Início

Questões de Concursos Aeronáutica

Resolva questões de Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q682667 | Telecomunicações, Primeiro Tenente Engenharia de Telecominicações, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Nas técnicas de modulação de um sinal digital, para cada uma delas existe uma densidade espectral de potência a partir da qual é estabelecida uma largura de banda do sinal modulado. O espectro de transmissão depende, portanto, do tipo de modulação e da taxa do sinal a serem transmitidos. A potência média do ruído, comparada com a potência do sinal útil, permite avaliar a possibilidade de erro de bit na recepção.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A modulação QAM é caracterizada pela superposição de portadoras em quadratura, moduladas em amplitude. Na modulação 256QAM são transmitidos 8 bits a cada símbolo.
II. Na modulação FSK multinível, à medida que se aumenta o nível de modulação, aumenta-se a sensibilidade a ruídos, o que compromete o desempenho do sistema.
III. Com o aumento do nível de modulação para uma probabilidade de erro de bit fixa, aumentam-se as exigências de relação sinal-ruído.
IV. A eficiência espectral de um esquema de modulação digital é definida como a razão entre a taxa transmitida e a largura de banda do filtro de Nyquist.
Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q682521 | Eletrônica, Primeiro Tenente Engenharia Eletrônica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O Triode for Alternating Current (TRIAC) é um componente eletrônico membro da família dos tiristores. Teoricamente pode ser considerado como um componente obtido pela ligação de dois SCR em oposição, tendo em comum um eletrodo de disparo. 
Em um circuito, o que deve ser corretamente feito para que um (TRIAC) deixe de conduzir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q691271 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

É correto afirmar que uma das estratégias utilizadas pelo autor para construir o seu texto está focada, fundamentalmente, no uso da/de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q686287 | Enfermagem, Sargento da Aeronáutica Enfermagem, EEAR, Aeronáutica, 2019

Assinale a opção que se refere ao fármaco empregado na emergência hipertensiva de pacientes diagnosticados com Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q685090 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
Quem casa quer casa
        Num tempo em que se casava depois de namorar e noivar, viajei com meu marido para a minha primeira casa, no mesmo dia do meu casamento. Partia na verdade para um reino onde, tendo modos à mesa e usando meia fina, seria uma mulher distinta como Dona Alice e seu marido saindo para a missa das dez. Pois sim, meu enxoval (...) foi despachado com zelo pela via férrea para uma cidade longe, tão longe que não pude eu mesma escolher casa e coisas. Como você quer nossos móveis?, havia perguntado meu noivo. Ah, eu disse, você pode escolher, mas gosto mesmo é daqueles escuros, pretos. Pensava na maravilhosa cristaleira de Dona Cecília, móveis de pernas torneadas e brilhantes, cama de cabeceira alta. Para a cozinha achei melhor nem sugerir, apostando na surpresa. Você pode cuidar de tudo, respondi a meu noivo atrapalhado com as providências, os poucos dias de folga na empresa, sozinho (...). Foi abrir a porta de nossa casa com alpendre e levei o primeiro susto de muitos de minha vida de casada. A mobília - palavra que sempre detestei - era daquele amarelo bonito de peroba.  Tem pouco uso, disse meu marido, comprei de um colega que se mudou daqui. Gostei da cristaleira, seus espelhos multiplicando o ‘jogo de porcelana’ - que invenção! A cama era feia, egressa de um outro desenho, sem nada a ver com a sala. E a cozinha? O mesmo fogão a lenha que desde menina me encarvoara. O fogão a gás vem em duas semanas, explicou meu marido com mortificada delicadeza, adivinhando o borbotão de lágrimas. Mas o banheiro, este sim amei à primeira vista, azulejos, louça branca e um boxe com cortina amarela desenhada em peixes e algas. Recompensou-me. Faz quarenta anos desde minha apresentação a este meu primeiro banheiro com cortina, a um piso que se limpava com sapóleo, palavra que incorporei incontinente ao meu novo status. Vinha de uma casa com panelas de ferro que só brilhavam a poder de areia. (...) Quando me viu a pique de chorar, meu marido me disse naquele dia: quando puder, vou comprar móveis pretos e torneados pra você. Compreendi, com grande sorte para mim, que era melhor escutar aquela promessa ardente ao ouvido, que ter móveis bonitos e marido desatento. Do viçoso jardim arranquei quase tudo para ‘plantar do meu jeito’, tentativa de construir um lar, esperança que até hoje guardo e pela qual me empenho como se tivesse acabado de me casar.

