Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q465628 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria, Auditor Fiscal Tributário Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, CETRO

As contribuições de melhoria são de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Acerca dessa espécie de tributo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Cabe nos casos, por exemplo, de abertura, pavimentação, recapeamento, arborização e alargamento de vias públicas. ( ) Não é a realização da obra pública que gera a obrigação de pagar contribuição de melhoria. Essa obrigação só nasce se da obra pública decorrer valorização do imóvel do contribuinte. ( ) Feito o lançamento, cada contribuinte deverá ser notificado do montante da contribuição, da forma e dos prazos de seu pagamento, bem como dos elementos que integraram o respectivo cálculo. ( ) Entre os requisitos a serem observados antes do lançamento da contribuição de melhoria está a fixação de prazo não superior a 30 dias para impugnação, pelos interessados de qualquer dos elementos publicados previamente e listados no inciso I do artigo 82 do CTN.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q651769 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Dentista Geral, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos deveres fundamentais dos profissionais em Odontologia, analise as assertivas abaixo.

I. Zelar pela saúde e pela dignidade do paciente.

II. Assegurar as condições adequadas para o desempenho ético-profissional da odontologia, quando investido em função de direção ou responsável técnico.

III. Exercer a profissão mantendo comportamento digno.

IV. Comunicar aos Conselhos Regionais sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da Odontologia e que sejam de seu conhecimento.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1443Q328973 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto da Educação Infantil. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1444Q243510 | Pedagogia, Cury, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Cury (2003), em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educação, analisa o inciso VI, do artigo 206, da Constituição Federal/88, "gestão democrática do ensino público na forma da lei", estabelecendo relações entre esse princípio constitucional e o atual Conselho Nacional de Educação. Dentre outros aspectos analisados, o autor indica que, pela Lei 9.131/95, o Conselho Nacional de Educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1445Q484423 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Revolução técnica científica industrial, especialmente nos séculos XIX e XX, no pleno desenvolvimento dos meios de produção industrial, com a urbanização, possibilitou um ganho significativo como a ampliação do mercado de consumo, avanços tecnológicos, elevação do nível de renda, produzindo uma forte migração do campo para a cidade nos países de economia mais desenvolvida. Ao longo do tempo, os efeitos disso foram a elevação do nível educacional e de renda e a desaceleração do crescimento demográfico. Nos espaços como o Brasil, onde as políticas de desenvolvimento industrial são recentes, a vinda de mão de obra repentina do campo devido à sua mecanização, a partir da década de 70, levaram às cidades um crescimento demográfico intenso. O êxodo rural foi acelerado, entretanto não acompanhado de infraestrutura, produzindo poluição ambiental gerada por

I. resíduos domésticos inorgânicos como plásticos, vidros que não são biodegradáveis e que são problemáticos por causarem elevado volume, além do desperdício que é gerado. Intensifica-se o problema, pois um número cada vez maior de pessoas migra para as cidades. Parte dos resíduos é incinerada, outra vai para aterros sanitários e usinas de compostagem para ser reciclada. II. resíduo ou lixo hospitalar que é incinerado, segue para aterros sanitários e nunca pode ser reciclado. III. resíduos domésticos orgânicos que representam mais de 60% do volume total proveniente de alimentos e papéis higiênicos. São biodegradáveis que na usina de compostagem transformam lixo orgânico em adubo. Quando incinerado, produz intensa poluição do ar lançando monóxido de carbono na atmosfera e material particulado. Quando depositado em aterros sanitários, produz gás metano que pode ser aproveitado como fonte energética. IV. resíduos industriais produzidos pelas atividades de transformação e que liberam grandes quantidades de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Os gasosos são gases tóxicos – monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre, afetando a qualidade do ar; os líquidos que não são reaproveitáveis por não haver tecnologia viável ou muito cara e os sólidos como os plásticos, derivados do petróleo que não são biodegradáveis. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1446Q49244 | Direito Constitucional, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

A respeito do Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q466793 | Direito Tributário, Princípios Tributários, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Sendo objeto do mundo da cultura, o direito e, mais particularmente, as normas jurídicas estão sempre impregnadas de valor. Esse componente axiológico, invariavelmente presente na comunicação normativa, experimenta variações de intensidade de norma para norma, de tal sorte que existem preceitos fortemente carregados de valor e que, em função do seu papel sintático no conjunto, acabam exercendo significativa influência sobre grandes porções do ordenamento. Em direito, utiliza-se o termo ‘princípio’ para denotar as regras de que falamos, mas também se emprega a palavra para apontar normas que fixam importantes critérios objetivos, além de ser usada, igualmente, para significar o próprio valor, independentemente da estrutura a que está agregado e, do mesmo modo, o limite objetivo sem a consideração da norma. (Paulo de Barros Carvalho). Com relação aos princípios gerais e tributários, analise as assertivas abaixo.

I. O princípio da não cumulatividade se aplica somente ao ICMS, ao IPI, aos impostos de competência residual e às contribuições sobre novas fontes de custeio da seguridade social.

II. O princípio da territorialidade da tributação significa que as pessoas tributantes estão impedidas de graduar seus tributos, levando em conta a região de origem dos bens ou o local para onde se destine.

III. O princípio da capacidade contributiva do sujeito passivo sempre foi o padrão de referência básico para aferir-se o impacto da carga tributária e o critério comum dos juízos de valor sobre o cabimento e a proporção do expediente impositivo. Assim, sempre que possível, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir impostos, os quais terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e, nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

IV. O enunciado faz uma breve reflexão semântica, divisando 4 usos distintos aos princípios: a) como norma jurídica de posição privilegiada e portadora de valor expressivo; b) como norma juridica de posição privilegiada que estipula limites objetivos; c) como os valores insertos em regras jurídicas de posição privilegiada, mas considerados independentemente das estruturas normativas; e d) como o limite objetivo estipulado em regra de forte hierarquia, tomado, porém, sem levar em conta a estrutura da norma. Assim, nos dois primeiros, tem-se “princípio” como “norma”; enquanto nos dois últimos, “princípio” como “valor” ou como “critério objetivo”.

