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Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q376864 | Administração Pública, Gestão de suprimentos e logística, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Um dos principais desafios que se impõe à gestão pública comprometida com resultados é o da produção de indicadores destinados às atividades de diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas e projetos. Constituem-se, além disso, em subsídios para as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população. Há uma classificação dos indicadores. Os indicadores de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade possuem especial interesse nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação dos programas públicos, e se propõem a mensurar
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462Q10051 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento infantil.
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463Q24672 | Enfermagem, Enfermeiro, CHS, CETRO

De acordo com a resolução COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, o processo de enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Assinale a alternativa que apresenta essas etapas.
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464Q343154 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Cinco rapazes - Zito, Beto, Fred, Giba e Kaká - são jogadores profissionais. Um deles joga basquete, o outro joga vôlei, o outro futebol, o outro hóquei e o outro joga handebol. Têm-se as seguintes informações:

I. esses jogadores atuam nos EUA, na Espanha, na Inglaterra, na Itália e na França.

II. Zito não atua na França e nem joga vôlei.

III. Kaká joga handebol e atua na Espanha.

IV. o jogador que atua nos EUA joga vôlei e não é Fred.

V. o jogador de hóquei não é Giba.

VI. Fred não atua na Inglaterra e não joga hóquei.

VII. o jogador de futebol atua na Inglaterra e não é Giba.

VIII. o jogador de basquete, que não é Zito, atua na Itália.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o jogador que atua na Inglaterra e o jogador de basquete são, respectivamente,

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465Q19593 | Administração Pública, Analista Administrativo, AMAZUL, CETRO

No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 1930, em um quadro de aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. A década de 1930 foi um período de grandes transformações. Com o objetivo de realizar a modernização administrativa no Brasil, foi criado, em 1936, o Conselho Federal do Serviço Público Civil, transformado, em 1938, no Departamento Administrativo do Serviço Público – o DASP. Sobre o DASP, assinale a alternativa incorreta.
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466Q328901 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve

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467Q319703 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o meio ambiente, analise as assertivas abaixo.

I. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a preservar o meio ambiente é ensiná-la como plantar alguma semente, cuidar da plantinha, e acompanhar o crescimento. II. Cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade. III. A estrutura da escola, a ação dos outros integrantes do espaço escolar devem contribuir na construção das condições necessárias à desejada formação mais atuante e participativa do cidadão. IV. As atividades de educação ambiental dos professores são consideradas no âmbito do aprimoramento de sua cidadania, e não como algo inédito de que eles ainda não estejam participando. Afinal, a própria inserção do indivíduo na sociedade implica algum tipo de participação, de direitos e deveres com relação ao ambiente. É correto o que se afirma em
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468Q10022 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,
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469Q46602 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

O segundo pré-molar superior direito é identificado pelo número 
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470Q28461 | Português, Sintaxe, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
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471Q10085 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise o seguinte projeto:

"Uma escola de Ensino Médio incluiu em seu plano anual de trabalho um projeto sobre "gravidez precoce", a ser desenvolvido em determinado período do ano. Desde o planejamento os professores ficaram envolvidos com o projeto. Apresentado aos alunos, houve acolhida rápida da maioria. Outros foram se envolvendo aos poucos. Os conteúdos de cada uma das áreas do currículo eram articulados, de modo que as atividades desenvolvidas e propostas aos alunos e os seus resultados, faziam parte do projeto. Foram realizados estudos, pesquisas, análises, identificação da incidência de gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis, associadas a espaços urbanos, população, faixa etária, hábitos e costumes, lazer, trabalho etc. A cada pesquisa e coleta de dados, impunham-se gráficos, análises, elaboração de relatórios. Os alunos ficaram entusiasmados estudando os órgãos do corpo humano, genética, tomando conhecimento dos cuidados necessários para a saúde e desenvolvimento do bebê, temas aprofundados por meio de palestras médicas e de psicólogos especialistas em desenvolvimento infantil. A ética nas relações e o respeito à vida permearam todo o projeto. Muitos relatórios foram escritos e reescritos; gráficos construídos e analisados; muita aprendizagem ocorreu."

