Início

Questões de Concursos Aeronáutica

Resolva questões de Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q1057557 | Português, Interpretação de Textos, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 2, EEAR, Aeronáutica, 2022

Texto associado.
Duelo
Eduardo Cajueiro
Razão e emoção: grande duelo.
A qual das duas eu recorro mais?
E qual das duas por certo me traz
A estabilidade por que zelo?

“Tens que ser forte”, diz-me a tal razão.
“Foge das picuinhas do amor.”
Mas como ter da vida algum sabor,
Se uma andorinha só não faz verão?

E ouço a ladainha entrementes:
“Afasta-te do amor que logo sentes,
Pr’o teu juízo não retroceder.”

Mas vem o coração pra decretar:
“O amor que faz a gente se encontrar
É o mesmo pelo qual se quer perder.”
O duelo presente no soneto evidencia-se por meio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1822Q1057569 | Português, Sintaxe, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 2, EEAR, Aeronáutica, 2022

“É ótimo existir uma possibilidade de substituir os testes em animais, que estão longe de ser ideais e que muitas vezes nos dão respostas erradas.” (Alan Goldberg)
Quanto às orações subordinadas adjetivas na frase acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1823Q1057829 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica BMA Mecânico de Aeronaves, EEAR, Aeronáutica, 2023

Texto associado.
Divagação sobre as ilhas

Carlos Drumnond de Andrade

Quando me acontecer alguma pecúnia, passante de um milhão de cruzeiros, compro uma ilha; não muito longe do litoral, que o litoral faz falta; nem tão perto, também que de lá possa eu aspirar a fumaça e a graxa do porto. Minha ilha (e só de a imaginar já me considero seu habitante) ficará no justo ponto de latitude e longitude, que, pondo-me a coberto de ventos, sereias e pestes, nem me afaste demasiado dos homens nem me obrigue a praticá-los diuturnamente. Porque esta é a ciência e, direi, a arte do bem-viver; uma fuga relativa, e uma não muito estouvada confraternização.
De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre. (...)
E por que nos seduz a ilha? As composições de sombra e luz, o esmalte das relvas, a cristalinidade dos regatos – tudo isso existe fora das ilhas, não é privilégio dela. A mesma solidão existe, com diferentes pressões, nos mais diversos locais, inclusive os de população densa, em terra firme e longa. Resta ainda o argumento da felicidade – “aqui eu não sou feliz”, declara o poeta, para enaltecer, pelo contraste, a sua pasárgada: mas será que se procura realmente nas ilhas uma ocasião de ser feliz ou modo de sê-lo? E só se alcançaria tal mercê, de índole extremamente subjetiva, no regaço de uma ilha, e não igualmente em terra comum?
Quando penso em comprar uma ilha, nenhuma dessas excelências me seduz mais que as outras, nem todas juntas constituem a razão de meu desejo. (...)
A ilha me satisfaz por ser uma porção curta de terra (falo de ilhas individuais, não me tentam aventuras marajoaras), um resumo prático, substantivo, dos estirões deste vasto mundo, sem os inconvenientes dele, e com a vantagem de ser quase ficção sem deixar de constituir uma realidade.

Presença da Literatura Brasileira. Modernismo. 5a. edição.
Considerando ilha versus cronista nos trechos, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – “Quando me acontecer alguma pecúnia, passante de um milhão de cruzeiros, compro uma ilha;” 2 – “(e só de a imaginar já me considero seu habitante)”
3 – “De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre.”
4 – “E por que nos seduz a ilha?”
( ) É habitante do seu imaginário. ( ) É sua propriedade em potencial. ( ) É seu objeto de atração e de fascínio. ( ) É sua residência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1824Q1057836 | Português, Sintaxe, Sargento da Aeronáutica BMA Mecânico de Aeronaves, EEAR, Aeronáutica, 2023

