Início Questões de Concursos CEPERJ Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. CEPERJ Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q159368 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJImplementação de políticas públicas é definido como: ✂️ a) inatividade que ocorre após a definição de políticas públicas e que as faz fracassar ✂️ b) atividades relacionadas com a implantação de um projeto político pelo gestor público ✂️ c) fase que se coloca entre a elaboração da política pública e sua implantação ✂️ d) eventos e atividades que ocorrem depois da emissão de autorizações e de diretrizes de políticas públicas ✂️ e) o mesmo que elaboração, execução e controle de políticas públicas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q6438 | Direito do Consumidor, Técnico de Contabilidade, PROCON RJ, CEPERJVárias relações jurídicas não são consideradas relações de consumo. Das citadas abaixo, é considerada de relação de consumo: ✂️ a) locação ✂️ b) condominio ✂️ c) franquia ✂️ d) arrendamento rural ✂️ e) conta-corrente bancária Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q221673 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJO professor de Educação Física que, ao oferecer aos alunos a possibilidade de coletivamente planejarem, organizarem e implementarem um campeonato de futsal na escola, dando-lhes a responsabilidade da elaboração do regulamento, das regras, das formas de premiação e da escolha dos times, estaria, segundo as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estimulando nos alunos a: ✂️ a) prepotência ✂️ b) individualidade ✂️ c) autonomia ✂️ d) nacionalidade ✂️ e) vaidade Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q14616 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJIamamoto (2008), ao analisar o Serviço Social em tempos de capital e fetiche, informa que a questão social passa a ser objeto de um “processo de criminalização”, atingindo as classes pobres. Em meio a esse contexto, pode-se verificar a retomada de uma noção que fundamentou o olhar sobre os pobres no Brasil. A noção que historicamente caracterizou as classes pobres na realidade brasileira é a noção de: ✂️ a) vagabundos, para os quais a proteção social acaba por ser prejudicial ✂️ b) classes subalternas ✂️ c) classes perigosas ✂️ d) violentos que necessitam ser contidos ✂️ e) carentes e em vulnerabilidade social Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q10970 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJA sociedade civil é um conceito muito importante para um país que pensa em se construir com a participação do cidadão e anuncia uma administração pública efetivamente transparente e a serviço do seu povo. Isto tem sido difícil e sempre adiado, com os governos cada vez mais centralizados e autoritários. O próprio conceito de sociedade civil é pouco conhecido, significando, no entender de Habermas: ✂️ a) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública” ✂️ b) um complexo institucional composto de “conexões governamentais e econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública” ✂️ c) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública” ✂️ d) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera privada” ✂️ e) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações involuntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera privada e cursos” Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q15529 | Direito Previdenciário, Engenheiro Civil, Rioprevidência, CEPERJAo estabelecer um melhor quinhão de benefícios a classes de renda menos elevada, fornecendo benefícios previdenciários de maior amplitude e valor, a administração previdenciária obedece ao seguinte princípio: ✂️ a) seletividade ✂️ b) discriminação ✂️ c) legalidade ✂️ d) equalização ✂️ e) regionalização Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q4570 | Redação Oficial, Assistente Executivo, ITERJ, CEPERJO pronome de tratamento “Vossa Excelência”, é utilizado nas comunicações dirigidas as seguintes autoridades, dentre outras: ✂️ a) Vereadores e Bispos da Igreja Católica ✂️ b) Ministros de Estados e Reitores de Universidades Federais brasileiras ✂️ c) Secretários de Estado dos Governos Estaduais e Presidente das Câmaras Municipais ✂️ d) Embaixadores nações amigas de Coronéis da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ✂️ e) Presidente da República e Ofi ciais Superiores das Forças Armadas Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q11015 | Matemática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJUm determinado desinfetante possui a seguinte instrução de uso: “Misturar em um recipiente 8 ml do produto para cada litro de água”. Joana