Adélia Prado 
https://cronicasurbanas/wordpress/tag/adelia-prado

VOCABULÁRIO
alpendre: varanda coberta
borbotão: caudal; jorro; jato forte, em grande quantidade
egressa: afastada; retirada, que não pertence a um grupo encarvoara: sujara de carvão
incontinente: que ou quem não se contém, sem moderação
viçoso: que cresce e se desenvolve com vigor
No que se refere ao texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q683842 | Medicina, Primeiro Tenente Farmácia Bioquímica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A citometria de fluxo é considerada uma técnica imunológica resultante da automação do laboratório clínico. A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir acerca da citometria de fluxo.
( ) Anticorpos monoclonais marcados com fluorocromos são utilizados na citometria de fluxo.
( ) As partículas ou células passam aglomeradas através de um feixe de luz, espalhando a luz em diferentes direções.
( ) A citometria de fluxo é uma técnica que permite medidas rápidas em partículas ou células, baseando-se em valores médios da população total.
( ) A interação entre a partícula/célula e a luz permite realizar medidas a partir do espalhamento frontal e lateral da luz e as emissões de fluorescência.
( ) A análise da citometria de fluxo é feita a partir de histogramas e de análise estatística das medidas; os resultados são comparados com um histograma-controle. 
De acordo com as afirmações, a sequência correta é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q691013 | Física, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

Um ponto material descreve um movimento circular uniforme com o módulo da velocidade angular igual a 10 rad/s.
Após 100 s, o número de voltas completas percorridas por esse ponto material é
Adote ?=3.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q681227 | Inglês, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
1             It’s never too late to make changes to prevent diseases 
        that   may  end  your flying career. And becoming healthier
        doesn’t  mean  you  have to make major changes. Here are
        some tips on what you can do today to keep yourself in the
5      air for years to come.
        - take the stairs instead of riding the elevator;
        - limit red meat;
        - consume more vegetables;
        - wear UV-blocking sunglasses;
10    - walk more;
        - try a yoga class;
        - don’t smoke;
        - drink a lot of water;
        - find an activity that you love after retirement.
                                Fonte:http://goo.gl/W3uCrU Acess 30/05/2017
The adjective “healthier”, underlined in the text, is a ____________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q684583 | Odontologia, Primeiro Tenente Odontologia de Necessidades Especiais, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
A síndrome de Treacher-Collins é uma síndrome hereditária autossômica dominante. É uma disostose
mandibulofacial rara que ocorre em cerca de 1:25.000 a 1:50.000 nascimentos. Origina-se de defeitos nas
estruturas derivadas do primeiro e do segundo arcos branquiais.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma em relação a algumas características clínicas do
indivíduo afetado pela síndrome de Treacher-Collins.
( ) A mandíbula é hiperplásica.
( ) As glândulas parótidas podem estar hipoplásicas ou ausentes.
( ) A fenda palatina está presente em todos os indivíduos afetados pela síndrome.
( ) A face é estreita, com depressão das bochechas e inclinação oblíqua das fissuras palpebrais.
( ) A presença de defeitos ósseos, ou a ausência, do conduto auditivo externo pode provocar perda de
audição.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q693422 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