Leia.
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempenho, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos.” (Euclides da Cunha) Marque a alternativa cujo termo retirado do trecho acima classifica-se em aposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1825Q1047094 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A tomografia computadorizada é hoje uma das partes integrantes da prática urológica e a urografia por tomografia substituiu a urografia excretora como a imagem de eleição na urologia moderna para avaliação de hematúria, neoplasias, cálculos renais e planejamento operatório. Em relação a tomografia computadorizada, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é uma excelente escolha de imagem para avaliar o rim, o sistema coletor do trato superior e ureter.
( ) Com exceção de cálculos de indinavir, todos os cálculos urinários são visíveis em tomografia computadorizada não contrastada do abdome e da pelve.
( ) Uma massa renal observada na tomografia computadorizada que contrasta mais de 15 a 20 unidades Hounsfield tem maior probabilidade de ser um câncer renal.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é altamente sensível para diagnósticos de tumores renais e cálculos urinários, porém com baixa especificidade para carcinoma urotelial do trato superior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1826Q1047098 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a vasculatura renal, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A oclusão ou lesão a um ramo segmentar não causará o infarto renal segmentar devido à extensa anastomose.
( ) A veia renal esquerda pode ficar comprimida entre a artéria mesentérica superior e a aorta, causando a Síndrome do Quebra-Nozes.
( ) Existe um plano avascular longitudinal no rim, chamado linha de Brodel, cuja incisão pode resultar em uma perda sanguínea menor.
( ) Nos casos em que o ramo segmentar posterior passe anteriormente ao ureter, poderá haver uma obstrução da junção ureteropiélica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1827Q1058628 | Matemática, Geometria Plana, Aspirante da Aeronáutica Aviador, AFA, Aeronáutica, 2019

Em umas das extremidades de um loteamento há um terreno triangular que será aproveitado para preservar a área verde tendo em seu interior uma região quadrada que será pavimentada e destinada a lazer.

Levando as medidas desse projeto, em metros, para o plano cartesiano, em uma escala de 1:100 , tem-se:

• O é a origem do plano cartesiano;

• O, P e Q são os vértices do terreno triangular;

• dois vértices do triângulo são os pontos P(−2 ,0) e Q e dois de seus lados estão contidos nos eixos (0, 6) cartesianos;

• O, M, R e N são os vértices da região quadrada;

• a área da região quadrada tem três vértices consecutivos M, O e N sobre os eixos cartesianos; e

• R está alinhado com P e Q

Assim, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1828Q1058385 | Português, Morfologia, CFS, EEAR, Aeronáutica, 2024

Quantoaosverbospresentesnaestrofeabaixo,assinalea alternativaincorreta.

“Teu coração está batendo / Como quem diz: ‘Não tem jeito’. / O coração dos aflitos / Pipoca dentro do peito.” (AlceuValença)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1829Q1047123 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Com base no Decreto-Lei nº 200/1967, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O planejamento governamental inclui apenas o orçamento-programa anual, pois os demais instrumentos são definidos conforme a necessidade.
( ) A descentralização administrativa pode ocorrer em três planos principais: dentro da Administração Federal, para unidades federadas e para a iniciativa privada.
( ) A delegação de competência permite maior eficiência administrativa, sendo facultada a autoridades da Administração Federal para agilizar processos decisórios.
( ) O controle da Administração Federal é realizado apenas por órgãos de auditoria financeira, que garantem a correta aplicação dos recursos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1830Q1057118 | Português, Morfologia, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Assinale a alternativa incorreta quanto ao que se afirma sobre a colocação dos pronomes oblíquos átonos nas frases, conforme a norma culta da língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1831Q1058916 | Matemática, Álgebra, Aspirante da Aeronáutica Intendente, AFA, Aeronáutica, 2021

Considere o gráfico da função real f: IR → B definida por f(x) = 1 − x2 − |x2 − 1|
Sobre a função f, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1832Q1057130 | Português, Pontuação, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Assinale a alternativa em que o uso da(s) vírgula(s) é facultativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1833Q1057131 | Português, Morfologia, Controle de Tráfego Aéreo Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Relacione as colunas, considerando a classificação das vozes dos verbos destacados nas frases. Depois assinale a alternativa com a sequência correta.

