Início

Questões de Concursos BIO RIO

Resolva questões de BIO RIO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q42085 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO

Se fosse possível atender ao usuário no exato momento em que as demandas aparecessem, os estoques seriam dispensáveis. Como esse cenário ideal não é possível, os estoques têm de existir. Avalie as razões para a existência dos estoques, listada a seguir. 

I - Impossibilidade de se ter os materiais na ocasião em que as demandas ocorrem. 
II - Aumento da frequência dos contatos com o mercado externo. 
III - Segurança contra os riscos de produção do mercado fornecedor. 

Estão corretas as razões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q341490 | Raciocínio Lógico, Ajustador Mecânico, NUCLEP, BIO RIO

Adriana, Beatriz, Cristina, Débora e Elisa fizeram uma mesma prova e tiraram notas diferentes. A nota de Débora foi maior do que a de Adriana e menor do que a de Elisa. A nota de Beatriz foi menor do que a de Cristina, que foi menor do que a de Elisa. Das cinco, a que obteve maior nota foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q780351 | Engenharia de Produção, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Os tipos de operação de produção são similares entre si na maneira de transformar recursos de input em output de bens e serviços. Há quatro medidas particularmente importantes que podem ser usadas para distinguir diferentes operações: volume de output, variedade de output, variação da demanda do output e grau de contato com o consumidor envolvido na produção do output. No caso da dimensão “volume”, o que se percebe é que produções em grande volume apresentam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q18753 | Matemática, Oficial da Marinha, ETAM, BIO RIO

Considere os números: √5 , 3√64, π . A quantidade de números irracionais apresentados é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q43594 | Português, Agente de Saúde ACS, IABAS RJ, BIO RIO

Texto associado.
TEXTO I
                                     O FACEBOOK

Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc. Em 4 de outubro de 2012, o Facebook atingiu a marca espantosa de 1 bilhão de usuários ativos, sendo por isso a maior rede social em todo o mundo. Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em 4 de fevereiro de 2004. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como “as pessoas do trabalho” ou “amigos íntimos”. O nome do serviço decorre do nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrado do site.

                                                                   (Wikipedia, setembro de 2015)
“Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site”.

A forma de reescrever-se esse segmento do texto que mantém a correção e o significado original é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q238979 | Matemática, Razões, Sargento, Bombeiro Militar RJ, BIO RIO

Observe os números a seguir: 0,009; 0,0245; 0,1; 0,0010002; 0,08; O maior é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q18766 | Inglês, Técnico de Projetos, ETAM, BIO RIO

Texto associado.
   Is blue growth the beginning or end of a healthier ocean?

March 17th 2015

Across the globe, countries are increasingly looking seaward in search of new economic opportunities, including oil, gas, and mineral extraction from the sea floor, renewable energy development, and biotechnology.
The push to expand this so-called “blue economy" comes at a time when the ecological health of the oceans is seriously degraded. Last year, the Economist"s World Ocean Summit concluded with a resounding consensus that more needs to be done to protect and restore the world"s seas, especially the high seas. Will blue growth help or harm efforts to achieve a healthier ocean ecosystem?
The U.N. has proposed ambitious sustainable development goals relating to ocean health. They include reducing pollution from agriculture run-off, decreasing untreated sewage and solid waste, rebuilding depleted fish stocks, and protecting and restoring natural habitats.
A healthy ocean ecosystem is a public good—both locally and globally. Mangroves, corals, and salt marshes protect  coastal towns from storms. Oceans store carbon and produce oxygen that benefits us all. And areas of high biodiversity support global fisheries and are essential for resilient and productive oceans.
These natural benefits can remain intact if nations encourage—and even require—participants in the blue economy to reinvest the economic capital created from that economy in the natural capital of marine and coastal ecosystems; namely by restoring degraded habitats, protecting healthy ones, and financing blue economy “greening" efforts.
Channeling the new wealth of a growing blue economy into projects that will build a healthier ocean will require new financial tools. For instance, a global ocean trust fund, eco taxes, or user fees could be managed at the global level (say the U.N., World Bank, or the Global Environmental Facility) or even at a regional level, perhaps through existing regional seas organisations.
But for now the blue economy needs to aim higher than merely to do no harm. Converting blue economic capital into blue natural capital can raise all boats and produce a healthier, more sustainable blue economy.

                       (http://www.economistinsights.com/opinion/blue-growth-beginning-or-endhealthier-ocean)
Com relação ao texto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

✓  Concluiu-se em uma reunião que mais deve ser feito com relação à proteção e à recuperação dos oceanos.
✓  A economia azul se refere ao controle do ecossistema global como um todo.
✓  Participantes da economia azul devem reinvestir seu capital econômico no capital natural dos ecossistemas marinhos.

