Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q821564 | Legislação Federal, Lei 7492 1986, Auditor Fiscal Tributário Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, CETRO

Sobre os crimes contra o Sistema Financeiro, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Os administradores e síndicos judicialmente nomeados, bem como os interventores e liquidantes nomeados pelo Banco Central podem ser equiparados aos administradores de instituição financeira para efeito de responsabilidade penal. ( ) A violação de sigilo bancário está regulada, primordialmente, pela Lei nº 7.492/1986 que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. ( ) A competência para julgar crimes relacionados ao Sistema Financeiro Nacional é da Justiça Federal, podendo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central do Brasil (Bacen) serem admitidos como assistentes no processo judicial. ( ) O bem jurídico a ser tutelado na legislação referente a crimes contra o sistema financeiro nacional é o patrimônio das instituições e investidores afetados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1462Q414037 | Direito Ambiental, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa incorreta acerca da competência constitucional em matéria ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1463Q49244 | Direito Constitucional, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

A respeito do Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1464Q321898 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Educação a Distância é o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É mais adequado para a Educação de adultos. A Educação contínua ou continuada é aquela que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação a Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de Educação, a saber
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1465Q747883 | Economia, Supervisor de Vendas, IMBEL, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta apenas Reservas de Capital.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1466Q619747 | Informática, Algoritmos, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Para ordenar os n elementos de um vetor A, em que n > 2, um algoritmo L segue os seguintes passos: 1) seleciona o menor elemento do vetor A; e 2) troca o menor elemento pelo primeiro elemento do vetor A. O algoritmo L repete as duas operações acima para o n - 1 elementos restantes, e depois para os n - 2 elementos, sucessivamente, até que reste apenas um elemento. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a função complexidade do algoritmo L.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1467Q651769 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Dentista Geral, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos deveres fundamentais dos profissionais em Odontologia, analise as assertivas abaixo.

I. Zelar pela saúde e pela dignidade do paciente.

II. Assegurar as condições adequadas para o desempenho ético-profissional da odontologia, quando investido em função de direção ou responsável técnico.

III. Exercer a profissão mantendo comportamento digno.

IV. Comunicar aos Conselhos Regionais sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da Odontologia e que sejam de seu conhecimento.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1469Q321566 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Os materiais, disponíveis para a brincadeira,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1470Q633671 | Informática, Dados, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Considerando um autômato com pilhas, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Fita.

2. Pilha.

3. Unidade de controle.

4. Programa.

Coluna B

( ) Reflete o estado corrente da máquina.

( ) Define o estado da máquina.

( ) Memória auxiliar.

( ) Dispositivo de entrada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q634457 | Informática, Banco de Dados, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Considerando as chaves candidatas de banco de dados, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As chaves candidatas são constituídas por campos que podem ser usados como chaves primárias.

( ) As chaves candidatas podem ter valores duplicados.

( ) As chaves candidatas não podem ter valores nulos.

( ) Uma chave candidata é única em um banco de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1472Q478819 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Manaus AM, CETRO

Umas das vias de administração de medicamentos é através de injeção epidural, que pode ser definida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q466793 | Direito Tributário, Princípios Tributários, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Sendo objeto do mundo da cultura, o direito e, mais particularmente, as normas jurídicas estão sempre impregnadas de valor. Esse componente axiológico, invariavelmente presente na comunicação normativa, experimenta variações de intensidade de norma para norma, de tal sorte que existem preceitos fortemente carregados de valor e que, em função do seu papel sintático no conjunto, acabam exercendo significativa influência sobre grandes porções do ordenamento. Em direito, utiliza-se o termo ‘princípio’ para denotar as regras de que falamos, mas também se emprega a palavra para apontar normas que fixam importantes critérios objetivos, além de ser usada, igualmente, para significar o próprio valor, independentemente da estrutura a que está agregado e, do mesmo modo, o limite objetivo sem a consideração da norma. (Paulo de Barros Carvalho). Com relação aos princípios gerais e tributários, analise as assertivas abaixo.

I. O princípio da não cumulatividade se aplica somente ao ICMS, ao IPI, aos impostos de competência residual e às contribuições sobre novas fontes de custeio da seguridade social.

II. O princípio da territorialidade da tributação significa que as pessoas tributantes estão impedidas de graduar seus tributos, levando em conta a região de origem dos bens ou o local para onde se destine.

