Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2481Q319346 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Desde 2011, quando o Plano Nacional de Educação (PNE) entrou em vigor, a equipe gestora de uma escola pública começou a desenvolver um programa de educação continuada junto aos professores para que estes compreendessem melhor as dez diretrizes objetivas e as vinte metas estipuladas para concretizarem-se até 2020. Sobre este assunto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2482Q434295 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

O julgamento do Presidente da República nos crimes de responsabilidade é atribuição que compete

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2483Q254342 | Administração Pública, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

Em relação a políticas de transparência e participação social no processo regulatório adotadas pela ANVISA, traduzidas em uma série de ações práticas, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2484Q818105 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Conforme disposto na Lei 4.320/64, as despesas pendentes de pagamento que podem ser inscritas em restos a pagar quando do encerramento do exercício, desde que observadas as restrições dispostas na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2485Q816829 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em um programa de entrevista na televisão, o indigenista Orlando Villas Boas contou um fato observado por ele em uma aldeia Xavante, que retrata bem a característica educacional entre os índios. Orlando observava uma mulher que fazia alguns potes de barro. Assim que a mulher terminava um pote, o filho dela, que estava ao lado, pegava o pote pronto e o jogava ao chão, quebrando o objeto. Imediatamente, ela começa a fazer outro e, novamente, depois de pronto, o filho repetia o mesmo ato de jogar o pote no chão. Esta cena se repetiu por sete vezes até que Orlando não se conteve, aproximou-se da mulher Xavante e perguntou por que ela deixava o menino quebrar o trabalho que ela havia acabado de terminar. No que a mulher índia respondeu: "Porque ele quer.". Diante deste contextos e sob a ótica da História da Educação Brasileira, pode-se afirmar que quando os jesuítas chegaram no atual Brasil,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2486Q161255 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Quando um usuário está navegando por websites e encontra um hyperlink, significa que encontrou um link

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2488Q163327 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Sobre conceitos relacionados à World Wide Web, analise as assertivas abaixo.

I. Um website é um conjunto de páginas web (que possuem um relacionamento entre eles) e de itens associados a essas páginas (por exemplo, documentos, imagens etc.).
II. Cada servidor web só pode armazenar um único website.
III. O termo Web 2.0 se refere a websites que fornecem a possibilidade de compartilhar informações pessoais e modificar o conteúdo de websites, entre outras funcionalidades.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2489Q355115 | Contabilidade Geral, Receita Pública, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

No âmbito da Administração Pública, os estágios da receita pública são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2490Q326192 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, aplica uma prova individual, sem consulta e com prazo previamente definido de execução. Ao observar a recorrência de notas baixas dos 2os anos e o insucesso dos alunos, a coordenadora propôs que a professora diversificasse a avaliação e favorecesse o conhecimento dos alunos até em momentos avaliativos. Além disso, a coordenadora mencionou que a avaliação também serve de parâmetro para verificar o trabalho docente – que conteúdos precisam ser melhor desenvolvidos, o que os alunos compreenderam bem e o que precisa ser alterado na didática docente. Nesse sentido, sobre avaliação diagnóstica, formativa e classificatória, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2491Q160854 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Um usuário, utilizando o recurso de Mala Direta do Microsoft Office Word 2010 criou e imprimiu cartas personalizadas e etiquetas para colocar nos envelopes dessas cartas. Como base de dados para essa Mala Direta, ele utilizou uma planilha do Microsoft Office Excel 2010. Terminado o trabalho, ele gostaria de criar um documento que fosse um catálogo dos endereços para os quais ele mandou a correspondência. Mas, para isso, ele gostaria de utilizar algum recurso do Microsoft Office Word 2010. Desse modo, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2492Q242008 | Pedagogia, Sistema Escolar, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que

I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2493Q189273 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Administrador, INMET, CETRO

De acordo com o Art. 23º da Lei Federal 8.666, Lei Federal nº 8.883, Lei Federal 9.648 e Lei Federal 11.107, indique em qual alternativa o texto está correto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2494Q472931 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A promoção de um aluno em Educação Física, no ensino fundamental, se dá por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2495Q444006 | Direito Constitucional, Competência Exclusiva da União, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação à Organização do Estado e de acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2496Q323432 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma professora trabalha em uma escola pública municipal há três anos e, no ano de 2012, foi atribuída a ela uma turma de 3º ano com 28 alunos, sendo que um deles, Caíque, apresenta Síndrome de Down e está incluso na rede regular. Após sondagem diagnóstica, a professora verificou que o aluno encontra-se na hipótese pré-silábica de escrita. Caíque foi transferido para essa escola no ano vigente e, já que também é o primeiro ano em que há um educando com necessidades especiais em sua turma, a professora informouse com o coordenador pedagógico sobre como proceder com o aluno quanto a intervenções e atendimentos para que possa desenvolver-se pedagogicamente. Acerca desse assunto, é possível afirmar que o coordenador, com base na Lei de Diretrizes e Bases (art. 58 a 60 – cap. V), mencionou à professora que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2497Q326768 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao princípio da adoção da gestão democrática nas escolas públicas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2498Q737404 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à disciplina da Ação Penal, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2499Q473216 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Hoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo.

I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento. II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente. III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2500Q819640 | Legislação Federal, Lei 6830 1980, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta entendimento que esteja em conformidade com os tribunais superiores acerca da execução fiscal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.