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q690079 | Português, Sintaxe, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Leia:
Terminada a reunião, ficou definido que as novas medidas entrarão em vigor no início do próximo ano letivo. Considerando a realidade dos alunos, as determinações são eficazes. A direção e a coordenação do colégio acreditam estar tomando decisões justas para toda a comunidade.
As orações subordinadas reduzidas no texto acima classificam-se, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q688940 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

 Alfabeto de emojis
                                                                                                                                                           Antônio Prata*
1. “Paradoxalmente” – escreverá um historiador em 2218 – “foi a disseminação da escrita como principal
forma de comunicação o que criou as condições para a sua própria morte”. O alfabeto latino, este fantástico
conjunto de 26 letras que, combinadas infinitamente, podem nomear realidades tão distintas quanto “sol”,
“schadenfreud” e “Argamassa Cimentcola Quartzolite”, começou sua lenta caminhada em direção ao brejo
em setembro de 1982.
2. Foi ali, não muito depois da derrota do Brasil para a Itália de Paolo Rossi, que o cientista da computação
Scott Fahlman sugeriu a colegas de Carnegie Mellon University, com os quais se comunicava online, usarem
:) para distinguirem as piadas dos assuntos sérios. Mal sabia o tal Scott, criando essa possibilidade, que
aquela inocente boca de parêntese era o protótipo da goela que viria a engolir quase 3.000 anos de alfabeto
como se fosse uma sopa de letrinhas.
3. Os emoticons se espalharam pelo mundo de tal maneira que inundaram o ICQ, os chats e, principalmente,
os celulares, mas nem todos os seres humanos aderiram imediatamente à moda. Alguns se recusaram por
conservadorismo, alguns por uma burrice gráfica atávica que os impedia de compreender as imagens. [...]
4. Emoticons foram o início do fim, mas só o início. O coaxar dos sapos no brejo começou a incomodar
mesmo com a chegada dos emojis. Confesso que, de novo, demorei pra entrar na onda. Desta vez não
por desconhecimento, nem por burrice, mas por senso do ridículo. Quando que um adulto como eu iria
mandar pra outro adulto um “smile” bicudo soltando um coração pelo canto da boca, como se fosse uma
bola de chiclete? Nunca! “Nunca”, no caso, revelou-se estar a apenas uns cinco anos de distância da minha
indignação.
5. Hoje eu mando coração pulsante pra contadora que me lembrou dos documentos do IR, mando John
Travolta de roxo pro amigo que me pergunta se está confirmado o jantar na quinta e, se eu pagasse imposto
sobre cada joia que envio daquele mãozão amarelo, não ia ter coração pulsante capaz de fazer minha
contadora resolver a situação.
6. “Em meados do século 21” – escreverá o historiador de 2218 – “a humanidade abandonou o alfabeto e
passou a se comunicar só por emojis”. A frase, claro, será toda escrita com emojis. Haverá tantos, iguaizinhos
e tão variados, que será possível citar Shakespeare usando apenas desenhinhos. (Shakespeare, aliás, dá
pra escrever. Imagem de milk-shake + duas chaves (keys) + pera (pear). Shake + keys + pear).
7. Teremos voltado ao tempo dos hieróglifos e não me assombra se as condições de vida regredirem às do
antigo Egito, mas ninguém se importará, cada um de nós, hipnotizado pela tela que tantos apregoaram ser
uma nova pedra de Roseta capaz de traduzir o mundo em nossas mãos, mas que no fim se revelou só um
infernal e escravizante pergaminho. :-(
* Escritor e roteirista.
(Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2018/04/alfabeto-de-emojis.shtml>. Acesso em: 01 fev. 2019.
Adaptado.)
