Início

Questões de Concursos CEPROS

Resolva questões de CEPROS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q947656 | Sociologia, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

O Determinismo é uma corrente filosófica que considera que o destino do ser humano está regido por uma lei prévia de causa-efeito que a tudo preside. Se aceitarmos esta corrente filosófica, estamos negando, em parte, a essência do homem. Por quê?

1) Porque tal corrente nega a existência da liberdade – um dos constitutivos essenciais do ser humano. 2) Porque tal visão suprime a distinção entre o homem e o animal; pelo Determinismo, os dois seres seriam regidos pelas mesmas leis. 3) Porque torna todos os homens inteiramente dependentes dos ditames derivados dos costumes, das religiões e das heranças culturais. 4) Porque submeteria o homem a todos os condicionamentos psíquicos que definem a maneira de ser de cada um.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q678689 | Português, Interpretação de Textos, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.
A arte de escrever

1. Há, portanto, uma arte de escrever, que é a produção de um texto escrito. Não é uma prerrogativa dos literatos, senão uma atividade social indispensável, para a qual falta, não obstante, muitas vezes, uma preparação preliminar adequada.

2. A arte de falar, necessária à exposição oral, é mais fácil na medida em que se beneficia da prática da fala cotidiana, de cujos elementos parte, em princípio. O que há de comum, antes de tudo, entre a exposição oral e a escrita é a necessidade de uma boa composição, isto é, uma distribuição metódica e compreensiva de ideias.

3. Impõe-se igualmente a visualização de um objetivo definido. Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem sobre o que vai escrever. Justamente por causa disso, as condições para a escrita de um texto, no exercício da vida profissional ou no intercâmbio social amplo, são muito diversas das da redação escolar. A convicção do que vamos dizer, a importância que há em dizê-lo, o domínio de um assunto da nossa especialidade tiram da redação escolar o caráter negativo de mero exercício formal.

4. Qualquer um de nós, senhor de um assunto é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um dom inato, especial, para escrever, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação especial, que o esforço e a prática continuada e persistente vencem.

5. Por outro lado, a arte de escrever, na medida em que consubstancia a nossa capacidade de expressão do pensar e do sentir, tem de firmar raízes na nossa própria personalidade e decorre, em grande parte, de um trabalho nosso para desenvolver a personalidade por este ângulo. [...]

6. A arte de escrever precisa assentar numa atividade preliminar já radicada, que parte do ensino escolar e de um hábito de leitura inteligentemente conduzido. Depende muito, portanto, de nós mesmos, de uma disciplina mental adquirida pela autocrítica e pela observação cuidadosa do que outros, com bons resultados, escreveram.

CAMARA, J. Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis, Vozes, 1983. Adaptado.
O autor do Texto 2 tenta desmistificar um mito que paira no cotidiano de algumas pessoas. A superação desse mito leva a admitir como inaceitável a crença de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q678693 | Português, Interpretação de Textos, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.


Como uma onda

1. Toda língua muda com o tempo. Por mais que isso pareça óbvio, vale a pena repetir. Basta comparar um texto escrito em português na Idade Média, ou em 1600, ou mesmo há cem anos com qualquer coisa publicada nos dias de hoje.

2. As diferenças saltam aos olhos, e as dificuldades de compreensão vão crescendo quanto mais a gente recua no tempo.

3. Lendo as gramáticas, a gente tem a impressão de que a língua está pronta e acabada, que ela pode até ter sofrido transformações no passado, mas que, agora, as regras estão fixadas para sempre. Mas isso é uma ilusão. 4. Enquanto tiver gente falando uma língua, ela vai sofrervariação e mudança, incessantemente. Os mesmos processos que fizeram a língua mudar no passado continuam em ação, fazendo a língua mudar neste exato momento em que você me lê. 5. Apesar dessa obviedade, a mudança linguística sempre foi encarada como um problema, uma coisa negativa, um sinal de ruína, decadência e corrupção da língua. 6. No entanto, a mudança é inevitável: tudo no universo, na natureza, na sociedade passa incessantemente por processos de mudança, de obsolescência, de reinvenção, de evolução... Por que só a língua teria de ficar parada no tempo e no espaço?

7. Todas as demais instituições humanas sofrem mudança; por que a língua não sofreria? Na verdade, o melhor seria dizer: os falantes mudam a língua o tempo todo!

