Início

Questões de Concursos CEPROS

Resolva questões de CEPROS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q681033 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

O Daltonismo pode se manifestar em uma pessoa que enxerga a cor vermelha como se fosse verde. Este tipo de cegueira a cores é uma doença ligada ao cromossomo X. Considerando que o alelo para o Daltonismo se comporta como recessivo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q681084 | Português, Regência, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
Como e por que leio o romance brasileiro

Leitora apaixonada, fã de carteirinha, me envolvo com os romances de que gosto: curto, torço, roo as unhas, leio de novo um pedaço que tenha me agradado de forma particular. Se não gosto, largo no meio ou até no começo. O autor tem vinte ou trinta páginas para me convencer de que seu livro vai fazer diferença. Pois acredito piamente que a leitura faz a diferença. Se não, adeus! O livro volta para a estante e vou cuidar de outra coisa...
Ao terminar a leitura de um romance de que gosto, fico com vontade de dividi-lo com os amigos. Recomendar a leitura, emprestar, dar de presente. Mas, sobretudo, discutir. Nada melhor do que conversar sobre livros... eu acho uma coisa, meu amigo acha outra, a colega discorda de nós dois...
Na discussão, pode tudo, só não pode não achar nada nem concordar com todo mundo. No fim do papo, cada um fica mais cada um, ouvindo os outros. Quem sabe o livro tem mais de um sentido? Como foi mesmo aquele lance? E aquele personagem... vilão ou herói?
Na minha geração e nas minhas relações, é assim que se lê romance.
A leitura de romance, no entanto, não é só esta leitura envolvida e vertiginosa. Junto com o suspense, ao lado do mergulho na história, transcorre o tempo de decantação. Enredo, linguagem e personagens depositam-se no leitor. Passam a fazer parte da vida de quem lê. Vêm à tona meio sem aviso, aos pedaços, evocados não se sabe bem por quais articulações...
Vida e literatura enredam-se em bons e em maus momentos, e os romances que leio passam a fazer parte da minha vida, me expressam em várias situações.

Marisa Lajolo. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004, p. 13-14.
As normas sintáticas da concordância e da regência verbal foram integralmente respeitadas na seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q681115 | Sociologia, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Se quisermos definir ‘Sociedade’, de acordo com a disciplina acadêmica denominada ‘Sociologia’, devemos dizer que se trata de um determinado conjunto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q947653 | Filosofia, A Origem da Filosofia, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Por que, segundo o filósofo Emanuel Kant, o mais importante não é aprender filosofia mas, sim, aprender a filosofar, pois, pelo ato de filosofar:

1) o indivíduo se educa para o raciocínio. 2) o indivíduo persegue as últimas verdades. 3) se atinge a verdadeira felicidade humana. 4) se encontra o sentido profundo dos mitos. 5) se atinge a razão de ser de existirmos.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q939526 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A taxa de eliminação de uma droga pelos rins é diretamente proporcional à quantidade da droga presente no organismo do paciente. Se a constante de proporcionalidade é k, a quantidade da droga presente no organismo, t dias depois da ingestão da droga, é dada por Q(t) = Q0∙e–kt, em miligramas, com Q0 sendo constante. Podemos expressar Q(t) = Q0α t , com α= e–k. Suponha que o paciente vai ingerir a mesma dose da droga a cada 24 horas. Considerando estas informações, assinale a afirmação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q678716 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Quando o caminho cognitivo para se atingir o “ser dos entes” é a rigorosa observação empírica do sujeito cognoscente, diz-se tratar-se do conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q947678 | Inglês, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
Read the text below and answer the following question.


Redefining the Kilogram


The kilogram is shrinking.

The official object that defines the mass of a kilogram is a tiny, 139-year-old cylinder of platinum and iridium that resides in a triple-locked vault near Paris. Because it is so important, scientists almost never take it out; instead they use copies called working standards. But the last time they did inspect the real kilogram, they found it is roughly five parts in 100 million heavier than all the working standards, which have been leaving behind a few atoms of metal every time they are put on scales. This is one of the reasons the kilogram may soon be redefined not by a physical object but through calculations based on fundamental constants.

“This [shrinking] is the kind of thing that happens when you have an object that needs to be conserved in order to have a standard,” says Peter Mohr, a physicist at the National Institute of Standards and Technology (NIST), who serves on the committee that oversees the International System of Units (SI). “Fundamental constants, on the other hand, are not going to change over time.”

