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Questões de Concursos CETRO

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2281Q210362 | Português, Especialista em Regulação, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 6 a 10.

Todos os que já se concentraram sobre o tema constatam, sem maiores dificuldades, que não se trata de coisa fácil definir o que é saúde.
Saúde faz parte daquele conjunto de termos paradoxais que, de um lado, são usados na fala de todos os dias e, de outro, são de muito difícil definição ou identificação como entidades concretamente existentes.
Uma das maiores dificuldades para se definir saúde consiste em que, não sendo, em si, uma coisa ou fato, só passa a sê–lo através ou a partir da doença ou mal–estar, estes sim, como já assinalava Schopenhauer, coisas ou fatos incontestes.
Com efeito, qual, em português, o nome ou expressão linguística positiva para o "fato" saudável que se pode identificar como "ausência de dor de barriga"? Nenhum, e isso pela simples razão de que, ao contrário da linguisticamente "positiva" "dor de barriga", ato real e perfeitamente atestável, a ausência desta não existe como entidade nomeável positivamente fora da comparação com a dor de barriga. E isso por quê? Porque a ausência de dor de barriga (ou de cabeça, ou nas costas, ou qualquer outra), em si, faz parte daqueles estados considerados "normais" e, portanto, "não merecedores" de um nome específico.
Isso é um indicador de que a saúde é algo transitório, que se pode e que se costuma com frequência "perder", ao contrário da doença, entidade original e mais permanente: com efeito, pode–se perguntar por que, entre nós brasileiros, pode–se dizer "Eu perdi minha saúde", mas não se pode dizer "Eu perdi minha doença".

Lefévre, Fernando. Mitologia Sanitária: Saúde, Doença, Mídia e Linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o terceiro parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa correta.

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2282Q437442 | Direito Constitucional, Intervenção, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Sobre o instituto da intervenção, analise as assertivas abaixo.

I. Salvo motivo de força maior, a União pode intervir nos Estados e no Distrito Federal para reorganizar as finanças quando suspenso o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos.

II. A União pode intervir nos Estados e Distrito Federal para prover a execução de ordem ou decisão judicial.

III. É a União, e não o Estado, que detém a prerrogativa de intervir nos Municípios quando estes não aplicam o mínimo exigido da receita municipal em ensino e saúde.

IV. O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembleia Legislativa do Estado, no prazo de 24 horas.

É correto o que se afirma em

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2283Q460997 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa incorreta conforme as disposições legais acerca da aplicação da lei penal.

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2284Q243141 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao responder à dúvida da equipe escolar, em HTPC, sobre as teorias psicológicas de aprendizagem classificadas por alguns autores como teorias mediacionais (Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. 2000), o Supervisor de Ensino esclareceu, corretamente, que, embora incluam múltiplas correntes com importantes matizes diferenciadores, são teorias que apresentam como característica comum a concepção intrínseca da aprendizagem, entendida como um processo de

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2285Q241361 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi

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2286Q326097 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Bianca é uma aluna recém-ingressante no Ensino Fundamental, tem 6 anos e, segundo conversa da mãe com a coordenadora pedagógica, aprendeu a ler e a escrever aos 3 anos de idade. Surpresa com a afirmação, a coordenadora transmitiu a informação à professora, que conheceria os alunos e iniciaria atividades de sondagem na semana seguinte. Após a realização das atividades diagnósticas individuais, a professora verificou que Bianca sabia escrever seu nome completo e sabia algumas palavras de memória e as escrevia convencionalmente. Ao ditar palavras menos usuais, a aluna apresentava-se na hipótese silábica com valor sonoro. Conforme a professora e a coordenadora já imaginavam, é bastante incomum que uma criança aos 3 anos saiba ler e escrever convencionalmente, pois

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2287Q326111 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:

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2288Q554217 | Informática, Segurança da Informação, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Considerando processos e threads dos sistemas operacionais, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Vulnerabilidade.

2. Phishing.

3. Spam.

4. Malware.

Coluna B

( ) Podem ser criadas por configurações incorretas do computador ou de segurança.

( ) Consiste no envio de mensagens indesejadas, o que pode trazer sérios problemas de segurança, pois pode ser usado para transmitir cavalos de troia e outras pragas virtuais.

( ) Golpe on-line de falsificação que pode usar, por exemplo, o e-mail para fazer com que uma pessoa revele informações sigilosas, como o número do cartão de crédito do usuário.

( ) Categoria de código malicioso que inclui vírus, worms e cavalos de troia.

