Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q110207 | Contabilidade Geral, Conceituação, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Na contabilidade pública, cada unidade que realize a gestão de recursos públicos deverá ser responsável pelo acompanhamento, análise e consistência dos registros e saldos das contas contábeis, bem como pelos refl exos causados nos respectivos demonstrativos. Dessa forma, a existência de saldos em contas contábeis, descritas como Outros ou Outras, deve ser limitada ao total do grupo em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1362Q114570 | Finanças Públicas, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Nos termos mais simples possíveis, podemos conceituar Finanças Públicas como "o estudo do papel do governo na economia". Esta defi nição envolve quatro questões básicas das fi nanças públicas. A alternativa mais correta sobre tais questões é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1363Q114606 | , Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

A negação de "Toda prova de concurso público é difícil" é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1364Q205752 | Administração Pública, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Em se tratando de agências executivas, cujo status legal foi adquirido à época da reforma do aparelho do Estado, está certo dizer que a qualifi cação cabe para alguns entes públicos, em certas condições. Estes entes públicos e estas condições são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1365Q820973 | Legislação Federal, Lei 8212 1991, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Nos termos da lei federal que regula o custeio da previdência pública pelo regime geral, é considerada segurada especial a pessoa física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1366Q109041 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL

O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção. No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: "No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam". Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos; 2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país; 3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verifi cação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo. Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

"O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção".
Nesse primeiro parágrafo do texto há uma valorização do trabalho de Rui Barbosa; tendo em vista o tema tratado, o segmento do texto que mais o valoriza é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1367Q483856 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O diálogo entre Israel e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) só se iniciou, de fato, a partir de um acordo assinado em 1993, na cidade de Oslo (Noruega). Isso só se tornou viável em função das profundas mudanças políticas e geopolíticas ocorridas nos cenários internacional, regional e local, no início daquela década. Entre essas mudanças, pode-se citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q180261 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Analise as seguintes proposições e assinale a alternativa correta

I- De acordo com o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, a competência constitucional do Tribunal do Júri não prevalece sobre o foro por prerrogativa de função, ainda que estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual.

II- De acordo com o atual texto expresso da Constituição da República, são crimes inafiançáveis e imprescritíveis o racismo, o terrorismo e a tortura.

III- São direitos sociais previstos original e expressamente no art. 6º da Constituição da República, mantidos no respectivo texto até hoje, desde sua promulgação (em 1988): a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.

IV- Considerando que o direito à vida deriva de um dos valores constitucionais mais caros e preservados (art. 5º, caput), sendo inclusive uma cláusula pétrea (art. 60, § 4º, IV), a pena de morte não encontra, hoje, após a promulgação da Constituição de República de 1988, amparo de qualquer espécie dentro do texto expresso constitucional.

V- De acordo com o atual texto expresso da Constituição da República, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador salvo: exclusivamente durante o dia, em casos de flagrante delito ou de autorização judicial; ou ainda, a qualquer hora, somente quando da ocorrência de desastre ou para prestar socorro.

Assinale a alternativa que corresponde à relação completa de proposições corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1369Q111142 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que cause lesão ao erário público, enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, dilapidação dos bens ou haveres das entidades, notadamente em relação à responsabilização fiscal, constitui ato de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q204079 | Direito Constitucional, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Segundo a organização dos princípios fundamentais, pode ser considerado como relacionado à prestação positiva do Estado o princípio do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1371Q114820 | Finanças Públicas, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Superávit primário é o resultado positivo das contas do governo. Considerando-se a sua composição, podemos dizer que o referido superávit, pode se transformar em défi cit quando eventualmente se apresentar a seguinte posição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1372Q175503 | Direito Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Relativamente à legislação penal extravagante, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1373Q326553 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Os ciclos plurianuais apresentam pontos básicos para sua introdução no processo de avaliação. Um desses pontos trata dos objetivos de alto nível, que têm a ver com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q115354 | Português, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Texto associado.

