Início

Questões de Concursos CEPROS

Resolva questões de CEPROS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


251Q681064 | Matemática, Logaritmos, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Um biomédico está pesquisando uma espécie de bactéria descoberta recentemente. Ele assume que o crescimento da colônia de bactérias ocorre esponencialmente, ou seja, que o número de bactérias na colônia será de N0∙ert, passadas t horas do instante inicial (t = 0), com N0 sendo o número de bactérias no instante inicial e r a taxa de crescimento, dada em bactérias por hora. Se, no instante inicial, temos 100 bactérias e, passada meia hora, o número de bactérias era 450, qual o valor de r? Dado: use a aproximação ln (4,5) ≈ 1,50.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q947819 | Química, Velocidade de Reação, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O conhecimento da velocidade das reações químicas é de extrema importância em diversos processos utilizados na indústria química em geral. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.

1) A velocidade de uma reação química geralmente diminui com o aumento da temperatura.
2) A velocidade de uma reação química depende da concentração dos reagentes.
3) A velocidade de uma reação química independe da orientação apropriada das moléculas no momento do choque.
4) Para os sólidos, quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade da reação química.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q947640 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

O movimento Iluminista, que teve seu auge na Europa do século XVIII, contou, entre seus principais pensadores, com Jean-Jacque Rousseau, cuja obra mais conhecida intitula-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q947655 | Filosofia, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Conhecer visa, em última análise, achegar-se ao “ser dos entes”. Ou seja, fazer pertencer, ao nosso mundo psíquico, as realidades ‘objetivas’, isto é, enquanto exteriores à faculdade cognitiva. Se esse ‘achegar-se ao ser dos entes’ se opera mediante uma rigorosa observação empírica do sujeito, diz-se tratar-se do conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q939502 | Biologia, Sistema Imunológico, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

As alergias são reações excessivas e/ou inapropriadas do sistema imunológico, observadas em algumas pessoas sensíveis a certas substâncias. Nesses casos, em contato com o organismo, tais moléculas podem desencadear a liberação de mediadores inflamatórios, como a histamina, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q678697 | Literatura, Realismo, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Segundo Afrânio Coutinho, o fragmento “Notas de Teoria literária”:
“A ficção distingue-se de história e da biografia, por estas serem narrativas de fatos reais. A ficção é produto da imaginação criadora, embora, como toda arte, suas raízes mergulhem na experiência humana. Mas o que a distingue das outras formas de narrativa é que ela é uma transfiguração ou transmutação da realidade, feita pelo espírito do artista, este imprevisível e inesgotável laboratório. A ficção não pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretação, uma revisão. É o espetáculo da vida através do olhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade”.
(Afrânio Coutinho. Notas de Teoria Literária).
O fragmento apresentado acima confirma a concepção de que a narrativa de ficção, embora tenha origem na experiência real, seja uma transfiguração da realidade, a exemplo das seguintes criações do Romance brasileiro:
1) Machado de Assis, em Memórias póstumas de Brás Cubas, que dá voz a um defunto, que narra, logo no primeiro capítulo, os pormenores de sua morte. 2) Graciliano Ramos, em Vidas Secas, que pretendendo manter indícios do Simbolismo, afastou-se dos princípios literários românticos. 3) Guimarães Rosa, em Grande Sertão Veredas, que optou por transfigurar não apenas traços da realidade, mas entrou pela área linguística e a reinterpretou também. 4) Clarice Lispector, em A hora da Estrela, que, fiel à ficção, questiona sua própria habilidade para compor uma narração no gênero ‘romance’.
Estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q947772 | Inglês, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.

New Parents Don’t Get Enough Sleep for Six Years After a Child Is Born


Those first three months with a newborn can be rough, but researchers say sleep deprivation is an issue with parents for years. New parents are sometimes shocked to discover how little sleep they get in the first six months after a baby is born. They might also be discouraged to learn that their sleep patterns might not return to normal until that newborn is ready for kindergarten.

A new study published in the journal Sleep found that both parental sleep satisfaction and sleep duration sharply declined after childbirth, hitting their lowest point when a baby is 3 months old.

Women’s sleep duration and quality were far more affected than men, whether or not they breastfed their child. Women lost an average of one hour of sleep nightly compared to what they got prior to pregnancy, while men lost about 15 minutes of sleep per night.

Even four to six years after childbirth, mothers were getting 20 minutes less sleep per night than before they became pregnant, while fathers were still getting 15 minutes less sleep.

“The short-term effects of childbirth on parental sleep is well known. Our study just confirmed these effects,” Lemola told Healthline. “However, it was largely unexpected to find decreased sleep duration and sleep satisfaction six years after birth.”

Sleep was more affected among first-time parents than among parents with more than one child.

The findings were based on interviews of 4,659 parents who had a child between 2008 and 2015.

“While having children is a major source of joy for most parents, it is possible that increased demands and responsibilities associated with the role as a parent lead to shorter sleep and decreased sleep quality even up to six years after birth of the first child,” said Lemola.

