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Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q15353 | Serviço Social, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Além da adoção das correções gramaticais e ortográficas no Código de Ética do Assistente Social, de modo a aperfeiçoá-lo e adequá-lo às novas regras da Língua Portuguesa, a Resolução CFESS nº 594/2011 substitui a designação
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482Q46842 | Português, Interpretação de Textos, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Texto associado.
Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
 
            Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade. 
     Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
    Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. 
     Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita. 
      A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais. 
     Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
     Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às análises do trecho abaixo, assinale a alternativa incorreta. 

      “Ainda hoje, vemos que1 os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que2 articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que3 o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania."
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483Q376337 | Administração Pública, Planejamento e Orçamento Governamental, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Na Administração Pública, orçamento-programa é aquele que

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484Q322350 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que

I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições. III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas. IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente. É correto o que está contido em
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485Q483894 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

No sensoriamento remoto, as características dos sistemas sensores não fotográficos (imageadores), em geral, são expressas por quatro domínios de resolução: espectral, espacial, radiométrica e temporal. Sobre estes domínios, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A resolução espectral é uma medida da largura das faixas espectrais e da sensibilidade do sistema sensor em distinguir entre dois níveis de intensidade do sinal de retorno.

( ) A resolução temporal de um sensor descreve sua habilidade de distinguir variações no nível de energia refletida, emitida ou retroespelhada que deixa a superfície do alvo.

( ) As minúcias que podem ser distinguidas em uma imagem dependem da resolução radiométrica do sensor e representam a menor feição passível de detecção pelo instrumento em questão.

( ) O desenvolvimento de sensores com melhor resolução espectral pode aumentar o número de bandas disponíveis para a análise das interações entre a radiação eletromagnética e os materiais que compõem a superfície terrestre.

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486Q46599 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta o principal músculo na retração e elevação da mandíbula. 
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487Q482058 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Meteorologista, INMET, CETRO

Analise os itens abaixo:

1) A Zona de Convergência do Atlântico Sul pode ser identificada como uma banda de nebulosidade de orientação NW/SE, estendendo-se desde o sul da região Amazônica até a região central do Atlântico Sul. Seu início, duração e localização é modulado pela Zona de Convergência do Pacífico Sul (ZCPS).

2) Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM�s) atingem principalmente a Região Sul, podendo deslocar-se para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, têm duração de 3 a 36 horas, formam-se preferencialmente em condições de ar frio e seco com ventos fortes de oeste na média troposfera, e advecção de ar quente e úmido na baixa troposfera.

3) Corrente de Jato é uma região, próxima à tropopausa onde a componente do vento zonal de oeste atinge valores máximos. A corrente de Jato Polar tem sua posição mais próxima ao Equador durante o inverno do que no verão, e a corrente de Jato Subtropical está associada à circulação da Célula de Hadley.

4) A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está localizada no ramo ascendente da célula de Hadley, atuando no sentido de transferir calor e umidade dos níveis inferiores da atmosfera das regiões tropicais para os níveis superiores da troposfera e para médias e altas latitudes.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:

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488Q49190 | Conhecimentos Específicos, Gerência de Projetos, Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, MDS, CETRO

Considerando a teoria básica sobre ciclo de vida de projetos, analise as assertivas abaixo. 

I. O ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa do início ao término. 
II. As fases podem ser desmembradas por disponibilidade financeira.
III. O ciclo de vida do projeto pode ser definido ou moldado de acordo com aspectos exclusivos da tecnologia empregada. 

É correto o que se afirma em
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489Q550309 | Informática, PowerPoint, Auxiliar Técnico de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Quando se inicia o PowerPoint, a caixa de diálogo de inicialização oferece quatro opções para começar, que são

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490Q558511 | Informática, Busca e Pesquisa, Especialista em Administração, Polícia Militar SP, CETRO

É possível otimizar pesquisas no site de buscas Google, utilizando alguns recursos mais avançados denominados operadores. A respeito desse assunto, correlacione a coluna A, contendo o nome dos operadores com a coluna B, contendo suas respectivas funções e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. site:

2. intitle:

3. filetype:

4. * (Asterisco)

5. “ “ (Aspas)

Coluna B

( ) Solicita complementos possíveis para uma pesquisa ou pode ser usado para completar nomes na barra de pesquisa.

( ) Busca retornar sites que contenham em seu título o termo especificado pelo usuário.

( ) Restringe a busca à expressão exata que se deseja pesquisar.

( ) Permite especificar o tipo de domínios dos sites em que se deseja pesquisar.

( ) Permite filtrar sites que contenham arquivos com tipo de extensões específicas.

