Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q6437 | Direito do Consumidor, Técnico de Contabilidade, PROCON RJ, CEPERJ

No rol dos princípios que podem ser aplicados às relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor não se inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q191048 | Direito do Consumidor, Cláusulas Abusivas, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

Caio realizou contrato de compra e venda de imóvel com pagamento de prestações durante determinado período. No contrato, constou cláusula de perda do pagamento dos valores já pagos em razão de futuro inadimplemento. Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q23453 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CEDERJ, CEPERJ

Um anagrama de uma palavra é obtido trocando a posição das letras dessa palavra. Por exemplo, ROCA, AOCR são alguns dos anagramas da palavra ARCO. O número de anagramas da palavra PROVA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q2735 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Auxiliar de Disciplina, Degase, CEPERJ

Ocorrendo a apreensão de um adolescente, a sua internação em entidade, antes da sentença, só pode ser decretada pela autoridade judiciária e pelo prazo máximo de quarenta e cinco dias. Esse prazo corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q237016 | Psicologia, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

Foucault, em Vigiar e Punir, faz uma reflexão importante sobre os mecanismos de disciplina. Considere os itens abaixo.

I- Foucault notou que o controle disciplinar não era exclusivo das prisões e, sim, permeava várias instituições, como as fábricas, exércitos, hospitais e escolas.

II- A disciplina não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho, mas com uma sociedade disciplinar.

III- É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis, pois é por meio da disciplina que se estabelecem as relações.

IV- A prisão é o final previsível da passagem por instituições pela qual a sociedade acredita impedir a delinquência, como os abrigos e medidas socioeducativas.

A alternativa com a indicação correta dos itens que melhor representam o pensamento de Foucault é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q177769 | Gestão de Pessoas, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A vantagem de longo prazo de qualquer estratégia requer que a vantagem competitiva seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q226727 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q4579 | Recursos Humanos, Administração de Recursos Humanos, Assistente Executivo, ITERJ, CEPERJ

O método de avaliação de desempenho desenvolvido para  neutralizar os efeitos de halo, subjetivismo e protecionismo que  consiste na avaliação do desempenho por meio de frases descritivas contendo alternativas, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q334976 | Matemática, Políedros, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um poliedro convexo possui 12 faces, sendo 4 triangulares, 5 quadrangulares e 3 hexagonais. O número de vértices desse poliedro é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q225593 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Materiais e Logística, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

A logística compõe-se de dois subsistemas de atividades: administração de materiais e distribuição física. A atividade que não pode ser considerada logística é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q108649 | Contabilidade Geral, Índices de Liquidez, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

A relação existente entre as disponibilidades da companhia e seu passivo circulante representa o índice do quociente de solvência denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q23447 | Matemática Financeira, Assistente Administrativo, CEDERJ, CEPERJ

Arnaldo, Bernadete e Clóvis decidiram formar uma sociedade, contribuindo, respectivamente, com R$4.000,00, R$5.000,00 e R$6.000,00. Ao final de um semestre, obtiveram um lucro de R$30.000,00. Amarildo decide, então, sair da empresa. O valor, em reais da parcela desse lucro que Amarildo deve receber, proporcionalmente ao valor que ele deu no início, corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q6427 | Contabilidade Geral, Técnico de Contabilidade, PROCON RJ, CEPERJ

Uma despesa não incorrida e paga no exercício, relativa à prestação de serviços à empresa por parte de terceiros e cujos benefícios se estenderão pelos próximos doze meses, deverá ser classificada no seguinte grupo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q373492 | Português, Termos Essenciais da Oração, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Celso Cunha, o sujeito é “o ser sobre o qual se faz uma declaração”. Tal definição não se aplica à seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q110776 | Contabilidade Geral, Custos e Tomada de Decisãopreço, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinada indústria apresentou as seguintes informações relativas a um certo período de produção:

Preço de venda...................... 247,50 por unidade
Despesas administrativas.................. 1.300,00
Custos fixos diretos....................... 110.000,00
Custo variável unitário.......................... 137,50

Caso a empresa decida produzir e vender 1.200 unidades, ela apurará:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q110931 | Raciocínio Lógico, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Um filme foi exibido em um cinema em 8 diferentes sessões, ao longo de todo o dia. O número de presentes em cada sessão é mostrado na tabela abaixo:

2014_08_25_53fb3d7f9c2b1.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

O número médio de pessoas por sessão corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q335397 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Nutricionista, Degase, CEPERJ

Considere um dado não viciado, com 6 faces numeradas de 1 a 6. A probabilidade de sair um número maior do que 4 ao se lançar esse dado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q221118 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Jussara Hoffman aponta que a avaliação se configura em mito ou desafio. Em conformidade com a visão da autora é correto afirmar que se constitui mito quando o professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.