Lemola said that future research would be required to determine how parents can cope with sleep loss and regain their sleep patterns sooner.


Adaptado de: <https://www.healthline.com/health-news/newparents-dont-get-sound-sleep-for-6-years#The-bottom-line> Acessado em 04 de março de 2019

Researchers have found that sleep deprivation
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q681031 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

O núcleo das células abriga a informação genética de todos os organismos vivos eucariontes, sendo delimitado por uma carioteca porosa, que permite o transporte de moléculas entre núcleo e citoplasma. O nucléolo, por sua vez, consiste de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q947671 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

O filósofo Quincas Borba é um personagem criado por Machado de Assis. Autor da teoria do Humanitas, o personagem de Quincas Borba dá título ao sexto romance de Machado, publicado em 1891. No entanto, Quincas Borba não é apenas personagem do romance Quincas Borba, mas também de outro romance de Machado. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q939524 | Matemática, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Uma farmacêutica fabrica três diferentes tipos de drogas. Uma amostra é selecionada, ao acaso, de cada um dos tipos de drogas para ser testada. As probabilidades de as drogas serem aprovadas no teste são de 0,95, 0,92 e 0,90. Qual a probabilidade percentual de exatamente duas das drogas serem aprovadas no teste? Indique o valor inteiro mais próximo do valor obtido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

261Q678709 | História, Era Vargas 19301954, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A partir dos anos 1930, a feijoada foi convertida em um “prato nacional” e, a capoeira, antes reprimida e criminalizada, passou a ser reconhecida como uma modalidade esportiva oficial. Essa valorização de elementos da cultura de matriz africana, contudo, convergiu com um projeto de poder fortemente nacionalista e autoritário, que se institucionalizou no Brasil durante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q947783 | Conhecimentos Gerais, Política, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A Constituição de 1891, que delineou o sistema republicano adotado no Brasil, foi o resultado do debate entre diferentes tendências de projetos republicanos. Seus principais traços eram de natureza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q681049 | Química, Substâncias e suas propriedades, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Para se tornar potável, a água passa por um conjunto de tratamentos físicos e químicos. Sobre esses tratamentos, foram realizadas algumas afirmações:
1) Logo após a entrada da água não-tratada nas estações de tratamento, é feita a adição de sulfato de alumínio, para que ocorra a adsorção de partículas sólidas menores presentes na água, num processo chamado de floculação. 2) Para remover as substâncias insolúveis na água, é realizado um procedimento de filtração, em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diferentes tamanhos. 3) Ao final do processo de tratamento, produtos químicos solúveis, como o hipoclorito de sódio, são adicionados à água tratada para remover e impedir a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. Essa água potável final é um exemplo de mistura homogênea.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q681059 | Matemática, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

A miopia é determinada por gene recessivo e ocorre em uma pessoa homozigota para essa característica (genótipo mm). Qual a probabilidade percentual de um homem e uma mulher com os genótipos Mm e Mm gerarem um descendente sem miopia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q947700 | Química, Sistemas Gasosos, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

As reações redox fazem parte de muitos processos presentes no nosso dia a dia, como: respiração dos seres vivos, estocagem de energia em baterias, corrosão de metais, combustão de combustíveis fósseis, fotossíntese etc. A reação abaixo exemplifica uma reação redox:
a KMnO4 + b Na2SO3 + c H2O → d MnO2 + e Na2SO4 + f KOH

A soma dos coeficientes estequiométricos a, b, c, d, e e f, que tornam a equação corretamente balanceada, deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q678689 | Português, Interpretação de Textos, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.
A arte de escrever

1. Há, portanto, uma arte de escrever, que é a produção de um texto escrito. Não é uma prerrogativa dos literatos, senão uma atividade social indispensável, para a qual falta, não obstante, muitas vezes, uma preparação preliminar adequada.

2. A arte de falar, necessária à exposição oral, é mais fácil na medida em que se beneficia da prática da fala cotidiana, de cujos elementos parte, em princípio. O que há de comum, antes de tudo, entre a exposição oral e a escrita é a necessidade de uma boa composição, isto é, uma distribuição metódica e compreensiva de ideias.

3. Impõe-se igualmente a visualização de um objetivo definido. Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem sobre o que vai escrever. Justamente por causa disso, as condições para a escrita de um texto, no exercício da vida profissional ou no intercâmbio social amplo, são muito diversas das da redação escolar. A convicção do que vamos dizer, a importância que há em dizê-lo, o domínio de um assunto da nossa especialidade tiram da redação escolar o caráter negativo de mero exercício formal.

4. Qualquer um de nós, senhor de um assunto é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um dom inato, especial, para escrever, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação especial, que o esforço e a prática continuada e persistente vencem.

5. Por outro lado, a arte de escrever, na medida em que consubstancia a nossa capacidade de expressão do pensar e do sentir, tem de firmar raízes na nossa própria personalidade e decorre, em grande parte, de um trabalho nosso para desenvolver a personalidade por este ângulo. [...]