MUITO MAL NA FOTO
O Globo, Luiz Garcia

Quem manda no governo em qualquer governo, em qualquer país costuma dormir, mais tranquilo do que merece, com a certeza de que a opinião pública tem memória curta. Temos exemplo disso na resposta de governos estaduais e prefeituras, dois meses atrás, às manifestações de jovens em diversas cidades com apoio visível da opinião pública em geral sobre a baixa qualidade e os relativamente altos preços das passagens nos transportes públicos em geral.
O comportamento dos manifestantes com inevitáveis excessos aqui e ali, alguns até graves foi, digamos assim, perto de exemplar. E eles receberam a resposta que mereciam da opinião pública. Ou seja, apoio incondicional. Principalmente porque suas reivindicações, uma vez atendidas, benefi ciariam cidadãos de todas as idades.
Os moços voltaram para casa abençoados pelos mais velhos. E com a promessa do poder público de que tomaria as providências necessárias para atender suas reivindicações, tanto justas quanto óbvias. E os jovens, que não são, graças a Deus, tão cínicos quanto os mais velhos, acreditaram em tudo.
E os dois meses que se seguiram foram tempo sufi ciente para provar, aos jovens manifestantes das ruas e aos mais velhos que os aplaudiram, que os homens públicos (de quase todos os países, vamos reconhecer) são ágeis como coelhos para fazer promessas e lentos como tartarugas na hora de cumpri-las.

Em relação ao restante do texto, o primeiro período - Quem manda no governo em qualquer governo, em qualquer país costuma dormir, mais tranquilo do que merece, com a certeza de que a opinião pública tem memória curta funciona como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1375Q115366 | Administração Pública, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

No equilíbrio entre os três Poderes, o "sistema de controles recíprocos" tem a fi nalidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1376Q223682 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 2

PENSAMENTOS DO MILLÔR

O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura. Daí em diante o cidadão seria, do ponto de vista ofi cial, completamente deseducado, o Estado criando apenas vastíssimas bibliotecas e centros de informações, onde o cidadão pudesse encontrar todas (mas todas mesmo) as tendências culturais existentes. Ao chegar à puberdade (14, 15, 16, 17 anos ou quando ele próprio decidisse) o cidadão frequentaria centros de aprendizado técnico, onde lidaria com máquinas e instrumentos necessários a uma educação técnica, não abstrata. Os cidadãos interessados apenas em atividades abstratas – escrever, pintar, psicanalisar ou politicar – frequentariam, se quisessem, locais de discussão – ágoras modernas – mas continuariam, no sentido atual, totalmente autodidatas. O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências.

(Millôr Fernandes, Definitivo)

"O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura"; a única forma de reescrever-se essa frase do texto que altera o seu significado original é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q224987 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Um grupo de professores do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Unidade na Diversidade, na cidade de São João da Barra, RJ, liderados por Rafael, professor de Educação Física, trabalhou durante todo o primeiro trimestre com seus alunos um projeto sobre atividade física e obesidade. O projeto impunha aos alunos uma rotina semanal de exercícios físicos, a construção de gráfi cos de função, o estabelecimento de relações entre dieta alimentar, gasto calórico e sistema energético, a organização de roteiros de entrevistas, a leitura e a produção de textos. De acordo com as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, este projeto se enquadra em duas sugestões metodológicas denominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1378Q176100 | Pedagogia, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O direito à educação e sua compreensão como elemento essencial à formação humana foi uma conquista das camadas populares no século XX. Na cristalização e efetividade desse direito, a conquista do acesso, no caso brasileiro, só se tornou consolidada no fi nal do século XX. Entretanto não basta o acesso, pois a exclusão muitas vezes ocorre dentro da própria escola. Para Luckesi, além do acesso, é preciso garantir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1379Q441579 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Com relação a equidade e progressividade, o imposto sobre consumo tem sua aplicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1380Q205352 | Direito Previdenciário, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), deve ser observado o seguinte objetivo específi co aplicado ao sistema de Seguridade Social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.