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2289Q432375 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

O princípio orçamentário segundo o qual as receitas e as despesas devem aparecer no orçamento de forma que se possa saber a origem dos recursos e sua aplicação é denominado:
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2290Q722735 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou na terça-feira, 07/02/12, que o grupo quer a permanência de determinado país na zona do euro, apesar da crise da dívida pública que este país passa. As declarações vêm pouco depois de a comissária europeia de Agenda Digital, Neelie Kroes, dizer que não seria “nenhum drama” a saída deste país do grupo de países da moeda única. Assinale a alternativa que apresenta o país ao qual o texto se refere.
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2292Q467017 | Direito Tributário, Imposto sobre a produção e a circulação, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Um clube recreativo (sociedade sem fins lucrativos) realiza festas reiteradamente para sócios e não sócios, aproveitando, sistematicamente, as oportunidades de festa, para encetar suas promoções. Nesse caso, há inegável reiteração e existe sucessividade. Diante da afirmativa, em relação ao ISS (Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza), e levando em conta a Regra Matriz de Incidência Tributária e a legislação de regência sobre a matéria, analise as assertivas abaixo.

I. No caso exposto, não discutindo a posição jurídicotributária de entidades que assim procedam, há a característica da habitualidade. Aquela frequência própria das atividades sistemáticas com que quase todas as agremiações recreativas reúnem seus sócios, familiares e convidados, está presente, delineando o timbre habitual de suas realizações. Dessa escala refogem os clubes que realizam eventos desse teor, apenas a título episódico e ocasional. No caso, surge o requisito da habitualidade, com toda força de seu significado, dando ensanchas à previsão por parte de qualquer dos interessados ou frequentadores. Mas o certificado desse quesito não esgota a figura típica, para que possa existir a incidência do ISS.

II. O substrato econômico é importante, no exercício da atividade, para percussão do gravame (ISS), por ser uma festa recreativa para sócios e não sócios, e, no caso, com o requisito da habitualidade configurado, a lembrança de que a associação não tem fins lucrativos é relevante para afastar a incidência desse tributo, devido à imunidade constitucional.

III. Os sócios, dentro do contexto exposto, ou seja, o clube recreativo, realizam festas reiteradamente para sócios e não sócios, configurando o requisito da habitualidade. Entendendo-se que há substrato econômico, o valor da base de cálculo será o valor da totalidade da arrecadação.

IV. Considerando o contexto, é válido afirmar que, ao isolar o critério material da hipótese de incidência do ISS, anuncia-se, de modo enfático, o conteúdo econômico da prestação, jamais a contingência de auferir-se ou não lucros, algo aleatório, que se prende ao risco de cada negócio e reflui do esboço essencial de qualquer das espécies de atividades.

V. O substrato-econômico do evento “festa” realizada com habitualidade por associações sem fins lucrativos que admite terceiros para o referido evento, ou seja, não associados, é relevante para caracterizar a exigência do ISS.

É correto o que se afirma em

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2293Q407378 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa incorreta acerca das autarquias especiais.

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2294Q161423 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Em um aplicativo de correio eletrônico, um usuário cria Regras de Mensagem para tentar diminuir um pouco a incidência de spams. No momento em que ele está criando as regras, depara-se com uma dúvida: saber por qual motivo existem as opções Excluir e Excluir do Servidor, se ambas excluirão a mensagem sem que ele tenha lido. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta a explicação para tal dúvida.

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2295Q320922 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo “Educação Infantil” aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.
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2296Q193701 | Português, Sintaxe, Administrador, INMET, CETRO

Assinale a alternativa incorreta quanto à sintaxe do termo grifado no período:

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2297Q469694 | Direito Tributário, Suspensão do crédito tributário, Auditor Fiscal Tributário Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, CETRO

Quanto à suspensão da exigibilidade do crédito tributário, é correto afirmar que
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2298Q439755 | Direito Constitucional, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Autarquia é entidade autônoma criada por lei, com personalidade de direito público interno, com patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública, ou seja, atribuições estatais específicas e, por ser uma entidade de direito público interno, a autarquia recebe a execução de serviço público por transferência, não agindo por delegação e sim por direito próprio e com autoridade pública. Diante do exposto, é correto afirmar que são autarquias

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2299Q160719 | Português, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta a mesma figura de linguagem que a da frase abaixo.
As andorinhas voavam pelo azul do Rio de Janeiro.

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2300Q473810 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sabe-se que a atividade física influencia o estatuto da saúde em adultos, o que gera a necessidade de promover estilos de vida fisicamente ativos. Por outro lado, não há a comprovação sobre a influência da prática de Atividade Física em crianças na diminuição do sedentarismo nas futuras gerações. Desta forma, a Educação Física Escolar

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