Início

Questões de Concursos CAIPIMES

Resolva questões de CAIPIMES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q46976 | Direito Constitucional, Auxiliar de Tesouraria, IPREM, CAIPIMES

Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil são:

I- construir uma sociedade livre, justa e solidária.
II- garantir o desenvolvimento internacional.
III- reduzir a pobreza e a marginalização e erradicar as igualdades sociais e regionais.
IV- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Está correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q29921 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8112 de 1990, Gestor de Políticas Públicas Regionais, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, CAIPIMES

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.

A Lei ___________ institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civil da União, das autarquias, _____________ as em regime especial, e das fundações públicas federais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q32324 | Português, Interpretação de Textos, Analista Administrativo, DAE de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Texto associado.
O mundo com sede

O Brasil tem água potável suficiente para abastecer cinco vezes a população da Terra. Mas a distribuição pelo território nacional não é equilibrada.

Os números sobre os recursos hídricos brasileiros são um exagero. Os rios que cortam o Brasil carregam 12% do total de água doce superficial do planeta - o dobro de todos os rios da Austrália e Oceania, 42% a mais que os da Europa e 25% a mais que os do continente africano.

Mesmo contando com as épocas de seca, em que os rios reduzem muito sua vazão, temos água para satisfazer as necessidades do país por 57 vezes. Com todo esse volume, seria possível abastecer a população de mais cinco planetas Terra - 32 bilhões de pessoas -, com 250 litros de água para cada um por dia.

Mas, como ocorre em outras partes do mundo, aqui também os recursos hídricos são mal distribuídos: 74% de toda água brasileira está concentrada na Amazônia, onde vivem apenas 5% da população. Uma característica que as bacias têm em comum: todas sofrem com algum tipo de degradação por causa da ação do homem.

A fim de gerenciar os recursos hídricos brasileiros, a Agência Nacional das Águas (ANA) divide o país em 12 regiões hidrográficas, que correspondem a 12 bacias. É com base nessa divisão que o governo federal calcula e gerencia a relação entre a oferta e a demanda de água no país. A gestão da rede hídrica nacional é fundamental para evitar a destruição dos recursos naturais e a repetição dos episódios de racionamento e blecaute que afetaram algumas regiões do país mais de uma vez.

A cada segundo, o Brasil retira de seus rios somente 3,4% da vazão total. Mas apenas pouco mais da metade disso é efetivamente aproveitada e não retorna às bacias. A região hidrográfica que mais consome água é a do Paraná, responsável por 23% do total. Na região Atlântico Nordeste Oriental, onde a maioria dos cursos de água é intermitente, as retiradas superam a disponibilidade hídrica.

Em algumas localidades, a água disponível por habitante não supera os 500 metros cúbicos por ano. Isso significa que cada cidadão da região sobrevive com um volume de água equivalente a um terço do volume que caracteriza o estresse hídrico, segundo a ONU: 1,7 mil metros cúbicos por ano. Como ocorre no restante do mundo, a maior parcela da água consumida no país vai para a agricultura.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_261013.shtml?func=2.
Acesso em 20/11/2015.          
Considere as palavras grifadas no trecho abaixo.

“É com base nessa divisão que o governo federal calcula e gerencia a relação entre a oferta e a demanda de água no país".

Os termos grifados, considerando o contexto em que se encontram empregados, trata-se, respectivamente, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q46973 | Legislação Municipal, Auxiliar de Tesouraria, IPREM, CAIPIMES

A L/C Nº 82/11 estabelece que a inassiduidade habitual, compreende a falta ao serviço sem causa justificada, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q32348 | Administração Pública, Analista Administrativo, DAE de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q26839 | Direito Constitucional, Advogado, Câmara de Atibaia SP, CAIPIMES

São princípios específicos da interpretação constitucional:

I- o princípio da unidade da Constituição e o princípio da força normativa.
II- o princípio do efeito integrador e o princípio da harmonização.
III- o princípio da máxima efetividade e da interpretação conforme a Constituição.
IV- o princípio da razoabilidade e o princípio da conformidade funcional.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q27927 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Texto associado.
A CURIOSIDADE BOA 

Sim, somos curiosos. Se considerarmos que ser curioso é querer saber, conhecer, desbravar, ir além, somos definitivamente uma espécie dotada de grande curiosidade, e talvez essa seja uma vantagem competitiva que estimula nossa evolução. 
Não dá para se habitar um espaço que não se conhece. Qualquer animal ao chegar a um novo lugar trata imediatamente de explorá-lo até entender como pode viver nele, onde estão as melhores fontes de alimento, quais os possíveis perigos, como encontrar abrigo se for necessário. Essa busca de entendimento do ambiente, bem como a necessidade de conhecer novos espaços, pode ser definida como curiosidade, uma qualidade natural e inata, que provoca a exploração, a inspeção e leva à descoberta e à ampliação do conhecimento. 
A curiosidade, então, é uma propriedade dos seres vivos, especialmente dos mamíferos, dotados de um córtex mais desenvolvido, portanto mais apto à busca da adaptação ao ambiente. Pois esse instinto animal também existe no homem, e nele ganha outra proporção, bem aplicada. Nos humanos, a curiosidade vai além da necessidade de sobrevivência, passa pela busca do aprimoramento da qualidade de viver e chega à fantástica capacidade de criar novas possibilidades. Sem a curiosidade e a transgressão não seríamos criativos, não teríamos inventado nem uma roda, quanto mais um smartphone ou um robô espacial. 
É claro que há diferentes, digamos assim, tipos de curiosidade. Uma coisa é querer entender a essência da matéria e descobrir o átomo, outra é não sossegar até descobrir com quem a colega de escritório está saindo às escondidas e espalhar uma fofoca braba por toda a empresa. Apesar disso, a essência é a mesma: a necessidade humana de transformar o desconhecido em conhecido, deslindando os mistérios, esclarecendo as incógnitas, desnudando as verdades. 

Eugenio Mussak – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012.
Assinale a alternativa em que a palavra é escrita com SS como “transgressão”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q544583 | Física, Motorista, São Paulo Turismo SA SP, CAIPIMES

Um veículo passou às 7 horas e 20 minutos pelo quilômetro 112 de uma rodovia e às 10 horas estava exatamente no quilômetro 368 dessa mesma rodovia. Nesse intervalo de tempo esse veículo manteve a velocidade média de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q27916 | Matemática, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Quando me perguntaram:
- “Que horas são?”
Eu respondi:
- Já se passaram 5/8 do dia.

É porque era(m):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q32339 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, DAE de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Relacione a técnica orçamentária com sua respectiva definição e assinale a alternativa correta.

I- Orçamento Tradicional (Orçamento Clássico).
II- Orçamento Programa.
III- Orçamento Base Zero.

( ) É uma previsão orçamentária sem levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.
( ) É um plano de trabalho no qual são detalhados os programas e despesas que se pretende realizar durante o exercício financeiro, evidenciando a política econômica do governo, isto é, é um instrumento de atuação governamental voltado para aspectos administrativos e de planejamento.
( ) Processo orçamentário que se caracteriza por adotar instrumentos para controlar as despesas por: Unidade administrativa (órgãos responsáveis pelo gasto) e objeto de gasto (elemento de despesa).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q30586 | Direito Tributário, Advogado, CRAISA, CAIPIMES

Considerando o disposto no Código Tributário Nacional sobre o poder de tributar e limitações, assinale a alternativa incorreta.

À União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I- é permitido estabelecer limitações ao tráfego, no território nacional, de pessoas ou mercadorias, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais.
II- é vedado instituir ou majorar tributos sem que a lei o estabeleça, ressalvado, quanto à majoração, disposta na lei.
III- é permitido cobrar imposto sobre o patrimônio e a renda com base em lei posterior à data inicial do exercício financeiro a que corresponda.
IV- é vedado cobrar imposto sobre o patrimônio, a renda ou os serviços uns dos outros.

