Início

Questões de Concursos CEPERJ

Resolva questões de CEPERJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q114099 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

No final do exercício fi nanceiro de 2012, o balancete contábil, contendo somente as contas patrimoniais e orçamentárias de um determinado ente público, apresentava as seguintes informações:

2014_08_25_53fb49203c4ff.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Com base nessas informações, no balanço patrimonial elaborado, referente ao exercício encerrado, os valores do saldo patrimonial e do superávit fi nanceiro eram, respectivamente, iguais a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q14589 | Português, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Texto associado.
OUTRO PARADIGMA: ESCUTAR A NATUREZA

Agora que se aproximam grandes chuvas, inundações, temporais, furacões e deslizamentos de encostas temos que reaprender a escutar a natureza. Toda nossa cultura ocidental, de vertente grega, está assentada sobre o ver. Não é sem razão que a categoria central - ideia - (eidos em grego) significa visão. A televisão é sua expressão maior. Temos desenvolvido até os últimos limites a nossa visão. Penetramos com os telescópios de grande potência até a profundidade do universo para ver as galáxias mais distantes. Descemos às derradeiras partículas elementares e ao mistério íntimo da vida. O olhar é tudo para nós. Mas devemos tomar consciência de que esse é o modo de ser do homem ocidental e não de todos.

Outras culturas, como as próximas a nós, as andinas (dos quéchuas e aimaras e outras) se estruturam ao redor do escutar.Logicamente eles também veem. Mas sua singularidade é escutar as mensagens daquilo que veem. O camponês do altiplano da Bolívia me diz: “eu escuto a natureza, eu sei o que a montanha me diz”. Falando com um xamã, ele me testemunha: “eu escuto a Pachamama e sei o que ela está me comunicando”. Assim, tudo fala: as estrelas, o sol, a lua, as montanhas soberbas, os lagos serenos, os vales profundos, as nuvens fugidias, as florestas, os pássaros e os animais. As pessoas aprendem a escutar atentamente estas vozes. Livros não são importantes para eles porque são mudos, ao passo que a natureza está cheia de vozes. E eles se especializaram de tal forma nesta escuta que sabem ao ver as nuvens, ao escutar os ventos, ao observar as lhamas ou os movimentos das formigas o que vai ocorrer na natureza. 

Quando Francisco Pizarro em 1532 em Cajamarca, mediante uma cilada traiçoeira, aprisionou o chefe inca Atahualpa, ordenou ao frade dominicano Vicente Valverde que com seu intérprete Felipillo lhe lesse o requerimento,um texto em latim pelo qual deviam se deixar batizar e se submeter aos soberanos espanhóis, pois o Papa assim o dispusera. Caso contrário poderiam ser escravizados por desobediência. O inca lhe perguntou donde vinha esta autoridade. Valverde entregou-lhe o livro da Bíblia. Atahaualpa pegou-o e colocou ao ouvido. Como não tivesse escutado nada jogou a Bíblia ao chão. Foi o sinal para que Pizarro massacrasse toda a guarda real e aprisionasse o soberano inca. Como se vê, a escuta era tudo para Atahualpa. O livro da Bíblia não falava nada.

Para a cultura andina tudo se estrutura dentro de uma teia de relações vivas, carregadas de sentido e de mensagens. Percebem o fio que tudo penetra, unifica e dá significação. Nós ocidentais vemos as árvores mas não percebemos a floresta. As coisas estão isoladas umas das outras. São mudas. A fala é só nossa. Captamos as coisas fora do conjunto das relações. Por isso nossa linguagem é formal e fria. Nela temos elaborado nossas filosofias, teologias, doutrinas, ciências e dogmas. Mas esse é o nosso jeito de sentir o mundo. E não é de todos os povos.

Os andinos nos ajudam a relativizar nosso pretenso “universalismo”. Podemos expressar as mensagens por outras formas relacionais e includentes e não por aquelas objetivísticas e mudas a que estamos acostumados. Eles nos desafiam a escutar as mensagens que nos vêm de todos os lados.

Nos dias atuais devemos escutar o que as nuvens negras, as florestas das encostas, os rios que rompem barreiras, as encostas abruptas, as rochas soltas nos advertem. As ciências na natureza nos ajudam nesta escuta. Mas não é o nosso hábito cultural captar as advertências daquilo que vemos. E então nossa surdez nos faz vítimas de desastres lastimáveis. Só dominamos a natureza, obedecendo-a, quer dizer, escutando o que ela nos quer ensinar. A surdez nos dará amargas lições.