                                                                                   Alfabeto de emojis
                                                                                                                                                                Antônio Prata*
1. “Paradoxalmente” – escreverá um historiador em 2218 – “foi a disseminação da escrita como principal
forma de comunicação o que criou as condições para a sua própria morte”. O alfabeto latino, este fantástico
conjunto de 26 letras que, combinadas infinitamente, podem nomear realidades tão distintas quanto “sol”,
“schadenfreud” e “Argamassa Cimentcola Quartzolite”, começou sua lenta caminhada em direção ao brejo
em setembro de 1982.
2. Foi ali, não muito depois da derrota do Brasil para a Itália de Paolo Rossi, que o cientista da computação
Scott Fahlman sugeriu a colegas de Carnegie Mellon University, com os quais se comunicava online, usarem
:) para distinguirem as piadas dos assuntos sérios. Mal sabia o tal Scott, criando essa possibilidade, que
aquela inocente boca de parêntese era o protótipo da goela que viria a engolir quase 3.000 anos de alfabeto
como se fosse uma sopa de letrinhas.
3. Os emoticons se espalharam pelo mundo de tal maneira que inundaram o ICQ, os chats e, principalmente,
os celulares, mas nem todos os seres humanos aderiram imediatamente à moda. Alguns se recusaram por
conservadorismo, alguns por uma burrice gráfica atávica que os impedia de compreender as imagens. [...]
4. Emoticons foram o início do fim, mas só o início. O coaxar dos sapos no brejo começou a incomodar
mesmo com a chegada dos emojis. Confesso que, de novo, demorei pra entrar na onda. Desta vez não
por desconhecimento, nem por burrice, mas por senso do ridículo. Quando que um adulto como eu iria
mandar pra outro adulto um “smile” bicudo soltando um coração pelo canto da boca, como se fosse uma
bola de chiclete? Nunca! “Nunca”, no caso, revelou-se estar a apenas uns cinco anos de distância da minha
indignação.
5. Hoje eu mando coração pulsante pra contadora que me lembrou dos documentos do IR, mando John
Travolta de roxo pro amigo que me pergunta se está confirmado o jantar na quinta e, se eu pagasse imposto
sobre cada joia que envio daquele mãozão amarelo, não ia ter coração pulsante capaz de fazer minha
contadora resolver a situação.
6. “Em meados do século 21” – escreverá o historiador de 2218 – “a humanidade abandonou o alfabeto e
passou a se comunicar só por emojis”. A frase, claro, será toda escrita com emojis. Haverá tantos, iguaizinhos
e tão variados, que será possível citar Shakespeare usando apenas desenhinhos. (Shakespeare, aliás, dá
pra escrever. Imagem de milk-shake + duas chaves (keys) + pera (pear). Shake + keys + pear).
7. Teremos voltado ao tempo dos hieróglifos e não me assombra se as condições de vida regredirem às do
antigo Egito, mas ninguém se importará, cada um de nós, hipnotizado pela tela que tantos apregoaram ser
uma nova pedra de Roseta capaz de traduzir o mundo em nossas mãos, mas que no fim se revelou só um
infernal e escravizante pergaminho. :-(
* Escritor e roteirista.
(Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2018/04/alfabeto-de-emojis.shtml>. Acesso em: 01 fev. 2019.
Adaptado.)
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as concepções e as percepções do autor acerca dos emojis e dos emoticons. 
( ) Constituem modismos próprios da contemporaneidade, mas sem uso prático no dia a dia das pessoas.
( ) Possuem, reconhecidamente, caráter global de aplicabilidade, criando novas demandas sociais de leitura e de escrita. 
( ) Acrescentam elementos inovadores na comunicação não verbal, indicando que a escrita informal está cada vez mais multimodal. 
( ) Remetem à visão da escrita como uma tecnologia autossuficiente, neutra, independente e que se recusa a aceitar novas configurações que transcendem as palavras. 
( ) Adquirem o status de palavras e, por analogia, remetem à ideia de que, se egípcios antigos tinham os hieróglifos, o homem moderno criou alternativas de expressão. 
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q692438 | Administração Geral, Sargento da Aeronáutica Administração, EEAR, Aeronáutica, 2019

Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente. Com base nessa definição, considerando as técnicas de delegação de autoridade, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Delegar responsabilidade e autoridade. Designar apenas tarefas não constitui uma delegação completa. O indivíduo deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor.
( ) Delegar à pessoa certa. Nem todas as pessoas têm as mesmas capacidades e motivações. O gerente deve conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz.
( ) Manter retroação. Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle.
( ) Avaliar e recompensar o desempenho. Quando a tarefa é executada, o gerente deve avaliar os métodos e não os resultados.
( ) Delegar a tarefa inteira. O gerente deve delegar uma tarefa inteira a um grupo de pessoas e subdividi-la entre várias pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q691941 | Administração Geral, Sargento da Aeronáutica Administração, EEAR, Aeronáutica, 2019

A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações foi um dos aspectos da origem da Teoria Estruturalista. O estruturalismo trouxe novas concepções sobre o estudo das organizações sociais.
Quanto a isso, marque V verdadeiro ou F falso nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Estruturalismo abstrato de Gurwitch: a estrutura é uma construção abstrata de modelos para representar a realidade empírica.
( ) Estruturalismo concreto de Lévi-Strauss e de RadcliffBrown: a estrutura é o conjunto de relações sociais num dado momento.
( ) Estruturalismo fenomenológico de Merton: a estrutura é um conjunto que se constitui, se organiza e se altera e os seus elementos têm uma função sob uma certa relação, o que impede o tipo ideal de estrutura de retratar fiel e integralmente a diversidade e a variação do fenômeno real.
( ) Estruturalismo dialético de Karl Marx: a estrutura é constituída de partes que, ao longo do desenvolvimento do todo, se descobrem, se diferenciam e, de uma forma dialética, ganham autonomia umas sobre as outras, mantendo a integração e a totalidade sem fazer soma ou reunião entre si, mas pela reciprocidade instituída entre elas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q683811 | Português, Interpretação de Textos, Curso de Formação de Oficiais, CFOAV CFOINT CFOINF, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
TEXTO I
Violência: presente e passado da história
Vilma Homero
        Ao olhar para o passado, costumamos imaginar
que estamos nos afastando dos tempos da "barbárie pura
e simples" para alcançar uma almejada "civilização",
calcada sobre relações livres, iguais e fraternas, típicas do
5 homem culto. Um olhar sobre a história, no entanto, põe em
xeque esta visão utópica. Organizado pelos historiadores
Regina Bustamante e José Francisco de Moura, o livro
Violência na História, publicado pela Mauad Editora com
apoio da FAPERJ, reúne diversos ensaios que mostram,
10 ao longo do tempo, diferentes aspectos da violência,
propondo uma reflexão mais demorada sobre o tema. Nos
ensaios reunidos no livro, podemos vislumbrar como,
desde a antiguidade e ao longo da história humana, a
violência se insere, sob diversos vieses, nas relações de
15 poder, seja entre Estado e cidadãos, entre livres e
escravos, entre homens e mulheres, ou entre diferentes
religiões. "Durante a Idade Média, por exemplo, vemos
como a violência se manifesta na religiosidade, durante o
movimento das Cruzadas. Ou, hoje, no caso dos
20 movimentos sociais, como ela acontece em relação aos
excluídos das favelas. O sentido é amplo. A desigualdade
social, por exemplo, é um tipo de violência; a expropriação
do patrimônio cultural, que significa não permitir que a
memória cultural de determinado grupo se manifeste,
25 também", prossegue a organizadora. (...) A própria palavra
"violência", que etimologicamente deriva do latim vis, com
significado de força, virilidade, pode ser positiva em termos
de transformação social, no sentido de uma violência
revolucionária, usada como forma de se tentar transformar
30 uma sociedade em determinado momento. (...) Essas
variadas abordagens vão aparecendo ao longo do livro.
 (...) Na Roma antiga, as penas, aplicadas após
julgamento, ganhavam um sentido religioso. Despido de
sua humanidade, o réu era declarado homo sacer. Ou
35 seja, sua vida passava a ser consagrada aos deuses.
Segundo a pesquisadora Norma Mendes, "havia o firme
propósito de fazer da morte dos condenados um
espetáculo de caráter exemplar, revestido de sentido
religioso e de dominação, cuja função era o reforço,
40 manutenção e ratificação das relações de poder." (...) O
historiador Francisco Carlos Teixeira da Silva é um dos
que traz a discussão para o presente, analisando as
transformações políticas do último século. "Desde Voltaire
até Kant e Hegel, acreditava-se no contínuo
45 aperfeiçoamento da condição humana como uma marcha
inexorável em direção à razão. (...) O Holocausto,
perpetrado em um dos países mais avançados e cultos à
época, deixou claro que a luta pela dignidade humana é
um esforço contínuo e, pior de tudo, lento. (...) E,
50 sobretudo, mais de 50 anos depois da II Guerra Mundial, a
ocorrência de outros genocídios – Ruanda, Iugoslávia,
Camboja etc. – leva a refletir sobre a convivência entre os
homens nesse começo do século XXI." O historiador
prossegue: "De forma paradoxal, a globalização, conforme
55 se aprofunda e pluga os homens a escalas planetárias, é
fortemente acompanhada pelo localismo e o particularismo
religioso, étnico ou cultural, promovendo ódios e
incompreensões crescentes. Na Bósnia ou em Kosovo, na
Faixa de Gaza ou na Irlanda do Norte, a capacidade de
60 entendimento chegou a seu mais baixo nível de tolerância,
e transpor uma linha, imaginária ou não, entre bairros
pode representar a morte." Como nem tudo se limita às
questões políticas e às guerras, o livro ainda analisa as
formas que a violência assume nas relações de gênero,
65 na religião, na cultura e aborda também a questão dos
direitos humanos, vista sob a perspectiva de diferentes
sistemas culturais.
(http://www.faperj.br/?id=1518.2.4. Acesso em 05 de março de 2018.) 
Assinale a alternativa em que o termo em destaque foi utilizado com a função de apresentar um juízo de valor. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q691056 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

