Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
- Para onde vais, Maria?
- Fugimos da maldade do rei Herodes – respondeu ela. Mas como naquele momento se ouvisse otropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos. Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia. Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
- Vi sim – respondeu o pequenino pássaro. Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
O texto mostra que um dos pássaros personagens, diferente dos outros, mostrou-se
Profissionais de Israel observaram regeneração dos telômeros e queda nas células ligadas ao envelhecimento
“Em um estudo inovador, cientistas da Universidade de Tel Aviv relataram ter revertido o processo de envelhecimento. O método escolhido pelos pesquisadores foi a terapia de oxigênio.
Os pesquisadores utilizaram câmaras hiperbáricas para observar seu efeito em células e material genético de vida útil curta. A ideia era analisar se a terapia, baseada na respiração de oxigênio na cabine pressurizada, poderia reverter efeitos conhecidos do envelhecimento em idosos. Os participantes eram 35 pessoas de 64 anos de idade.
Assim, os idosos foram colocados na câmara hiperbárica por 90 minutos diários, cinco dias por semana ao longo de três meses. Ao longo da pesquisa, os cientistas investigaram o funcionamento de células associadas à deterioração de tecidos e órgãos no organismo, além de medir os telômeros (molécula cujo encurtamento está relacionado ao envelhecimento celular precoce) de cada participante.
Como resultado, os israelenses constataram um aumento em 20% no comprimento dos telômeros dos idosos e uma queda de 37% nas células estudadas. De acordo com os estudiosos, isso seria equivalente a 25 anos de rejuvenescimento.
O estudo é inovador por apontar cientificamente para a possibilidade da reversão do processo de envelhecimento em nível celular. No entanto, é claro que muitas outras pesquisas precisam ser feitas acerca do assunto,
Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
- Para onde vais, Maria?
- Fugimos da maldade do rei Herodes – respondeu ela. Mas como naquele momento se ouvisse otropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos. Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia. Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
- Vi sim – respondeu o pequenino pássaro. Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
Quando o ato administrativo é praticado com desvio de poder, podemos afirmar que é um ato ___________. Marque a opção que completa corretamente a lacuna.
"Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete
meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite,
trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores.
Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação,
que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e
econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a
justiça social, a que tem direito o seu generoso povo".
O fragmento refere-se a uma carta de renúncia à Presidência
da República, cujo autor(a) é
Considerando a abordagem da avaliação na Educação
Infantil como um processo contínuo e formativo que visa o
desenvolvimento integral das crianças, assinale a opção da
afirmação CORRETA em relação à avaliação formativa.
✂️ a) Identifica as áreas de dificuldade das crianças e ajusta as
práticas pedagógicas com base nas necessidades
individuais e no progresso observado.
✂️ b) Implementada através de provas finais para medir o
conhecimento acumulado das crianças ao longo do ano
letivo.
✂️ c) Concentra-se na quantidade de conteúdo que as crianças
conseguem memorizar, independente da compreensão dos
conceitos.
✂️ d) Prioriza apenas o desempenho acadêmico das crianças,
desconsiderando seu desenvolvimento socioemocional e
suas habilidades de interação social.
✂️ e) A aprendizagem e o desenvolvimento do aluno têm como fim
apenas alcançar o ano letivo seguinte.
As novas tecnologias têm transformado
significativamente os processos educacionais, oferecendo
novas ferramentas e métodos para a construção do
conhecimento. No contexto da Educação Básica, como as
tecnologias digitais podem ser utilizadas de forma eficaz
para promover um aprendizado significativo e ativo entre os
alunos?
✂️ a) A integração de tecnologias digitais deve se limitar ao uso de
lousas digitais para substituir os quadros tradicionais, sem
alterar as metodologias de ensino.
✂️ b) As tecnologias digitais devem ser utilizadas para fornecer
conteúdos prontos aos alunos, permitindo que eles absorvam
o conhecimento de forma passiva e eficiente.
✂️ c) A utilização de plataformas interativas e colaborativas
permite que os alunos participem ativamente do processo de
aprendizagem, criando, compartilhando e discutindo
conteúdos, promovendo um aprendizado mais coerente com
a realidade.
✂️ d) A aplicação de tecnologias na educação deve focar na
automatização das avaliações, garantindo a padronização
dos resultados e a diminuição do tempo de correção por parte
dos professores.
✂️ e) O uso de dispositivos móveis na sala de aula deve ser
restrito, pois eles desviam a atenção dos alunos e não
contribuem para o processo de construção do conhecimento.
A avaliação em Educação Física é um processo
complexo que vai além da simples mensuração do
desempenho físico dos alunos. Ela deve considerar diversos
aspectos do desenvolvimento integral, incluindo habilidades
motoras, atitudes, participação e progresso individual.
Marque a abordagem de avaliação que integra esses
diferentes aspectos, promovendo uma visão holística do
desenvolvimento dos alunos.
✂️ a) Avaliar os alunos exclusivamente com base em seu
desempenho em testes físicos padronizados, garantindo a
objetividade e a comparabilidade dos resultados.
✂️ b) Focar a avaliação na frequência e participação nas aulas,
sem considerar o desenvolvimento motor ou as atitudes dos
alunos durante as atividades.
