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Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q192330 | Administração Geral, Administrador, INMET, CETRO

Um dos maiores problemas que as organizações enfrentam é na quantificação e qualificação da mão de obra necessária para seu correto funcionamento. Para que isso não se torne um grande problema social e financeiro, devem ser analisados dois fatores no ambiente externo.
Pode-se afirmar que esses fatores são:

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1262Q819793 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Arquiteto, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um homem foi encaminhado à delegacia após conspurcar patrimônio público urbano tombado do Município de Campinas. Com base na Lei nº 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências, a pena prevista é
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1263Q466788 | Direito Tributário, Impostos, Titular de Serviços e Notas e de Registros, TJ RJ, CETRO, 2017

Acerca de temas relacionados ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações de quaisquer bens ou direitos (ITCMD), assinale a alternativa correta.
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1264Q100286 | Português, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 6 a 10.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu apertar o cerco contra a publicidade infantil. A partir de 1º de março, o órgão vai incluir uma nova restrição no código que regulamenta o setor. Agora, a ideia é barrar também as ações de merchandising que tenham crianças e jovens como alvo, bem como a participação destas nesse tipo de peça publicitária. O Conar já previa restrições com a publicidade infantil em geral.
A seção 11 do Código ganhará três novos tópicos referentes à questão do merchandising. "Este Código condena a ação de merchandising ou publicidade indireta contratada que empregue crianças, elementos do universo infantil ou outros artifícios com a deliberada finalidade de captar a atenção desse público específico, qualquer que seja o veículo utilizado", afirma o texto do artigo 3º, uma das novas inclusões.
Segundo o órgão, a mudança partiu de uma solicitação da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), tendo em vista que o público infantil pode "enfrentar maior dificuldade para identificar manifestações publicitárias em conteúdos editoriais".
A decisão foi tomada no fim do ano passado, mas só foi divulgada agora. O anúncio ocorre na mesma semana em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu vetar uma lei estadual que limitava a publicidade de comida "pouco saudável" dirigida a crianças. "Compete à lei federal estabelecer meios que garantam à pessoa a possibilidade de se defender da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde", afirmou Alckmin. Neste caso, autorregulamentação já previa veto a ações de merchandising de alimentos, refrigerantes e sucos em programas dirigidos a crianças.
O presidente do Conar, Gilberto Leifert, afirma que o objetivo não é barrar totalmente a exposição das crianças à publicidade. "O consumo é indispensável à vida das pessoas e entendemos a publicidade como parte essencial da educação. Privar criança e adolescente do acesso à publicidade é limitar seu raciocínio, pois cidadãos responsáveis e consumidores conscientes dependem de informação nos dias de hoje", diz Leifert, em nota à imprensa.

O Estado de S. Paulo (2013). "Conar limita ações de merchandising para crianças". Adaptado.

De acordo com os textos de Corinna Hawkes e de O Estado de S. Paulo, assinale a alternativa correta.

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1265Q544191 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo para responder às questões 31 e 32.

O cientista italiano Evangelista Torricelli determinou o valor da pressão atmosférica com experimentos feitos com Mercúrio. Ele colocou o Mercúrio em um recipiente e em um tubo de 1 metro e tirou algumas conclusões.

De acordo com o texto, é possível afirmar que Torricelli concluiu que

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1266Q803352 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A contração dos músculos supra-hióideos, faríngeos, laríngeos e linguais pertence a

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1267Q739112 | Economia, Produção, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Considere uma função de produção de curto prazo, com dois fatores de produção - terra (K) e trabalho (L) - e tecnologia dada. As relações entre o produto total, médio e marginal permitem definir três estágios de produção, os quais são simétricos quando observados do ponto de vista do insumo variável e do insumo fixo. Considere PL, PMeL e PMgL as siglas para representar respectivamente o produto total, médio e marginal quando o trabalho for o fator variável e o capital o fator fixo; e PK, PMeK e PMgK as siglas para representar respectivamente o produto total, médio e marginal quando a terra for o fator variável e o trabalho o fator fixo.

Nessas condições, assinale a alternativa correta.

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1268Q49213 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial,
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1269Q324306 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.

I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo. II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia. III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes. É correto o que se afirma em
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1270Q45602 | Português, Meteorologista, INMET, CETRO

O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira depois do escândalo pelo incrível erro de digitação que provocou um caos monumental e perdas de 280 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões) no mercado no começo do mês. A saída de Tsurushima já era esperada. No dia 8 de dezembro, os computadores da Bolsa de Tóquio não detectaram nem bloquearam uma transação errada de um operador da empresa Mizuho Securities. O operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa, J-Com. Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. O erro provocou o caos no mercado de Tóquio e a Mizuho Securities calculou que o engano custaria à empresa quase 40 bilhões de ienes (280 milhões de euros).

