Início

Questões de Concursos CEFET MG

Resolva questões de CEFET MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q918391 | Técnicas em Laboratório, Técnico Laboratório/Área Química, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Em um almoxarifado, os reagentes químicos são separados por grupos de compatibilidade, porém sem barreiras físicas. O técnico responsável notou a formação de cristais brancos em torno da tampa de frascos de ácido clorídrico e, ao consultar a ficha de dados de segurança (FDS, antiga FISPQ) do ácido clorídrico, observou que as temperaturas de fusão e ebulição eram de, respectivamente, -114,2 °C e -85,03 °C.
Com base nessas informações, o técnico concluiu que o ácido clorídrico presente no almoxarifado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q918423 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A ficha técnica contém o processo de construção da roupa desde a idealização do modelo até a peça pronta para ser comercializada.
As etapas da construção de uma roupa são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q918431 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A arte da estamparia percorreu um longo caminho desde o início, da forma artesanal até as avançadas técnicas atuais, resultando em diversos meios para estampar tecidos (Pezzolo, 2009).
Sobre essas técnicas, afirma-se que:

I. Batik é um processo de estamparia artesanal que utiliza cera quente ou parafina para isolar áreas em que o tingimento não deve agir.

II. Transfer ou Termoimpressão é um processo que consiste na diluição da tinta em meio aquoso, transferindo-a para o tecido por cilindros aquecidos.

III. Estampa por quadro ou serigrafia é um processo que se materializa quando um quadro é posicionado sobre o tecido, espalhando uma pasta de cor que atravessa as microperfurações livres existentes no quadro.

IV. Estamparia por cilindro é um processo que consiste na transferência para o tecido, sob pressão, do desenho gravado em rolos de cobre ou de ferro.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q918481 | Logística, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O Modelo 4 Etapas, amplamente utilizado na modelagem de transporte, compreende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q918490 | Mecânica, Técnico Laboratório/ Área Mecânica, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No que se refere aos objetivos do tratamento térmico dos aços, analise as afirmativas a seguir:
I. Reduzir a tensão interna proveniente de trabalho mecânico. II. Melhorar a usinabilidade para facilitar o corte. III. Melhorar a ductilidade dos aços para realização de trabalhos mecânicos.
Estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q918390 | Técnicas em Laboratório, Técnico Laboratório/Área Química, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A segurança de laboratório deve estar presente em todas as ações desenvolvidas pela equipe que trabalha nesse ambiente. Entre as atividades críticas da gestão de laboratórios, pode ser apontado o gerenciamento de produtos químicos, de sua aquisição até sua destinação final, passando pela armazenagem.
A medida correta para a gestão segura de produtos químicos estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q918394 | Redes de Computadores, Técnico de Laboratório/Área Informática, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre os padrões IEEE de redes sem fio, é correto afirmar que o padrão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q918400 | Redes de Computadores, Técnico de Laboratório/Área Informática, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Ao conectar-se a uma rede Wi-Fi no Windows 10, é possível configurá-la como uma rede pública ou privada. Em relação às configurações de segurança e visibilidade para redes públicas e privadas do Windows 10, considere as seguintes afirmações:

I. Redes privadas permitem maior visibilidade do dispositivo na rede para compartilhamento de arquivos e impressoras.
II. Redes públicas são mais seguras por ocultar o dispositivo na rede, tornando-o menos acessível para outros dispositivos.
III. Alterar a configuração de rede para “pública” permite maior compartilhamento e visibilidade na rede.