                                                                          Tempos de sofrência
                                                                                                         Minerar, sindemia, flopar, kit-net, meia culpa – conhece?
                                                                                                                                                                                       Ruy Castro*
1. Há tempos venho me sentindo como Rip van Winkle, um personagem de ficção que, um dia, resolveu dar
um passeio fora de sua aldeia.
2. Caminhou horas, subiu uma montanha e recostou-se sob uma árvore para dar um cochilo. Fechou os olhos
e dormiu por 20 anos. Acordou sem saber de nada, voltou para sua terra e, lá, estranhou não reconhecer
seus conterrâneos nem entender certas coisas. Ao dar um viva ao rei inglês, fizeram-lhe cara feia – ele
deveria ter vivado o presidente americano, George Washington. Rip não sabia que, enquanto dormia, seu
país ficara independente.
3. O autor dessa história, lançada em 1819, é Washington Irving, escritor americano, autor da obra homônima.
Assim como Rip van Winkle, abri o jornal outro dia e li: “Ataque derruba defesa de PCs para minerar moeda
virtual”. Boiei. Sei muito bem que minerar significa escavar, extrair – extrair de uma mina, por exemplo –,
mas a frase continuou um mistério. Em outro jornal, deparei com o título: “Sindemia é maior ameaça à saúde
humana e do planeta”. Alarmado, corri ao dicionário – o que seria uma “sindemia”? Mas o Houaiss e o Aurélio
também devem ter dormido por 20 anos, porque não a registram. Reli o artigo e continuei sem entender.
Parece ter a ver com a desnutrição ou com a obesidade ou talvez com as duas.
4. Tenho tentado me atualizar com certas expressões ultimamente comuns no noticiário. Duas pessoas “dão
um match”, ou seja, combinam. Fulana “é o crush” – a paquera – do Beltrano. Há semanas, li que alguém
“flopou” – fracassou. Só falta alguém escrever que Sicrano “baixou um app para levar seu pet na bike”. E
aprendi no Online uma nova e deliciosa maneira de grafar kitchenette: kit-net.
5. Na TV, um locutor disse que não sei quem iria fazer “meia culpa” – o latim mea-culpa, imagino. Outra
pronunciou o francês “Belle Époque” como “béli-époki”.
6. Tempos de “sofrência” para quem lê ou ouve.
* Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.
(Folha de São Paulo, Caderno Opinião, 11 fev. 2019, p. A2. Adaptado.)
A palavra “sofrência”, que integra o título do texto, é um neologismo da língua portuguesa, formado a partir
da junção das palavras “sofrimento” e “carência”, e possui um significado similar ao da expressão popular
“dor de cotovelo”.
Na crônica de Ruy Castro, é correto afirmar que a expressão “tempos de sofrência” à qual o autor alude,
caracteriza um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q685344 | Eletrônica, Sargento da Aeronáutica Eletrônica, EEAR, Aeronáutica, 2019