É correto afirmar que uma entre muitas deduções proporcionadas pela leitura da crônica está relacionada, fundamentalmente, à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q240666 | Português, Sargento, EEAR, Aeronáutica

Leia:
"Conheci que Madalena era boa em demasia... A culpa foi desta vida que me deu uma alma agreste. Procuro recordar o que dizíamos. Terá realmente piado a coruja? Será a mesma que piava há dois anos?" (Graciliano Ramos, São Bernardo)
Em relação às orações subordinadas em destaque no trecho acima, tem–se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q703641 | Português, Interpretação de Textos, Aspirante da Aeronáutica, AFA, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
TEXTO II
Em 1934, um redator de Nova York chamado Robert
Pirosh largou o emprego bem remunerado numa agência
de publicidade e rumou para Hollywood, decidido a
trabalhar como roteirista. Lá chegando, anotou o nome e o
endereço de todos os diretores, produtores e executivos
que conseguiu encontrar e enviou-lhes o que certamente é
o pedido de emprego mais eficaz que alguém já escreveu,
pois resultou em três entrevistas, uma das quais lhe
rendeu o cargo de roteirista assistente na MGM.
Prezado senhor:
Gosto de palavras. Gosto de palavras gordas,
untuosas, como lodo, torpitude, glutinoso, bajulador.
Gosto de palavras solenes, como pudico, ranzinza,
pecunioso, valetudinário. Gosto de palavras espúrias,
5 enganosas, como mortiço, liquidar, tonsura, mundana.
Gosto de suaves palavras com “V”, como Svengali,
avesso, bravura, verve. Gosto de palavras crocantes,
quebradiças, crepitantes, como estilha, croque, esbarrão,
crosta. Gosto de palavras emburradas, carrancudas,
10 amuadas, como furtivo, macambúzio, escabioso, sovina.
Gosto de palavras chocantes, exclamativas, enfáticas,
como astuto, estafante, requintado, horrendo. Gosto de
palavras elegantes, rebuscadas, como estival,
peregrinação, Elísio, Alcíone. Gosto de palavras
15 vermiformes, contorcidas, farinhentas, como rastejar,
choramingar, guinchar, gotejar. Gosto de palavras
escorregadias, risonhas, como topete, borbulhão, arroto.
Gosto mais da palavra roteirista que da palavra
redator, e por isso resolvi largar meu emprego numa
20 agência de publicidade de Nova York e tentar a sorte em
Hollywood, mas, antes de dar o grande salto, fui para a
Europa, onde passei um ano estudando, contemplando e
perambulando.
Acabei de voltar e ainda gosto de palavras.
25 Posso trocar algumas com o senhor?
Robert Pirosh
Madison Avenue, 385
Quarto 610
Nova York
Eldorado 5-6024.
(USHER, Shaun .(Org) Cartas extraordinárias: a correspondência
inesquecível de pessoas notáveis. Trad. de Hildegard Feist. São Paulo:
Companhia das Letras, 2014.p.48.)
Tomando por base seus conhecimentos gramaticais, assinale a alternativa INCORRETA, referente ao texto II.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q690105 | Português, Morfologia, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
Leia:
Abandonado à escrivaninha em São Paulo/ Na minha casa (...)/De sopetão senti um friúme por dentro/ Fiquei trêmulo, muito comovido/ Com o livro palerma olhando para mim.
(Mário de Andrade)
Assinale a alternativa que corresponde ao exato número de advérbios e locuções adverbiais presentes ao texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q686790 | Inglês, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
                                                       Grounding
1           Grounding is a common form of punishment for young
       people who disobey their parents. Grounding means that
       they are not allowed to go out, after school or on weekends,
       for a certain period of time. This could be from one day to
5     ____ month or more, depending upon the gravity of the
       offense. During that time, though, they must continue to go to
       school, to work if they have a job, and do other errands
       approved by their parents.
                ____ term “grounding” is ____ aviation term. A plane is
10   grounded when it is not allowed to fly for any reason.
       Similarly, pilots or other flying personnel are grounded when
       they are not allowed to fly because of illness or for disobeying
       the rules.
                                        Adapted from Life in the USA: A Simplified reader on American
                                                                                                                            Culture, book 1
The word “must” (line 6), underlined in the text, is used to express:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q686589 | Português, Sintaxe, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

                                                                              Alfabeto de emojis
                                                                                                                                                               Antônio Prata*
1. “Paradoxalmente” – escreverá um historiador em 2218 – “foi a disseminação da escrita como principal
forma de comunicação o que criou as condições para a sua própria morte”. O alfabeto latino, este fantástico
conjunto de 26 letras que, combinadas infinitamente, podem nomear realidades tão distintas quanto “sol”,
“schadenfreud” e “Argamassa Cimentcola Quartzolite”, começou sua lenta caminhada em direção ao brejo
em setembro de 1982.
