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Questões de Concursos CETRO

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1501Q244867 | Pedagogia, Processo Educativo, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Com base na Deliberação CEE 9/97 e seus fundamentos, a progressão continuada refere-se ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual descreve um movimento de ir sempre adiante, avançando, progredindo e, por isso, opõe-se à idéia de

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1502Q440789 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Quanto à aplicabilidade, as normas constitucionais podem ser classificadas como de eficácia plena, contida e limitada. Sobre o assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As normas de eficácia plena são plenamente eficazes, desde sua entrada em vigor; não são suscetíveis de emenda não requerem normação subconstitucional subsequente.

( ) Quando a norma infraconstitucional pode restringir o alcance da norma constitucional, com autorização da própria constituição, será uma norma constitucional de eficácia limitada.

( ) As normas de eficácia limitada são repartidas em dois grupos ou categorias: as definidoras de princípio institutivo e as definidoras de princípio programático.

( ) Enquanto o legislador não produzir a norma restritiva, a norma de eficácia contida terá aplicabilidade plena e mediata.

( ) As normas de eficácia limitada são aquelas que apresentam aplicabilidade indireta, imediata e reduzida.

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1503Q382986 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em uma palestra sobre as doenças sexualmente transmissíveis, o professor aborda as características e a etiologia de algumas DSTs. Entre os agentes bacterianos que podem ser citados, estão

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1504Q321811 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O MEC disponibiliza para os educadores da Educação Infantil, alguns materiais, entre os quais,

I. um volume relativo ao âmbito de experiência “Conhecimento de Mundo”, que contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças. II. os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. III. o exemplar do professor, para que este possa utilizá-lo como instrumento de trabalho cotidiano, consultá-lo, fazer anotações e discuti-lo com seus parceiros e/ou com os familiares das crianças usuárias das instituições. IV. uma cartilha inovadora e muito funcional com dicas de como alfabetizar no método tradicional. É correto o que se afirma em
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1505Q325937 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma linguagem capaz de

I. traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças. II. envolver os alunos com atividades matemáticas que educam nas quais, ao manipulá-las, eles construam a aprendizagem de forma significativa. III. atuar como um instrumento disciplinador e excludente. IV. levar o aluno a aprender, fazendo com que o objeto da aprendizagem seja agradável e divertido. É correto o que está contido em
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1506Q321842 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem da matemática no cotidiano atual, é correto afirmar que ele consiste em

I. favorecer o indivíduo para que ele faça uso dessa ferramenta chamada matemática. II. aplicar na sala de aula inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias. III. promover a interdisciplinaridade, por meio de exemplos práticos. É correto o que está contido em
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1507Q481856 | Geografia, Geoprocessamento, Meteorologista, INMET, CETRO

A medição da radiação solar, tanto a componente direta quanto a componente difusa na superfície terrestre, é importante para estudos das influências das condições climáticas e atmosféricas. Sua medição pode ser feita utilizando-se instrumentos adequados, tais como:

1. Piranômetros - Os piranômetros medem a radiação global. Este instrumento caracteriza-se pelo uso de uma termopilha que mede a diferença de temperatura entre duas superfícies, uma pintada de preto e outra pintada de branco igualmente iluminada. A expansão sofrida pelas superfícies provoca um diferencial de potencial que, ao ser medida, mostra o valor instantâneo da energia solar.

2. Pireliômetros - Os pireliômetros são instrumentos que medem a radiação direta e caracteriza-se por apresentar uma pequena abertura de forma a "visualizar" apenas o disco solar e a região vizinha denominada circunsolar. O instrumento segue o movimento solar onde é constantemente ajustado para focalizar melhor a região do sensor.

3. Heliógrafo - Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é enegrecida. O cumprimento desta fita exposta à radiação solar mede o número de horas de insolação. INMET � 206/207/208/209/210/211 - Meteorologista 8

4. Actinógrafo - Instrumento usado para medir a radiação global. Este instrumento é composto de sensores baseados na expansão diferencial de um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.

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1508Q556904 | Informática, Chrome, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Quanto ao Google Chrome, assinale a alternativa correta.
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1509Q320143 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta.

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1510Q243900 | Pedagogia, Desenvolvimento Infantil, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento infantil.

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1511Q551364 | Informática, Excel, Auxiliar Técnico de Fiscalização, TCM SP, CETRO

No Excel, o recurso Auto Conclusão

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1512Q450276 | Direito do Consumidor, Contratos de Adesão, Titular de Serviços e Notas e de Registros, TJ RJ, CETRO, 2017

Sobre os contratos bancários, assinale a alternativa correta.
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1513Q207847 | Português, Especialista em Regulação, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 1 a 5.