 Uma amostra de silício intrínseco sofreu um processo de dopagem. Isso significa que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q704856 | Português, Sintaxe, Aspirante da Aeronáutica, AFA, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
TEXTO I
TreTrecho da peça teatral A raposa e as uvas, escrita por
Guilherme de Figueiredo. A cena ocorre na cidade de
Samos (Grécia antiga), na casa de Xantós, um filósofo
grego, que recebe o convidado Agnostos, um capitão
ateniense. O jantar é servido por Esopo e Melita, escravos
de Xantós.
(Entra Esopo, com um prato que coloca sobre a mesa.
Está coberto com um pano. Xantós e Agnostos se dirigem
para a mesa, o primeiro faz ao segundo um sinal para
sentarem-se.)
5 XANTÓS (Descobrindo o prato) – Ah, língua! (Começa a
comer com as mãos, e faz um sinal para que Melita sirva
Agnostos. Este também começa a comer vorazmente,
dando grunhidos de satisfação.) Fizeste bem em trazer
língua, Esopo. É realmente uma das melhores coisas do
10 mundo. (Sinal para que sirvam o vinho. Esopo serve,
Xantós bebe.) Vês, estrangeiro, de qualquer modo é bom
possuir riquezas. Não gostas de saborear esta língua e
este vinho?
AGNOSTOS (A boca entupida, comendo) – Hum.
15 XANTÓS – Outro prato, Esopo. (Esopo sai à esquerda e
volta imediatamente com outro prato coberto. Serve,
Xantós de boca cheia.) Que é isto? Ah, língua de fumeiro!
É bom língua de fumeiro, hein, amigo?
AGNOSTOS – Hum. (Xantós serve-se de vinho) /.../
20 XANTÓS (A Esopo) Serve outro prato. (Serve) Que trazes
aí?
ESOPO – Língua.
XANTÓS – Mais língua? Não te disse que trouxesse o
que há de melhor para meu hóspede? Por que só trazes
25 língua? Queres expor-me ao ridículo?
ESOPO – Que há de melhor do que a língua? A língua é o
que nos une todos, quando falamos. Sem a língua nada
poderíamos dizer. A língua é a chave das ciências, o
órgão da verdade e da razão. Graças à língua dizemos o
30 nosso amor. Com a língua se ensina, se persuade, se
instrui, se reza, se explica, se canta, se descreve, se
elogia, se mostra, se afirma. É com a língua que dizemos
sim. É a língua que ordena os exércitos à vitória, é a
língua que desdobra os versos de Homero. A língua cria o
35 mundo de Ésquilo, a palavra de Demóstenes. Toda a
Grécia, Xantós, das colunas do Partenon às estátuas de
Pidias, dos deuses do Olimpo à glória sobre Tróia, da ode
do poeta ao ensinamento do filósofo, toda a Grécia foi
feita com a língua, a língua de belos gregos claros falando
40 para a eternidade.
XANTÓS (Levantando-se, entusiasmado, já meio ébrio) –
Bravo, Esopo. Realmente, tu nos trouxeste o que há de
melhor. (Toma outro saco da cintura e atira-o ao escravo)
Vai agora ao mercado, e traze-nos o que houver de pior,
45 pois quero ver a sua sabedoria! (Esopo retira-se à frente
com o saco, Xantós fala a Agnostos.) Então, não é útil e
bom possuir um escravo assim?
AGNOSTOS (A boca cheia) – Hum. /.../
(Entra Esopo com prato coberto)
50 XANTÓS – Agora que já sabemos o que há de melhor na
terra, vejamos o que há de pior na opinião deste horrendo
escravo! Língua, ainda? Mais língua? Não disseste que
língua era o que havia de melhor? Queres ser
espancado?
55 ESOPO – A língua, senhor, é o que há de pior no mundo.
É a fonte de todas as intrigas, o início de todos os
processos, a mãe de todas as discussões. É a língua que
usam os maus poetas que nos fatigam na praça, é a
língua que usam os filósofos que não sabem pensar. É a
60 língua que mente, que esconde, que tergiversa, que
blasfema, que insulta, que se acovarda, que se mendiga,
que impreca, que bajula, que destrói, que calunia, que
vende, que seduz, é com a língua que dizemos morre e
canalha e corja. É com a língua que dizemos não. Com a
65 língua Aquiles mostrou sua cólera, com a língua a Grécia
