Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q483502 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Nos países denominados como Tigres Asiáticos, foram adotadas medidas fundamentais para o seu processo de industrialização e o seu crescimento econômico acelerado. Dentre essas medidas, pode-se citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1422Q114606 | , Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

A negação de "Toda prova de concurso público é difícil" é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1423Q223682 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 2

PENSAMENTOS DO MILLÔR

O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura. Daí em diante o cidadão seria, do ponto de vista ofi cial, completamente deseducado, o Estado criando apenas vastíssimas bibliotecas e centros de informações, onde o cidadão pudesse encontrar todas (mas todas mesmo) as tendências culturais existentes. Ao chegar à puberdade (14, 15, 16, 17 anos ou quando ele próprio decidisse) o cidadão frequentaria centros de aprendizado técnico, onde lidaria com máquinas e instrumentos necessários a uma educação técnica, não abstrata. Os cidadãos interessados apenas em atividades abstratas – escrever, pintar, psicanalisar ou politicar – frequentariam, se quisessem, locais de discussão – ágoras modernas – mas continuariam, no sentido atual, totalmente autodidatas. O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências.

(Millôr Fernandes, Definitivo)

"O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura"; a única forma de reescrever-se essa frase do texto que altera o seu significado original é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1424Q202456 | Direito Previdenciário, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da legislação que regula o regime geral da Previdência Social , busca-se, mediante contribuição, assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção e daqueles de quem dependiam economicamente por motivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1425Q108002 | Auditoria, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Segundo o Manual de Auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, as formas pelas quais as auditorias serão executadas serão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1426Q591899 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A refrigeração de um recinto por ação de um condicionador de ar, um termômetro caseiro para medir a temperatura corporal e o calor do sol são exemplos de processos de transferência de energia por diferença de temperatura. Seus respectivos nomes são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1427Q226866 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

O esporte, enquanto manifestação histórico-cultural moderna, só pode ser pensado e analisado como um elemento constitutivo da sociedade capitalista. Essa afirmação corrobora a ideia de ruptura entre o esporte e as práticas corporais das sociedades précapitalistas. Segundo Bracht (in Assis de Oliveira, 2001), diferente de hoje, nas sociedades tradicionais as práticas corporais estavam necessariamente associadas a instituições de caráter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1428Q107371 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

POBRES PAGAM MAIS IMPOSTO QUE OS RICOS NO BRASIL
Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos. Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentado hoje (15/5) ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) reunido em Brasília, os 10% mais pobres do país comprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam 23% em impostos. "O país precisa de um sistema tributário mais justo que seja progressivo e não regressivo como é hoje. Ou seja, quem ganha mais deve pagar mais; quem ganha menos, pagar menos", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação do levantamento, que foi feito por pesquisadores das diretorias de Estudos Sociais, Macroeconomia e Estudos Regionais e Urbanos, para contribuir na discussão da reforma tributária. Os números do Ipea mostram que os impostos indiretos (aqueles embutidos nos preços de produtos e serviços) são os principais indutores dessa desigualdade. Os pobres pagam, proporcionalmente, três vezes mais ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que os ricos. Enquanto os ricos desembolsam em média 5,7% em ICMS, os pobres pagam 16% no mesmo imposto. Nos impostos diretos (sobre renda e propriedade) a situação é menos grave, mas também desfavorável aos mais pobres. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) tem praticamente praticamente a mesma incidência para todos, com alíquotas variando de 0,5% para os mais pobres a 0,6% e 0,7% para os mais ricos. Já o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana) privilegia os ricos. Entre os 10% mais pobres, a alíquota média é de 1,8%; já para os 10% mais ricos, a alíquota é de 1,4%. "As mansões pagam menos imposto que as favelas, e estas ainda não têm serviços públicos como água, esgoto e coleta de lixo", alertou o presidente do Ipea.

Pode-se considerar o texto, quanto a seu gênero, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1429Q794996 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Kant, ao considerar a liberdade como “uma espécie de causalidade” referindo-se às categorias de sua possibilidade natural, criou a “Tábua das categorias da liberdade em relação aos conceitos do bem e do mal”. Em relação à categoria da qualidade, subdividiu-a em regras práticas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q180606 | Português, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO OFICIAL

DIMENSÕES DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO

No cenário de reformas educacionais, as transformações socioeconômicas interferem na escola e estimulam o desenvolvimento de estratégias específi cas de gestão do trabalho. As transformações organizacionais expressam-se, como lembram Terssac e Lompré (1996), em um conjunto de regulamentos e incitações, de dispositivos explícitos e obrigações implícitas, os quais se imbricam mais ou menos harmoniosamente com as regras em vigor. Os modos de gestão da carreira centrados no indivíduo convivem com o estímulo ao trabalho coletivo, à cooperação, à descentralização e autonomia local (...). Contradições desse tipo são reguladas, por vezes, pelo trabalhador, em situação de urgência, incidindo sobre o modo operatório e degradando as condições de trabalho. Com base nos conhecimentos em ergonomia, sabe-se que, no curso da ação, o trabalhador decide sobre o modo operatório, a depender dos objetivos gerais da tarefa e daqueles objetivos que ele elabora para adaptar as suas operações ao quadro temporal e aos imprevistos que surgem derivados da variabilidade do objeto e dos processos (Theureau, 1990). Em situação de urgência (evento inesperado ou quando as tarefas se sobrepõem), o modo operatório possível é aquele mais rápido. Ora, trabalhar sob pressão temporal pode desfavorecer o desenvolvimento de estratégias de autoproteção à saúde, como buscar a postura mais confortável, permanecer sentado com o dorso apoiado, evitar abuso vocal. É possível também que o modo operatório mais rápido implique abandonar investimentos em direção à maior aproximação do aluno e das suas necessidades, denotando perda da qualidade e sensação de trabalho inacabado ou objetivo não alcançado. (...) A gestão da sala de aula é considerada dependente da expertise
pedagógica e das competências individuais e de relacionamento dos docentes, e pouca ênfase é dada às situações objetivas de trabalho. Exemplifi cando, no plano pedagógico está previsto trabalho em grupo. Contudo, a desproporção entre o número de alunos e o espaço físico gera perturbações na condução da atividade pedagógica. As ausências dos professores que foram convocados para tarefas outras na estrutura escolar, ou afastados por doença, provocam reordenamento do trabalho na escola. Os profi ssionais presentes terão de lidar com o aumento do volume de trabalho ao receberem em suas salas os alunos do colega que se ausentou. Os professores entrevistados por Silva (2007) têm a impressão de "guardar" aluno quando substituem a ausência do colega. Improvisos e criação de atividades em tempo real causam-lhes a sensação, segundo os seus dizeres, de "bombeiros para apagar incêndio" ou "gaiatos jogados na sala". Atividades dessa natureza são resultado dos improvisos dos "substitutos" no lugar do esperado ensino programático. Em realidade, na ausência do professor os alunos passam a fazer qualquer atividade para se manterem mais ou menos disciplinados dentro das escolas. Estas são situações que trazem consequências diretas para o rendimento ou aproveitamento dos alunos. Os professores convivem com a fragilidade da relação de seus alunos com o processo de aprendizagem, pois a abertura da escola a novos contingentes da população trouxe problemas inusitados. As restrições de acesso do universo familiar à cultura escolar e o consumo de produtos culturais de massa sob o signo da imagem e do som estão na base dos comportamentos alheios aos objetivos pedagógicos. Superar essa realidade é crucial para a motivação do aluno, que precisa ser convencido da importância do seu esforço para vencer as difi culdades e abrir-se para a dedicação (Barrère, 2002). (...) Resumindo, a gestão atua sobre os recursos humanos, gerando mais tarefas e exigindo um perfi l fl exível em detrimento de adequações ou de medidas facilitadoras como recursos materiais (microfones, salas de vídeo, ambiente multimeios), dimensio dimensionamentos qualitativo (habilidades e formação dos membros da equipe) e quantitativo do efetivo, projeto da sala de aula etc. Ou em outros casos, dependendo do modelo de gestão adotado pelas redes de ensino ou pelas escolas, pode resultar em práticas que bloqueiam a criatividade dos professores e interferem até mesmo na aprendizagem do aluno. Nos dizeres da professora entrevistada por Noronha (2001), há limites em sua autonomia, porque, muitas vezes, terá de trabalhar de uma forma contrária àquela mais apropriada, segundo a sua experiência com os alunos, para o nível e o estágio de aprendizagem do aluno. (Ada Ávila Assunção e Dalila Andrade Oliveira. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, nº 107, ago. 2009)

As ideias apresentadas no quarto parágrafo articulam-se com o parágrafo anterior com estratégia de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1431Q172935 | Português, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A preposição é exigida pela regência verbal em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1432Q202145 | Administração Pública, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

"Para que esses antagonismos, essas classes com interesses econômicos colidentes não se devorem e não consumam a sociedade em uma luta estéril, faz-se necessário um poder colocado acima da sociedade, chamado a amortecer o choque e a mantê-lo dentro dos limites da ´órdem`. Este poder, nascido da sociedade, mas posto acima dela, e dela se distanciando cada vez mais, é o Estado". Esta defi nição sobre a origem e função do Estado é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1433Q115125 | Direito Constitucional, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Tiago é assessor parlamentar, com atuação na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa. No exercício do seu mister, desenvolve estudos sobre os gastos públicos dos órgãos estaduais. Nos termos da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, a fi scalização contábil externa da administração direta e indireta é exercida, precipuamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1434Q226253 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC RJ, CEPERJ

Considere os itens abaixo sobre características do colesterol:

I- Quando forma lipoproteína de alta densidade (HDL) é também conhecido como "colesterol ruim".
II- Participa da composição química das membranas de células animais, vegetais e bacterianas.
III- É precursor dos hormônios sexuais masculino (testosteron
IV- Na espécie humana, seu excesso aumenta a efi ciência da passagem do sangue no interior dos vasos, acarretando a hipertensão arterial.

A alternativa que traz referência correta sobre os itens acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1435Q166881 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Auxiliar Administrativo, DEGASE, CEPERJ

Dentre os princípios fundamentais que regem a administração pública, está a eficiência, que é alcançada quando o agente público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1436Q110074 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Os pagamentos de natureza extraorçamentária, bem como a receita e despesa orçamentárias serão demonstradas no seguinte documento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q225848 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC RJ, CEPERJ

Considere os itens abaixo sobre características do colesterol:

I– Quando forma lipoproteína de alta densidade (HDL) é também conhecido como "colesterol ruim".
II– Participa da composição química das membranas de células animais, vegetais e bacterianas.
III– É precursor dos hormônios sexuais masculino (testosteron feminino (estrogênio).
IV– Na espécie humana, seu excesso aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos, acarretando a hipertensão arterial.
A alternativa que traz referência correta sobre os itens acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1438Q227655 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto signifi cativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as influências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1439Q201824 | Direito Constitucional, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, cabe ao Estado legislar concorrentemente com a União no seguinte tema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q322199 | Pedagogia, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

Ao pensar no professor reflexivo, depara-se com variedades dessa prática reflexiva. Zeichner, citado por Contreras (2012), cita uma prática que diz respeito à priorização de um ensino sensível ao pensamento, aos interesses e ao desenvolvimento dos estudantes e do desempenho dos professores como docentes e como pessoas, a que denomina de versão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.