2. Foi ali, não muito depois da derrota do Brasil para a Itália de Paolo Rossi, que o cientista da computação
Scott Fahlman sugeriu a colegas de Carnegie Mellon University, com os quais se comunicava online, usarem
:) para distinguirem as piadas dos assuntos sérios. Mal sabia o tal Scott, criando essa possibilidade, que
aquela inocente boca de parêntese era o protótipo da goela que viria a engolir quase 3.000 anos de alfabeto
como se fosse uma sopa de letrinhas.
3. Os emoticons se espalharam pelo mundo de tal maneira que inundaram o ICQ, os chats e, principalmente,
os celulares, mas nem todos os seres humanos aderiram imediatamente à moda. Alguns se recusaram por
conservadorismo, alguns por uma burrice gráfica atávica que os impedia de compreender as imagens. [...]
4. Emoticons foram o início do fim, mas só o início. O coaxar dos sapos no brejo começou a incomodar
mesmo com a chegada dos emojis. Confesso que, de novo, demorei pra entrar na onda. Desta vez não
por desconhecimento, nem por burrice, mas por senso do ridículo. Quando que um adulto como eu iria
mandar pra outro adulto um “smile” bicudo soltando um coração pelo canto da boca, como se fosse uma
bola de chiclete? Nunca! “Nunca”, no caso, revelou-se estar a apenas uns cinco anos de distância da minha
indignação.
5. Hoje eu mando coração pulsante pra contadora que me lembrou dos documentos do IR, mando John
Travolta de roxo pro amigo que me pergunta se está confirmado o jantar na quinta e, se eu pagasse imposto
sobre cada joia que envio daquele mãozão amarelo, não ia ter coração pulsante capaz de fazer minha
contadora resolver a situação.
6. “Em meados do século 21” – escreverá o historiador de 2218 – “a humanidade abandonou o alfabeto e
passou a se comunicar só por emojis”. A frase, claro, será toda escrita com emojis. Haverá tantos, iguaizinhos
e tão variados, que será possível citar Shakespeare usando apenas desenhinhos. (Shakespeare, aliás, dá
pra escrever. Imagem de milk-shake + duas chaves (keys) + pera (pear). Shake + keys + pear).
7. Teremos voltado ao tempo dos hieróglifos e não me assombra se as condições de vida regredirem às do
antigo Egito, mas ninguém se importará, cada um de nós, hipnotizado pela tela que tantos apregoaram ser
uma nova pedra de Roseta capaz de traduzir o mundo em nossas mãos, mas que no fim se revelou só um
infernal e escravizante pergaminho. :-(
* Escritor e roteirista.
(Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2018/04/alfabeto-de-emojis.shtml>. Acesso em: 01 fev. 2019.
Adaptado.)
Considere o período composto por subordinação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I . A construção consecutiva expressa por um período composto é constituída pelo conjunto de uma oração nuclear, ou principal, e uma consecutiva. Identifica-se essa situação no período “Os emoticons se espalharam pelo mundo de tal maneira que inundaram o ICQ, os chats e, principalmente, os celulares...” (§ 3),
II . ele apresenta construção consecutiva constituída de uma primeira oração que contém o estado de coisas (“Os emoticons se espalharam pelo mundo), a intensificação (“de tal maneira”) e uma condição do elemento intensificado na primeira oração (“que inundaram o ICQ, os chats e, principalmente, os celulares...”) 
Sobre essas asserções, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q692996 | Radiologia, Sargento da Aeronáutica Radiologia, EEAR, Aeronáutica, 2019

São configurações de janela para tomografia de tórax: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q685891 | Engenharia Elétrica, Primeiro Tenente Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Nos circuitos de corrente contínua, a resistência elétrica é a única grandeza que expressa o impedimento da passagem da corrente elétrica. Em corrente alternada, existem outros efeitos além do resistivo que influenciam a passagem de corrente no circuito.