(Marcos Bagno. Nada na língua é por acaso. São Paulo: Parábola, 2007, p 163-164).

Analise o trecho seguinte: “as dificuldades de compreensão vão crescendo quanto mais a gente recua no tempo”. Considerando a relação do segmento destacado com o restante do texto, pode-se perceber a declaração de uma ‘mudança’, de caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q947763 | Português, Interpretação de Textos, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.
O FUTURO NA BALANÇA

Se, na década de 1970, o principal entrave ao desenvolvimento das crianças brasileiras era a desnutrição, hoje, quase 50 anos depois, a preocupação pende para o oposto da balança. “A obesidade é a maior epidemia de todos os tempos e não deixou o Brasil de fora”, sentenciam peritos da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Trata-se de um problema que afeta gente de todas as idades – a prevalência entre os adultos aumentou 60% no país de 2006 a 2016! E começa cada vez mais cedo. Entre meninos e meninas de 5 a 9 anos, 33% já estão acima do peso, e 15% são considerados obesos. Nesse ritmo, a estimativa é que a obesidade atinja 11,3 milhões de brasileirinhos em 2025. E por que os especialistas se inquietam tanto com isso? Uma criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto obeso, alertam os especialistas.

A essa condição está associada nada menos que 26doenças crônicas, como pressão alta e diabetes do tipo 2 – problemas que deixaram de ser exclusividade de gente grande. Nesse cenário, vislumbra-se, pela primeira vez na história recente, uma geração que poderá viver menos e pior que seus pais.

Não é à toa que o combate à obesidade foi alçado em prioridade para o governo, que aposta em ações de estímulo ao aleitamento materno, à prática de atividade física e à mudança do comportamento alimentar.

Ironicamente, uma criança acima do peso até pode ser considerada desnutrida.

(Revista Saúde. Abril, set. 2018, p. 48. Adaptado)
Pelas ideias expostas no Texto 2, é claro que sua abordagem temática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q678710 | Conhecimentos Gerais, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O romance “Vidas Secas” , 1938, do escritor, jornalista e político, natural de Alagoas, Graciliano Ramos (1892-1953), encerra uma severa crítica social, característica do Movimento Modernista, na sua segunda fase literária, denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q947806 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Dados da Agência Espacial Americana (NASA) dão conta de que as emissões de gás carbônico na atmosfera são as maiores em 650.000 anos. Tais emissões contribuem para o aquecimento global porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q947817 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

No laboratório de química, quatro recipientes com diferentes composições são opções para o armazenamento de uma solução de sulfato de cobre (CuSO4): ferro, zinco, níquel e prata.
De acordo com os potenciais de redução descritos abaixo, em qual(is) recipiente(s) será possível armazenar a solução de CuSO4, sem que ocorram reações químicas redox espontâneas?
Zn2+(aq) + 2e- → Zn(s) - 0,76 V Fe2+(aq) + 2e- → Fe(s) - 0,44 V Ni2+(aq) + 2e- → Ni(s) - 0,25 V Cu2+(aq) + 2e- → Cu(s) + 0,34 V Ag+ (aq) + e- → Ag(s) + 0,80 V
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q947618 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 1


A realidade da saúde no Brasil.