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491Q10059 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Reportando-se à lógica da avaliação normalmente realizada na escola seriada e às suas repercussões nos ciclos e na progressão continuada, Freitas (2003) afirma que
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492Q473753 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.

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493Q7902 | Matemática, Oficial de Transportes, TJ RS, CETRO

Ordenando as letras LANEMCAI, obtém-se o nome de um(a)
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494Q24649 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CHS, CETRO

Texto associado.
Cientistas brasileiros identificam genes suscetíveis à artrite

                            Pesquisa com ratos foi feita por cientistas do Instituto Butantã.
                                    Genes podem ajudar a prevenir doença inflamatória.

         Um grupo de pesquisadores brasileiros identificou em experimentos com ratos de laboratório um conjunto de genes que fazem com que seu portador seja suscetível ao desenvolvimento de artrite reumatoide. A descoberta, caso se confirme também em humanos, permite pensar no desenvolvimento de provas genéticas para prever a doença e de novos tratamentos, segundo a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), entidade que financiou o projeto.
         Os genes vinculados à artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta principalmente as articulações, foram identificados por cientistas do Instituto Butantã, em São Paulo.
      “A identificação de genes suscetíveis oferece várias opções de ação. Podemos tentar regular seu funcionamento com remédios ou por meio de técnicas de genética molecular para tentar reduzir a severidade da artrite”, explicou Marcelo De Franco, pesquisador do Instituto Butantã e coordenador do projeto.
“Os genes também podem servir como marcadores genéticos para prever a doença e orientar o tratamento”, acrescentou o pesquisador em declarações citadas em comunicado da Fapesp.
         Os resultados da pesquisa foram destacados na última edição da revista científica internacional ‘PLoS One’.
Segundo os pesquisadores, nos ratos que possuem os genes identificados, ou seja, geneticamente predispostos a desenvolver artrite, o próprio sistema imunológico ataca as membranas sinoviais, que protegem as articulações.
         “Ninguém sabe exatamente como se desenvolve o processo da artrite, mas sabemos que há pessoas mais suscetíveis. O que tentamos descobrir com o modelo experimental em ratos foram os fatores genéticos que conferem essa predisposição”, segundo De Franco.
O pesquisador explicou que, apesar de humanos e ratos terem números de cromossomos diferentes, a ciência já conhece as regiões cromossômicas de cada espécie em que é possível fazer um paralelo.
         “O próximo passo é investigar melhor a interação entre esses genes; descobrir exatamente como eles regulam a resposta inflamatória e começar a validar os descobrimentos em modelos humanos”, acrescentou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04.
“‘Os genes também podem servir como marcadores genéticos para prever 1 a doença e orientar o tratamento’, acrescentou o pesquisador em declarações2 citadas em comunicado3 da Fapesp.”
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495Q16102 | Português, Assistente em C T 3 I, AEB, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à ocorrência ou não de crase, assinale a alternativa correta.
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496Q28467 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

Com base na LDBEN, Lei nº 9.394/1996, artigo 18, os sistemas municipais de ensino compreendem, entre outros,
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497Q24573 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de email e webmail, Oficial de Saúde, CHS, CETRO

Com relação às diferenças entre Outlook Express e Microsoft Outlook, analise as assertivas abaixo.

I. O Microsoft Outlook é voltado para uso corporativo.
II. O Outlook Express tem suporte à agenda e tarefas compartilhadas para usuários múltiplos.
III. As duas versões do Outlook possuem Sistema de Mensagens protegido.

É correto o que se afirma em
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498Q46601 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

As primeiras causas da lipotímia estão muito relacionadas ao medo do tratamento dentário e à administração da anestesia local. Sobre a lipotímia, assinale a alternativa correta.
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499Q46609 | Inglês, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Read the text below to answer the questions 11-15. 

NASA Researchers Studying Advanced Nuclear Rocket Technologies 

January 9, 2013 

By using an innovative test facility at NASA’s Marshall Space Flight Center in Huntsville, Ala., researchers are able to use non-nuclear materials to simulate nuclear thermal rocket fuels - ones capable of propelling bold new exploration missions to the Red Planet and beyond. The Nuclear Cryogenic Propulsion Stage team is tackling a three-year project to demonstrate the viability of nuclear propulsion system technologies. A nuclear rocket engine uses a nuclear reactor to heat hydrogen to very high temperatures, which expands through a nozzle to generate thrust. Nuclear rocket engines generate higher thrust and are more than twice as efficient as conventional chemical rocket engines. 

The team recently used Marshall’s Nuclear Thermal Rocket Element Environmental Simulator, or NTREES, to perform realistic, non-nuclear testing of various materials for nuclear thermal rocket fuel elements. In an actual reactor, the fuel elements would contain uranium, but no radioactive materials are used during the NTREES tests. Among the fuel options are a graphite composite and a “cermet” composite - a blend of ceramics and metals. Both materials were investigated in previous NASA and U.S. Department of Energy research efforts. 