vai tumultuar os pobres cérebros humanos para toda a
eternidade! Aí está, Xantós, porque a língua é a pior de
todas as coisas!
(FIGUEIREDO, Guilherme. A raposa e as uvas – peça em 3 atos.
Cópia digitalizada pelo GETEB – Grupo de Estudos e Pesquisa em
Teatro Brasileiro/UFSJ. Disponível para fins didáticos em
www.teatroparatodosufsj.com.br/ download/guilherme-figueiredo-araposa-e-as-uvas-2/ Acesso em 13/03/2019.)
Leia o trecho abaixo e responda à questão a seguir.
“Mais língua? Não te disse que trouxesse o que há de melhor para meu hóspede? Por que só trazes língua?
Queres expor-me ao ridículo?” (l. 23 a 25)
Em relação à análise morfossintática desse fragmento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q684144 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Nem sempre, num dado texto, as palavras apresentam um único sentido, aquele encontrado no dicionário. Empregadas em determinados contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais. A comunicação é feita através das várias significações dos signos linguísticos. Quando transmitimos ou recebemos uma mensagem, seja por linguagem oral, escrita ou não verbal, estabelecemos comunicação. Sintonizados com esses conceitos, concluímos que, em uma língua, a conotação e a denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico. 
A esse respeito, releia os dois primeiros parágrafos do texto. Sobre eles, é correto afirmar que as palavras ou expressões estão empregadas denotativamente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q686296 | Inglês, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
                                                      Grounding
1           Grounding is a common form of punishment for young
       people who disobey their parents. Grounding means that
       they are not allowed to go out, after school or on weekends,
       for a certain period of time. This could be from one day to
5     ____ month or more, depending upon the gravity of the
       offense. During that time, though, they must continue to go to
       school, to work if they have a job, and do other errands
       approved by their parents.
                ____ term “grounding” is ____ aviation term. A plane is
10   grounded when it is not allowed to fly for any reason.
       Similarly, pilots or other flying personnel are grounded when
       they are not allowed to fly because of illness or for disobeying
       the rules.
                                        Adapted from Life in the USA: A Simplified reader on American
                                                                                                                            Culture, book 1
The sentence “Grounding means that they are not allowed to go out, after school or on weekends, for a certain period of time”,in bold in the text, is in the:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q689410 | Direito Constitucional, Do Poder Executivo, Primeiro Tenente Ciências Contábeis, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Quanto ao Poder Executivo é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q691971 | Eletricidade, Sargento da Aeronáutica Eletricidade, EEAR, Aeronáutica, 2019

 Analise as sentenças abaixo, marque V para verdadeiro ou F para falso e em seguida escolha a alternativa com a sequência correta. 
( ) O retificador de meia onda possui como frequência de saída a metade da frequência da linha. 
( ) Um retificador de onda completa com tomada central possui uma frequência de saída igual à frequência da linha. 
( ) Um retificador de onda completa em ponte tem como frequência de saída o dobro da frequência da linha. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.