O Supervisor de Ensino, ao tomar conhecimento do projeto, emitiu seu parecer afirmando que

I. embora o tema seja relevante, a forma escolhida para desenvolvê-lo acabou por não observar os conteúdos próprios das disciplinas do Ensino Médio, pois se trata de tema transversal, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, e como tal deve ser desenvolvido.
II. o projeto envolve um tema polêmico que mexe com valores familiares; por esse motivo, não pode ser visto como conteúdo de todas as disciplinas ao mesmo tempo, pois pode passar aos pais e à comunidade a idéia de que os alunos perdem tempo com esse assunto, em detrimento de conteúdos mais importantes.
III. o projeto atende às características da interdisciplinaridade e contribui para a constituição de uma nova cidadania, cujo exercício exige conhecimentos e informações necessários para um protagonismo responsável, além do que, permite evidenciar valores que se mostram fundamentais para a vida em sociedade.
IV. o planejamento e a realização do projeto não foram precedidos de uma pesquisa para justificar a escolha do tema a partir do interesse e da necessidade daqueles alunos, razão pela qual é vedado ao Supervisor de Ensino dar um parecer favorável para sua continuidade. Considerando o projeto apresentado e o preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Parecer CNE nº 15/98) e nas Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000), identifique, nas alternativas apresentadas, o(s) parecer(es) mais adequado(s) a ser(em) emitido(s) pelo Supervisor de Ensino.
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472Q397214 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Auxiliar Técnico de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Determinado servidor público pratica ato ilícito administrativo que vem ao conhecimento do seu chefe imediato. Este, para não ser responsabilizado por negligência, aplica de imediato a pena de suspensão por 05 (cinco) dias. Inconformado com a aplicação daquela penalidade sem atendimento dos requisitos legais, deverá o servidor alegar em seu favor que fora descumprido o princípio da

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473Q360868 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Existem duas formas de imunidade, a ativa e a passiva, que podem ser subdivididas em natural e artificial. Assinale a alternativa correta quanto a estas formas de imunidade.

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474Q21165 | Direito Administrativo, Agências Reguladoras, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com o artigo 4º, da Lei nº 10.871/2004, sobre as atribuições comuns dos cargos referidos no artigo 1 dessa lei (Carreiras de Regulamento), marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Implementação e execução de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação.

( ) Subsídio e apoio técnico às atividades de normatização e regulação.

( ) A apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial.

( ) A identidade e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores.

( ) Subsídio à formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes às autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras.
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475Q10052 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

O psicólogo americano Turiel (La Taille, 1998), especialista em desenvolvimento, relata uma pesquisa sobre três tipos de educação moral no seio das famílias, com características que podem ser identificadas na educação escolar, cujos resultados foram medidos em termos de alcance da autonomia moral: educação autoritária, educação por ameaça de retirada de amor e educação elucidativa. A educação elucidativa
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476Q15346 | Direito Constitucional, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Conforme o disposto no artigo 26, da Constituição Federal de 1988, incluem-se entre os bens dos Estados as

I. águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União.
II. áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem no seu domínio, excluídas aquelas sob domínio da União, Municípios ou terceiros.
III. ilhas fluviais e lacustres não pertencentes aos Municípios de outros Estados.
IV. terras devolutas não compreendidas entre as da União.

É correto o que está contido em
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477Q450864 | Direito do Consumidor, Desconsideração da Personalidade Jurídica, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

A Lei nº 8.078/1990 dispõe que o juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração. Diante do exposto, assinale a alternativa que esteja em conformidade com a disposição.
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478Q28475 | Matemática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

Noemi gastou R$525,00 na compra de uma bolsa, um par de sapatos e um vestido. O par de sapatos custou R$25,00 a menos do que vestido e o preço da bolsa corresponde a 75% do preço do vestido.

Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o valor do item mais caro que Noemi comprou.
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479Q15357 | Serviço Social, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Acerca da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no que concerne à Seguridade Social, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente à folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente sobre a receita de concursos de prognósticos.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente da receita dos segurados da previdência social, incidindo esta sobre a aposentadoria e pensão recebida.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente do lucro.
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480Q15487 | Português, Arquivista, IFPR, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à regência verbal, assinale a alternativa correta.
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