Segundo o texto, é incorreto afirmar que:
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1271Q49200 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

“Significa a transferência de poderes de decisão em matérias específicas a entes dotados de personalidade jurídica própria”. Esta é a definição de
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1272Q607828 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Ao considerar as bibliotecas como organizações, é possível identificar o binômio que expressa a base estrutural suficiente, potente e adequada para permitir o esforço cooperativo de pessoas realizando sequências racionais de trabalho para obter melhor rendimento, reduzindo custos, atendendo melhor aos objetivos das instituições e aos anseios das pessoas envolvidas no trabalho. Assinale a alternativa que apresenta esse binômio.
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1273Q323709 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

?Diversos estudos têm tematizado a problemática da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas brasileiras.(...) Contudo, encontramos alguns pontos de convergência em torno de alguns ?passos? que são apontados como importantes na elaboração do projeto: 1. a definição de um marco referencial ou conceitual, que expresse as concepções políticofilosóficas da escola com relação à Educação, à escola e suas finalidades; 2. a elaboração de um diagnóstico da realidade escolar, ou análise da realidade escolar; 3. a definição de um plano ou programação de atividades - objetivos, estratégias etc.; 4. a divulgação do PPP (tornálo um documento a ser conhecido por toda a comunidade escolar) e, por fim, 5. a aprovação do PPP em instâncias colegiadas ou em fóruns de representação direta, como assembleia da escola.? (Projeto vivencial, Escola de Gestores). O diagnóstico constitui-se em um dos momentos mais importantes na construção do PPP. É correto afirmar que o diagnóstico
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1274Q337539 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Ajudante de Carga e Descarga de Produção, Liquigás Distribuidora SA, CETRO

Um fazendeiro vendeu 35 cabeças de gado a R$ 500,00 cada e resolveu comprar 20 cavalos que custa R$ 700,00 cada. Quanto ganhará o fazendeiro?

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1275Q103591 | Português, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 1 a 6.

É inevitável que venham a existir lacunas na nossa compreensão do cenário global de regulamentações sobre o marketing de alimentos para crianças. É de interesse especial a implicação das regulamentações para a alimentação saudável. Infelizmente, há relativamente poucas experiências nos países que possam ser utilizadas para melhor compreender se as regulamentações são eficazes para incentivar dietas mais balanceadas.
A inexistência de sistemas regulatórios específicos para o marketing de alimentos para crianças significa que há poucos modelos e poucas evidências que possam embasar futuras políticas. Embora as cláusulas existentes, ao exigirem que as propagandas não incentivem a alimentação não saudável, tenham o potencial de afetar como os alimentos e as bebidas são apresentados nas propagandas, essa abordagem não foi avaliada em termos do seu impacto nas dietas infantis. Da mesma forma, é difícil, no momento, avaliar a eficácia das proibições à publicidade. Embora as proibições pareçam reduzir a exposição à publicidade e os apelos das marcas divulgadas, seus efeitos na dieta total não estão claros. Além do mais, as proibições existentes são enfraquecidas pela publicidade transfronteira e pelas técnicas de marketing alternativas, fatores que complicam ainda mais a avaliação. Na verdade, a avaliação dos efeitos das regulamentações de todos os tipos é geralmente inadequada.
A falta de pesquisas objetivas sobre os efeitos da regulamentação nos padrões alimentares e na saúde a longo prazo é uma lacuna de conhecimento séria que precisa ser sanada. A compreensão dos efeitos dos sistemas regulatórios — incluindo proibições publicitárias estatutárias, restrições à venda de produtos, regulamentações sobre promoções de vendas, códigos autorregulatórios e iniciativas da indústria alimentícia — ajudaria a determinar se as regulamentações do marketing são mecanismos eficazes ou ineficazes para desencorajar dietas não balanceadas. As informações também auxiliariam todas as entidades e pessoas envolvidas a direcionarem suas energias para soluções produtivas, contrapondo–se às políticas que não terão o efeito pretendido de melhorar as dietas infantis e a saúde em longo prazo.
Hawkes, Corinna. Marketing de alimentos para crianças: o cenário global das regulamentações / Organização Mundial da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2006.

De acordo com o que se depreende do texto de Hawkes, assinale a alternativa correta.

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1276Q551866 | Informática, HTTP HTTPS, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação às redes de computadores, assinale a alternativa correta.
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1277Q187913 | Informática, Agente Administrativo, CREF 4a Região, CETRO

Durante a configuração de um programa para acessar o correio eletrônico (e-mail), é correto afirmar que configurar o servidor POP3 significa configurar o endereço do servidor

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1278Q627747 | Informática, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre a API Wi-fi Direct do Android 4.0, analise as assertivas abaixo.