Nuclear-powered rocket concepts are not new; the United States conducted studies and significant ground testing from 1955 to 1973 to determine the viability of nuclear propulsion systems, but ceased testing when plans for a crewed Mars mission were deferred. 

The NTREES facility is designed to test fuel elements and materials in hot flowing hydrogen, reaching pressures up to 1,000 pounds per square inch and temperatures of nearly 5,000 degrees Fahrenheit - conditions that simulate space-based nuclear propulsion systems to provide baseline data critical to the research team.

“This is vital testing, helping us reduce risks and costs associated with advanced propulsion technologies and ensuring excellent performance and results as we progress toward further system development and testing,” said Mike Houts, project manager for nuclear systems at Marshall. 

A first-generation nuclear cryogenic propulsion system could propel human explorers to Mars more efficiently than conventional spacecraft, reducing crews’ exposure to harmful space radiation and other effects of long-term space missions. It could also transport heavy cargo and science payloads. Further development and use of a first-generation nuclear system could also provide the foundation for developing extremely advanced propulsion technologies and systems in the future - ones that could take human crews even farther into the solar system. 

Building on previous, successful research and using the NTREES facility, NASA can safely and thoroughly test simulated nuclear fuel elements of various sizes, providing important test data to support the design of a future Nuclear Cryogenic Propulsion Stage. A nuclear cryogenic upper stage - its liquid- hydrogen propellant chilled to super-cold temperatures for launch - would be designed to be safe during all mission phases and would not be started until the spacecraft had reached a safe orbit and was ready to begin its journey to a distant destination. Prior to startup in a safe orbit, the nuclear system would be cold, with no fission products generated from nuclear operations, and with radiation below significant levels. 

“The information we gain using this test facility will permit engineers to design rugged, efficient fuel elements and nuclear propulsion systems,” said NASA researcher Bill Emrich, who manages the NTREES facility at Marshall. “It’s our hope that it will enable us to develop a reliable, cost-effective nuclear rocket engine in the not-too-distant future." 

The Nuclear Cryogenic Propulsion Stage project is part of the Advanced Exploration Systems program, which is managed by NASA’s Human Exploration and Operations Mission Directorate and includes participation by the U.S. Department of Energy. The program, which focuses on crew safety and mission operations in deep space, seeks to pioneer new approaches for rapidly developing prototype systems, demonstrating key capabilities and validating operational concepts for future vehicle development and human missions beyond Earth orbit. 

Marshall researchers are partnering on the project with NASA’s Glenn Research Center in Cleveland, Ohio; NASA’s Johnson Space Center in Houston; Idaho National Laboratory in Idaho Falls; Los Alamos National Laboratory in Los Alamos, N.M.; and Oak Ridge National Laboratory in Oak Ridge, Tenn. 

The Marshall Center leads development of the Space Launch System for NASA. The Science & Technology Office at Marshall strives to apply advanced concepts and capabilities to the research, development and management of a broad spectrum of NASA programs, projects and activities that fall at the very intersection of science and exploration, where every discovery and achievement furthers scientific knowledge and understanding, and supports the agency’s ambitious mission to expand humanity’s reach across the solar system. The NTREES test facility is just one of numerous cutting-edge space propulsion and science research facilities housed in the state-of- the-art Propulsion Research & Development Laboratory at Marshall, contributing to development of the Space Launch System and a variety of other NASA programs and missions. 

Available in: http://www.nasa.gov 
 
Read the following sentence taken from the text. 

“Nuclear rocket engines generate higher thrust and are more than twice as efficient as conventional chemical rocket engines.” 

It is correct to affirm that the adjectives in bold and underlined are, respectively,
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500Q483095 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre cartografia, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A representação gráfica é uma linguagem de comunicação visual monossêmica, de difuso significado, buscando uma observação eventual de relações que existem entre os signos com ambiguidades. ( ) Os fundamentos da cartografia temática estão relacionados à cartografia clássica. Tanto a topografia quanto a temática trata de visões do mundo historicamente sucessivas. ( ) A Cartografia temática ganha impulso no final do século XIX durante a fase conhecida como Imperialismo. Nesse momento, as grandes potências necessitavam de um inventário cartográfico preciso das regiões a serem conquistadas e exploradas. ( ) Nos dias de hoje, a Cartografia temática transformou-se em um Sistema de Informação Geográfica a fim de coletar, armazenar, recuperar, analisar e apresentar informações sobre os lugares, ao longo do tempo.
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