Sobre circuitos elétricos em CA trifásicos, avalie as afirmações a seguir.
I. São constituídos de uma fase elétrica e um neutro.
II. A potência instantânea parcial em um sistema equilibrado é constante e igual à potência média.
III. A potência instantânea pode ser constante (não pulsante), resultando em transmissão de energia uniforme e menos vibração de máquinas trifásicas.
IV. Uma maneira fácil de analisar esse circuito é transformar a fonte e a carga em um sistema Y-Y e, em seguida, analisar o circuito equivalente monofásico.
Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q687988 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
                                                  Como os campos
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Marina Colasanti
1                  Preparavam-se aqueles jovens estudiosos para a vida 
      adulta, acompanhando um sábio e ouvindo seus ensinamentos.
      Porém, como fizessse cada dia mais frio com o adiantar-se do 
      outono, dele se aproximaram e perguntaram:
5                 – Senhor, como devemos vestir-nos?
                   – Vistam-se como os campos - respondeu o sábio.
                   Os jovens então subiram a uma colina e durante dias 
      olharam para os campos. Depois dirigiram-se à cidade, onde 
      compraram tecidos de muitas cores e fios de muitas fibras.
10  Levando cestas carregadas, voltaram para junto do sábio.
                   Sob o seu olhar, abriram os rolos das sedas, desdobraram
      as peças de damasco e cortaram quadrados de veludo, e os
      emendaram com retângulos de cetim. Aos poucos, foram
      criando, em longas vestes, os campos arados, o vivo verde dos
15 campos em primavera, o pintalgado da germinação. E
      entremearam fios de ouro no amarelo dos trigais, fios de prata
      no alagado das chuvas, até chegarem ao branco brilhante da
      neve. As vestes suntuosas estendiam-se como mantos. O sábio
      nada disse.
20               Só um jovem pequenino não havia feito sua roupa.
      Esperava que o algodão estivesse em flor, para colhê-lo. E
      quando teve os tufos, os fiou. E quando teve os fios, os teceu.
      Depois vestiu sua roupa branca e foi para o campo trabalhar.
                 Arou e plantou. Muitas e muitas vezes sujou-se de terra. E
25 manchou-se do sumo das frutas e da seiva das plantas. A
      roupa já não era branca, embora ele a lavasse no regato.
      Plantou e colheu. A roupa rasgou-se, o tecido puiu-se. O
      jovem pequenino emendou os rasgões com fios de lã, costurou
      remendos onde o pano cedia. E quando a neve veio, prendeu
30 em sua roupa mangas mais grossas para se aquecer.
                Agora a roupa do jovem pequeno era de tantos pedaços,
      que ninguém poderia dizer como havia começado. E estando
      ele lá fora uma manhã, com os pés afundados na terra para
      receber a primavera, um pássaro o confundiu com o campo e
35 veio pousar no seu ombro. Ciscou de leve entre os fios,
      sacudiu as penas. Depois levantou a cabeça e começou a
      cantar.
                Ao longe, o sábio, que tudo olhava, sorriu.
                     Colasanti, M. Mais de 100 histórias maravilhosas - 1.ed. – São
                                                                                                        Paulo: Global, 2015
Qual das afirmações abaixo resume a ideia principal do texto, a moral da história?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q683549 | Inglês, Sargento da Aeronáutica Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
                  The cabin crew battled to save the passenger
                                                                                               Ben Graham
        Shocked passengers watched as doctors and cabin crew tried
to  save  the   life  of  a  critically ill passenger on a Qantas flight to
Sidney on Friday.
        A     Qantas    spokeswoman   confirmed  that  the  passenger
__________ received    tratment   during   the    medical   emergency
couldn’t survive.
        The   flight  from London, via Singapore, was forced to land in
Adelaide  because of the incident. No passengers got off the flight
while it was in Adelaide.
         A  witness  on board told that everything started with a cabin
announcement  asking  for any doctors on board. There were two
passengers  with  medical  training,  but  nothing could be done to
save  the passenger. The crew did everything they could, including
performing  CPR  with  a  doctor  on   board, but unfortunately the
passenger has passed away.