(1) A crise da saúde no Brasil vem de longa data e continua presente. Frequentemente, nos deparamos com notícias de filas de pacientes nos hospitais públicos, além da falta de leitos, equipamentos etc. E, no meio da crise, está a população que precisa de atendimento, e estão os médicos que, quase sempre, atuam em condições precárias.
(2) Independente do jogo de empurra-empurra, há escassez de recursos financeiros, materiais e humanos, para manter os serviços de saúde operando com eficiência. Problemas, como atraso no repasse dos pagamentos do Ministério da Saúde, baixos valores pagos pelo SUS aos procedimentos médico-hospitalares consolidam o entrave no setor. O mundo econômico da saúde é cruel. Segundo estatísticas oficiais, são gastos R$ 31 bilhões para cuidar de 35 milhões de segurados, enquanto todo o SUS, para suprir o direito à saúde de mais de 145 milhões de brasileiros, gasta quase a mesma quantia. Por essas razões, nos encontramos no 124º lugar no ranking da OMS em qualidade de saúde.
(3) É difícil para qualquer especialista apontar apenas um motivo para tal crise. Mesmo com a evolução do contexto político-social pelo qual o Brasil passou, pouco mudou. Na realidade, em 500 anos de Brasil, independentemente do regime vigente, a saúde nunca ocupou lugar de destaque. Só se olhou atentamente para o setor quando certas epidemias representaram eminentes ameaças à sociedade.
(4) É assim desde o Brasil Colônia, quando o país não dispunha de um modelo de atenção à saúde e nem mesmo do interesse em criá-lo, por parte do governo colonizador. As noções empíricas (a cargo dos curandeiros) eram a opção. Com a vinda da família real ao Brasil, se fez necessária a organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava no Rio de Janeiro. A carência de médicos no Brasil Colônia e no Brasil Império era enorme. Para se ter uma ideia, no Rio, em 1789, só existiam quatro médicos exercendo a profissão. Em outros estados, eram mesmo inexistentes, o que fez com que proliferassem pelo país os Boticários, a quem cabia a manipulação das fórmulas prescritas pelos médicos.
(5) Veio a República, e o Brasil continuou o mesmo. No início do século passado, a cidade do Rio apresentava um quadro sanitário caótico, com doenças graves que acometiam a população, como varíola, malária e febre amarela. Isso gerou sérias consequências tanto para a saúde coletiva quanto para o comércio exterior, já que navios estrangeiros evitavam atracar no porto do Rio. Poderíamos escrever muito mais sobre o tema e chegaríamos à mesma conclusão: em pleno século XXI, no Brasil, pouco se evoluiu em política de saúde.
(6) Dados do Conselho Federal de Medicina revelam que a má distribuição de médicos no país ainda persiste. São 65,9% deles atuando nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra apenas cerca de 25% da população.
(7) É a saúde continuando um sistema embrionário e contraditório, pois nos destacamos mundialmente por nossas pesquisas pioneiras, no combate a Aids, por exemplo, mas não conseguimos dar atendimento básico à maioria do povo.
Disponível em: https://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/artigo/1466/a-realidadesaude-brasil.
O Texto 1 apresenta argumentos relevantes, ou seja, fora da ‘obviedade’ da linguagem cotidiana, quando, por exemplo, afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q947635 | Inglês, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.

Read the text below and answer the following question based on it.


More than half your body is not human


Human cells make up only 43% of the body's total cell count. The rest are microscopic colonists.

Understanding this hidden half of ourselves - our microbiome - is rapidly transforming understanding of diseases from allergy to Parkinson's.

No matter how well you wash, nearly every nook and cranny of your body is covered in microscopic creatures.

This includes bacteria, viruses, fungi and archaea (organisms originally misclassified as bacteria). The greatest concentration of this microscopic life is in the dark murky depths of our oxygen-deprived bowels.

The human genome - the full set of genetic instructions for a human being - is made up of 20,000 instructions called genes.

But add all the genes in our microbiome together and the figure comes out between two and 20 million microbial genes.

Prof Sarkis Mazmanian, a microbiologist from Caltech, argues: "We don't have just one genome, the genes of our microbiome present essentially a second genome which augment the activity of our own.

Science is rapidly uncovering the role the microbiome plays in digestion, regulating the immune system, protecting against disease and manufacturing vital vitamins.

It is a new way of thinking about the microbial world. To date, our relationship with microbes has largely been one of warfare.

Antibiotics and vaccines have been the weapons unleashed against the likes of smallpox, Mycobacterium tuberculosis or MRSA.

That's been a good thing and has saved large numbers of lives.

But some researchers are concerned that our assault on the bad guys has done untold damage to our "good bacteria".

Prof Knight has performed experiments on mice that were born in the most sanitised world imaginable.

He says: "We were able to show that if you take lean and obese humans and take their faeces and transplant the bacteria into mice you can make the mouse thinner or fatter depending on whose microbiome it got."

"This is pretty amazing right, but the question now is will this be translatable to humans"

This is the big hope for the field, that microbes could be a new form of medicine. It is known as using "bugs as drugs".

Adaptado de: < http://www.bbc.com/news/health-43674270> Acessado em 13 de abril de 2018.