✂️ c) Basear a avaliação exclusivamente nos resultados das
competições esportivas internas, assegurando que os alunos
mais habilidosos sejam os mais bem avaliados.
✂️ d) Utilizar uma combinação de autoavaliação, observação
contínua e registros de progresso para avaliar tanto as
habilidades motoras quanto o engajamento, a cooperação e
o esforço dos alunos ao longo do tempo.
✂️ e) Aplicar uma única prova teórica no final do semestre,
cobrindo os conceitos técnicos de Educação Física, como
anatomia e fisiologia, para determinar a nota final dos alunos.
Analise as assertivas a seguir e marque (V) para as
VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) É direito da criança e do adolescente ser criado e educado
no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta,
assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente
que garanta seu desenvolvimento integral.
( ) A permanência da criança e do adolescente em programa
de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 10
(dez meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu
superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade
judiciária.
( ) Será garantida a convivência da criança e do adolescente
com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas
periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de
acolhimento institucional, pela entidade responsável,
independentemente de autorização judicial.
A formação do profissional de Educação Física exige
um compromisso com o desenvolvimento de um conjunto de
habilidades e competências que vão além das práticas
técnicas, incluindo dimensões políticas, pedagógicas e
científicas. Qual das afirmações descreve uma abordagem
integral para a formação desse profissional, conforme as
diretrizes contemporâneas para a área?
✂️ a) A formação do profissional de Educação Física deve focar
prioritariamente na aquisição de técnicas esportivas
avançadas, garantindo que o profissional esteja capacitado
para atuar como treinador de alto rendimento.
✂️ b) A competência científica deve ser a base da formação, com
ênfase exclusiva em pesquisas e estudos sobre fisiologia e
biomecânica, garantindo que o profissional seja capaz de
aplicar esses conhecimentos na prescrição de exercícios.
✂️ c) A formação deve integrar o desenvolvimento de habilidades
pedagógicas, políticas e científicas, promovendo uma
atuação crítica e reflexiva que valorize a inclusão social e a
promoção da saúde, além de estar fundamentada em
evidências científicas.
✂️ d) O compromisso do profissional de Educação Física deve ser
com a excelência técnica, sendo menos relevante sua
atuação pedagógica ou política, uma vez que sua principal
função é melhorar o desempenho físico dos praticantes.
✂️ e) A formação ideal do profissional de Educação Física deve
priorizar as competências administrativas e de gestão
esportiva, permitindo que o profissional atue em cargos de
liderança em clubes e academias.
A fotossíntese é o processo bioquímico fundamental
pelo qual as plantas, algas e algumas bactérias convertem a
energia luminosa em energia química, armazenada na forma
de moléculas orgânicas. Este processo envolve duas etapas
principais: as reações dependentes da luz, que ocorrem nas
membranas dos tilacoides, e o ciclo de Calvin, que ocorre no
estroma dos cloroplastos.
Durante a fotossíntese, a energia luminosa capturada pelas
moléculas de clorofila é utilizada para gerar ATP e NADPH
__________, enquanto o ciclo de Calvin, que ocorre __________,
utiliza esses compostos para fixar o dióxido de carbono em
moléculas orgânicas.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente
as lacunas.
✂️ a) nas membranas dos tilacoides / no estroma do cloroplasto
✂️ b) nas membranas dos tilacoides / no citoplasma celular
✂️ c) no citosol das células / na matriz mitocondrial
✂️ d) nas membranas plasmáticas / no núcleo celular
✂️ e) nas membranas dos tilacoides / no lúmen do tilacoide
O desenvolvimento do movimento humano ao longo
das etapas escolares, do Pré-Escolar ao Ensino Médio, exige
práticas pedagógicas adaptadas às diferentes fases de
crescimento e maturação dos alunos. Considerando os
princípios do desenvolvimento motor e a progressão das
habilidades motoras ao longo dessas fases, uma prática
pedagógica adequada para otimizar o desenvolvimento do
movimento humano em cada uma dessas etapas é que
✂️ a) a prática de atividades físicas deve ser homogênea em todas
as fases, priorizando a repetição de exercícios técnicos e
padronizados desde o Pré-Escolar até o Ensino Médio para
garantir a uniformidade do aprendizado motor.
✂️ b) durante o Pré-Escolar, o foco deve ser em atividades lúdicas
que estimulam o movimento espontâneo, enquanto no
Ensino Médio a ênfase deve estar no treinamento técnico e
competitivo de esportes, sem a necessidade de atividades
lúdicas.
✂️ c) a progressão do movimento humano deve ser
cuidadosamente planejada, começando com atividades
lúdicas e exploratórias no Pré-Escolar, avançando para o
desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais no
Ensino Fundamental, e culminando com a especialização
esportiva e a prática consciente de atividades físicas no
Ensino Médio.
✂️ d) desde o início da escolaridade, deve-se priorizar a
preparação física para esportes competitivos, focando no
desenvolvimento das habilidades específicas necessárias
para o desempenho esportivo no Ensino Médio.
✂️ e) o desenvolvimento do movimento humano deve ser tratado
de forma secundária ao conteúdo teórico das aulas de
Educação Física, sendo mais relevante para alunos que
demonstram interesse em carreiras esportivas.