The redefinition of the kilogram will be part of a planned larger overhaul to make SI units fully dependent on constants of nature. Representatives from 57 countries will vote on the proposed change this month at a conference in Versailles, France, and the new rules are expected to pass.

What will happen to the old kilogram artifacts after the redefinition? Rather than packing them off to museums, scientists plan to keep studying how they fare over time. “There is so much measurement history on these,” says physicist Stephan Schlamminger of NIST. “It would be irresponsible to not continue to measure them.”

Adaptado de:<https://www.scientificamerican.com/article/redefining-thekilogram/> Acessado em 10 de outubro de 2018.
The Kilogram as we know it
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q939507 | Biologia, Drogas, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Segundo informações no site da polícia federal brasileira, 79,2 toneladas de cocaína foram apreendidas, em 2018, e 39,3 toneladas, em 2019. O consumo desse entorpecente, entre outros efeitos, provoca em seus usuários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q939518 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O cromato de chumbo (PbCrO4) representa um importante pigmento de coloração amarela, sendo pouco solúvel em água. Para a sua obtenção, é realizada a reação do acetato de chumbo (PbAc2, Ac = acetato) com o cromato de sódio (Na2CrO4), como representado abaixo:
Na2CrO4(aq) + PbAc2(aq) → 2 NaAc(aq) + PbCrO4(s)

A reação de obtenção do PbCrO4 é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q947761 | Arquivologia, Morfologia, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.
O QUE OS BRASILEIROS SABEM (E NÃO SABEM) SOBRE DIABETES


(1) O Brasil ocupa o quarto lugar entre os países com mais diabéticos no mundo. São ao redor de 12,5 milhões de cidadãos convivendo com a doença. Em meio a esse contingente, estima-se que 40% das pessoas desconheçam seu diagnóstico e menos de 30% não estejam com a glicemia controlada. Isso tudo leva a uma série de complicações, capazes de encurtar a expectativa de vida. Hoje, o diabetes já figura como a terceira causa de morte no Brasil.
(2) Claro que há boa notícia em meio a essa história. Os avanços tecnológicos envolvendo profissionais e novas medicações, além de outros fatores, vêm permitindo a um número crescente de brasileiros botar as rédeas sobre o diabetes. Mas, é preciso ter em mente que o país possui 14 milhões de pré-diabéticos, pessoas que, se nada for feito, irão inflacionar todas as estatísticas apresentadas até aqui.
(3) Significa um desafio dos grandes, não? E como é que vamos enfrentá-lo e solucioná-lo? Ora, com doses cavalares de informação e de conscientização. Essas são as razões que conduziram uma pesquisa inédita, para descobrir o que os brasileiros sabem e não sabem sobre diabetes.
(4) “Um dos achados mais relevantes é que parte expressiva dos entrevistados não têm uma percepção da gravidade do problema”, analisa um dos pesquisadores. Outro dado que chama a atenção é que a população teme mais certas complicações da doença - como cegueira e amputação - do que os males cardiovasculares. As pessoas ainda não se conscientizaram de que a principal causa de morte entre os diabéticos são os problemas do coração.
(5) Há um longo trabalho pela frente tanto para os profissionais de saúde como para a sociedade, de disseminar informação qualificada e convencer as pessoas a se cuidarem. Isso ajudaria a reverter situações, como o déficit na realização de exames preventivos, o que foi apontado na pesquisa.
(6) A maioria dos entrevistados acredita que adotar hábitos saudáveis é determinante para o controle da doença. Há uma grande relação entre diabetes e alimentação. A pesquisa ressalta a necessidade de os pacientes contarem com uma orientação nutricional mais consistente, calcada em evidências e não em dietas mirabolantes. Reforça ainda o papel do médico e de outros profissionais na adesão dos pacientes ao plano terapêutico e a um estilo de vida longe do sedentarismo. Na realidade, toda a sociedade precisa acordar e se engajar para superar os desafios do diabetes.