V. O princípio da uniformidade geográfica determina que não pode haver discriminação de produtos quanto a sua origem e destino, pois a tributação deve ser uniforme.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q548764 | Informática, Word, Auditor, IMBEL, CETRO

Para que serve no MS-Word o recurso de AutoTexto ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q607422 | Biblioteconomia, Fontes de informação tipos, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a relevância das fontes de informação, é correto afirmar que é um critério que se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1450Q258516 | Saúde Pública, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

Com relação ao consumo de alimentos, bebidas e águas de abastecimento e mineral, além dos riscos de veiculação de doenças infectoparasitárias, há também o risco de outros agravos relacionados a resíduos tóxicos, anabolizantes e hormônios, e coadjuvantes da tecnologia de fabricação. É correto afirmar que o controle sanitário de alimentos, bebidas e águas de abastecimento e mineral é de competência do(s) setor(es) da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q321566 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Os materiais, disponíveis para a brincadeira,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q463928 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos crimes contra o patrimônio, analise as assertivas abaixo.

I. Há crime de latrocínio quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração dos bens da vítima. II. O sequestro relâmpago é tipificado como modalidade do crime de extorsão. III. As escusas absolutórias não podem ser aplicadas ao crime contra o patrimônio que tenha sido cometido mediante violência ou grave ameaça à pessoa. IV. É isento de pena quem comete crime de furto em prejuízo do cônjuge, na constância da sociedade conjugal, e esta imunidade se comunicará aos coautores. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q331116 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Ajudante de Carga e Descarga de Produção, Liquigás Distribuidora SA, CETRO

Em uma aula de português, a professora resolveu fazer uma atividade em grupo, sendo que cada grupo deve ter 4 alunos. Sabe-se que na sala tem-se 48 alunos. Quantos grupos deverão ser formados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1454Q609175 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O símbolo = (igual), na Classificação Decimal Universal (CDU), tem por finalidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1455Q242102 | Pedagogia, Hernández, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Hernández (1998) propõe o desafio de se repensar o saber escolar e a função da Escola, colocando no centro das reflexões a situação social em processo de mudança, característica do denominado pós-modernismo, que manifesta a existência de uma nova consciência artística, cultural e que provoca radicais transformações em nossa existência e em suas condições históricas. Com esse argumento, o autor justifica sua tese de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q420284 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Quanto aos elementos acidentais do negócio jurídico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q417496 | Direito Civil, Pessoas, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Em relação ao domicílio civil, considere as afirmações abaixo:

I. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente.

II. O domicílio do servidor público é o lugar em que exercer permanentemente suas funções.

III. O domicílio do preso é o local de sua residência à época em que foi encarcerado.

IV. O domicílio do oficial da marinha mercante é o local onde o navio estiver matriculado.

V. A mulher casada tem necessariamente por domicílio o do marido.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1458Q363288 | Enfermagem, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG), também denominada toxemia gravídica, incide em cerca de 5 a 10% das gestantes, por volta da 20ª semana. A DHEG pode evoluir para um quadro de Pré Eclampsia Grave. Assinale abaixo a alternativa correta que relaciona alguns parâmetros que auxiliam no diagnóstico do quadro de Pré Eclampsia Grave.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1459Q543280 | Probabilidade e Estatística, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Em relação à função de transferência, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1460Q101427 | Português, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 6 a 10.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu apertar o cerco contra a publicidade infantil. A partir de 1º de março, o órgão vai incluir uma nova restrição no código que regulamenta o setor. Agora, a ideia é barrar também as ações de merchandising que tenham crianças e jovens como alvo, bem como a participação destas nesse tipo de peça publicitária. O Conar já previa restrições com a publicidade infantil em geral.
A seção 11 do Código ganhará três novos tópicos referentes à questão do merchandising. "Este Código condena a ação de merchandising ou publicidade indireta contratada que empregue crianças, elementos do universo infantil ou outros artifícios com a deliberada finalidade de captar a atenção desse público específico, qualquer que seja o veículo utilizado", afirma o texto do artigo 3º, uma das novas inclusões.
Segundo o órgão, a mudança partiu de uma solicitação da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), tendo em vista que o público infantil pode "enfrentar maior dificuldade para identificar manifestações publicitárias em conteúdos editoriais".
A decisão foi tomada no fim do ano passado, mas só foi divulgada agora. O anúncio ocorre na mesma semana em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu vetar uma lei estadual que limitava a publicidade de comida "pouco saudável" dirigida a crianças. "Compete à lei federal estabelecer meios que garantam à pessoa a possibilidade de se defender da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde", afirmou Alckmin. Neste caso, autorregulamentação já previa veto a ações de merchandising de alimentos, refrigerantes e sucos em programas dirigidos a crianças.
O presidente do Conar, Gilberto Leifert, afirma que o objetivo não é barrar totalmente a exposição das crianças à publicidade. "O consumo é indispensável à vida das pessoas e entendemos a publicidade como parte essencial da educação. Privar criança e adolescente do acesso à publicidade é limitar seu raciocínio, pois cidadãos responsáveis e consumidores conscientes dependem de informação nos dias de hoje", diz Leifert, em nota à imprensa.

O Estado de S. Paulo (2013). "Conar limita ações de merchandising para crianças". Adaptado.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o segundo parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.