Questões de Concursos CETREDE

Resolva questões de CETREDE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q682546 | Legislação Municipal, Procurador Administrativo, Prefeitura de Acaraú CE, CETREDE, 2019

A Lei Municipal 1.517/2014, de 05 de fevereiro de 2014 dispõe sobre os símbolos oficiais de Acaraú. De acordo com a Lei NÃO é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q711081 | Matemática, Regra de três 71 Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Administrador, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Existe, normalmente, uma delegacia de polícia em cada um dos municípios do Ceará. Mas em um determinado município, existem 3 delegacias de polícia. Na delegacia A existem 49 viaturas a mais que na delegacia B. Na delegacia C existem 3 viaturas a menos que na delegacia A. Se a quantidade total de viaturas das três delegacias é de 329, quantas viaturas estão disponíveis na delegacia C?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q668407 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Agente Administrativo, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.
Analise a afirmativa a seguir: Em essência, o poder ________ é a atividade da Administração Pública que impõe limites ao exercício de direitos e liberdades, em prol do interesse coletivo. É o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual. 
Marque a opção que completa corretamente a lacuna
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q684598 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Acaraú CE, CETREDE, 2019

Marque a opção que indica o nome dos 4 (quatro) países visitados pelo Presidente Jair Bolsonaro em compromissos oficiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q712010 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Texto associado.

Os três pássaros do Rei Herodes


      Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.

      Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:

      - Para onde vais, Maria?

      - Fugimos da maldade do rei Herodes – respondeu ela. Mas como naquele momento se ouvisse o tropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.

      Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.

      Finalmente, encontrou-se com uma cotovia que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.

      Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos. Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.

      Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia. Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?

      - Vi sim – respondeu o pequenino pássaro. Foram por ali.

      E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.

      Deus castigou o pombo e a codorniz.

       O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.

      A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.

      E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.

A regência verbal está INCORRETA em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q707470 | Administração Geral, Administrador, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Analise o texto a seguir.


“[...] o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização; [...] é o ambiente humano dentro do quais [sic] as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho; [...] a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento.”

                 (CHIAVENATO, 2006, p. 50 apud BEGNAMI; ZORZO, 2006, p. 41).


O conceito indicado no texto, refere-se à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q671643 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.
Analise as afirmativas a seguir
I. O File Transfer Protocol é um protocolo orientado à transferência de arquivos. A execução de aplicações web ocorre via HTTP. II. Caso o endereço que o usuário esteja acessando se inicie por ftp://, o navegador Internet Explorer usará o protocolo de transferência de arquivos ftp. III. Deep Web é o conjunto de conteúdos da Internet não acessível diretamente por sítios de busca, o que inclui, por exemplo, documentos hospedados em sítios que exigem login e senha. A origem e a proposta original da Deep Web são legítimas, afinal nem todo material deve ser acessado por qualquer usuário. O problema é que, longe da vigilância pública, essa enorme área secreta foi tomada pelo desregramento, e está repleta de atividades ilegais. 
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q670209 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.

Lei a afirmativa a seguir.


A produtividade do trabalho supõe, portanto, uma relação social determinada: o trabalho, como trabalho assalariado, e os meios de trabalho, como capital. O capital está formado por mercadorias sendo, duplamente, __________ (dinheiro), pois é valor que se valoriza, fruto da troca de uma quantidade dada de trabalho materializado por uma maior quantidade de trabalho vivo, e __________, tal como se manifesta nas relações dentro do processo de trabalho, combinações sociais do trabalho e meios de trabalho a eles correspondentes, respectivamente, condições subjetivas e objetivas do processo de trabalho.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q711170 | Não definido, Procurador Municipal, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

De acordo com Consolidações das Leis Trabalhistas, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q694125 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Acaraú CE, CETREDE, 2019

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões 1 a 6.

Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis

O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem, eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.
Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.
Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que, antes do descarte, é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o “lixo que não é lixo” para reciclagem.

“...os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais.” Que circunstância pode-se perceber nesse período?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q708724 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Texto associado.
As questões relacionadas ao município de São Gonçalo do Amarante têm por base o Anuário do Ceará (2019 – 2020) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE.Analise a afirmativa a seguir.Uma pesquisa identifica 30 ocupações que irão surgir na próxima década e evidencia que, por causa da inovação, os empregadores estão buscando um novo perfil de trabalhador. Uma pesquisa do SENAI, elaborada em 2019, identificou 30 profissões que vão surgir com a Indústria 4.0, evidenciando a relação entre as novas ocupações e as mudanças tecnológicas. A pesquisa mostra que um dos líderes da corrida que moderniza as indústrias no Brasil é o segmento automotivo. É a área onde os especialistas mais preveem impactos da 4ª Revolução Industrial. Na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, irá se destacar o analista de ____________ (Internet das Coisas), que é responsável por obter, estudar e organizar dados para desenvolver aplicações com eles, usando conhecimentos de programação e análise de dados, concebendo soluções para diferentes problemas e proporcionando novos usos aos objetos do quotidiano.                           Retirado e adaptado em 18/12/2019 do site: https://g1.globo.com.