É correto o que se afirma nos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q26866 | Direito Administrativo, Advogado, Câmara de Atibaia SP, CAIPIMES

Analise as afirmações abaixo e responda o que se pede.

A limitação administrativa:

I- é uma relação entre dois prédios, o dominante e o dominado, ambos particulares, em que o segundo tem o dever de suportar restrições em favor do primeiro.
II- prevê a imposição de um ônus a determinados imóveis que deverão suportá-los em favor de legítimo interesse público.
III- é atividade derivada do poder de polícia que se apresenta como um comando unilateral e imperativo da Administração que edita normas de caráter geral e gratuito que recaem sobre a propriedade imóvel dos particulares em prol da coletividade.
IV- se apresenta sob tríplice modalidade: positiva (fazer), negativa (não fazer) ou permissiva (deixar de fazer), sendo que o particular é obrigado a realizar a determinação que Administração lhe impõe, devendo permitir algo em sua propriedade.

É correto o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q26891 | Direito Processual Penal, Advogado, Câmara de Atibaia SP, CAIPIMES

Assinale a alternativa incorreta, considerando o inquérito policial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q46963 | Português, Auxiliar de Tesouraria, IPREM, CAIPIMES

Observe o uso do sinal indicativo da crase nos períodos abaixo.

I- Aprendemos à caminhar tentando, mas de nada adianta se não sabemos onde queremos chegar.
II- No momento em que se decide por uma mudança nos abrimos imensamente à criatividade, mas também nos abrimos à insegurança e à dúvidas.

O uso do sinal indicativo da crase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q30557 | Direito Civil, Advogado, CRAISA, CAIPIMES

No tocante às espécies de contratos no Direito Civil, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q29925 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8112 de 1990, Gestor de Políticas Públicas Regionais, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, CAIPIMES

Os servidores públicos têm como dever:

I-   Observar as normas legais e regulamentares.
II-  Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.
III- Levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.
IV- Zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público.
V-  Manter conduta incompatível com a moralidade administrativa.
VI- Tratar com urbanidade as pessoas.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q26892 | Direito Processual Penal, Advogado, Câmara de Atibaia SP, CAIPIMES

Observe as afirmativas abaixo sobre a ação penal e responda o que se pede:

I- Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
II- Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será privada.
III- Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal.
IV- Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para representá-lo caberá intentar a ação privada.

É correto, nos termos da legislação processual penal vigente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q27907 | Português, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Para escrever uma carta para a presidenta do nosso país, devemos usar o pronome de tratamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q333852 | Matemática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Para o consumo de seus funcionários uma empresa compra canetas esferográficas e lapiseiras. O fornecedor vende os produtos em pacotes de 50 unidades.

- Cada pacote com canetas esferográficas custam R$ 40,00.

- Cada pacote com lapiseiras custam R$ 110,00.

- Cada pacote com esferográficas e lapiseiras custam R$ 68,00.

Esse pacote misto contém ______ esferográficas e _____ lapiseiras, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q30600 | Direito Previdenciário, Advogado, CRAISA, CAIPIMES

Considerando o auxílio – doença responda o que se pede.

I- O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido na Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.
II- Não será devido auxílio-doença ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social já portador da doença ou da lesão invocada como causa para o benefício, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão.
III- O segurado que durante o gozo do auxílio-doença vier a exercer atividade que lhe garanta subsistência poderá ter o benefício cancelado a partir do retorno à atividade.
IV- O segurado em gozo de auxílio-doença, insusceptível de recuperação para sua atividade habitual, deverá submeter-se a processo de reabilitação profissional para o exercício de outra atividade. Não cessará o benefício até que seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistência ou, quando considerado não recuperável, for aposentado por invalidez.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.