III. O princípio da capacidade contributiva do sujeito passivo sempre foi o padrão de referência básico para aferir-se o impacto da carga tributária e o critério comum dos juízos de valor sobre o cabimento e a proporção do expediente impositivo. Assim, sempre que possível, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir impostos, os quais terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e, nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

IV. O enunciado faz uma breve reflexão semântica, divisando 4 usos distintos aos princípios: a) como norma jurídica de posição privilegiada e portadora de valor expressivo; b) como norma juridica de posição privilegiada que estipula limites objetivos; c) como os valores insertos em regras jurídicas de posição privilegiada, mas considerados independentemente das estruturas normativas; e d) como o limite objetivo estipulado em regra de forte hierarquia, tomado, porém, sem levar em conta a estrutura da norma. Assim, nos dois primeiros, tem-se “princípio” como “norma”; enquanto nos dois últimos, “princípio” como “valor” ou como “critério objetivo”.

V. O princípio da uniformidade geográfica determina que não pode haver discriminação de produtos quanto a sua origem e destino, pois a tributação deve ser uniforme.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1474Q420284 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Quanto aos elementos acidentais do negócio jurídico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1475Q327171 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Lei nº 7.853/89 reafirmou a obrigatoriedade da oferta da educação especial em estabelecimentos públicos de ensino. Em relação a essa lei, podem ser considerados crimes

I. o ato de recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimentos de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que possui. II. deixar de apresentar sugestões para o desenvolvimento da Política Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência. III. omitir, à Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde, abusos, em ambiente escolar, relativos à pessoa portadora de deficiência. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1476Q805150 | Legislação e Decretos, Unificação Recursos Tesouro Nacional, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Segundo a Lei 4.320/64 e o Decreto 93.872/86, o comprovante da entrega do material ou da prestação de serviço, identificando o responsável e a data correspondente, é um dos requisitos exigidos para que a despesa pública seja considerada como estando no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1477Q480544 | Farmácia, Dentista Geral, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O Programa Academia da Saúde foi criado pela Portaria nº 719/2011. A respeito dos objetivos desse Programa, analise as assertivas abaixo.

I. Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer.

II. Contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

III. Tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

IV. Potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS).

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1478Q555563 | Informática, Memória, Analista, SEMAE SP, CETRO

As memórias do tipo DDR-266, DDR-333 e DDR-400, trabalham respectivamente com quais taxas de transferência em MB por segundo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1479Q543280 | Probabilidade e Estatística, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Em relação à função de transferência, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1480Q101427 | Português, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 6 a 10.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu apertar o cerco contra a publicidade infantil. A partir de 1º de março, o órgão vai incluir uma nova restrição no código que regulamenta o setor. Agora, a ideia é barrar também as ações de merchandising que tenham crianças e jovens como alvo, bem como a participação destas nesse tipo de peça publicitária. O Conar já previa restrições com a publicidade infantil em geral.
A seção 11 do Código ganhará três novos tópicos referentes à questão do merchandising. "Este Código condena a ação de merchandising ou publicidade indireta contratada que empregue crianças, elementos do universo infantil ou outros artifícios com a deliberada finalidade de captar a atenção desse público específico, qualquer que seja o veículo utilizado", afirma o texto do artigo 3º, uma das novas inclusões.
Segundo o órgão, a mudança partiu de uma solicitação da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), tendo em vista que o público infantil pode "enfrentar maior dificuldade para identificar manifestações publicitárias em conteúdos editoriais".
A decisão foi tomada no fim do ano passado, mas só foi divulgada agora. O anúncio ocorre na mesma semana em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu vetar uma lei estadual que limitava a publicidade de comida "pouco saudável" dirigida a crianças. "Compete à lei federal estabelecer meios que garantam à pessoa a possibilidade de se defender da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde", afirmou Alckmin. Neste caso, autorregulamentação já previa veto a ações de merchandising de alimentos, refrigerantes e sucos em programas dirigidos a crianças.
O presidente do Conar, Gilberto Leifert, afirma que o objetivo não é barrar totalmente a exposição das crianças à publicidade. "O consumo é indispensável à vida das pessoas e entendemos a publicidade como parte essencial da educação. Privar criança e adolescente do acesso à publicidade é limitar seu raciocínio, pois cidadãos responsáveis e consumidores conscientes dependem de informação nos dias de hoje", diz Leifert, em nota à imprensa.

O Estado de S. Paulo (2013). "Conar limita ações de merchandising para crianças". Adaptado.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o segundo parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.