Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q593353 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Qualquer bateria utilizada como gerador de potencial elétrico em um circuito apresenta uma pequena diferença entre sua força eletromotriz e o potencial realmente aplicado ao circuito. Isso acontece com a bateria devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1402Q157921 | Direito Previdenciário, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Os sistemas previdenciários europeus costumam ser criticados pela abrangência dos benefícios e pela remuneração das prestações percebidas pelos aposentados e pensionistas. Uma das primeiras providências orçamentárias utilizadas consiste em limitar o pagamento dos benefícios percebidos. No Brasil, uma das proteções contra essa política consiste na denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1403Q591857 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O gás de cozinha se apresenta na forma gasosa quando livre, mas é comercializado dentro de botijões na forma líquida, daí seu nome GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). A grandeza física que é drasticamente alterada para que isto seja possível chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1404Q203268 | Direito Previdenciário, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da legislação federal que regula a concessão de benefícios previdenciários, a pensão em decorrência de falecimento do segurado será deferida desde o óbito, quando requerida da data do falecimento até:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1405Q591899 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A refrigeração de um recinto por ação de um condicionador de ar, um termômetro caseiro para medir a temperatura corporal e o calor do sol são exemplos de processos de transferência de energia por diferença de temperatura. Seus respectivos nomes são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1406Q593711 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um químico titula 50,00 mL de uma solução de ácido sulfúrico com uma solução 0,2500 mol.L-1 de hidróxido de sódio. Entretanto, ele se distrai e ultrapassa o ponto de equivalência e tem que fazer uma titulação de retorno com uma solução 0,2000 mol.L-1 de ácido clorídrico para obter um ponto final apropriado. Se ele adicionou 65,00 mL de hidróxido e gastou 5,000 mL de ácido clorídrico, o valor encontrado para a concentração do ácido sulfúrico foi, em mol.L-1, aproximadamente igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1407Q822595 | Legislação Federal, Lei 8212 1991, Assistente Previdenciário, Rioprevidência RJ, CEPERJ

De acordo com a lei federal que regula as prestações previdenciárias do regime geral de previdência, não descaracteriza a condição de segurado especial a exploração da atividade turística de propriedade rural, inclusive com hospedagem, por não mais de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1408Q178849 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma sala de aula com carteiras fixas dificulta o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação; armários trancados não ajudam a desenvolver a autonomia do aluno, como também não favorecem o aprendizado da preservação do bem coletivo. A alternativa que indica um procedimento que favorece a organização do espaço para o processo de aprendizagem é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1409Q483502 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Nos países denominados como Tigres Asiáticos, foram adotadas medidas fundamentais para o seu processo de industrialização e o seu crescimento econômico acelerado. Dentre essas medidas, pode-se citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1410Q230103 | Psicologia, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

Leia os itens seguintes sobre o atendimento técnico dos psicólogos no trabalho com adolescentes:

I- A qualidade do atendimento e o que ocorre no interior das unidades de internação e privação de liberdade é da responsabilidade dos profissionais que lá trabalham.

II- A atuação do psicólogo é limitada à elaboração de pareceres e relatórios sobre os adolescentes.

III- É dever dos psicólogos intervir e buscar auxilio em instâncias superiores de gestão quando o adolescente se encontra em situação de risco de morte ou grave adoecimento.

IV- A atuação do psicólogo é sempre de neutralidade.

Em relação ao atendimento técnico mencionado, a alternativa certa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1411Q114752 | Direito Constitucional, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Adriano, médico, pretende obter esclarecimentos quanto a determinados gastos realizados em hospital público de administração estadual. Para isso, realiza requerimento ao órgão competente, tendo de pagar uma taxa de R$ 10,00. Nos termos da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, tal requerimento deveria ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1412Q429647 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Previdenciário, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Nos termos das regras do regime próprio de previdência inscritos na Constituição Federal, o requisito de idade para professor, do sexo masculino, que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil, no ensino fundamental e médio permitirá que possa se aposentar com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1413Q203133 | Direito Previdenciário, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da denominada lei geral da previdência social do serviço público, de origem federal, a contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios aos respectivos regimes próprios de previdência social não poderá ser inferior ao valor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1414Q180606 | Português, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO OFICIAL

DIMENSÕES DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO

No cenário de reformas educacionais, as transformações socioeconômicas interferem na escola e estimulam o desenvolvimento de estratégias específi cas de gestão do trabalho. As transformações organizacionais expressam-se, como lembram Terssac e Lompré (1996), em um conjunto de regulamentos e incitações, de dispositivos explícitos e obrigações implícitas, os quais se imbricam mais ou menos harmoniosamente com as regras em vigor. Os modos de gestão da carreira centrados no indivíduo convivem com o estímulo ao trabalho coletivo, à cooperação, à descentralização e autonomia local (...). Contradições desse tipo são reguladas, por vezes, pelo trabalhador, em situação de urgência, incidindo sobre o modo operatório e degradando as condições de trabalho. Com base nos conhecimentos em ergonomia, sabe-se que, no curso da ação, o trabalhador decide sobre o modo operatório, a depender dos objetivos gerais da tarefa e daqueles objetivos que ele elabora para adaptar as suas operações ao quadro temporal e aos imprevistos que surgem derivados da variabilidade do objeto e dos processos (Theureau, 1990). Em situação de urgência (evento inesperado ou quando as tarefas se sobrepõem), o modo operatório possível é aquele mais rápido. Ora, trabalhar sob pressão temporal pode desfavorecer o desenvolvimento de estratégias de autoproteção à saúde, como buscar a postura mais confortável, permanecer sentado com o dorso apoiado, evitar abuso vocal. É possível também que o modo operatório mais rápido implique abandonar investimentos em direção à maior aproximação do aluno e das suas necessidades, denotando perda da qualidade e sensação de trabalho inacabado ou objetivo não alcançado. (...) A gestão da sala de aula é considerada dependente da expertise
pedagógica e das competências individuais e de relacionamento dos docentes, e pouca ênfase é dada às situações objetivas de trabalho. Exemplifi cando, no plano pedagógico está previsto trabalho em grupo. Contudo, a desproporção entre o número de alunos e o espaço físico gera perturbações na condução da atividade pedagógica. As ausências dos professores que foram convocados para tarefas outras na estrutura escolar, ou afastados por doença, provocam reordenamento do trabalho na escola. Os profi ssionais presentes terão de lidar com o aumento do volume de trabalho ao receberem em suas salas os alunos do colega que se ausentou. Os professores entrevistados por Silva (2007) têm a impressão de "guardar" aluno quando substituem a ausência do colega. Improvisos e criação de atividades em tempo real causam-lhes a sensação, segundo os seus dizeres, de "bombeiros para apagar incêndio" ou "gaiatos jogados na sala". Atividades dessa natureza são resultado dos improvisos dos "substitutos" no lugar do esperado ensino programático. Em realidade, na ausência do professor os alunos passam a fazer qualquer atividade para se manterem mais ou menos disciplinados dentro das escolas. Estas são situações que trazem consequências diretas para o rendimento ou aproveitamento dos alunos. Os professores convivem com a fragilidade da relação de seus alunos com o processo de aprendizagem, pois a abertura da escola a novos contingentes da população trouxe problemas inusitados. As restrições de acesso do universo familiar à cultura escolar e o consumo de produtos culturais de massa sob o signo da imagem e do som estão na base dos comportamentos alheios aos objetivos pedagógicos. Superar essa realidade é crucial para a motivação do aluno, que precisa ser convencido da importância do seu esforço para vencer as difi culdades e abrir-se para a dedicação (Barrère, 2002). (...) Resumindo, a gestão atua sobre os recursos humanos, gerando mais tarefas e exigindo um perfi l fl exível em detrimento de adequações ou de medidas facilitadoras como recursos materiais (microfones, salas de vídeo, ambiente multimeios), dimensio dimensionamentos qualitativo (habilidades e formação dos membros da equipe) e quantitativo do efetivo, projeto da sala de aula etc. Ou em outros casos, dependendo do modelo de gestão adotado pelas redes de ensino ou pelas escolas, pode resultar em práticas que bloqueiam a criatividade dos professores e interferem até mesmo na aprendizagem do aluno. Nos dizeres da professora entrevistada por Noronha (2001), há limites em sua autonomia, porque, muitas vezes, terá de trabalhar de uma forma contrária àquela mais apropriada, segundo a sua experiência com os alunos, para o nível e o estágio de aprendizagem do aluno. (Ada Ávila Assunção e Dalila Andrade Oliveira. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, nº 107, ago. 2009)

As ideias apresentadas no quarto parágrafo articulam-se com o parágrafo anterior com estratégia de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1415Q204162 | Direito Previdenciário, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a Seguridade Social compreende um sistema administrado em conjunto com vários segmentos cuja gestão denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1416Q440969 | Direito Constitucional, Princípios Gerais da Atividade Econômica, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a lei disciplinará os investimentos de capital estrangeiro, incentivará os reinvestimentos e regulará a remessa de lucros com base no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1417Q188299 | Direito Constitucional, União, Advogado, CEDAE RJ, CEPERJ

No regime jurídico das águas públicas, é correto afirmar que o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos, será realizado mediante o seguinte fato:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1418Q115125 | Direito Constitucional, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Tiago é assessor parlamentar, com atuação na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa. No exercício do seu mister, desenvolve estudos sobre os gastos públicos dos órgãos estaduais. Nos termos da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, a fi scalização contábil externa da administração direta e indireta é exercida, precipuamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1419Q205261 | Contabilidade Geral, Especialista em Previdência Social Ciências Contábéis, Rioprevidência, CEPERJ

Conforme facultado pela legislação societária e deliberado pela sua Assembleia Geral, a Companhia Alvorada destinou uma parcela do lucro líquido apurado num determinado exercício social para a constituição de uma Reserva para Contingências. Entretanto, se no exercício subsequente deixarem de existir os motivos que justificaram anteriormente sua constituição, a respectiva reserva deverá ser revertida tendo como contrapartida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1420Q202456 | Direito Previdenciário, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da legislação que regula o regime geral da Previdência Social , busca-se, mediante contribuição, assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção e daqueles de quem dependiam economicamente por motivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.