É correto o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q918402 | Redes de Computadores, Técnico de Laboratório/Área Informática, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Os dispositivos de armazenamento de estado sólido (SSDs) são conhecidos por serem, em geral, mais rápidos que os discos rotativos magnéticos. A tecnologia de comunicação para SSDs que permite as maiores taxas de transferência de dados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q918406 | Segurança da Informação, Técnico de Laboratório/Área Informática, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Um técnico de TI decidiu formatar o disco do computador da Secretaria e fazer uma nova instalação do Windows 10, mas esse computador possui arquivos importantes que não podem ser perdidos.
Para evitar a perda dos dados, antes da formatação o técnico deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q918427 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

As máquinas de costura são classificadas por um número composto de três algarismos, e cada classe de máquina tem sua agulha específica.
Associe o código da agulha à sua respectiva máquina.
Máquina
(1) Overloque (2) Galoneira (3) Reta
Código da agulha
( ) DBX1/ DPX5 ( ) B 63 / DV63 ( ) B 27 / DCX27

A associação correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q918474 | Legislação Federal, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Analise se as afirmativas referentes à Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998) são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Publicação corresponde ao conhecimento público de obra literária, artística ou científica, com o consentimento do autor ou de qualquer outro titular de direito de autor.

( ) Obra anônima não apresenta o nome do autor, que se oculta sob nome suposto, por sua vontade ou por ser conhecido.

( ) Editor diz respeito à pessoa física a quem se atribui o direito de criação da obra literária, artística ou científica e o dever de divulgá-la conforme contrato de edição.

( ) Titular de direitos de autor é quem adapta, traduz, arranja ou orquestra obra cada no domnio pblico, no podendo opor-se a outra adaptação, arranjo, orquestração ou tradução, salvo se for cópia da sua.

( ) Direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados do primeiro dia subsequente ao dia do seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q918491 | Mecânica, Técnico Laboratório/ Área Mecânica, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre os tipos de tratamento térmico dos aços liga à base de (Fe-C), assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Recozimento é o aquecimento acima da temperatura de recristalização seguido de um resfriamento brusco, e um de seus objetivos é remover as tensões internas.

( ) Recozimento tem por objetivo remover as tensões internas, diminuir a dureza e ajustar o tamanho do grão.

( ) Têmpera é o processo que modifica a estrutura interna do material acompanhado do ganho de dureza, proveniente do resfriamento rápido em qualquer meio gasoso.

( ) Esferoidização é mais aplicável em aços de médio e alto teor de carbono, e um dos seus objetivos é melhorar a usinabilidade do material.

( ) Revenimento é aplicado após a têmpera. Uma das alterações da sua estrutura alcançada é a redução de dureza e resistência à tração.


A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q918301 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A maioria das distribuições Linux utiliza um sistema de gerenciamento de pacotes para facilitar a instalação, atualização e remoção de programas e aplicativos. Uma das principais vantagens dos gerenciadores de pacotes é a resolução automática de dependências.

A ferramenta de gerenciamento de pacotes padrão do Debian 12 é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q918436 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre os materiais utilizados para a confecção de uma roupa além do tecido-base, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q918489 | Logística, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre as metodologias de pesquisa de transporte e trânsito, é INCORRETO afirmar que o objetivo da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q918498 | Mecânica, Técnico Laboratório/ Área Mecânica, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O fenômeno físico que ocorre quando um líquido vaporiza e forma bolhas de ar em sistemas bombeados é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q918300 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Uma instituição está aderindo ao home office e permitirá que seus funcionários trabalhem a partir de suas residências acessando a rede interna da empresa de forma segura, por meio da internet. Para isso, será necessário implementar uma tecnologia que permita a criação de um túnel criptografado, garantindo a proteção dos dados transmitidos entre os dispositivos dos funcionários e a rede corporativa.
A tecnologia que deve ser utilizada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q918384 | Técnicas em Laboratório, Técnico Laboratório/Área Química, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Um técnico de laboratório encontrou um sólido com o rótulo ilegível, ficando em dúvida se o sólido era cloreto de potássio, sacarose, sílica, nitrato de cálcio ou cloreto de amônio. Para identificar o material, ele realizou testes de ponto de fusão, de solubilidade em água, de condutividade elétrica do sólido fundido e de condutividade elétrica em solução. Os resultados indicaram que o sólido do teste possuía temperatura de fusão relativamente baixa, não conduzia eletricidade nos estados sólido ou líquido e era solúvel em água.
Com base nessas características, o técnico concluiu que o material era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q918403 | Arquitetura de Computadores, Técnico de Laboratório/Área Informática, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre as tecnologias de memória RAM, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.