Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q174156 | Direito Civil, Do Direito de Família, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Acerca do poder familiar no Código Civil, é incorreta a seguinte afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q178940 | Gestão de Pessoas, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Considerando três tipos populares de orçamento, relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita. 1Receita ( ) Prevê quanto dinheiro uma organização terá disponível e quanto precisará para fazer face às depesas.
2Despesa ( ) Prevê vendas futuras. É determinada pela multiplicação do volume estimado de vendas pelo preço das vendas.
3Caixa ( ) Lista as atividades básicas empreendidas por uma unidade e destina um valor monetário para cada uma.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q6424 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico de Contabilidade, PROCON RJ, CEPERJ

Durante o exercício financeiro, uma unidade orçamentária realizou uma determinada despesa, que foi classificada, quanto à natureza, com a codificação 3.3.90.39. O terceiro e o quarto dígitos representam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q107593 | Contabilidade Geral, Lançamentos contábeis típicos, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

A baixa da obrigação constituída em exercícios anteriores por tratar-se de restabelecimento de saldo de disponibilidade comprometida, originária de receitas arrecadadas em exercícios anteriores e não de uma nova receita a ser registrada, corresponde ao conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q180906 | Pedagogia, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem importantes fontes de subsídios as tomadas de decisões na defi nição do currículo por parte das equipes pedagógicas e professores, principalmente aqueles que se encontram mais afastados dos grandes centros de produção de conhecimento pedagógico. Os PCNs como proposta se configuram por uma natureza:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q812823 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Nutricionista, Degase, CEPERJ

O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente e não abrange a preservação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q158585 | Matemática, Frações e porcentagem, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

O consumo de energia elétrica na casa de Regina, em novembro de 2009, aumentou em 30% em relação ao de outubro, por causa do calor. Entretanto, em dezembro, Regina reparou que o consumo de energia elétrica diminuiu 10% em relação ao do mês anterior. Então, o consumo de dezembro em relação ao de outubro é maior em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q191102 | Direito Civil, Direito das Coisas, Advogado, CEDAE RJ, CEPERJ

O usufruto é disciplinado pelo Código Civil. Segundo o regime aplicado, leia as assertivas abaixo:

I- O usufrutuário é obrigado a dar ciência ao dono de qualquer lesão produzida contra a posse da coisa, ou os direitos deste.

II- Se a coisa estiver segurada, incumbe ao usufrutuário pagar, durante o usufruto, as contribuições do seguro.

III- Se o usufrutuário fizer o seguro, ao mesmo caberá o direito dele resultante contra o segurador.

IV- Se um edifício sujeito a usufruto for destruído sem culpa do proprietário, será este obrigado a reconstruí-lo.

V- Incumbem ao usufrutuário as despesas extraordinárias de conservação dos bens no mesmo estado em que os recebeu.

A alternativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q187606 | Direito do Consumidor, Crimes contra a relação de consumo, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

No âmbito dos crimes que podem surgir nas relações de consumo, existe um sistema de penalizações. Além da pena privativa de liberdade, pode ser aplicada ao infrator a pena de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q202770 | Raciocínio Lógico, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

Giulia, Miguel e Bruno são primos e moram com seus pais Renata, José e Fernando em Jacarepaguá, na Ilha do Governador e na Gávea, não necessariamente nas ordens indicadas. Além disso, sabe-se que:

1.Miguel não é fi lho de Fernando.
2.Giulia não mora na Gávea e é fi lha de Renata.
3.O primo que mora em Jacarepaguá é fi lho de José.

Desse modo, é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q190742 | Direito do Consumidor, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

Com o intuito de facilitar a compreensão do consumidor quanto aos contratos de adesão, o Código de Defesa do Consumidor estipula a utilização de caracteres com tamanho de fonte que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q373531 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A regra da repetição textual diz que para que um texto seja coerente, é necessário que ele traga em si mesmo elementos de recorrência. Entre as estratégias empregadas para isso, só não é adequada a indicação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q119215 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

O Estado W pretende alienar bem do seu patrimônio para obtenção de receita a ser aplicada em atividades de assistência social. Quanto à alienação dos bens públicos, devem concorrer autorização legislativa e:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q186048 | Direito Civil, Princípios Gerais de Direito Civil, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

No moderno Direito Civil, devem ser aplicados os novos princípios que podem ser extraídos do atual Código Civil editado em 2002. Assim, deve ser considerado o princípio da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q14585 | Português, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Texto associado.
OUTRO PARADIGMA: ESCUTAR A NATUREZA

Agora que se aproximam grandes chuvas, inundações, temporais, furacões e deslizamentos de encostas temos que reaprender a escutar a natureza. Toda nossa cultura ocidental, de vertente grega, está assentada sobre o ver. Não é sem razão que a categoria central - ideia - (eidos em grego) significa visão. A televisão é sua expressão maior. Temos desenvolvido até os últimos limites a nossa visão. Penetramos com os telescópios de grande potência até a profundidade do universo para ver as galáxias mais distantes. Descemos às derradeiras partículas elementares e ao mistério íntimo da vida. O olhar é tudo para nós. Mas devemos tomar consciência de que esse é o modo de ser do homem ocidental e não de todos.

