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Questões de Concursos CETREDE

Resolva questões de CETREDE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q1013235 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Uma postura ética e profissionalmente aceita sempre quando atuando, essa deve ser a atitude do intérprete. Isto quer dizer:
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1203Q902909 | Psicologia, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Os benzodiazepínicos são medicamentos psicotrópicos usados principalmente no tratamento da ansiedade e insônia, mas seu uso prolongado pode levar à dependência e deve ser monitorado com cuidado. Qual dos fármacos a seguir pertence a essa classe?
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1204Q1079889 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Para fins da aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se acessibilidade:
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1206Q1015929 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Assinale a alternativa CORRETA conforme as variações linguísticas na Libras.

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1207Q1015933 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A Língua de Sinais no Brasil foi trazida oficialmente durante o Império de D. Pedro II, com a vinda do professor da França Hernest Huet, fundando o Instituto Imperial para surdos-mudos, que existe até os dias de hoje e se chama

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1208Q1015954 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Segundo os principais fatores determinantes da cultura surda, é INCORRETO afirmar que os(a)

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1209Q1015960 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Marque a opção que NÃO demonstra um desafio dos surdos ao entrarem no mercado de trabalho nas empresas.

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1211Q1079994 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

A Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, preceitua que a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário. Analise as afirmativas a seguir e marque a assertiva INCORRETA, aquela que não se configura como finalidade desse atendimento prioritário.
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1212Q1013238 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. Conforme apresentado em http://www.deafmall.net/deaflinx/edcoe.html (2002), nos Estados Unidos, foi determinado ser antiético exigir que o intérprete assuma funções que não sejam específicas da sua atuação como intérpretes, tais como
( ) tutorar os alunos (em qualquer circunstância). ( ) apresentar informações a respeito do desenvolvimento dos alunos. ( ) acompanhar os alunos. ( ) disciplinar os alunos. ( ) realizar atividades gerais extraclasse.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
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1213Q1013240 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Em Milão, na Itália, em 1880, realizou-se o Congresso Internacional de Surdo Mudez, ficando definido que o(a)
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1215Q1080160 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente Social, Prefeitura de Aquiraz CE, CETREDE, 2017

No que compete à Lei. 13.146, de 06 de julho de 2015, em seu Art. 3º, barreiras consistem em qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limitem ou impeçam a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. NÃO são classificadas como barreiras
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1216Q1015920 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Os surdos durante os diversos períodos da história mundial foram colocados à margem do mundo econômico, social, cultural, educacional e político. A partir do final do último século houve mudanças significativas na forma de compreender suas características, que afetaram as propostas educacionais oferecidas a eles. A educação dos surdos vem sendo marcada por preconceitos, descréditos, piedade e loucura, porém, a concepção de homem cidadão é o primeiro passo para mudar uma história marcada por lutas e conquistas.

Diante dos fatos históricos, leia atentamente as afirmativas a seguir.

I. Para a Igreja Católica os surdos eram como seres com “almas imortais”, pois não conseguiam verbalizar os sacramentos. Os surdos eram privados dos direitos legais pois eram considerados incapazes, não fazendo parte nem mesmo das famílias.

II. Os surdos eram lançados ao mar ou do alto dos rochedos, rejeitados e abandonados em praça pública ou nos campos vivendo miseravelmente como escravos ou abandonados.

III. Pedro Ponce de Léon, primeiro professor de surdos, usou como metodologia a datilologia, os sinais e a escrita. Criou uma escola para professores de surdos e para os próprios surdos no Brasil.

IV. Juan Pablo Bonet (1620) Iniciou seu trabalho com surdo através de sinais, treinamento da fala e o uso de alfabeto datilológico.

V. Em 26 de setembro de 1857 fundou-se, no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, posteriormente alterou o nome para Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

Marque a alternativa correspondente às afirmativas CORRETAS.

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1217Q1015932 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

O Oralismo, a Comunicação total e o Bilinguismo são as abordagens de ensino que mais influenciaram e ainda influencia a concepção sobre o sujeito surdo, a língua de sinais e a cultura surda.

O oralismo ou filosofia oralista teve alguns defensores. Entre eles destacaram- se:

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1218Q1015958 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Os princípios cognitivos dizem respeito, principalmente, às funções mentais e intelectuais, a todos aqueles processos internos monitorados e/ou desencadeados na nossa relação de aprendizagem/ aquisição de uma língua. São eles:

I. automaticidade.

II. aprendizado significativo.

III. antecipação da recompensa.

IV. motivação intrínseca.

V. investimento estratégico.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

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1219Q1015959 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Leia com atenção as afirmativas a seguir. Marque a opção INCORRETA sobre como o professor de Libras deve exercer sua profissão em sala de aula.

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