Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q158628 | Direito Previdenciário, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Conforme estabelece a lei federal que regula as prestações previdenciárias do regime geral de previdência, é considerado contribuinte individual o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1082Q107436 | Direito Constitucional, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

O servidor Mévio é submetido a processo administrativo disciplinar na repartição W, não tendo sido comunicado de vários atos praticados pela Comissão processante, vindo a ser condenado à pena de advertência. Nesse caso, houve violação do seguinte princípio aplicável à Administração Pública:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q228568 | Administração de Recursos Materiais, Avaliação de estoques pelo método PEPS, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

TransaçãoValor
1. aquisição de 10 peças por $10 cada$100
2. aquisição de 5 peças por $8 cada$40
3. aquisição de 3 peças por $11 cada$33
4. venda de 12 peças pelo preço de $12 cada$144





O valor do lucro bruto apurado pelo PEPS foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1084Q159719 | Raciocínio Lógico, Númérico com operações, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

O tempo total estimado para transmitir um determinado arquivo de dados pela internet é de 1 hora e 20 minutos. Sabendo-se que faltam apenas 2% do arquivo para serem transmitidos, o tempo restante de envio é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q109149 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

POBRES PAGAM MAIS IMPOSTO QUE OS RICOS NO BRASIL
Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos. Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentado hoje (15/5) ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) reunido em Brasília, os 10% mais pobres do país comprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam 23% em impostos. "O país precisa de um sistema tributário mais justo que seja progressivo e não regressivo como é hoje. Ou seja, quem ganha mais deve pagar mais; quem ganha menos, pagar menos", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação do levantamento, que foi feito por pesquisadores das diretorias de Estudos Sociais, Macroeconomia e Estudos Regionais e Urbanos, para contribuir na discussão da reforma tributária. Os números do Ipea mostram que os impostos indiretos (aqueles embutidos nos preços de produtos e serviços) são os principais indutores dessa desigualdade. Os pobres pagam, proporcionalmente, três vezes mais ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que os ricos. Enquanto os ricos desembolsam em média 5,7% em ICMS, os pobres pagam 16% no mesmo imposto. Nos impostos diretos (sobre renda e propriedade) a situação é menos grave, mas também desfavorável aos mais pobres. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) tem praticamente praticamente a mesma incidência para todos, com alíquotas variando de 0,5% para os mais pobres a 0,6% e 0,7% para os mais ricos. Já o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana) privilegia os ricos. Entre os 10% mais pobres, a alíquota média é de 1,8%; já para os 10% mais ricos, a alíquota é de 1,4%. "As mansões pagam menos imposto que as favelas, e estas ainda não têm serviços públicos como água, esgoto e coleta de lixo", alertou o presidente do Ipea.

"O país precisa de um sistema tributário mais justo que seja progressivo e não regressivo como é hoje". Se colocada no passado, a forma da frase adequada seria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q190053 | Direito do Trabalho, Férias, Advogado, CEDAE RJ, CEPERJ

O empregado Júnior, manteve contrato regular com a empresa JCWW, regido pelas normas da Consolidação das Leis do Trabalho, pelo período de vinte e quatro meses, tendo gozado de um período de férias. No curso do segundo ano de trabalho, ausentou-se para realizar atividades particulares por trinta e cinco dias, não justificando as suas faltas ao empregador. Observados tais parâmetros, Júnior terá direito, quanto ao segundo ano de atividade no emprego, a um período de férias de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q189800 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

Nos termos da lei federal que regulamenta os contratos administrativos, revela-se correto afirmar, quanto aos contratos de obras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q115917 | Português, Morfologia, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg

O conectivo que estabelece relação de finalidade está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q377815 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

O debate sobre a administração pública democrática é um assunto relevante e atual. Em rigor, a administração pública democrática é um tema que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q178446 | Direito Civil, Do Direito de Família, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

A respeito dos alimentos no Código Civil em vigor, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1091Q109341 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL

O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção. No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: "No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam". Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos; 2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país; 3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verifi cação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo. Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

"O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor". A alternativa que mostra uma afi rmativa correta sobre os constituintes desse segmento do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1092Q108639 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinada entidade pública apurou em seu Balanço Patrimonial os seguintes valores:

Ativo não circulante....................... 20.476,80
Passivo compensado....................... 6.825,60
Passivo não circulante...................14.788,80
Saldo patrimonial............................. 6.825,60
Total do ativo................................. 34.128,00

Considerando os dados acima, pode-se afi rmar que o superávit fi nanceiro é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q110543 | Contabilidade Geral, Conceituação e classificação da receita, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

A menor célula de informação no contexto orçamentário para as receitas públicas, que contém todas as informações necessárias para as devidas alocações orçamentárias, é conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1094Q250841 | Informática, Linux Unix, Técnico de Suporte e Comunicação TI, DEGASE, CEPERJ

Nas distribuições Linux, uma interface gráfica representa o principal gerenciador de pastas e arquivos, utilizado para cópia, exclusão, organização, movimentação e atividades relacionadas a arquivos e instalação de programas. É um recurso que permite a visualização de imagens, vídeos, animações e a interação com essas características através de mouse, teclado e outros. Sem ser um sistema operacional, um dos principais exemplos dessa interface gráfica no Linux é conhecida por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q744410 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

A teoria quantitativa da moeda dos economistas clássicos, de acordo com O’Sullivan e Sheffrin (2004), defi ne que uma mudança na oferta monetária irá ocasionar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q594920 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A entalpia padrão de combustão (?HC °) de uma substância pode ser determinada experimentalmente em um calorímetro de bomba. Um aparelho desses foi calibrado e sua capacidade calorífi ca determinada foi de 641J.K-1. Ao se promover a queima de 0,64g de glicose (C6H12O6) no calorímetro, nas condições-padrão, a temperatura aumentou de 15,6K. Então, pode-se afi rmar que ?HC ° da glicose, em kJ.mol-1, é aproximadamente igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1097Q110835 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL

O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção. No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: "No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam". Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos; 2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país; 3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verifi cação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo. Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

O texto 1 faz parte da "Memória da Receita Federal" porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1098Q227596 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Dentre as propriedades da água, duas são particularmente importantes no deslocamento da seiva mineral desde as raízes, onde é absorvida, até as folhas no topo das árvores. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q200721 | Sistemas de Informação, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Em um banco de dados PostgreSQL, deseja-se listar todas as tuplas de tabela pedidos, ordenadas por cliente e subordenadas por quantidade, em ordem crescente. Para essa situação, o comando SQL é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1100Q172598 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Em relação aos elementos constitutivos do ato administrativo, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.