Outras culturas, como as próximas a nós, as andinas (dos quéchuas e aimaras e outras) se estruturam ao redor do escutar.Logicamente eles também veem. Mas sua singularidade é escutar as mensagens daquilo que veem. O camponês do altiplano da Bolívia me diz: “eu escuto a natureza, eu sei o que a montanha me diz”. Falando com um xamã, ele me testemunha: “eu escuto a Pachamama e sei o que ela está me comunicando”. Assim, tudo fala: as estrelas, o sol, a lua, as montanhas soberbas, os lagos serenos, os vales profundos, as nuvens fugidias, as florestas, os pássaros e os animais. As pessoas aprendem a escutar atentamente estas vozes. Livros não são importantes para eles porque são mudos, ao passo que a natureza está cheia de vozes. E eles se especializaram de tal forma nesta escuta que sabem ao ver as nuvens, ao escutar os ventos, ao observar as lhamas ou os movimentos das formigas o que vai ocorrer na natureza. 

Quando Francisco Pizarro em 1532 em Cajamarca, mediante uma cilada traiçoeira, aprisionou o chefe inca Atahualpa, ordenou ao frade dominicano Vicente Valverde que com seu intérprete Felipillo lhe lesse o requerimento,um texto em latim pelo qual deviam se deixar batizar e se submeter aos soberanos espanhóis, pois o Papa assim o dispusera. Caso contrário poderiam ser escravizados por desobediência. O inca lhe perguntou donde vinha esta autoridade. Valverde entregou-lhe o livro da Bíblia. Atahaualpa pegou-o e colocou ao ouvido. Como não tivesse escutado nada jogou a Bíblia ao chão. Foi o sinal para que Pizarro massacrasse toda a guarda real e aprisionasse o soberano inca. Como se vê, a escuta era tudo para Atahualpa. O livro da Bíblia não falava nada.

Para a cultura andina tudo se estrutura dentro de uma teia de relações vivas, carregadas de sentido e de mensagens. Percebem o fio que tudo penetra, unifica e dá significação. Nós ocidentais vemos as árvores mas não percebemos a floresta. As coisas estão isoladas umas das outras. São mudas. A fala é só nossa. Captamos as coisas fora do conjunto das relações. Por isso nossa linguagem é formal e fria. Nela temos elaborado nossas filosofias, teologias, doutrinas, ciências e dogmas. Mas esse é o nosso jeito de sentir o mundo. E não é de todos os povos.

Os andinos nos ajudam a relativizar nosso pretenso “universalismo”. Podemos expressar as mensagens por outras formas relacionais e includentes e não por aquelas objetivísticas e mudas a que estamos acostumados. Eles nos desafiam a escutar as mensagens que nos vêm de todos os lados.

Nos dias atuais devemos escutar o que as nuvens negras, as florestas das encostas, os rios que rompem barreiras, as encostas abruptas, as rochas soltas nos advertem. As ciências na natureza nos ajudam nesta escuta. Mas não é o nosso hábito cultural captar as advertências daquilo que vemos. E então nossa surdez nos faz vítimas de desastres lastimáveis. Só dominamos a natureza, obedecendo-a, quer dizer, escutando o que ela nos quer ensinar. A surdez nos dará amargas lições.

Leonardo Boff (Adaptado de: alainet.org/)
A menção a culturas baseadas no “escutar” pretende sustentar a seguinte ideia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q200729 | Finanças Públicas, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

As Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) são apuradas pelos governos federal, estadual e municipal. E indicam o montante de recursos que o setor público necessitou captar junto ao sistema financeiro privado e ao resto do mundo para a realização de suas despesas. O resultado nominal corresponde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q160034 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Ombudsman é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q189455 | Direito Constitucional, Garantias e vedações, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

Determinado magistrado está lotado na Comarca Y mas vem a sofrer processo disciplinar instaurado pelo Conselho Nacional de Justiça, que determina a sua remoção. Sobre tal hipótese é correto afirmar, com base nas normas constitucionais e na sua interpretação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.