The human body
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q939505 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Cientistas têm demonstrado que o aquecimento global reduzirá o fitoplâncton dos ambientes aquáticos nas próximas décadas. Como consequência da redução do fitoplâncton, é esperado que ocorram todos os fatos abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q939519 | Química, Grandezas massa, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O termômetro de mercúrio (Hg) foi um importante instrumento de medida da febre. Devido ao incorreto descarte dos resíduos de mercúrio, após a quebra dos termômetros, sua comercialização foi proibida no Brasil, em 2017.
Considerando que um termômetro possua cerca de 4,0 g de mercúrio, qual o número de átomos presentes no instrumento?
Dados: Massa atômica do Hg = 200 g.mol-1 ; número de Avogadro = 6,0 x 1023
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q947781 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Na década de 1630, os neerlandeses realizaram conquistas no litoral do Nordeste brasileiro. Interessados, sobretudo, no domínio da produção do açúcar, é possível informar que também concorreram para as incursões militares holandesas ao Brasil, fatores como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q681036 | Biologia, Leis de Mendel, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

O controle de determinada característica genética, a ser expressa no fenótipo, pode ser influenciado por uma série de genes. Contudo, quando a herança é controlada por um único par de alelos com dominância completa, o cruzamento entre indivíduos heterozigóticos produzirá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q947645 | Geografia, Clima, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Instalada a ditadura militar no Brasil, em 1964, Alagoas, quase que de imediato, sentiu seus efeitos políticos, sobretudo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q686058 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O fósforo é essencial à vida humana, sendo o sexto elemento mais abundante presente no corpo humano. Na sua forma inorgânica, o fósforo está associado à síntese de ácidos nucleicos e moléculas de armazenamento de energia, como o trifosfato de adenosina (ATP). Na sua forma elementar, o fósforo pode ser obtido como fósforo branco ou fósforo vermelho. Sobre as formas elementares do fósforo, podemos afirmar que se trata de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q939504 | Biologia, Evolução biológica, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Na África, a caça de elefantes pelo marfim, proveniente das presas desses animais, tem financiado o comércio de armas nas guerras da região. Isto possivelmente tem provocado mudanças evolutivas, com o registro crescente de nascimentos de elefantes sem presas, comparativamente aos períodos anteriores às guerras. Considere que a ausência de presas é uma característica monogênica autossômica recessiva, e que a frequência de elefantes africanos sem presas passou de 4% para 81%. Com base nestas informações, é correto afirmar que a frequência do alelo recessivo, responsável pela ausência de presas, passou de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q947697 | Física, Oscilação e Ondas, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Um estudante lê num livro o conceito de uma grandeza física descrita como sendo “a razão entre a quantidade de calor fornecida a um objeto e a variação de temperatura observada nesse objeto”. O estudante conclui que tal conceito se refere à grandeza física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q947700 | Química, Sistemas Gasosos, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

As reações redox fazem parte de muitos processos presentes no nosso dia a dia, como: respiração dos seres vivos, estocagem de energia em baterias, corrosão de metais, combustão de combustíveis fósseis, fotossíntese etc. A reação abaixo exemplifica uma reação redox:
a KMnO4 + b Na2SO3 + c H2O → d MnO2 + e Na2SO4 + f KOH

A soma dos coeficientes estequiométricos a, b, c, d, e e f, que tornam a equação corretamente balanceada, deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q939510 | Química, Soluções características, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Os gases da atmosfera terrestre, como o oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e o dióxido de carbono (CO2), também são encontrados dissolvidos na água dos mares e rios. O O2 é o mais importante em águas naturais, devido à sua aplicação como agente oxidante de resíduos de matéria orgânica, presente em ambientes marinhos, e na respiração dos peixes. A equação química que representa a dissolução do oxigênio na água está representada abaixo.
O2(g) ⇌ O2(aq)
A dissolução do O2 em ambientes marinhos é dependente de pressão e temperatura. Acerca disso, foram realizadas algumas observações, comparandose a concentração de O2 em dois lagos diferentes:
1) A dissolução do O2, considerando que ambos os lagos estão sob a mesma pressão atmosférica, é maior para o lago de maior temperatura.
2) Ao medir a concentração de O2 em ambos os lagos, o lago sob maior altitude apresenta maior concentração quando apresentam a mesma temperatura.
3) Comparando os dois lagos, em mesma pressão atmosférica, um lago em clima temperado apresenta maior concentração de O2 que um lago em clima tropical.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q947785 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A votação,em 1957, do impeachment do governador Muniz Falcão, na Assembléia Legislativa de Alagoas constituiu-se um dos momentos mais violentos da história política de Alagoas. Sentenciado com o impedimento, Muniz Falcão recorreu, e saindo vitorioso, iniciou em 1958 uma segunda fase do seu governo, no qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.