Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q110116 | Auditoria, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Ao julgar um processo de tomada de contas ou tomada de contas especial, cuja matéria se encontre sob apreciação do Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado poderá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1202Q111164 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

POBRES PAGAM MAIS IMPOSTO QUE OS RICOS NO BRASIL
Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos. Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentado hoje (15/5) ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) reunido em Brasília, os 10% mais pobres do país comprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam 23% em impostos. "O país precisa de um sistema tributário mais justo que seja progressivo e não regressivo como é hoje. Ou seja, quem ganha mais deve pagar mais; quem ganha menos, pagar menos", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação do levantamento, que foi feito por pesquisadores das diretorias de Estudos Sociais, Macroeconomia e Estudos Regionais e Urbanos, para contribuir na discussão da reforma tributária. Os números do Ipea mostram que os impostos indiretos (aqueles embutidos nos preços de produtos e serviços) são os principais indutores dessa desigualdade. Os pobres pagam, proporcionalmente, três vezes mais ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que os ricos. Enquanto os ricos desembolsam em média 5,7% em ICMS, os pobres pagam 16% no mesmo imposto. Nos impostos diretos (sobre renda e propriedade) a situação é menos grave, mas também desfavorável aos mais pobres. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) tem praticamente praticamente a mesma incidência para todos, com alíquotas variando de 0,5% para os mais pobres a 0,6% e 0,7% para os mais ricos. Já o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana) privilegia os ricos. Entre os 10% mais pobres, a alíquota média é de 1,8%; já para os 10% mais ricos, a alíquota é de 1,4%. "As mansões pagam menos imposto que as favelas, e estas ainda não têm serviços públicos como água, esgoto e coleta de lixo", alertou o presidente do Ipea.

A afi rmação presente no título do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q193106 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Aspectos Constitucionais, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

Determinada lei estadual organiza a carreira de engenheiro, estabelecendo níveis diferenciados a partir do ingresso na referida carreira. Além disso, a legislação prevê a criação de cargos de confiança que devem ser ocupados, preferencialmente, por integrantes da carreira. Tendo sido nomeado o engenheiro Esculápio para exercer a função de Chefia do Departamento de Logística da Secretaria de Obras, o que ocorreu por longos anos, vem o mesmo, de surpresa, a ser exonerado por ato do novo Secretário, em função de critérios políticos. Sobre os cargos e funções de confiança, é possível afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1204Q178886 | Informática, Windows, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Um usuário do Windows 7 Professional BR está trabalhando no Windows Explorer. Nessa atividade, ele executou os procedimentos descritos a seguir.

I Selecionou o arquivo LEGISLAÇÃO.PDF na pasta CONTRATOS no disco local C:.
II Executou o atalho de teclado Ctrl + X.
III Acessou a pasta SEEDUC no mesmo disco.
IV Executou o atalho de teclado Ctrl + V.

O procedimento realizado gerou o seguinte resultado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1205Q201693 | Economia, Macroeconomia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Considerando o modelo IS-LM e sendo dados a demanda por moeda (M/P)d = 0,5 Y 40r, a oferta de moeda (M/P)s = 275 e a função IS (Y = 1500 100r), os valores da renda e da taxa de juros de equilíbrio são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1206Q592905 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma ligação química entre um elemento pertencente à família dos metais alcalinos e outro elemento da família dos halogênios é classificada como uma ligação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q204080 | Contabilidade Geral, Especialista em Previdência Social Ciências Contábéis, Rioprevidência, CEPERJ

Observe o seguinte preceito contido na NBCASP T16. 5 – Registro Contábil:

"O registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisões."

