Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q10047 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Leia a proposição a seguir: Coll (1994) relata que investigações antropológicas e transculturais colocaram em relevo a universalidade das capacidades cognitivas básicas, como a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, em todos os grupos culturais estudados. Afirma que as mesmas investigações evidenciam diferenças importantes na maneira de utilizar tais capacidades em situações concretas de resolução de problemas. Ao final, sugere que há alguns universais cognitivos, mas a sua colocação em prática efetiva depende da natureza das aprendizagens específicas que as experiências educacionais propiciam. As afirmações do autor nos permitem concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q48063 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Maurício está navegando pela Internet e encontra um site muito interessante. Nesse site, ele encontra links com diversas outras páginas, que também são do seu interesse. Assinale a alternativa que apresenta como Maurício poderia acessar alguns desses links, sem deixar de lado esse primeiro site encontrado, levando em consideração que o navegador Microsoft Internet Explorer 9 está sendo usado. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q462285 | Direito Penal, Falsidade Documental, Titular de Serviços e Notas e de Registros, TJ RJ, CETRO, 2017

Durante investigação policial, verificou-se que passaportes emitidos em nome de Lídio e de seu irmão Lédio, foram baseados em certidões de nascimento falsificadas por Lídio. Com base no caso e na jurisprudência do STJ para situações semelhantes que envolvam crime de falsificação e uso de documento falso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q323024 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

As diversidades ou multiplicidades geralmente expressam relações e construções culturais. A escola democrática, inclusiva e a sala de aula devem ser entendidas como espaços de expressão e local para se cultivar maneiras respeitosas de se relacionar com o outro. Os textos legais e dos educadores que tratam das diversidades e que se referem a questões de gênero, sexualidade, etnia, cultura não tratam de diferenças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q327402 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Letramento é o conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material ____________, enquanto alfabetização é um processo dentro do letramento, é a _____________ de ensinar, de aprender a ler e a escrever. A criança, mesmo não ____________________, já pode ser inserida em um processo de letramento, pois, ela faz a _______________ incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q10029 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Souza, J. A. R. (2007), em artigo publicado na Revista APASE nº 6 sobre o FUNDEB, analisa alguns aspectos do controle social como parte do processo de democratização, com base nos preceitos constitucionais. A respeito do controle social de ações governamentais, ele afirma que

I. o controle social deve ser encarado como um pesado fardo pela sociedade civil; por não poder confiar nos governantes, ela se vê obrigada a vigiá- los e, se preciso, puni-los.
II. no processo de redemocratização, a expressão "controle social" passou a ser aclamada numa perspectiva de incorporar a participação da comunidade na gestão das políticas públicas, com reflexos na Constituição Federal/88, obtidos pela atuação do movimento social.
III. a participação da sociedade em funções de planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas levou à institucionalização dos Conselhos de Políticas Públicas, como espaços públicos legítimos de articulação entre governo e sociedade.
IV. diferentemente de outros conselhos criados com ênfase num discurso de parceria para melhoria dos serviços, os conselhos do FUNDEF, agora FUNDEB, tiveram que ser instalados num clima de confronto com os governos para "acabar com os desmandos na aplicação de verbas vinculadas" à educação.

Está correto o contido apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q554842 | Informática, Conceitos Básicos, Especialista em Administração, Polícia Militar SP, CETRO

Com relação à manutenção da segurança de seu PC e de sua rede, assinale a alternativa que apresenta um procedimento não recomendado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q320190 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Uma das metas da Educação Infantil é criar um ambiente propício para o desenvolvimento de uma criança ativa, exploratória, criativa, interessada em aprender. Um lugar feito para criar seres humanos deve ser belo e alegre, merecendo os maiores cuidados. Para atingir esta meta, que expressa uma concepção de desenvolvimento, a organização do espaço aparece como um elemento relevante na constituição de momentos de educação e cuidados, portanto, o espaço interno deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q24566 | Matemática, Oficial de Saúde, CHS, CETRO

Helena é garçonete em uma lanchonete e percebeu que o valor cobrado pelo lanche dos clientes é formado pelo valor total das despesas com lanches e bebidas mais 10% do valor total dessas despesas. Se um casal pagou um total de R$77,00 no caixa da lanchonete, é correto afirmar que o gasto com alimentação e bebida foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q610050 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação à representação da informação, assinale a alternativa que apresenta as três classes de veículos para a transmissão de informações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q10046 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise as seguintes afirmações:

- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)

- O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)


Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q24652 | Português, Sintaxe, Enfermeiro, CHS, CETRO

Texto associado.
Cientistas brasileiros identificam genes suscetíveis à artrite

                            Pesquisa com ratos foi feita por cientistas do Instituto Butantã.
                                    Genes podem ajudar a prevenir doença inflamatória.