As afirmativas são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q42076 | Informática, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO

Um funcionário da EMGEPRON abriu a janela do Windows Explorer na tela de um microcomputador com sistema operacional Windows XP, versão em português. Nessa janela, acessou a pasta C:CONTRATOS, tendo verificado que só existiam quatro arquivos armazenados. Para selecionar todos os quatro arquivos de uma só vez, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q35324 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Duas técnicas comumente utilizadas em furões (Mustela putorius furo) para a coleta de amostras sanguíneas em maior quantidade são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q591624 | Química, Técnico em Química, NUCLEP, BIO RIO

Em titulações de precipitação, a determinação de ponto final das reações pode envolver o uso de: I. cromato de potássio como indicador; II. Fe(III) como indicador; II. indicadores de adsorção, como a fluoresceína. Estes indicadores são respectivamente empregados nos métodos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q522043 | Auditoria, Médico Auditor, NUCLEP, BIO RIO

Dentre os documentos utilizados pelos médicos auditores em suas atividades diárias, destacam-se os seguintes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q42071 | Português, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO

Texto associado.
TEXTO
SUPOSTOS E SUSPEITOS NA ORDEM DO DIA 


Deonísio da Silva, O Globo, 2/2/2014 

    Vários profissionais estão desconcertados com o português de boa parte da mídia, mas não apenas com erros de ortografia, mais leves; ou de sintaxe, mais graves, por ferirem a lógica e confundirem os leitores. Sua perplexidade é com ataques absurdos como o seguinte: o bandido é flagrado com arma na mão, confessa o crime diante de câmeras e microfones, sem nenhum tipo de coação, e, às vezes, reconhece, orgulhosamente, que o sujeito filmado pelos sistemas de vigilância de lojas ou residências é ele, sim, o meliante. E ainda assim boa parte da mídia o denomina “suposto assaltante”, “suspeito de crime” e outras delicadezas. 
    Escrever bem começa pelo seguinte: dar às coisas o nome que as coisas têm. E não é só em relação a assaltantes e gatunos, não. São assustadoras as indulgências concedidas a esses políticos corruptos. Elas são mais perigosas do que aquelas dadas aos bandidos comuns. Quando vão parar nos presídios, irrompe na cena a cara de pau adicional de simular esmolas recebidas para lhes custear as multas aplicadas pela autoridade competente. Esmolas de meio milhão de reais! O Brasil acaba de criar o mendigo de elite, que é o bandido político. 
    Gozam dos benefícios dos eufemismos citados também políticos de outros países. “Suposto” e “suspeito” vêm sendo palavras curingas e têm servido para tudo, principalmente para substituir o que significa outra coisa. 
    Suposto quer dizer admitido por hipótese. Deixamos a palavra ali embaixo de “posto”, aguardando que a palavra seja apurada. Suspeito tem o significado de alguém do qual desconfiamos, que tenha feito algo que ele até pode negar. Porém, quando supostos e suspeitos admitem ou confessam, sem coação nenhuma, que foram os autores do que lhes é atribuído, eles não são mais suspeitos nem supostos. 
    Podemos fazer pouco, mas podemos ao menos contar ao distinto público as coisas como as coisas são. E para isso as palavras são outras, a sintaxe é outra, a lógica é outra.
Em todas as frases abaixo há preposições sublinhadas; a frase cuja preposição é uma exigência de um termo anterior é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q43613 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, IABAS RJ, BIO RIO

A participação da comunidade na gestão do SUS se materializa formalmente por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde, instâncias colegiadas constituídas em cada esfera de governo. Em relação ao Conselho de Saúde, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

• Tem caráter permanente e deliberativo.
• É órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
• Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
• A representação dos usuários será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

As afirmativas são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q14725 | Direito Constitucional, Advogado, EMGEPRON, BIO RIO

O poder constituinte originário no Brasil delimitou o poder constituinte derivado proibindo a modificação de alguns temas inscritos na Constituição Federal. Trata-se da vedação de se modificar as denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q35480 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Entre os adolescentes, os acidentes mais comuns são aqueles ligados ao trânsito, ao esporte e os decorrentes de situações de risco (tais como exposição a álcool e drogas ou à violência) a que o adolescente se expõe. Avalie se as seguintes medidas por parte da escola (direção, funcionários, professores) são preventivas de tais acidentes:

I. Fornecer orientações de segurança no trânsito e estimular o uso de equipamentos de segurança.
II. Estimular o uso de equipamentos de segurança nas atividades esportivas e orientar quanto a práticas adequadas de esportes.
III. Desestimular brincadeiras agressivas e orientar para o cultivo do respeito às outras pessoas.
IV. Orientar quanto à exposição a situações de risco e ensinar a se comportar de modo a evitá-las.

Estão corretas as medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q18773 | Física, Técnico de Projetos, ETAM, BIO RIO

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) pretende enviar uma missão tripulada a Marte ainda na próxima década. Sabe-se que a aceleração da gravidade na superfície de Marte é de cerca de 3,7 m/s² enquanto na superfície da Terra é de cerca de 10 m/s². Considere que um astronauta desta missão possua, na Terra, um peso de 800N. A massa e o peso deste astronauta, ambos medidos em Marte, seriam respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q35467 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

De acordo com a Lei 11.892/08, são objetivos dos Institutos Federais, entre outros, os a seguir listados, EXCETO UM, que está ERRADO. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q42095 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO

Em relação aos tipos de inventários de materiais, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO uma. Assinale a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q46452 | Legislação Municipal, Médico Veterinário, Prefeitura de São João da Barra RJ, BIO RIO

“Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar ___ anos de efetivo exercício.”

A lacuna fica corretamente preenchida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q35450 | Português, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.
“O fato de que (1) existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que (2) eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que (3) não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que (4) devemos tratar os animais com respeito e que (5) não devemos explorá-los”.

O vocábulo numerado que pertence a uma classe gramatical diferente das demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.