Pode-se concluir que esse preceito corresponde à seguinte característica do registro e da informação contábil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1208Q160338 | Administração Pública, Gestão organizacional, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Governar está relacionado a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1209Q794550 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A espontaneidade de ação, a independência de determinações estranhas ou empíricas e a autodeterminação, como um jogo subjetivo e estético das faculdades, caracterizam a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1210Q107976 | Contabilidade Geral, Apuração e destinação do resultado do exercício, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinada empresa apurou no fi nal do exercício, antes de provisionar o imposto de renda, a contribuição social sobre o lucro líquido e as participações, um lucro de R$ 9.100.800,00. Sabendo-se que o imposto de renda foi provisionado à base de 25%; que a empresa estava dispensada de recolher a CSLL; que o saldo da conta Prejuízos Acumulados era de R$ 556.850,00; e que as participações, segundo o estatuto da empresa, seriam de 10% para administradores, 10% para empregados e 5% para partes benefi ciárias, pode-se concluir que a participação de empregados e partes benefi ciárias foi respectivamente de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1211Q114637 | Probabilidade e Estatística, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Um produto é embalado em caixas de plástico rígido que pesam em média 300 gramas, com desvio padrão de 15 gramas. Cada caixa contém nove unidades do produto. O peso médio de cada unidade é 800 gramas, com desvio padrão de quatro gramas. O peso médio e o desvio padrão para a caixa cheia corresponderão, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1212Q222158 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Daólio (2004), as questões socioculturais começam a ganhar corpo no debate acadêmico da Educação Física a partir da década de 1980, questionando o predomínio biológico. Para o autor, a discussão da área a partir da consideração da cultura ganha relevância com Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. Embora percorram caminhos diferentes, os autores chegam a alguns denominadores comuns. Entre tais denominadores, é possível destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q205264 | Sistemas de Informação, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Shell script é uma linguagem de script para Linux, nada mais do que comandos do próprio Linux que são executados em uma determinada sequência para uma determinada fi nalidade. Nesse contexto, duas situações são listadas a seguir.

I- No terminal ou modo gráfi co, deseja-se criar um arquivo que possa ser editado para que se torne o primeiro shell script a ser criado, sendo necessário utilizar um comando CMD1.
II- Para que seja possível executar o shell script criado, é preciso atribuir a este o direito de execução; para isso é necessário usar um comando CMD2.
Exemplos de CMD1 e de CMD2 são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1214Q814045 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Nutricionista, Degase, CEPERJ

Consoante as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, o reconhecimento de filhos havidos fora do casamento não pode ser realizado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1215Q178690 | Informática, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

A figura se refere a uma impressora multifuncional 3 em 1.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1216Q384794 | Biologia, Anatomia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O órgão sensorial da audição está ligado diretamente ao equilíbrio do corpo. As estrututas encontradas na orelha interna que atuam no equilíbrio são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1217Q109362 | Direito Constitucional, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Nos termos da Constituição Federal, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de competência estadual, não incidirá sobre operações com o seguinte bem considerado ativo financeiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1218Q201037 | Sistemas de Informação, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam se adequar a certos critérios de controles, aos quais o CobiT denomina necessidades de informação da empresa. Baseados em abrangentes requisitos de qualidade, guarda e segurança, sete critérios de informação distintos e sobrepostos são defi nidos, sendo três deles listados a seguir.

I- Relaciona-se com a entrega da informação através do melhor (mais produtivo e econômico) uso dos recursos.
II- Relaciona-se com a fi dedignidade e totalidade da informação bem como sua validade de acordo os valores de negócios e expectativas.
III- Relaciona-se com a aderência a leis, regulamentos e obrigações contratuais aos quais os processos de negócios estão sujeitos, isto é, critérios de negócios impostos externamente e políticas internas.

Os critérios I, II e III são chamados, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1219Q193941 | Direito Tributário, Advogado, CEDAE RJ, CEPERJ

A União Federal resolve, por meio de Instrução Normativa, impor multa pela não apresentação de Declaração de Contribuições e Tributos Federais no prazo fixado em lei. Entende-se que tal ato está eivado de vício, por violar o princípio da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1220Q115105 | Contabilidade Geral, Estrutura do plano de contas, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Em 31/12/2012, um determinado ente governamental realizou a inscrição, em Restos a Pagar Não Processado, da aquisição de um lote de material permanente ainda não fornecido. Em 25/01/2013, procedeu-se a liquidação e, fi nalmente foi realizado o pagamento em 02/02/2013. O lançamento contábil referente a esse pagamento, sob o enfoque da informação de natureza orçamentária, utilizou para o débito e o crédito, respectivamente, contas das seguintes classes e grupos defi nidos no PCASP:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.