1 – ativa

2 – passiva

3 – reflexiva

( ) No baile, príncipe e princesa olharam-se surpresos.

( ) De cavalo dado não se olham os dentes, minha querida!

( ) Na primavera, a alameda ficou coberta pelos ipês amarelos.

( ) Nem sempre se solucionam rapidamente os problemas.

( ) Na entrada, os anfitriões receberam-me com um largo sorriso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1834Q1057148 | Português, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
É correto afirmar que, considerando-se especificamente o comportamento do frequentador das redes sociais, a atitude que melhor responde à indagação proposta no título do texto remete à ideia de que este usuário deve, fundamentalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1835Q1047165 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Com base no procedimento de antissepsia cirúrgica das mãos e antebraços com antisséptico degermante, ordene corretamente as etapas a seguir:
( ) Abrir a torneira, molhar as mãos, antebraços e cotovelos.
( ) Limpar sob as unhas com as cerdas da escova ou com limpador de unhas, sob a água corrente.
( ) Friccionar as mãos, observando espaços interdigitais e antebraço por no mínimo 3 a 5 minutos, mantendo as mãos acima dos cotovelos.
( ) Enxaguar as mãos em água corrente, no sentido das mãos para cotovelos, retirando todo resíduo do produto. Fechar a torneira com o cotovelo, joelho ou pés, se a torneira não possuir foto sensor.
( ) Recolher, com as mãos em concha, o antisséptico e espalhar nas mãos, antebraço e cotovelo. No caso de esponja impregnada com antisséptico, pressionar a parte da esponja contra a pele e espalhar por todas as partes.
A sequência correta em que ocorre o processo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1836Q1057152 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
Para produzir o texto Como premiar a moderação na rede? o autor utiliza elementos coesivos que promovem a sua manutenção temática.
A partir dessa perspectiva, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os elementos coesivos.
( ) No fragmento “... somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos...”, identifica-se a presença da coesão por elipse do sujeito. ( ) Na passagem “Após enxergar um post sem esses números...”, o conector destacado, considerando-se sua semântica corretamente analisada, exprime uma noção de tempo. ( ) Na frase “... quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera...”, a palavra em destaque reforça a ideia de congruência e de moderação que perpassa as postagens. ( ) Em “Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas...”, o conector sublinhado inicia uma oração que exprime ideia de contraste.
A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1837Q1047168 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), busca reduzir a incidência e a mortalidade por câncer no Brasil, promovendo ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados paliativos.
Considerando a importância da PNPCC na organização da atenção oncológica no país, assinale a opção que apresenta um dos principais princípios e diretrizes relacionado ao rastreamento e ao diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1838Q1057926 | Português, Interpretação de Textos, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2024

Leia as orações a seguir atentando para as figuras de linguagem.

I- “O poema é uma pedra no abismo.” (Mario Quintana)
II- “Que negro segredo guardava o porão da alma?” (Autran Dourado)
III- “E trabalhavam nos seus versos como um carpinteiro nas tábuas!” (Alberto Caeiro)
IV- “A pupila se dilata e transborda como tinta preta derramando no olho inteiro.” (Lygia Fagundes Telles)

metáfora em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1839Q1047193 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia o fragmento a seguir, extraído da Lei n° 11.741, de 16 de julho de 2008 e em seguida assinale a opção que contenha a sequência que preenche corretamente as lacunas.
Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por _______________ tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes _______________ formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1840Q1047194 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo.
A aproximação (do aluno com o conteúdo, do aluno com o professor ou do aluno com os colegas de aprendizagem) é condição necessária, ainda que não suficiente, para que ocorra aprendizagem. Assim sendo, _______________ soa como um paradoxo. A maneira mais óbvia de eliminar tal barreira é colocar os protagonistas em um mesmo espaço físico, mas não é a única. Os _______________ e as _______________, dos correios à telepresença, também podem se aproximar, com menor custo e com maior eficiência.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 26. (adaptado).
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.