A integralidade como eixo prioritário de uma política de saúde, ou seja, como meio de concretizar a saúde como uma questão de cidadania, significa compreender sua operacionalização a partir de dois movimentos recíprocos a serem desenvolvidos pelos sujeitos implicados nos processos organizativos em saúde: a superação de obstáculos e a implantação de inovações no cotidiano dos serviços de saúde, nas relações entre os níveis de gestão do SUS e nas relações destes com a sociedade.
Esses dois movimentos consistem nos principais nexos constituintes da integralidade como meio de concretizar o direito à saúde da população, do qual emerge um conjunto de questões consideradas relevantes para sua apropriação conceitual e prática no campo da saúde coletiva. E essas questões estão diretamente relacionadas, muitas vezes de forma contraditória, com as políticas econômicas e sociais adotadas no País nas últimas décadas. Políticas excludentes, que concentram riqueza e fragilizam a vida social, aumentando de forma drástica e exponencial a demanda da população brasileira por ações e serviços públicos de saúde.
Se, de um lado, a forma como nosso País se organiza, baseada no capitalismo, tem favorecido inúmeros avanços nas relações de produção, sobretudo no que diz respeito à crescente sofisticação e progresso de tecnologias em diferentes campos, inclusive da saúde, o mesmo não se pode dizer das relações sociais. Estas revelam o sofrimento difuso e crescente das pessoas, as quais são cotidianamente submetidas a padrões de profundas desigualdades, expressos pelo acirramento do individualismo, pelo estímulo à competitividade desenfreada e pela diferenciação negativa de pessoas, com desrespeito às questões de gênero, raça, etnia e idade.
Na contramão desse processo, temos a Constituição Federal, que, ao criar e estabelecer as diretrizes para o SUS, oferece os elementos básicos para o reordenamento da lógica de organização das ações e serviços de saúde brasileiros, de modo a garantir ao conjunto dos cidadãos as ações necessárias à melhoria das condições de vida da população.

Asensi, Felipe (coord.). Direito sanitário [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Adaptado.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o terceiro parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa correta.

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1515Q190229 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Administrativo, CREF 4a Região, CETRO

O haicai é uma forma poética, demarcada pela concisão e pela objetividade. Por meio de apenas dezessete sílabas poéticas, o enunciador (no caso, o poeta) capta um flagrante da natureza e assim o materializa, obedecendo a alguns parâmetros. Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Olga Savary foram alguns dos poetas brasileiros que fizeram deste estilo a sua manifestação artística. Sobre o haicai, é correto afirmar que é uma forma poética originária

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1516Q49198 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Segundo a Lei nº 8.429/1992, que trata da Improbidade Administrativa, é correto afirmar que 
  
I. estão também sujeitos às penalidades dessa Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público, bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de 50% do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos. 
II. se reputa agente público, para os efeitos dessa Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo 1º dessa lei. 
III. se considera lesão ao patrimônio público quando há ação ou omissão dolosa de agente ou de terceiro, que enseje dano ao erário público, não se discutindo, nesse caso, responsabilidade quando a conduta for culposa. 
IV. quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público para a indisponibilidade dos bens do indiciado, a qual recairá sobre, no máximo, 50% dos bens, a fim de não privar o agente da integralidade de seu patrimônio, em preservação do mínimo necessário. 

É correto o que está contido em
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1517Q220750 | Português, Procurador, CREF 4a Região, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às regras de colocação pronominal, assinale a alternativa incorreta.

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1518Q426105 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que não apresenta um princípio básico da Administração Pública expressamente previsto na Constituição Federal.

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1519Q252034 | Português, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 3.

Saúde e Anvisa lançam ações para segurança do paciente

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram, na segunda–feira, 1º de abril, o Programa Nacional de Segurança do Paciente. O objetivo é promover melhorias relativas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação. O programa é resultado da experiência acumulada pela Rede Sentinela, um conjunto de hospitais coordenados pela Anvisa e que atuam fortemente na notificação de eventos adversos que afetam a assistência ao paciente.
Uma das principais ações será a obrigatoriedade de que os hospitais e serviços de saúde implantem um Núcleo de Segurança do Paciente. O Núcleo, que deverá entrar em funcionamento em 120 dias a partir da aprovação da norma, será uma referência dentro de cada instituição na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas.
Também passará a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência à saúde. Para isso, a Anvisa vai colocar à disposição de todos os profissionais e serviços de saúde a Ficha de Notificação de Eventos Adversos. O formulário será hospedado no site da Agência e será o canal oficial para a notificação de situações adversas. Os serviços de saúde que não se adequarem à nova norma poderão perder o alvará de funcionamento.
De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a existência de um sistema de notificação compulsória é fundamental para que as medidas necessárias sejam tomadas no tempo correto. "A notificação é muito importante para se investigar o que levou ao evento e para que se tome uma ação pontual de prevenção; é o que permite também uma ação local das vigilâncias sanitárias", afirmou Padilha.
O Programa estabelece, ainda, a criação do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP). Composto por representantes do governo, da sociedade civil, de entidades de classe e universidades, tem por objetivo promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção à saúde. O Comitê também será uma referência para a tomada de decisão na área e de apoio à implantação do Programa.
Portal Anvisa. Adaptado.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e em relação à acentuação, assinale a alternativa que reúne as palavras que devam ser acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras dos vocábulos destacados no período abaixo.

Também passará a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência à saúde.

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1520Q241369 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Zabala (2002) afirma que "A resposta à função social que deve exercer o sistema educativo é o único meio para poder entender a pertinência e a relevância dos conteúdos disciplinares que devem ser objeto de aprendizagem e, como resultado dessa função, definir a melhor maneira de apresentar os conteúdos." Ainda, segundo o autor, a definição da função social do ensino se reveste de complexidade, pois

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