Leonardo Boff (Adaptado de: alainet.org/)
“Para a cultura andina tudo se estrutura dentro de uma teia de relações vivas" (4º parágrafo). O emprego da preposição “para", nesse contexto, expressa valor semântico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q192803 | Direito Processual Civil, Advogado, CEDAE RJ, CEPERJ

A alternativa que indica um dos requisitos estabelecidos em âmbito constitucional para diminuir o número de processos que aportam ao Supremo Tribunal Federal, notadamente o recurso extraordinário, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q221493 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente estuda a transmissão combinada de duas ou mais características. Pelos conhecimentos atuais de divisão celular, sabe-se que essa Lei só é válida quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q341049 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Renato decidiu dar carona de carro ao seu colega Roberto e os dois marcaram de se encontrar entre 16h e 17h. Mas, para um não ficar esperando por muito tempo o outro, eles decidiram que iriam esperar apenas por 15min. Por exemplo, se Renato chegar às 16h 20min vai esperar o Roberto até 16h 35min. Se, até esse horário Roberto não tenha chegado ainda, Renato vai embora. O mesmo exemplo se aplica se Roberto chegar primeiro. A probabilidade deles não se encontrarem é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q110177 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

POBRES PAGAM MAIS IMPOSTO QUE OS RICOS NO BRASIL
Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos. Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentado hoje (15/5) ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) reunido em Brasília, os 10% mais pobres do país comprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam 23% em impostos. "O país precisa de um sistema tributário mais justo que seja progressivo e não regressivo como é hoje. Ou seja, quem ganha mais deve pagar mais; quem ganha menos, pagar menos", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação do levantamento, que foi feito por pesquisadores das diretorias de Estudos Sociais, Macroeconomia e Estudos Regionais e Urbanos, para contribuir na discussão da reforma tributária. Os números do Ipea mostram que os impostos indiretos (aqueles embutidos nos preços de produtos e serviços) são os principais indutores dessa desigualdade. Os pobres pagam, proporcionalmente, três vezes mais ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que os ricos. Enquanto os ricos desembolsam em média 5,7% em ICMS, os pobres pagam 16% no mesmo imposto. Nos impostos diretos (sobre renda e propriedade) a situação é menos grave, mas também desfavorável aos mais pobres. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) tem praticamente praticamente a mesma incidência para todos, com alíquotas variando de 0,5% para os mais pobres a 0,6% e 0,7% para os mais ricos. Já o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana) privilegia os ricos. Entre os 10% mais pobres, a alíquota média é de 1,8%; já para os 10% mais ricos, a alíquota é de 1,4%. "As mansões pagam menos imposto que as favelas, e estas ainda não têm serviços públicos como água, esgoto e coleta de lixo", alertou o presidente do Ipea.

A formação do vocábulo destacado do texto está corretamente identifi cada na seguinte alternativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q220692 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

O desempenho fraco, na avaliação genérica das práticas de gestão de pessoas, é representado por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q157721 | Direito Constitucional, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Na organização do Poder Judiciário fi xada pela Constituição Federal, a promoção de entrância para entrância ocorrerá, alternadamente, por antiguidade e merecimento. No caso da promoção por merecimento, ela será obrigatória quando o juiz fi gure, em lista de merecimento por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q107563 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL

O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção. No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: "No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam". Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos; 2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país; 3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verifi cação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo. Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

"No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário". Tratando-se de um texto publicado pelo próprio Ministério da Fazenda, pode-se dizer que o ditado popular que se aplica no caso desse segmento destacado do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q110964 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:

2014_08_25_53fb3da582750.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Um imóvel no valor de R$200.000,00 será fi nanciado em 2 anos pela Tabela Price, a 84% a.a.. Os valores da prestação, da amortização e dos juros contidos na 10ª prestação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q190871 | Direito Tributário, Crédito Tributário Exclusão, Advogado, PROCON RJ, CEPERJ

Nos termos do Código Tributário Nacional, das opções seguintes, não é considerada fundamento para a extinção do crédito tributário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q457416 | Direito Empresarial e Comercial, Contratos Bancários, Advogado, UEZO RJ, CEPERJ

A empresa AVG Ltda autoriza o Banco Fred S/A a realizar pagamento à empresar BYC por força de contrato de importação realizada. Essa espécie de contrato bancário é denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q431890 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Advogado, UEZO RJ, CEPERJ

Heriberto, com dezesseis anos de idade, empolgado com os movimentos por mudança que se disseminam pelo Brasil, pretende participar mais ativamente do processo político nacional. No Brasil, para que a pessoa seja eleitora, deve ser preenchido o seguinte requisito formal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q410142 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Administrador, UEZO RJ, CEPERJ

Nos termos da Lei Federal nº 8.666/93, Artigo 25, é inexigível a licitação em caso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q179532 | Direito Constitucional, Remédios constitucionais mandado de injunção, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

De acordo com a jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q175468 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Recurso hierárquico impróprio é aquele que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q338553 | Matemática, Trigonometria, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Considere as circunferências C1 : x2 – 4y + 2x + y2 – 4 = 0 e C2 : x2 – 6x + y2 = – 5. Essas circunferências, em relação à posição relativa entre si, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q176251 | Informática, Hardware, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

A figura se refere a uma impressora multifuncional 3 em 1.

Analise as afirmativas a seguir.

I- Gera arquivos em formato PDF.

II- Opera como uma fotocopiadora.

III- Digitaliza imagens em formato SCR.

IV- Converte fotos do formato CDR para JPG.

V- Imprime documentos em formatos Carta e A4.

Duas afirmativas que representam características dessa impressora são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q204044 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Com referência aos ajustes assinados pela Administração Pública, constantes na Lei no 8.666/93, o contrato é considerado facultativo em casos da seguinte modalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q550707 | Informática, Word, Técnico de Contabilidade, UEZO RJ, CEPERJ

No software Word 2010 BR, pressionar a tecla F1 tem por objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.