Início

Questões de Concursos CETREDE

Resolva questões de CETREDE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q1015949 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Leia a afirmativa a seguir.

George Dalgarno (1628-1687), filósofo e professor em Oxford, lançou, na Inglaterra, diversas teorias para se ensinar aos surdos por meio da linguagem __________, principalmente com a utilização do(a) ___________.

Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q1015951 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

A visão ____________ da surdez enfatiza que os surdos compõem comunidades cujo fator aglutinante é a língua de sinais.

Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q1015952 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Sobre a Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Língua Brasileira de Sinais – Libras – não possui estrutura gramatical.

( ) A estrutura gramatical da Libras é constituída a partir de 5 parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial/corporal.

( ) A Libras é uma língua ágrafa.

( ) A Libras usada no Brasil apresenta uma unidade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q1015926 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Das sentenças a seguir assinale a opção INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q1015957 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

O intérprete, ao atuar na área da educação, deverá intermediar a interação entre os professores e os alunos surdos, bem como entre os colegas surdos e os colegas ouvintes. Leia as frases a seguir sobre a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula.

I. O intérprete deve assumir a responsabilidade do ensino dos conteúdos na sala de aula inclusiva para o aluno surdo.

II. O intérprete deve avaliar a aprendizagem do aluno surdo, dando um parecer a respeito.

III. O intérprete deve assumir o papel de intermediar a relação dos professores e alunos surdos, pois este é o seu dever dentro do processo educacional.

IV. Em qualquer sala de aula inclusiva, o intérprete é a figura que tem autoridade absoluta.

V. O intérprete não é um dos elementos de acessibilidade comunicativa.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q1080159 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Aquiraz CE, CETREDE, 2017

Assinale a alternativa INCORRETA, com base na Lei. 13.146 de 06 de julho de 2015.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q1015956 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Datilologia NÃO é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.