Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q6445 | Direito do Consumidor, Técnico de Contabilidade, PROCON RJ, CEPERJ

O Código de Defesa do Consumidor relaciona diversas situações em que é possível a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade quando houver prejuízo ao consumidor. Dentre as hipóteses abaixo, a que não permite a quebra da personalidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q221652 | Gestão de Pessoas, Qualidade de vida no trabalho, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

Na relação dos componentes da qualidade de vida no trabalho, não se pode incluir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q10991 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tem por finalidade avaliar a qualidade do ensino a partir dos dados do rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educação básica, combinados com os dados relativos aos desempenhos dos estudantes apurados pela avaliação nacional do rendimento escolar. O IDEB é calculado pela seguinte instituição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q327338 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O professor bem formado entende os estados emocionais de seus alunos. Um deles é a empatia, fenômeno psicológico que responde pela capacidade que se tem de perceber o estado ou a condição emocional de uma pessoa e compartilhar esse estado emocional. Para Hoffman (2003), o estágio do desenvolvimento da empatia na criança em idade escolar se caracteriza pela capacidade de perceber os sentimentos pela pessoa, compartilhando-os parcialmente e respondendo de maneira aberta. A esse estado, Hoffman denomina de empatia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q116146 | Português, Morfologia, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg

todos que são impactados pelas mídias de massa

O fragmento transcrito acima apresenta uma construção na voz passiva do verbo.

Outro exemplo de voz passiva encontra-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q223502 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

A abordagem construtivista-interacionista é representada, primordialmente, pela obra de João Batista Freire. Daólio (2004), ao analisá-la, reconhece que Freire faz críticas contundentes à forma como a escola trabalha com o corpo e o movimento das crianças, tradicionalmente desconsiderando a cultura infantil, rica em movimentos, jogos, brinquedos e fantasia, optando por deixar a criança imóvel. Para Daólio, a dimensão de ser humano considerada por Freire é primordialmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q189490 | Direito Constitucional, Finanças públicas e orçamento, Advogado, CEDAE RJ, CEPERJ

O Deputado Federal Y pretende, no curso do seu mandato, aprovar projeto de construção de usinas de cana de açúcar no seu reduto eleitoral, mas tem seu pleito indeferido pelo Presidente da Câmara dos Deputados. Nesse caso, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q204627 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Compete ao gestor desenvolver esforços com o objetivo de manter os movimentos que compõem o processo de qualidade total, de forma que seja possível a sua rápida internalização. Essa afi rmativa faz parte da etapa conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q175222 | Medicina Legal, Traumatologia, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

No caso de encontro de cadáver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presença de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crânio, motivada por tiro encostado na região temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que não deixa dúvida quanto à possibilidade de suicídio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q23445 | Português, Assistente Administrativo, CEDERJ, CEPERJ

Texto associado.
MEIO SÉCULO DEPOIS...

Cristovam Buarque, O Globo, 07/09/2013

    A quase totalidade dos discursos de políticos é irrelevante. São logo esquecidos. Mas, nesta semana, comemora-se em todo o mundo os 50 anos do discurso do dr. Martin Luther King em que ele disse que tinha sonhos: de que seus quatro filhos não sofreriam preconceitos por causa da cor da pele; e de que os filhos dos ex-escravos e os filhos dos ex-donos de escravos seriam capazes de sentar juntos na mesma mesa, como irmãos.
   Meio século depois, nós também temos sonhos.
   Sonhamos que um dia nenhum dos filhos do Brasil será privado de uma educação de qualidade que lhes permita entender a lógica do mundo, deslumbrar-se com suas belezas, indignar-se com suas injustiças, falar e escrever seus idiomas, ter uma profissão que lhes permita usufruir e melhorar o mundo onde vivem.
    Para isso, sonhamos fazer com que a mais pobre criança tenha, desde sua primeira infância, uma escola com a qualidade das melhores do mundo, que um dia os filhos dos trabalhadores estudarão nas escolas dos filhos de seus patrões, os filhos das favelas nas escolas dos filhos dos condomínios e, em consequência, o Brasil terá pontes em lugar de muros entre suas classes e seus espaços urbanos.
      Sonhamos que não está distante o dia em que todos os brasileiros acreditarão que isso é preciso e é possível. Deixarão de considerar o sonho como um delírio de utopista ou demagogia de político. Olharão ao redor e verão que muitos outros países já fizeram esta revolução, que chegará tardia ao Brasil, como nos chegou tardiamente a libertação dos escravos. Lembrarão que até 1863, na terra do dr. King, e, por décadas mais no Brasil, a ideia de que os negros um dia seriam livres do cativeiro era vista como estupidez. E hoje o presidente da República deles é negro.
     Sonhamos também que, acreditando nos seus sonhos, o Brasil se levantará para realizá-los. Porque o sonho não se realiza quando ele é solitário, nem tampouco quando os sonhadores continuam deitados em berço esplêndido. Só quando é de todos e todos se levantam é que ele começa a ser realidade.
“...o Brasil terá pontes em lugar de muros entre suas classes e seus espaços urbanos”. Nessa frase, a imagem da ponte em lugar de muros representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q15535 | Economia, Engenheiro Civil, Rioprevidência, CEPERJ

De acordo com a teoria econômica, o conceito de renda nacional é equivalente ao conceito de produto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q618687 | Informática, Postgree Sql, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Em um banco de dados PostgreSQL, deseja-se listar todas as tuplas de tabela pedidos, ordenadas por cliente e subordenadas por quantidade, em ordem crescente. Para essa situação, o comando SQL é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q813347 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Administrador, UEZO RJ, CEPERJ

A Lei Nº 9394/96, em seu Título III, que trata do direito à educação e do dever de educar, estabelece no Art. 4º que o atendimento educacional especializado deve ser gratuito aos educandos com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q234847 | Psicologia, Família, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

Alguns marcos teóricos foram significativos na construção de uma conceituação de família:

1- Famílias foram conceituadas como unidades de reprodução social.

2- Famílias foram definidas também como unidades de relações sociais.

3- Família é um grupo social composto por indivíduos diferenciados por sexo e idade.

4- Existe uma completa harmonia e unidade interna nas famílias.

5- A dinâmica familiar é observada como espaço possível de mudanças.

A alternativa que identifica corretamente esses marcos teóricos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q119195 | Direito do Consumidor, Responsabilidade Pelo Vício do Produto ou Serviço, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

A empresa WW realiza importação de vacinas da China que deveriam viajar em ambientes refrigerados para preservar a qualidade do produto. Caso tais vacinas venham a ser comercializadas e tenham sido transportadas em desacordo com a temperatura indicada, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, estaria caracterizado um exemplo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q109536 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:
2014_08_25_53fb3d59a97c0.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Um imóvel no valor de R$200.000,00 será fi nanciado em 2 anos pela Tabela Price, a 84% a.a.. Os valores da prestação, da amortização e dos juros contidos na 10a prestação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q168277 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Internação, Auxiliar Administrativo, DEGASE, CEPERJ

Em relação à aplicação a um adolescente da medida de internação, por força de uma determinada infração cometida, o ECA estabelece diretrizes em relação ao princípio da brevidade da medida. Sendo assim, a internação não tem prazo determinado, deve ser reavaliada no máximo a cada seis meses e em nenhuma hipótese o seu período máximo poderá exceder:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q173936 | Direito Penal, Princípios, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Ensina JORGE DE FIGUEIREDO DIAS que o princípio do Estado de Direito conduz a que a proteção dos direitos, liberdade e garantias seja levada a cabo não apenas através do direito penal, mas também perante o direito penal (DIAS, Jorge de Figueiredo. Direito penal: parte geral. tomo I. Coimbra: Coimbra Editora, 2004, p. 165). Assim, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta

I- O conteúdo essencial do princípio da legalidade se traduz em que não pode haver crime, nem pena que não resultem de uma lei prévia, escrita, estrita e certa.

II- O princípio da legalidade estrita não cobre, segundo a sua função e o seu sentido, toda a matéria penal, mas apenas a que se traduz em fixar, fundamentar ou agravar a responsabilidade do agente.

III- Face ao fundamento, à função e ao sentido do princípio da legalidade, a proibição de analogia vale relativamente a todos os tipos penais, inclusive os permissivos.

IV- A proibição de retroatividade da lei penal funciona apenas a favor do réu, não contra ele.

V- O princípio da aplicação da lei mais favorável vale mesmo relativamente ao que na doutrina se chama de leis intermediárias; leis, isto é, que entraram em vigor posteriormente à prática do fato, mas já não vigoravam ao tempo da apreciação deste.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.