(Saúde. Abril. Com.Br. agosto de 2018, p. 58-63. Adaptado)
Analisando os nexos que criam e sinalizam a coesão entre os diferentes segmentos do texto 1, merece destaque:

1) a reocorrência de palavras como ‘doença’, ‘diabetes’, ‘médico’, ‘medicação’, ‘morte’ etc. 2) o uso de conjunções e locuções adverbiais entre certos segmentos do texto; por exemplo: ‘mas’, ‘como’, ‘para’, ‘ainda’, ‘mais...do que’; 3) a afinidade semântica entre certas palavras, como ‘doença’, ‘tratamento’, ‘paciente’, criando uma espécie de continuidade temática. 4) a ocorrência de pronomes em contextos de retomada de segmentos anteriores do texto, como em: ‘Claro que há boa notícia em meio a essa história’. 5) a estrita correção, conforme as regras da norma culta, que promove a coesão textual.
Estão corretas as alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

121Q681050 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Em 1911, Ernest Rutherford incidiu partículas radioativas em uma lâmina metálica, observando que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas refletiam. De acordo com o experimento realizado, que importante afirmação Rutherford propôs acerca da estrutura dos átomos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q947820 | Química, Sistemas Gasosos, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Um recipiente de volume de 1 L contém um gás ideal que está sob pressão de 760 mmHg, a uma temperatura de 280 K. Ao alcançar a temperatura de 560 K, qual será a pressão (em atm) exercida pelas moléculas do gás contido no recipiente?
Dados: 1 atm = 760 mmHg.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q939485 | Física, Oscilação e Ondas, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Em uma piscina para exercícios fisioterápicos, há uma raia longa de 20 m de comprimento. Considere o eixo x ao longo dessa raia. No início da raia, na posição x = 0, há um dispositivo que produz uma onda progressiva senoidal na superfície da água, que oscila transversalmente à direção x com amplitude máxima ymax = 10 cm. A frequência de oscilação do dispositivo é ajustada de modo que o comprimento de onda da onda na água vale λ = 0,80 m. Supondo que em um dado instante a frente da onda já avançou 16 m na raia, calcule a amplitude da onda na posição x = 12 m, sabendo que, neste mesmo instante, a amplitude da onda vale y = −10 cm na posição x = 1,8 m. Considere o valor de ymax constante ao longo da propagação da onda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q947736 | Química, Representação das transformações químicas, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Os radioisótopos são bastante utilizados na medicina como radiotraçadores, permitindo o monitoramento de órgãos e também na radioterapia, destruindo células tumorais. O iodo-131 (131I) é um dos compostos radioterápicos mais utilizados no tratamento do câncer. Se 80 gramas do 131I passam a 20 gramas em 16 dias, qual é o tempo de meia vida do 131I?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q678698 | Literatura, Escolas Literárias, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Leia um trecho de um poema de Olavo Bilac.
Profissão de fé
“Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e enfim, No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito”.
Olavo Bilac
Os versos de Olavo Bilac, transcritos acima, representam o ideal literário do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q947789 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Analise as alternativas abaixo, relacionadas ao desempenho da agricultura alagoana, no segundo semestre de 2018.

1) A produção da cana-de-açúcar sofreu uma queda de 1,9%, devido às dificuldades financeiras que o setor enfrenta.

2) As produções de arroz, laranja e mandioca tiveram variações negativas, em relação ao mesmo período em 2017, explicada pelo aumento da área plantada.

3) A produção de banana apresentou queda de 19,4%, em relação ao mesmo período de 2017, explicada pela redução de 8,9% na área plantada.

4) A safra de feijão teve um aumento de 89,3% em relação ao mesmo período de 2017; esse aumento é explicado pelas condições climáticas e pelo incentivo do governo.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q681040 | Biologia, Protistas e algas, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q947719 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O colesterol é um esteroide produzido no fígado que participa da composição de membranas plasmáticas, sendo também precursor de sais biliares, da vitamina D e dos hormônios citados a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q947754 | Física, Física Térmica, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

A terapia via ondas de choque é um método não invasivo para tratar algumas lesões em tecidos moles. As ondas usadas neste tipo de terapia são mecânicas. Abaixo, apresentamos algumas afirmações sobre ondas mecânicas. Assinale a afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q947816 | Química, Fórmulas, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Um dos componentes utilizados pela indústria na formulação de enxaguantes bucais é o eucaliptol. Esse composto compõe aproximadamente 90% do óleo essencial de eucalipto. Sabendo que o eucaliptol apresenta 77,8% de carbono, 11,7% de hidrogênio e 10,5% de oxigênio, qual é a fórmula mínima do eucaliptol?
Dados: Massas molares em g.mol-1 : H = 1; C = 12; O = 16.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.