Questões de Concursos: CESPE CEBRASPE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: CESPE CEBRASPE. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q109943 | Sistemas de Informação, EaD Ensino ou Educação a distância, Analista de Controle Externo Processamentos de Dados, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsequentes.

I Na primeira geração da EaD, houve ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso, iniciado no século XIX.

II A segunda geração da EaD foi marcada pela teleducação/telecursos, embasada em programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação assíncrona predominou nesse período.

III A terceira geração da EaD tem como características: uso dos ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação; a comunicação é síncrona; e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da world wide web possibilitaram avanços na EaD. Hoje, alguns meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki e plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

IV Nos cursos a distância existe a busca por métodos de avaliação online que possibilitam a avaliação formativa do aluno, embasada no acompanhamento e orientação da participação deste no desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo. No contexto da EaD, esse novo paradigma de avaliação tem relevância ainda maior por possibilitar a percepção do comportamento do aluno e favorecer a identificação de problemas.

V O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a EaD. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento embasado em web, que, ao final, resultou no e-learning.

Estão certos apenas os itens

22 Q795146 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A respeito da questão ética, assinale a opção correta.

23 Q142154 | Medicina, Analista Judiciário Clínica Médica, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da hemorragia digestiva alta (HDA).

24 Q327905 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.

25 Q353194 | Contabilidade Geral, Análise Custo Volume Lucro, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A análise do ponto de equilíbrio (análise custo-volume-lucro) permite determinar o nível de operação a ser mantido para que uma empresa cubra todos os seus custos operacionais, bem como avaliar a lucratividade associada a vários níveis de venda. O referido ponto de equilíbrio operacional é definido quando for zero

26 Q336192 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Administrativos, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Uma empresa gasta 1,5 kg de açúcar por semana, para cada 7 empregados que tomam cafezinho e suco durante a jornada de trabalho. Nesse caso, se essa empresa gasta, por semana, 9 kg de açúcar para adoçar cafezinho e suco para seus empregados, então a quantidade de empregados da empresa que tomam cafezinho e suco é igual a

27 Q323035 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta.

28 Q324518 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam

29 Q324189 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.

I As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.

II A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.

III A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.

IV Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.

Estão certos apenas os itens

30 Q794653 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que


🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.