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q710008 | Português, Interpretação de Textos, Procurador Municipal, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Texto associado.

Canção


Pus meu sonho num navio

e o navio em cima do mar;

- depois, abri o mar com as mãos,

para o meu sonho naufragar.


Minhas mãos ainda estão molhadas

do azul das ondas entreabertas,

e a cor que escorre dos meus dedos

colore as areias desertas.


O vento vem vindo de longe,

a noite se curva de frio;

debaixo da água vai morrendo

meu sonho, dentro de um navio...


Chorarei quando for preciso,

para fazer com que o mar cresça,

e o meu navio chegue ao fundo

e o meu sonho desapareça.


Depois tudo estará perfeito;

praia lisa, águas ordenadas,

meus olhos secos como pedras

e as minhas duas mão quebradas.

                                                                       Cecília Meireles – A viagem

Não se pode dizer do poema que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q681347 | Português, Sintaxe, Procurador Administrativo, Prefeitura de Acaraú CE, CETREDE, 2019

Marque a opção em que a oração destacada está corretamente classificada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q705037 | Contabilidade Geral, Legislação Complementar de AFO, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Pacujá CE, CETREDE, 2019

Determinado órgão público comprou, a prazo, um veículo. De acordo com as definições contidas nas
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, essa compra classifica-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q704967 | Português, Sintaxe, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Pacujá CE, CETREDE, 2019

Texto associado.
Estátua Falsa
Só de oiro falso meus olhos se douram;
Sou esfinge sem mistério no poente.
A tristeza das coisas que não foram
Na minha alma desceu veladamente.
Na minha dor quebram-se espadas de ânsia,
Gomos de luz em treva se misturam.
As sombras que eu dimano não perduram,
Como ontem para mim, hoje é distância.
Já não estremeço em face de segredo;
Nada me aloira, nada me aterra
A vida corre sobre mim em guerra,
E nem sequer um arrepio de medo!
Sou estrela ébria que perdeu os céus,
Sereia louca que deixa o mar;
Sou templo prestes a ruir sem deus,
Estátua falsa ainda erguida no ar...
                                                                     Mário de Sá Carneiro.
O sujeito de “desceu”, v. 4 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q702197 | Português, Morfologia, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Pacujá CE, CETREDE, 2019

Texto associado.
Numere a Coluna B pela Coluna A, considerando a classificação gramatical das palavras sublinhadas
da Coluna B retiradas do texto.
COLUNA A

I. Pronome apassivador.
II. Conjunção comparativa.
III. Advérbio de tempo.
IV. Pronome relativo.
V. Locução adjetiva.
VI. Palavra denotativa.
COLUNA B
( ) ... se douram;
( ) ... sem mistério ...
( ) ... que não foram ...
( ) ... sequer um arrepio ...
( ) ... como ontem,
( ) ... ainda erguida no ar...
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q709366 | Português, Interpretação Textual, Procurador Municipal, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Há ambiguidade em uma das frases motivada pela ordem dos termos da oração. Assinale-a. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q445946 | Direito Constitucional, Orçamentos, Agente de ATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará CE, CETREDE, 2018

Sobre da Lei de Diretrizes Orçamentárias, analise as afirmativas a seguir.

I. Dispor sobre equilíbrio entre receitas e despesas.

II. Dispor sobre os orçamentos da iniciativa privada.

III. Dispor sobre condições e exigências para transferência de recursos a entidades públicas e privadas.

IV. Dispor sobre orçamentos de governos estrangeiros no Brasil.

V. Dispor sobre critérios e formas de limitação de empenho.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q709720 | Português, Morfologia 329 Pronome 3291 Pronomes Relativos, Procurador Municipal, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Assinale a alternativa em que a palavra “onde” é classificada como pronome relativo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q684864 | Português, Pontuação, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Acaraú CE, CETREDE, 2019

Em qual das opções a seguir, a vírgula foi usada para separar palavras de mesma função sintática?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.