Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1741Q438975 | Direito Constitucional, Política Urbana, Especialista em Administração, Polícia Militar SP, CETRO

A Constituição Federal traz uma série de dispositivos que são referentes a situações envolvendo Política Urbana. Desse modo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, é facultativo para municípios acima de 20 (vinte) mil habitantes.

( ) Espelhado no que ocorre com as desapropriações para reforma agrária, as desapropriações de imóveis urbanos são feitas mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida do município.

( ) A pessoa que possui e utiliza como sua moradia área urbana de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) pelo período de 5 (cinco) anos ininterruptos e sem oposição de quaisquer, desde que não tenha outro imóvel, pode adquirir o domínio da mencionada área.

( ) Os imóveis públicos também podem ser adquiridos por usucapião.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1742Q161765 | Português, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1743Q485648 | Inglês, Gramática, Assistente Administrativo, IMBEL, CETRO

From questions 19 to 25, fill in the blanks with the correct alternative.

……………..many benefits to recycling programs.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1744Q328984 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma professora trabalha com o 4º ano do ensino fundamental em uma escola em que há outras 4 turmas e prefere planejar e desenvolver suas aulas de forma individual. Isso faz com que seu planejamento seja bastante diferente das demais professoras do mesmo ano/ ciclo. Este ano, resolveu não seguir o currículo convencional e, ao final do trimestre, a orientadora pedagógica notou que os alunos dela estavam muito aquém dos conhecimentos dos alunos das outras salas de 4º ano. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual não é adequado desenvolver qualquer conteúdo em sala de aula, sem seguir parâmetros comuns.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1745Q326471 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1746Q335722 | Matemática, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um professor, ao propor a seus alunos um estudo comparativo dos sistemas de numeração, pretende relacionar a Matemática com um dos temas transversais. Assinale a alternativa que apresenta este tema transversal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1747Q559982 | Informática, PowerPoint, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Caio deseja colocar o logotipo da empresa em todos os slides da sua apresentação criada no Microsoft PowerPoint 2007. Como Caio já sabe, não é necessário inserir a imagem do logotipo slide por slide, basta utilizar o recurso do Slide Mestre e inserir a imagem que será apresentada automaticamente por todos os slides da apresentação. Caio insere a imagem no Slide Mestre mas, ao voltar para a apresentação, a imagem só aparece no slide de título, não aparecendo em nenhum outro slide de texto. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o o que pode ter acontecido, nesse caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1748Q337813 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Fátima bebe 3 copos de água a cada 45 minutos a partir do momento que acorda. Ela acorda todos os dias às 7h e vai dormir às 22h. Sabendo que cada copo de água tem 75ml , em 15 dias, ela terá bebido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1749Q744362 | Economia, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

É considerado um imposto "em cascata" ou cumulativo, aquele que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1750Q739527 | Economia, Supervisor de Vendas, IMBEL, CETRO

A Conta Ações em tesouraria, é utilizada pelas sociedades anônimas para registrar a aquisição de ações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1752Q241910 | Português, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 3.

Anvisa abre debate sobre novas regras para fitoterápicos

A diretoria da Anvisa aprovou, nesta quinta–feira (07/03), a iniciativa regulatória para revisão das normas de medicamentos fitoterápicos no país. A intenção é tratar de modo diferenciado medicamentos resultantes de plantas de uso tradicional. Com isso, os fitoterápicos que constarem na lista elaborada pela Anvisa poderão ter a eficácia e segurança aprovadas com base nos relatos da literatura científica sobre o uso tradicional. A medida vai permitir que medicamentos importantes, mas que vinham perdendo espaço no mercado, sejam resgatados, valorizando a biodiversidade do Brasil. Atualmente, determinadas substâncias não conseguem se enquadrar nas exigências para o registro de medicamento, mesmo tendo um histórico conhecido e positivo de uso pela população.
A Anvisa espera que, a partir da discussão em torno da proposta, os usuários possam ter acesso a um conjunto maior de opções terapêuticas. A medida vai representar, também, um estímulo à indústria nacional de fitoterápicos.
Depois da aprovação da iniciativa regulatória pela diretoria, o próximo passo será a publicação de uma Consulta Pública para discussão com todos os interessados no tema.

Portal da Anvisa (adaptado).

Analise as assertivas abaixo, de acordo com o que se depreende do texto.

I. A intenção da diretoria da Anvisa, ao revisar as normas de medicamentos fitoterápicos, é tratar de modo diferenciado medicamentos resultantes de plantas de uso tradicional.
II. A biodiversidade brasileira será valorizada, e medicamentos importantes serão recuperados com essa nova medida.
III. A eficácia e segurança dos fitoterápicos constam da lista relacionada pela literatura científica.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1753Q429860 | Direito Constitucional, Saúde, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

 A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. É correto afirmar que as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

I. integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

II. utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

III. organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

IV. integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1754Q256329 | Direito Sanitário, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

O funcionamento das empresas de que trata a Lei

nº 6.360/1976 dependerá de autorização do Ministério da

Saúde. A Autorização das Empresas e do Licenciamento

dos Estabelecimentos será válida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1755Q323147 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Sendo assim,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1756Q254577 | Português, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1757Q337561 | Matemática, Progressões, Motorista, Liquigás Distribuidora SA, CETRO

Um maratonista percorreu 13 quilômetros na primeira hora; na segunda hora percorreu 2 quilômetros a mais que na primeira hora; na terceira hora percorreu 2 quilômetros a mais que na segunda hora, e assim por diante. Quantos quilômetros percorreu esse maratonista em cinco horas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1758Q542944 | Probabilidade e Estatística, Séries Temporais, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Para a estimação de tendência em séries temporais podem-se utilizar os seguintes métodos, exceto o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1759Q244712 | Administração Pública, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Sobre o Princípio da Motivação, analise as assertivas abaixo.

I. A motivação deve apontar a causa e os elementos determinantes da prática do ato administrativo, assim como o dispositivo legal em que se baseia.
II. A motivação aliunde é admitida pela jurisprudência.
III. A motivação é constitucionalmente dispensável para assegurar a garantia da ampla defesa e do contraditório.
IV. Em qualquer ato oriundo do poder discricionário, a justificação é indispensável.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1760Q434972 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

O processo legislativo compreende, segundo o artigo 59 da Constituição Federal de 1988, a elaboração de emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções. A respeito das espécies normativas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.