I. Permite que dispositivos com o hardware adequado se conectem diretamente entre si por meio Wi-fi sem a necessidade de um ponto de acesso (AP).

II. Permite descobrir e conectar dispositivos que suportam Wi-fi Direct, e comunicar por uma conexão rápida por distâncias maiores do que uma conexão bluetooth.

III. Métodos que permitem a descoberta e conexão com outros dispositivos são definidos na classe WifiP2pManager.

É correto o que se afirma em

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1279Q101943 | Inglês, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Read the text below to answer questions 13–15.

Margarine vs. butter: are synthetic spreads toast?

Sales of margarine are in decline, due to a combination of reformulated recipes, price, health and taste. Do you defend margarine, or is butter simply better?
Butter vs. margarine: it?s a fight that has gone on for decades. On one side, there?s butter — rich, creamy, defiantly full–fat and made for millennia by churning the milk or cream from cattle. On the other, there?s margarine: the arriviste spread invented in the 1860s. It might not taste delicious, and it doesn?t sink into your toast like butter, but for decades margarine has ridden a wave of success as the "healthy" alternative.
No longer. Sales of margarine have plummeted in the last year, according to Kantar, with "health" spreads dropping 7.4% in sales. Flora has been particularly badly hit, losing £24m in sales, partly due to reformulating its recipe.
Meanwhile, butter is back in vogue. Brits bought 8.7% more blocks of butter last year, and 6% more spreadable tubs. This is partly due to the "narrowing price gap between butter and margarine", Tim Eales of IRI told The Grocer, but also to the home baking revival led by Mary Berry, Paul Hollywood and co. We?re all sticking unsalted butter in our sponges these days.
A yen for natural, unprocessed produce could also be a factor. "Since all the food scandals of the last 10 years, people are thinking about where their food comes from — butter is perceived as ?pure?", says food writer Signe Johansen. But is margarine really out for the count? Big brands are owned by powerful multinationals such as Unilever, with huge marketing budgets. Don?t rule spreads out just yet.
Margarine was invented in 1869 by a French food scientist, Hippolyte Mège–Mouriès, who responded to a challenge by Napoleon III. Napoleon wanted to find a long–life alternative to butter to feed troops in the Franco–Prussian war. Mège–Mouriès mixed skimmed milk, water and beef fat to create a substance similar to butter in texture, if not in taste. He called it "oleomargarine" after margarites, the Greek word for pearls — a reference to its pearly sheen. In 1871 he sold the patent to Jurgens, a Dutch firm now part of Unilever.
Beef fat was soon replaced by cheaper hydrogenated and non–hydrogenated vegetable oils. "Margarine gained a foothold during the first world war", says food writer and historian Bee Wilson. "George Orwell wrote of the ?great war? that what he remembered most was not all the deaths but all the margarine. But at this stage people recognized it was an inferior substitute for butter: an ersatz food, like drinking chicory instead of coffee."
In the second world war, British margarine brands were legally required to add vitamins to their recipes. "The move in status to margarine as a health food, marketing itself as a superior alternative, happened after the war", says Wilson. Added "healthy" extras — vitamins, omega–3s, unpronounceables that lower your cholesterol — are still a mainstay of the market.
But while margarine has spent decades fighting butter on the health front, what about taste? "Margarine has never been able to replicate the flavour of true butter", says Johansen. This despite the fact many brands add milk and cream to their spreads. "I Can?t Believe It?s Not Butter"? Really? I can.
Unsurprisingly, it?s hard to find a defendant of margarine among food writers and chefs. One of the few exceptions is Marguerite Patten, who is a fan of baking with Stork® . Indeed, Stork® does make for wonderfully crisp shortcrust pastry.
Margarine has taken a bashing on the health front in recent years, too. Negative press about trans fats in the 00s saw many brands remove hydrogenated fats from their spreads and reformulate their recipes. Growing suspicion of processed foods has led many consumers to return to butter. As Johansen puts it: "If you want a healthy heart, eat more vegetables."
And yet, and yet. I?m looking at a tub of Pure Dairy–Free Soya Spread. It contains 14g saturated fat per 100g, compared to butter?s 54%. For many consumers, such stats still outweigh taste when it comes to deciding what?s on their toast. And what about vegans, and those with lactose intolerance? Margarine can fulfill needs that butter can?t.
It will never win any taste awards, but there is still a place for margarine on the supermarket shelves — even if there isn?t one for it in most food lovers? fridges.
Margarine vs. butter: are synthetic spreads toast? Adapted. Available in:http://www.guardian.co.uk

Read the sentence below and choose the alternative that presents a synonym to the underlined verb.

"Margarine can fulfill needs that butter can?t."

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1280Q13899 | Direito Administrativo, Advogado, AMAZUL, CETRO

Com base na Lei nº 11.107/2005, que dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências, assinale a alternativa correta.
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