colocou em um recipiente 1 litro de água e depois colocou, por engano, 14 ml do desinfetante. Ao perceber o erro, ela adicionou mais 500 ml de água. Joana errou novamente na proporção entre a água e o desinfetante. Para corrigir o erro, é necessário adicionar a esta última mistura uma quantidade de água, em mililitros, igual a: ✂️ a) 150 ✂️ b) 200 ✂️ c) 250 ✂️ d) 300 ✂️ e) 350 Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q119287 | Economia, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJConsidere a seguinte função demanda de um bem X: Qx = 50 0,5Px + 0,5PY - 2,0R; sendo Qx a quantidade demandada do bem X; Px= preço do bem X; Py, preço de um bem correlato ao bem X; e R, a renda do consumidor. A sentença verdadeira é: ✂️ a) O bem X é um exemplo de bem de Giffen. ✂️ b) O bem X é um exemplo de bem de Veblen. ✂️ c) O bem X é um exemplo de bem inferior. ✂️ d) O bem X é um exemplo de bem normal. ✂️ e) O bem Y é um bem complementar a X. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q373386 | Português, Artigos, Professor, SEDUC RJ, CEPERJO artigo definido é variável em gênero e número e representa qualquer unidade conceitual como parte do conhecimento prévio do interlocutor. A frase em que esse conhecimento é restrito a uma situação particular e não a um conhecimento partilhado pela comunidade é: ✂️ a) O sol é uma estrela de quinta grandeza. ✂️ b) Em torno do sol giram os planetas. ✂️ c) O leopardo é um felino. ✂️ d) Começará amanhã o campeonato da escola. ✂️ e) Todos defendem o meio ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q117044 | Direito do Consumidor, Princípios Gerais do Direito do Consumidor, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJVários princípios informam as relações de consumo que são regulamentadas por lei especial no Brasil. Dentre esses princípios, podem ser identificados, os seguintes, exceto: ✂️ a) boa-fé ✂️ b) transparência ✂️ c) prevenção ✂️ d) veracidade ✂️ e) ambivalência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q10963 | Administração Geral, Administração Geral, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJPara adotar uma estratégia de diferenciação, o fundamental é que o atributo escolhido seja diferente: ✂️ a) da oferta da concorrência e significativo para justificar o lucro maior do que o custo ✂️ b) na logística de distribuição e livre do poder de barganha dos fornecedores ✂️ c) no mercado em que atua e de baixo valor agregado na visão dos compradores ✂️ d) na capacidade de produção e com larga escala em relação à força dos substitutos ✂️ e) no tamanho do segmento e capacidade de suportar os custos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q222788 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJA interfase é a fase do ciclo celular em que uma célula absorve nutrientes, produz proteínas e outras substâncias, aumenta de tamanho e duplica seu DNA para o processo da divisão celular. É correto afi rmar a respeito da interfase que: ✂️ a) na fase G1, ocorre a duplicação do DNA ✂️ b) na fase S, é quando o metabolismo está mais ativo ✂️ c) na fase G2, ocorre o repouso celular ✂️ d) na fase S, as moléculas de DNA são duplicadas ✂️ e) nas fases G1 e G2, não ocorre metabolismo celular Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q27228 | Sistema Único de Saúde SUS, Nutricionista, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJSão vários os problemas relacionados aos Recursos Humanos no SUS: formação, contrato de trabalho, condições de trabalho, salário, compromisso social e humanização do atendimento. Em relação à política de recursos humanos na área da saúde podemos afirmar que: ✂️ a) é formalizada e executada apenas pela direção nacional do SUS; ✂️ b) organiza um sistema de formação de recursos humanos em nível universitário; ✂️ c) tem como objetivo valorizar a dedicação exclusiva aos serviços do SUS; ✂️ d) possui normas específicas que independem do sistema educacional; ✂️ e) tem nos serviços privados de saúde campos de prática para pesquisa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q119033 | Direito do Consumidor, Responsabilidade Pelo Fato do Produto ou Serviço, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJEm caso de impossibilidade de identificação do produtor por ausência de dados no rótulo do produto, a responsabilidade por eventuais defeitos recairá, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, sobre o: ✂️ a) produtor originário ✂️ b) transportador da mercadoria ✂️ c) comerciante do produto ✂️ d) Estado negligente ✂️ e) consumidor Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q10984 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJNo processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui: ✂️ a) a acomodação do conhecimento justaposto a conhecimentos anteriores ✂️ b) a distância entre o nível de desenvolvimento atual do aluno e o nível de desenvolvimento potencial ✂️ c) a diferença entre o saber acumulado pela sociedade e o conhecimento contextualizado ✂️ d) a diferença entre o imaginário da criança e o saber real ✂️ e) a diferença entre a representação e o real Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q11009 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJLuckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica. - Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. - Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. - A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. - O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. - Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente. Essas características permitem identificar que o autor se refere à: ✂️ a) tendência progressista libertadora ✂️ b) tendência liberal tradicional ✂️ c) tendência progressista libertária ✂️ d) tendência liberal renovada progressivista ✂️ e) tendência liberal tecnicista Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q159512 | Matemática, Expressões Aritméticas com Números Reais, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJA soma dos algarismos do número 1010 - 3 é: ✂️ a) 88 ✂️ b) 89 ✂️ c) 91 ✂️ d) 95 ✂️ e) 97 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q227878 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJOs autores Fayol, Follett e Barnard foram os principais personagens a enfatizar os aspectos: ✂️ a) administração científica e burocracia ✂️ b) definição de autoridade e estrutura das organizações ✂️ c) definição de administração e o papel dos gerentes ✂️ d) qualidade total e produção enxuta ✂️ e) organização racional do trabalho e engenharia da eficiência Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q23202 | Informática, Programação, Programador de Computador, CEDERJ, CEPERJNo que diz respeito aos operadores relacionais na linguagem JavaScript, para x = 10 e y = 15, as operações (x == 10) && (y < 10), (x == 10) || (y == 10) e !(x == y) resultarão, respectivamente, nos seguintes valores lógicos: ✂️ a) true, true e false ✂️ b) true, false e true ✂️ c) false, true e false ✂️ d) false, false e true ✂️ e) false, true e true Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q159368 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJImplementação de políticas públicas é definido como: ✂️ a) inatividade que ocorre após a definição de políticas públicas e que as faz fracassar ✂️ b) atividades relacionadas com a implantação de um projeto político pelo gestor público ✂️ c) fase que se coloca entre a elaboração da política pública e sua implantação ✂️ d) eventos e atividades que ocorrem depois da emissão de autorizações e de diretrizes de políticas públicas ✂️ e) o mesmo que elaboração, execução e controle de políticas públicas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q6438 | Direito do Consumidor, Técnico de Contabilidade, PROCON RJ, CEPERJVárias relações jurídicas não são consideradas relações de consumo. Das citadas abaixo, é considerada de relação de consumo: ✂️ a) locação ✂️ b) condominio ✂️ c) franquia ✂️ d) arrendamento rural ✂️ e) conta-corrente bancária Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q221673 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJO professor de Educação Física que, ao oferecer aos alunos a possibilidade de coletivamente planejarem, organizarem e implementarem um campeonato de futsal na escola, dando-lhes a responsabilidade da elaboração do regulamento, das regras, das formas de premiação e da escolha dos times, estaria, segundo as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estimulando nos alunos a: ✂️ a) prepotência ✂️ b) individualidade ✂️ c) autonomia ✂️ d) nacionalidade ✂️ e) vaidade Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q14616 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJIamamoto (2008), ao analisar o Serviço Social em tempos de capital e fetiche, informa que a questão social passa a ser objeto de um “processo de criminalização”, atingindo as classes pobres. Em meio a esse contexto, pode-se verificar a retomada de uma noção que fundamentou o olhar sobre os pobres no Brasil. A noção que historicamente caracterizou as classes pobres na realidade brasileira é a noção de: ✂️ a) vagabundos, para os quais a proteção social acaba por ser prejudicial ✂️ b) classes subalternas ✂️ c) classes perigosas ✂️ d) violentos que necessitam ser contidos ✂️ e) carentes e em vulnerabilidade social Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q10970 