6. A arte de escrever precisa assentar numa atividade preliminar já radicada, que parte do ensino escolar e de um hábito de leitura inteligentemente conduzido. Depende muito, portanto, de nós mesmos, de uma disciplina mental adquirida pela autocrítica e pela observação cuidadosa do que outros, com bons resultados, escreveram.

CAMARA, J. Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis, Vozes, 1983. Adaptado.
O autor do Texto 2 tenta desmistificar um mito que paira no cotidiano de algumas pessoas. A superação desse mito leva a admitir como inaceitável a crença de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q678717 | Filosofia, O Fazer Filosófico, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O ato de filosofar é muito importante porque, através dele, o homem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q681087 | Literatura, Escolas Literárias, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

No Brasil, o chamado Movimento Modernista:
1) buscou a valorização da identidade, da história e da cultura nacionais. 2) defendeu a liberdade de criação da obra literária, incorporando temas, vocabulário e sintaxes peculiares aos usos nacionais. 3) cultivou a expressão do cotidiano, optando, assim, na prosa, pelo uso de uma linguagem coloquial e, na poesia, pelo verso livre. 4) na primeira geração de seus autores teve como expoentes Mário de Andrade e Oswaldo de Andrade. 5) na segunda geração, contou com as obras de Manuel Bandeira (Cinza das Horas) e de João Cabral de Melo Neto (Morte e Vida Severina).
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q947635 | Inglês, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.

Read the text below and answer the following question based on it.


More than half your body is not human


Human cells make up only 43% of the body's total cell count. The rest are microscopic colonists.

Understanding this hidden half of ourselves - our microbiome - is rapidly transforming understanding of diseases from allergy to Parkinson's.

No matter how well you wash, nearly every nook and cranny of your body is covered in microscopic creatures.

This includes bacteria, viruses, fungi and archaea (organisms originally misclassified as bacteria). The greatest concentration of this microscopic life is in the dark murky depths of our oxygen-deprived bowels.

The human genome - the full set of genetic instructions for a human being - is made up of 20,000 instructions called genes.

But add all the genes in our microbiome together and the figure comes out between two and 20 million microbial genes.

Prof Sarkis Mazmanian, a microbiologist from Caltech, argues: "We don't have just one genome, the genes of our microbiome present essentially a second genome which augment the activity of our own.

Science is rapidly uncovering the role the microbiome plays in digestion, regulating the immune system, protecting against disease and manufacturing vital vitamins.

It is a new way of thinking about the microbial world. To date, our relationship with microbes has largely been one of warfare.

Antibiotics and vaccines have been the weapons unleashed against the likes of smallpox, Mycobacterium tuberculosis or MRSA.

That's been a good thing and has saved large numbers of lives.

But some researchers are concerned that our assault on the bad guys has done untold damage to our "good bacteria".

Prof Knight has performed experiments on mice that were born in the most sanitised world imaginable.

He says: "We were able to show that if you take lean and obese humans and take their faeces and transplant the bacteria into mice you can make the mouse thinner or fatter depending on whose microbiome it got."

"This is pretty amazing right, but the question now is will this be translatable to humans"

This is the big hope for the field, that microbes could be a new form of medicine. It is known as using "bugs as drugs".

Adaptado de: < http://www.bbc.com/news/health-43674270> Acessado em 13 de abril de 2018.

The human body
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q678701 | Inglês, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.
Read the text below and answer the following question based on it.

How we learn things shapes our memory

Humans are constantly learning new things. This ability helps us to grow and adapt to new situations daily. But a new study suggests that different learning mechanisms actually shape how the brain stores memories.

As humans, we have not only survived, but thrived throughout time thanks to our ability to learn and adapt to new situations.

Learning itself is a complex process, and there are different types of learning mechanisms through which the brain stores new information and updates old information.

In general terms, there are two ways of learning that humans use to acquire new information in the long term.

One is by association, or through experience. This is when we learn new things incidentally, just because we happened to come across them, or because we are in a new environment that we are learning to navigate little by little.

The other one is learning by reinforcement. This is when we purposefully set out to learn new information — when we take a language course, for example.

A new study conducted by researchers from the Department of Experimental Psychology, the Wellcome Centre for Integrative Neuroimaging, and the Nuffield Department of Clinical Neurosciences — all in Oxford, United Kingdom — indicates that different learning mechanisms have links to memories stored in different parts of the brain.

The researchers add that not only do we store information differently depending on how we acquire it, but that it may be more or less easy for us to lose or change this information for the same reason.

The researchers also explain that the findings indicate that the brain can store information learned through reinforcement for a long time, while other types of information remain more available for updates.

"We also learned that some of this knowledge is very persistent, and the brain does not forget about it even when it becomes irrelevant, while knowledge acquired through an alternative learning mechanism is more flexible and can more easily be changed to new knowledge," notes KleinFlügge.

When it comes to unlearning or forgetting information, the researchers also note that information acquired incidentally through associations is easier to discard than information acquired through goal-oriented learning.

Adaptado de: < https://www.medicalnewstoday.com/articles/326826.php> Acessado em 29 de outubro de 2019.
According to the text
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.