         Um grupo de pesquisadores brasileiros identificou em experimentos com ratos de laboratório um conjunto de genes que fazem com que seu portador seja suscetível ao desenvolvimento de artrite reumatoide. A descoberta, caso se confirme também em humanos, permite pensar no desenvolvimento de provas genéticas para prever a doença e de novos tratamentos, segundo a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), entidade que financiou o projeto.
         Os genes vinculados à artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta principalmente as articulações, foram identificados por cientistas do Instituto Butantã, em São Paulo.
         "A identificação de genes suscetíveis oferece várias opções de ação. Podemos tentar regular seu funcionamento com remédios ou por meio de técnicas de genética molecular para tentar reduzir a severidade da artrite”, explicou Marcelo De Franco, pesquisador do Instituto Butantã e coordenador do projeto.
“Os genes também podem servir como marcadores genéticos para prever a doença e orientar o tratamento”, acrescentou o pesquisador em declarações citadas em comunicado da Fapesp.
         Os resultados da pesquisa foram destacados na última edição da revista científica internacional ‘PLoS One’.
Segundo os pesquisadores, nos ratos que possuem os genes identificados, ou seja, geneticamente predispostos a desenvolver artrite, o próprio sistema imunológico ataca as membranas sinoviais, que protegem as articulações.
         “Ninguém sabe exatamente como se desenvolve o processo da artrite, mas sabemos que há pessoas mais suscetíveis. O que tentamos descobrir com o modelo experimental em ratos foram os fatores genéticos que conferem essa predisposição”, segundo De Franco.
O pesquisador explicou que, apesar de humanos e ratos terem números de cromossomos diferentes, a ciência já conhece as regiões cromossômicas de cada espécie em que é possível fazer um paralelo.
         “O próximo passo é investigar melhor a interação entre esses genes; descobrir exatamente como eles regulam a resposta inflamatória e começar a validar os descobrimentos em modelos humanos”, acrescentou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à sintaxe, assinale a alternativa cujo termo destacado tenha a mesma função sintática do termo destacado na frase abaixo.

“A ciência já conhece as regiões cromossômicas.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q24653 | Português, Sintaxe, Enfermeiro, CHS, CETRO

Texto associado.
Cientistas brasileiros identificam genes suscetíveis à artrite

                            Pesquisa com ratos foi feita por cientistas do Instituto Butantã.
                                    Genes podem ajudar a prevenir doença inflamatória.

         Um grupo de pesquisadores brasileiros identificou em experimentos com ratos de laboratório um conjunto de genes que fazem com que seu portador seja suscetível ao desenvolvimento de artrite reumatoide. A descoberta, caso se confirme também em humanos, permite pensar no desenvolvimento de provas genéticas para prever a doença e de novos tratamentos, segundo a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), entidade que financiou o projeto.
         Os genes vinculados à artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta principalmente as articulações, foram identificados por cientistas do Instituto Butantã, em São Paulo.
         "A identificação de genes suscetíveis oferece várias opções de ação. Podemos tentar regular seu funcionamento com remédios ou por meio de técnicas de genética molecular para tentar reduzir a severidade da artrite”, explicou Marcelo De Franco, pesquisador do Instituto Butantã e coordenador do projeto.
“Os genes também podem servir como marcadores genéticos para prever a doença e orientar o tratamento”, acrescentou o pesquisador em declarações citadas em comunicado da Fapesp.
         Os resultados da pesquisa foram destacados na última edição da revista científica internacional ‘PLoS One’.
Segundo os pesquisadores, nos ratos que possuem os genes identificados, ou seja, geneticamente predispostos a desenvolver artrite, o próprio sistema imunológico ataca as membranas sinoviais, que protegem as articulações.
         “Ninguém sabe exatamente como se desenvolve o processo da artrite, mas sabemos que há pessoas mais suscetíveis. O que tentamos descobrir com o modelo experimental em ratos foram os fatores genéticos que conferem essa predisposição”, segundo De Franco.
O pesquisador explicou que, apesar de humanos e ratos terem números de cromossomos diferentes, a ciência já conhece as regiões cromossômicas de cada espécie em que é possível fazer um paralelo.
         “O próximo passo é investigar melhor a interação entre esses genes; descobrir exatamente como eles regulam a resposta inflamatória e começar a validar os descobrimentos em modelos humanos”, acrescentou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04.
Assinale a alternativa que apresenta a relação estabelecida, entre as orações, pela conjunção destacada no período abaixo.

“‘Ninguém sabe exatamente como se desenvolve o processo da artrite, mas sabemos que há pessoas mais suscetíveis.’”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q15340 | Matemática, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Uma quantidade de livros pode ser disposta de forma que eles fiquem agrupados de dois em dois, independentemente da ordem, formando, então, 10 agrupamentos. Diante do exposto, é correto afirmar que a quantidade de livros desta condição é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q15356 | Serviço Social, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

A jornada de trabalho com duração de 6 horas, um dos Direitos Sociais expostos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é assegurada para o trabalhador que exerce trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q6552 | Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Juca vai dividir um bônus de R$2.166,00 entre seus dois vendedores em partes diretamente proporcionais ao tempo de serviço e em partes inversamente proporcionais ao número de faltas durante o último ano. Um dos vendedores trabalha há 6 anos e faltou 5 vezes, enquanto o outro trabalha há 4 anos e faltou 3 vezes. Logo, a diferença entre os valores recebidos é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q13868 | Direito Processual do Trabalho, Advogado, AMAZUL, CETRO

A respeito dos Recursos admissíveis no processo do trabalho, de acordo com o disposto na CLT, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q111485 | Português, Analista de Licitação, CREFITO 4a, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia e ao contexto em que se encontram as palavras, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.