Início

Questões de Concursos CESGRANRIO

Resolva questões de CESGRANRIO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3801Q707075 | Informática, Administrador, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

Um cliente de correio-eletrônico, como o Mozilla Thunderbird, pode acessar suas caixas de mensagem por dois protocolos básicos. Qual protocolo realiza o sincronismo entre o cliente e o servidor de e-mail, replicando as ações de leitura ou troca de diretório no servidor e permitindo que as mensagens sejam guardadas tanto na máquina local quanto no servidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3802Q203273 | Economia, Sistema Financeiro Nacional, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas existentes no país e seu órgão normativo máximo é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3803Q183049 | Enfermagem, Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na auditoria de sistemas de gestão de serviços de enfermagem, as fontes de informações devem ser selecionadas por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços.

Tal atividade utiliza a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3804Q542987 | Probabilidade e Estatística, Regressão, Estatístico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um modelo de regressão logística, o que indica se o modelo se ajusta bem aos dados é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3805Q325387 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3806Q182806 | Economia, Política fiscal, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIO

A curto prazo, para expandir a demanda agregada e a renda de um país, uma política fiscal expansiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3807Q8221 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Transpetro, CESGRANRIO

Ao proceder à inoculação de micro-organismos vivos atenuados ou suas toxinas num determinado grupo de trabalhadores, o técnico de enfermagem está promovendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3808Q23076 | Agronomia, Analista Censitário de Geoprocessamento, IBGE, CESGRANRIO

A estimação de intensidade de Kernel é um método eficiente no processo de análise espacial por pontos que representam eventos discretos, como, por exemplo, casos de dengue em estudos epidemiológicos. Nesse método, considera-se um raio de pesquisa que é centralizado em cada ponto da amostra e aplica-se uma função real, contínua e simétrica, cuja integral soma um, semelhante à função densidade de probabilidade. Esse raio de pesquisa pode variar, dependendo do tipo de fenômeno em que se baseia o estudo e da unidade territorial utilizada.

Para se obter uma estimação suavizada da densidade de probabilidade univariada ou multivariada de uma amostra, deve-se considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3809Q23080 | Conhecimentos Específicos, Engenharia Cartográfica e Cartografia, Analista Censitário de Geoprocessamento, IBGE, CESGRANRIO

A imagem digital possui as seguintes formas de medidas que são descritas em termos de resolução: espacial, espectral, radiométrica e temporal.

Em relação às resoluções, considere as afirmativas a seguir.

I - A resolução radiométrica é medida pela intensidade de radiância da área de cada pixel.
II - A resolução espacial utiliza o IFOV como métrica.
III - A resolução radiométrica é a frequência de revisita dos sensores.
IV - A resolução temporal é fundamental para acompanhar ou detectar a evolução ou mudanças que ocorrem na Terra.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3810Q21803 | Informática, Engenharia de Software, Analista do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

Em determinado formulário de um sistema WEB, é apresentado um campo de entrada que deve aceitar números inteiros de 10 a 500. De acordo com a análise de valor limite, que valores devem ser testados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3811Q859950 | Matemática, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Um casal está muito apaixonado, mas devido à distância de suas casas e ao regime de trabalho dos dois, eles não conseguem se encontrar com a frequência de que gostariam. A moça só tem folga aos sábados, e o rapaz trabalha três dias seguidos, folgando no quarto dia.
Se hoje é terça-feira e é dia de folga do rapaz, quantas folgas dele cairão no sábado nos próximos 365 dias?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3812Q133691 | Economia, Macroeconomia, Analista do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

. O Produto Interno Bruto de um país, num certo ano, é menor que o seu Produto Nacional Bruto, no mesmo ano, se a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3813Q481607 | Geografia, Migrações, Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE, CESGRANRIO

Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3814Q159841 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos Geográficos Regionais, Assistente Legislativo Programação de Computadores, AL TO, CESGRANRIO

A autonomia da região do atual Estado do Tocantins em relação a Goiás, efetivada inteiramente apenas em 1988, já era antigo desejo da população local. Ao longo dos séculos XVIII e XIX houve episódios que evidenciaram este ideal de emancipação, tendo sido o primeiro deles a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3815Q542306 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Estatística, TCE RO, CESGRANRIO

O enunciado a seguir refere-se às questões de nº  61 e 62.

Recente pesquisa para avaliar o percentual de eleitores favoráveis a um candidato a senador foi realizada de acordo com um plano de amostragem aleatória simples, sendo a amostra extraída de uma população infinita. O resultado apontou uma intenção de votos no candidato na ordem de 45%.

Caso uma amostra de 100 eleitores fosse utilizada, o intervalo aproximado de 95% de confiança para a preferência dos eleitores nesse candidato seria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3816Q184422 | Economia, PIB, Economista, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

A variação percentual do Produto Interno Bruto (PIB) nominal de um país, de um ano para o outro,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3817Q421225 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Profissional Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

A empresa WXZ Gás Brasil Ltda. ingressou com ação de cobrança de multa contratual em face de Refeições Irmãs Marias ME, com quem afirma ter celebrado contrato de adesão, de fornecimento de gás liquefeito, pelo prazo de 5 anos, sendo certo que a microempresa estaria recebendo o produto de um concorrente, em plena ofensa ao que fora pactuado. A Refeições Irmãs Marias ME não nega o fato, mas registra que só passou a receber o gás da concorrente, após inúmeras reclamações à WXZ com relação a falhas no fornecimento do gás, e que outra cláusula contratual dispõe que o fornecimento deve ser ininterrupto, salvo hipótese de força maior. O juiz inverteu o ônus da prova, considerando a ME como consumidora.

Nesse caso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3818Q861576 | Português, CNU, CESGRANRIO, 2023

Texto associado.

Lixo nos mares

1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

4         Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

5        Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

6       O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.

OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

O texto pode ser dividido em duas grandes partes. Na primeira parte, apresenta-se a explicação sobre as características do lixo marinho.
Na segunda parte, a partir do quarto parágrafo, apresentam-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3819Q211870 | Física, Geofísico Júnior Física, Petrobras, CESGRANRIO

Um dado é lançado duas vezes e todos os seis resultados possíveis para cada lançamento são equiprováveis. A probabilidade condicional para que ambos sejam pares quando pelo menos um dos resultados destes dois lançamentos for um número par será igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3820Q543663 | Probabilidade e Estatística, Distribuição de Frequência, Técnico de Segurança Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Ao se analisar a estatística de acidentes de uma empresa verificam-se os seguintes dados:

• Número de acidentados: 26

• Horas-homem trabalhadas: 246.400

• Dias perdidos: 289

• Dias debitados: 0

Baseando-se nesses dados, verifica-se que as taxas de frequência e de gravidade são, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.