                                                                       Adapted from nypost.com
In “The crew did everything they could (...)”, the modal “could” is used to indicate
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q238901 | Física, Sargento, EEAR, Aeronáutica

Assinale a alternativa que indica corretamente uma situação possível, de acordo com a Termodinâmica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q686432 | Português, Morfologia, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Leia os versos do Hino à Bandeira reproduzidos abaixo.
“Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.” (Olavo Bilac)
Nesses versos, é incorreto afirmar que o substantivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q685939 | Odontologia, Primeiro Tenente Cirurgia Buco Maxilo Facial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Determinada paciente, gênero feminino, 18 anos, 80kg, portadora de hemoglobinopatia (anemia falciforme), necessita ser submetida à exodontia do dente 38, sob anestesia local. Após a administração de 2 tubetes de Lidocaína 2%, verificou-se que o bloqueio anestésico ainda não havia sido efetivo e, então, decidiu-se alterar o anestésico utilizado para Mepivacaína 3% com epinefrina. Qual o número máximo de tubetes de Mepivacaína 3% que ainda podem ser aplicados na paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q691980 | Português, Morfologia, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Em qual alternativa a lacuna não pode ser preenchida com o verbo indicado nos parênteses no modo subjuntivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q690458 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
                                                         Como os campos
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Marina Colasanti
1                  Preparavam-se aqueles jovens estudiosos para a vida 
      adulta, acompanhando um sábio e ouvindo seus ensinamentos.
      Porém, como fizessse cada dia mais frio com o adiantar-se do 
      outono, dele se aproximaram e perguntaram:
5                 – Senhor, como devemos vestir-nos?
                   – Vistam-se como os campos - respondeu o sábio.
                   Os jovens então subiram a uma colina e durante dias 
      olharam para os campos. Depois dirigiram-se à cidade, onde 
      compraram tecidos de muitas cores e fios de muitas fibras.
10  Levando cestas carregadas, voltaram para junto do sábio.
                   Sob o seu olhar, abriram os rolos das sedas, desdobraram
      as peças de damasco e cortaram quadrados de veludo, e os
      emendaram com retângulos de cetim. Aos poucos, foram
      criando, em longas vestes, os campos arados, o vivo verde dos
15 campos em primavera, o pintalgado da germinação. E
      entremearam fios de ouro no amarelo dos trigais, fios de prata
      no alagado das chuvas, até chegarem ao branco brilhante da
      neve. As vestes suntuosas estendiam-se como mantos. O sábio
      nada disse.
20             Só um jovem pequenino não havia feito sua roupa.
      Esperava que o algodão estivesse em flor, para colhê-lo. E
      quando teve os tufos, os fiou. E quando teve os fios, os teceu.
      Depois vestiu sua roupa branca e foi para o campo trabalhar.
                 Arou e plantou. Muitas e muitas vezes sujou-se de terra. E
25 manchou-se do sumo das frutas e da seiva das plantas. A
      roupa já não era branca, embora ele a lavasse no regato.
      Plantou e colheu. A roupa rasgou-se, o tecido puiu-se. O
      jovem pequenino emendou os rasgões com fios de lã, costurou
      remendos onde o pano cedia. E quando a neve veio, prendeu
30 em sua roupa mangas mais grossas para se aquecer.
                Agora a roupa do jovem pequeno era de tantos pedaços,
      que ninguém poderia dizer como havia começado. E estando
      ele lá fora uma manhã, com os pés afundados na terra para
      receber a primavera, um pássaro o confundiu com o campo e
35 veio pousar no seu ombro. Ciscou de leve entre os fios,
      sacudiu as penas. Depois levantou a cabeça e começou a
      cantar.
                Ao longe, o sábio, que tudo olhava, sorriu.
                     Colasanti, M. Mais de 100 histórias maravilhosas - 1.ed. – São
                                                                                                        Paulo: Global, 2015.
Por que o jovem pequenino foi o último discípulo a confeccionar sua roupa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.