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJA sociedade civil é um conceito muito importante para um país que pensa em se construir com a participação do cidadão e anuncia uma administração pública efetivamente transparente e a serviço do seu povo. Isto tem sido difícil e sempre adiado, com os governos cada vez mais centralizados e autoritários. O próprio conceito de sociedade civil é pouco conhecido, significando, no entender de Habermas: ✂️ a) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública” ✂️ b) um complexo institucional composto de “conexões governamentais e econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública” ✂️ c) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública” ✂️ d) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera privada” ✂️ e) um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações involuntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera privada e cursos” Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q15529 | Direito Previdenciário, Engenheiro Civil, Rioprevidência, CEPERJAo estabelecer um melhor quinhão de benefícios a classes de renda menos elevada, fornecendo benefícios previdenciários de maior amplitude e valor, a administração previdenciária obedece ao seguinte princípio: ✂️ a) seletividade ✂️ b) discriminação ✂️ c) legalidade ✂️ d) equalização ✂️ e) regionalização Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q4570 | Redação Oficial, Assistente Executivo, ITERJ, CEPERJO pronome de tratamento “Vossa Excelência”, é utilizado nas comunicações dirigidas as seguintes autoridades, dentre outras: ✂️ a) Vereadores e Bispos da Igreja Católica ✂️ b) Ministros de Estados e Reitores de Universidades Federais brasileiras ✂️ c) Secretários de Estado dos Governos Estaduais e Presidente das Câmaras Municipais ✂️ d) Embaixadores nações amigas de Coronéis da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ✂️ e) Presidente da República e Ofi ciais Superiores das Forças Armadas Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q11015 | Matemática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJUm determinado desinfetante possui a seguinte instrução de uso: “Misturar em um recipiente 8 ml do produto para cada litro de água”. Joana colocou em um recipiente 1 litro de água e depois colocou, por engano, 14 ml do desinfetante. Ao perceber o erro, ela adicionou mais 500 ml de água. Joana errou novamente na proporção entre a água e o desinfetante. Para corrigir o erro, é necessário adicionar a esta última mistura uma quantidade de água, em mililitros, igual a: ✂️ a) 150 ✂️ b) 200 ✂️ c) 250 ✂️ d) 300 ✂️ e) 350 Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q119287 | Economia, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJConsidere a seguinte função demanda de um bem X: Qx = 50 0,5Px + 0,5PY - 2,0R; sendo Qx a quantidade demandada do bem X; Px= preço do bem X; Py, preço de um bem correlato ao bem X; e R, a renda do consumidor. A sentença verdadeira é: ✂️ a) O bem X é um exemplo de bem de Giffen. ✂️ b) O bem X é um exemplo de bem de Veblen. ✂️ c) O bem X é um exemplo de bem inferior. ✂️ d) O bem X é um exemplo de bem normal. ✂️ e) O bem Y é um bem complementar a X. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q373386 | Português, Artigos, Professor, SEDUC RJ, CEPERJO artigo definido é variável em gênero e número e representa qualquer unidade conceitual como parte do conhecimento prévio do interlocutor. A frase em que esse conhecimento é restrito a uma situação particular e não a um conhecimento partilhado pela comunidade é: ✂️ a) O sol é uma estrela de quinta grandeza. ✂️ b) Em torno do sol giram os planetas. ✂️ c) O leopardo é um felino. ✂️ d) Começará amanhã o campeonato da escola. ✂️ e) Todos defendem o meio ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q117044 | Direito do Consumidor, Princípios Gerais do Direito do Consumidor, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJVários princípios informam as relações de consumo que são regulamentadas por lei especial no Brasil. Dentre esses princípios, podem ser identificados, os seguintes, exceto: ✂️ a) boa-fé ✂️ b) transparência ✂️ c) prevenção ✂️ d) veracidade ✂️ e) ambivalência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q10963 | Administração Geral, Administração Geral, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJPara adotar uma estratégia de diferenciação, o fundamental é que o atributo escolhido seja diferente: ✂️ a) da oferta da concorrência e significativo para justificar o lucro maior do que o custo ✂️ b) na logística de distribuição e livre do poder de barganha dos fornecedores ✂️ c) no mercado em