Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q592715 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Muitos materiais usados no cotidiano constituem intermediários entre as soluções verdadeiras e as dispersões grosseiras, sendo denominados dispersões coloidais ou coloides. Apesar de heterogêneos, não é possível identificar suas fases a olho nu, devido ao tamanho das partículas dispersas. Existem vários tipos de coloides, classificados de acordo com a fase do dispersante e a fase dispersa. A maionese e o sorvete, por exemplo, fabricados a partir da mistura de uma fase aquosa e outra orgânica, são exemplos de coloides classificados como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1762Q204143 | Economia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Observe as seguintes informações sobre uma determinada economia: Depreciação = 45 Variação de Estoques = 93 Défi cit no Balanço de Pagamentos em Transações Correntes = 250 Poupança Líquida do Setor Privado = 580 Saldo do Governo em Conta Corrente = 650 O valor da Formação Bruta de Capital Fixo, calculado a partir das Identidades Macroeconômicas Básicas, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1763Q434562 | Direito Constitucional, Administração Pública, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), quando o servidor público preencher os requisitos para aposentadoria, mas optar por permanecer em serviço fará jus:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1764Q191459 | Direito Processual Civil, Advogado, CEDAE RJ, CEPERJ

No que concerne à ação discriminatória de terras devolutas, nos termos da lei que a regula, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1765Q159225 | Direito Administrativo, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

É compatível com a contratação de serviços de grande vulto em que a atividade do particular seja predominantemente intelectual a licitação do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1766Q108444 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário. Tratando-se de um texto publicado pelo próprio Ministério da Fazenda, pode-se dizer que o ditado popular que se aplica no caso desse segmento destacado do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1767Q794584 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

No mundo contemporâneo, a política deixa de ser compreendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática e passa a se constituir como o campo da mera administração de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1768Q225993 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Assis de Oliveira (2001) afi rma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1769Q225743 | Biologia, Biologia Celular, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Todas as células são delimitadas pela membrana plasmática. Dentre as inúmeras funções dessa membrana, pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1770Q159988 | Direito Previdenciário, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Segundo as regras do regime geral da Previdência Social, determinadas verbas não integram o salário de contribuição. Dentre elas, se pode citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1771Q224778 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 3

O FUTURO DA EDUCAÇÃO PERANTE A NOVA TECNOLOGIA

Dias de Figueiredo (org.)

"Será que as novas tecnologias vão ser uma ferramenta, a par de outras, para ensinar e aprender?" Sem dúvida! E serão ferramentas com importância crescente. Mas importa esclarecer aqui um aspecto em que a minha visão diverge da habitual. A opinião comum é que essas ferramentas serão usadas principalmente nas escolas. A minha visão é que serão usadas majoritariamente em casa e em centros de recursos publicamente disponíveis (centros estes que evoluirão a partir das bibliotecas públicas). Esta minha opinião baseia se em três razões principais. Primeiro, as escolas não têm condições financeiras para manterem um grande parque de equipamento que se torna obsoleto todos os dois ou três anos, nem para adquirirem um número significativo de licenças de títulos didácticos, sempre em renovação. Segundo, o ritmo de evolução das tecnologias torna incomportável em termos financeiros, e insustentável em termos profissionais, uma formação e reciclagem permanente dos professores "para as tecnologias". Terceiro, as empresas produtoras de suportes e serviços didácticos só conseguem encontrar viabilidade económica para uma prestação de qualidade se se dirigirem ao mercado alargado do grande consumo. Já actualmente, o mercado doméstico de equipamentos e produtos de software é incomparavelmente mais visível do que o mercado das escolas. Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didácticos, e com uma indispensável ligação às redes electrónicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado.

"A opinião comum é que essas ferramentas serão usadas principalmente nas escolas. A minha visão é que serão usadas majoritariamente em casa e em centros de recursos publicamente disponíveis (centros estes que evoluirão a partir das bibliotecas públicas)".
A relação entre esses dois períodos do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1772Q637511 | Informática, PMBOK, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

No contexto do Guia PMBOK, durante o gerenciamento dos projetos, um processo se destina a defi nir e documentar as necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto. Esse processo de gerenciamento é conhecido por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1773Q821364 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Nos termos da lei federal que regula os atos de improbidade administrativa, no caso de ocorrer prejuízo capitulado na referida norma, praticado em entidade que tenha recebido vinte por cento de aporte de órgão público, correspondente a R$ 1.000.000,00 para compor o seu patrimônio e, havendo ato de improbidade caracterizado por prejuízo que atinja esse montante, além de se expandir para outros compostos por fi nanciadores privados, a recomposição do prejuízo aos cofres públicos estará limitada ao seguinte valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1774Q221262 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 2

PENSAMENTOS DO MILLÔR

O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura. Daí em diante o cidadão seria, do ponto de vista ofi cial, completamente deseducado, o Estado criando apenas vastíssimas bibliotecas e centros de informações, onde o cidadão pudesse encontrar todas (mas todas mesmo) as tendências culturais existentes. Ao chegar à puberdade (14, 15, 16, 17 anos ou quando ele próprio decidisse) o cidadão frequentaria centros de aprendizado técnico, onde lidaria com máquinas e instrumentos necessários a uma educação técnica, não abstrata. Os cidadãos interessados apenas em atividades abstratas – escrever, pintar, psicanalisar ou politicar – frequentariam, se quisessem, locais de discussão – ágoras modernas – mas continuariam, no sentido atual, totalmente autodidatas. O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências.

(Millôr Fernandes, Definitivo)

"O Estado só deveria dar ao indivíduo..."; o emprego do futuro do pretérito, nesse caso, se justifi ca porque esse tempo verbal expressa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1775Q327435 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em uma escola com gestão participativa, a função básica do coordenador pedagógico manifesta-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1776Q200539 | Economia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Considere um modelo keynesiano simples com as seguintes características: Consumo Agregado C = 10 + 0,4Yd, sendo Yd a renda disponível Investimento Agregado I = 4 + 0,2Y Tributação T = 3 + 0,1Y Gastos do Governo G = 20 Exportações = 40 Importações = 20,3 + 0,4Y O valor da renda agregada de equilíbrio é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1777Q322671 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

“Ensinamos crianças, não matérias”, foi um slogan usado por Scheffler, citado por Sairani (1998), que alertava para a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1778Q224226 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Conforme Antoni ?abala, em "A Prática Educativa", o termo conteúdos atitudinais engloba uma série de conteúdos que podem ser agrupados em valores, atitudes e normas. É correto afirmar que constitui um exemplo de atitude:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1779Q319482 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O ensino fundamental, componente obrigatório da educação básica, tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1780Q321199 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Para a classe dominante, a escola deve funcionar sob uma lógica excludente em que os menos favorecidos necessitam apenas de harmonia social e aceitação. Nesse tipo de educação será necessário que o professor seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.