Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q10986 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma sala de aula com carteiras fixas dificulta o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação; armários trancados não ajudam a desenvolver a autonomia do aluno, como também não favorecem o aprendizado da preservação do bem coletivo. A alternativa que indica um procedimento que favorece a organização do espaço para o processo de aprendizagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q172918 | Gestão de Pessoas, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O indicador Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS) tem como objetivo mensurar o desempenho da escola no cumprimento de sua:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q9213 | Legislação Municipal, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

CONSIDEREA LEI MUNICIPAL Nº 10/1990 – REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES MUNICIPAISE RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 14 A 16.

Segundo o artigo 53, o servidor público será aposentado, dentre outros casos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

544Q118279 | Direito Administrativo, Estatuto dos funcionários públicos civis do estado, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, havendo a invalidação de ato demissional de servidor público, ocorrerá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q232497 | Psicologia, Código de Ética do Psicólogo, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

No atendimento à criança e ao adolescente, de acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q387398 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O hormônio produzido na adenoipófise, que não age em uma glândula endócrina e que tem a função de estimular a produção de leite nas glândulas mamárias durante a gravidez e a amamentação, é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q385929 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Nos mamíferos, os rins são responsáveis por vários metabólicos, além de controlarem o volume de líquido circulante aumentando ou diminuindo a quantidade de água na urina. O hormônio responsável pelo controle de água na urina é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q15528 | Direito Previdenciário, Engenheiro Civil, Rioprevidência, CEPERJ

A participação dos empregados, empregadores e aposentados nos órgãos vinculados à Seguridade Social é exemplo de aplicação do seguinte princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q9207 | Geografia, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

Um dos rios que compõem a Bacia do Paraíba do Sul, de grande importância para o município, banha o distrito de Cantagalo. Trata-se do rio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

550Q14612 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Matos e Bravo (2008), ao realizarem uma análise sobre o projeto ético-político do Serviço Social e sua relação com a Reforma Sanitária, ensinam que, na década de 1990, havendo dois projetos em disputa na área da saúde – o projeto privatista e o projeto da reforma sanitária estes apresentaram diferentes requisições para o Serviço Social. A opção que referencia as características dos diferentes projetos e as requisições postas ao Serviço Social, segundo a análise dos autores, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q234023 | Psicologia, Lei 8069 90, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

Para o Ministério Público, Promotoria da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar da localidade, quanto à notificação de maus-tratos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q117389 | Direito do Consumidor, Política Nacional das Relações de Consumo, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

Dentre os instrumentos de execução da Política Nacional das Relações de Consumo não se encontra o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q23443 | Português, Assistente Administrativo, CEDERJ, CEPERJ

Texto associado.
MEIO SÉCULO DEPOIS...

Cristovam Buarque, O Globo, 07/09/2013

    A quase totalidade dos discursos de políticos é irrelevante. São logo esquecidos. Mas, nesta semana, comemora-se em todo o mundo os 50 anos do discurso do dr. Martin Luther King em que ele disse que tinha sonhos: de que seus quatro filhos não sofreriam preconceitos por causa da cor da pele; e de que os filhos dos ex-escravos e os filhos dos ex-donos de escravos seriam capazes de sentar juntos na mesma mesa, como irmãos.
   Meio século depois, nós também temos sonhos.
   Sonhamos que um dia nenhum dos filhos do Brasil será privado de uma educação de qualidade que lhes permita entender a lógica do mundo, deslumbrar-se com suas belezas, indignar-se com suas injustiças, falar e escrever seus idiomas, ter uma profissão que lhes permita usufruir e melhorar o mundo onde vivem.
    Para isso, sonhamos fazer com que a mais pobre criança tenha, desde sua primeira infância, uma escola com a qualidade das melhores do mundo, que um dia os filhos dos trabalhadores estudarão nas escolas dos filhos de seus patrões, os filhos das favelas nas escolas dos filhos dos condomínios e, em consequência, o Brasil terá pontes em lugar de muros entre suas classes e seus espaços urbanos.
      Sonhamos que não está distante o dia em que todos os brasileiros acreditarão que isso é preciso e é possível. Deixarão de considerar o sonho como um delírio de utopista ou demagogia de político. Olharão ao redor e verão que muitos outros países já fizeram esta revolução, que chegará tardia ao Brasil, como nos chegou tardiamente a libertação dos escravos. Lembrarão que até 1863, na terra do dr. King, e, por décadas mais no Brasil, a ideia de que os negros um dia seriam livres do cativeiro era vista como estupidez. E hoje o presidente da República deles é negro.
     Sonhamos também que, acreditando nos seus sonhos, o Brasil se levantará para realizá-los. Porque o sonho não se realiza quando ele é solitário, nem tampouco quando os sonhadores continuam deitados em berço esplêndido. Só quando é de todos e todos se levantam é que ele começa a ser realidade.
Segundo o terceiro parágrafo do texto, a educação é causa de uma série de outras condições; a relação entre o segmento do texto e a condição apontada não é adequada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q8344 | Direito Processual Penal, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP RJ, CEPERJ

Após o cumprimento da pena, nos termos da Lei de Execução Penal, o condenado será posto em liberdade, mediante o seguinte ato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q200868 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Após 12 dias de trabalho, José havia completado 3/4 de um serviço para o qual havia sido contratado e, então, André chegou para ajudá-lo. Juntos, completaram o serviço em mais 2 dias. Assim, se André tivesse trabalhado sozinho durante todo o tempo teria completado a obra em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q234856 | Psicologia, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

Os processos pelos quais o eu da pessoa é mortificado são relativamente padronizados nas instituições totais.
GOFFMAN, 2007 (p.24)

Identifique abaixo as afirmativas que são exemplos de mortificação da identidade do indivíduo:

I- Permissão para visitas a qualquer tempo.

II- Perda de direitos civis.

III- Uso de violência e ações de humilhação para a obtenção de obediência.

IV- Alteração na aparência pessoal e não permissão para posse de bens pessoais.

V- Direito à expressão e opinião próprias.

A alternativa que contém a indicação das a? rmativas corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q227989 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Gallahue e Ozmun (2003) alertam que o período circumpúbere dura aproximadamente quatro anos e meio e que, em média, inicia e estabiliza-se, respectivamente, para meninos e meninas entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q23194 | Informática, Redes de Computadores, Programador de computador, CEDERJ, CEPERJ

Para que as máquinas que integram as redes de computadores possam acessar a internet, é necessário que estejam configuradas com um endereço IP. Nesse contexto, um endereço IP válido de classe C é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q232886 | Matemática, Probabilidade, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

. Considere um dado não viciado, com 6 faces numeradas de 1 a 6. A probabilidade de sair um número maior do que 4 ao se lançar esse dado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q224008 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Kunz (2001), defi nida a situação de ensino e conhecidas as condições de possibilidades para uma educação crítico-emancipatória, é importante refl etir sobre a atuação didática do professor. Tais estratégias deverão ser orientadas pela transcendência de limites, em que os estudantes deverão ser confrontados com a realidade do ensino e dos conteúdos, a partir de graus de difi culdades. Segundo o autor, a forma de ensinar nessa perspectiva corresponde a três graus de difi culdades correspondentes, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.