que atua e de baixo valor agregado na visão dos compradores ✂️ d) na capacidade de produção e com larga escala em relação à força dos substitutos ✂️ e) no tamanho do segmento e capacidade de suportar os custos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q222788 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJA interfase é a fase do ciclo celular em que uma célula absorve nutrientes, produz proteínas e outras substâncias, aumenta de tamanho e duplica seu DNA para o processo da divisão celular. É correto afi rmar a respeito da interfase que: ✂️ a) na fase G1, ocorre a duplicação do DNA ✂️ b) na fase S, é quando o metabolismo está mais ativo ✂️ c) na fase G2, ocorre o repouso celular ✂️ d) na fase S, as moléculas de DNA são duplicadas ✂️ e) nas fases G1 e G2, não ocorre metabolismo celular Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q27228 | Sistema Único de Saúde SUS, Nutricionista, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJSão vários os problemas relacionados aos Recursos Humanos no SUS: formação, contrato de trabalho, condições de trabalho, salário, compromisso social e humanização do atendimento. Em relação à política de recursos humanos na área da saúde podemos afirmar que: ✂️ a) é formalizada e executada apenas pela direção nacional do SUS; ✂️ b) organiza um sistema de formação de recursos humanos em nível universitário; ✂️ c) tem como objetivo valorizar a dedicação exclusiva aos serviços do SUS; ✂️ d) possui normas específicas que independem do sistema educacional; ✂️ e) tem nos serviços privados de saúde campos de prática para pesquisa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q119033 | Direito do Consumidor, Responsabilidade Pelo Fato do Produto ou Serviço, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJEm caso de impossibilidade de identificação do produtor por ausência de dados no rótulo do produto, a responsabilidade por eventuais defeitos recairá, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, sobre o: ✂️ a) produtor originário ✂️ b) transportador da mercadoria ✂️ c) comerciante do produto ✂️ d) Estado negligente ✂️ e) consumidor Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q10984 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJNo processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui: ✂️ a) a acomodação do conhecimento justaposto a conhecimentos anteriores ✂️ b) a distância entre o nível de desenvolvimento atual do aluno e o nível de desenvolvimento potencial ✂️ c) a diferença entre o saber acumulado pela sociedade e o conhecimento contextualizado ✂️ d) a diferença entre o imaginário da criança e o saber real ✂️ e) a diferença entre a representação e o real Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q11009 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJLuckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica. - Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. - Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. - A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. - O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. - Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente. Essas características permitem identificar que o autor se refere à: ✂️ a) tendência progressista libertadora ✂️ b) tendência liberal tradicional ✂️ c) tendência progressista libertária ✂️ d) tendência liberal renovada progressivista ✂️ e) tendência liberal tecnicista Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q159512 | Matemática, Expressões Aritméticas com Números Reais, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJA soma dos algarismos do número 1010 - 3 é: ✂️ a) 88 ✂️ b) 89 ✂️ c) 91 ✂️ d) 95 ✂️ e) 97 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q227878 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJOs autores Fayol, Follett e Barnard foram os principais personagens a enfatizar os aspectos: ✂️ a) administração científica e burocracia ✂️ b) definição de autoridade e estrutura das organizações ✂️ c) definição de administração e o papel dos gerentes ✂️ d) qualidade total e produção enxuta ✂️ e) organização racional do trabalho e engenharia da eficiência Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q23202 | Informática, Programação, Programador de Computador, CEDERJ, CEPERJNo que diz respeito aos operadores relacionais na linguagem JavaScript, para x = 10 e y = 15, as operações (x == 10) && (y < 10), (x == 10) || (y == 10) e !(x == y) resultarão, respectivamente, nos seguintes valores lógicos: ✂️ a) true, true e false ✂️ b) true, false e true ✂️ c) false, true e false ✂️ d) false, false e true ✂️ e) false, true e true Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro