Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q557955 | Informática, Excel, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

João está utilizando o Microsoft Excel 2007 para analisar dados de tabelas que estão em um arquivo criado em um aplicativo de banco de dados. Ele precisa importar dados de várias tabelas e inseri-las em uma única planilha, apresentando os dados lado a lado. Sobre João conseguir fazê-lo, realizando uma única operação de importação de dados para todas as tabelas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

582Q46569 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Em um paciente de odontopediatria, um dente decíduo apresenta-se clinicamente com uma exposição pulpar devido a uma cárie, e o paciente relata uma história de mínima dor, sem mobilidade dentária e radiograficamente sem sinais de doença pulpar. Assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento de escolha. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q24681 | Português, Técnico em Radiologia, CHS, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q809325 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Agente de Fiscalização, Tribunal de Contas Municipal SP, CETRO

Questões 48 e 49: baseadas na lei 6.766/79, que é a Lei de Uso e Parcelamento de Solo.

Em uma área a ser loteada, foram previstos 560 lotes residenciais. Pode-se afirmar que as dimensões mínimas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q319107 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

O alimento serve para nutrir o corpo, mas também a imaginação, o relacionamento. "Comer e evacuar, tomar e dar, receber e doar, ser enchido e esvaziado, ou seja, nutrir e limpar: a maior parte do relacionamento com a criança pequena passa através desses gestos, aparentemente inócuos e naturais, como a nutrição e a evacuação" (Bondioli, Anna e Mantovani, Susanna. Manual de Educação Infantil – de 0 a 3 anos). Assinale a alternativa que registra uma rotina da creche, envolvendo a dimensão do "cuidar e educar"- dimensões indissociáveis – na hora do almoço.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q7894 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Rio Grande do Sul, Oficial de Transportes, TJ RS, CETRO

A Lei nº 7.356/80, Código de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Sul, elenca decisões, prazos e recursos. Em se tratando de decisão originária do Corregedor Geral, salvo disposição em contrário, caberá recurso para o Conselho da Magistratura. Sendo assim, assinale a alternativa correta quanto ao prazo para interposição de recurso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q10034 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Castro e Tiezzi, em artigo da coletânea Os Desafios da Educação no Brasil (2005), ao tratarem da reforma e implantação do Ensino Médio, analisam limites e desafios enfrentados para se atingir a plena universalização do acesso e qualidade desejável ao término da educação básica.

I. A segunda metade da década de 80 inaugura um novo ciclo da educação brasileira com a democratização do acesso ao Ensino Fundamental e extraordinária expansão do nível médio.
II. A existência de ampla e diversificada educação profissional pós-médio é condição essencial para que os sistemas educacionais viabilizem uma educação permanente.
III. A gestão inovadora da escola implica na formação continuada de seus gestores e no desenvolvimento de uma cultura de planejamento escolar de avaliação institucional e de aprendizagem dos alunos.
IV. A melhoria do processo pedagógico dentro das escolas exige ações de fomento e assistência técnica pela esfera administrativa central.
V. Sensibilização dos professores para que desenvolvam habilidades de leitura e de produção dos mais diversos tipos de textos, cada qual em sua área curricular.

Está de acordo com os autores, apenas o contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q10031 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q6531 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Arquivos que guardam os documentos menos utilizados pela instituição, mas ainda possuem fim administrativo, são chamados de arquivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q6551 | Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

O próximo número da sequência 17, 25, 57, 185, 697,... é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q48047 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com o contexto, assinale a alternativa correta em relação à ortografia. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

592Q333640 | Matemática, Logarítimos, Assistente Administrativo, IMBEL, CETRO

Determine o conjunto solução da equação:

3x-34-x=24

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q10075 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise os seguintes fundamentos sobre avaliação.

I. Valorização de indícios que revelem o desenvolvimento dos alunos, sob qualquer ângulo.
II. O referencial assenta-se nos critérios de excelência em cada fragmento do conhecimento, mesmo que para poucos, ao invés de conhecimentos básicos para todos.
III. Permite disponibilizar ao professor e equipe escolar informações precisas sobre os processos de aprendizagem dos alunos.
IV. Relação professor/aluno baseada em apoio e parceria.
V. A progressão continuada sugere menor investimento no ensino do que a idéia de promoção automática o faz.

Incorporam-se à concepção de progressão continuada exposta na obra: A construção da Proposta Pedagógica da Escola, da SEE/SP/CENP, 2000, apenas as contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q385027 | Biologia, Taxonomia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Durante uma aula sobre organização dos seres vivos, o professor aborda a importância e a diferença dos tipos de reprodução entre os cinco reinos. Os seres vivos que apresentam menor frequência de reprodução sexuada pertencem ao reino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

595Q24583 | Matemática, Técnico de enfermagem, CHS, CETRO

Uma pessoa possui 7 blocos de gesso idênticos e precisa saber o peso de cada um desses blocos. Para isso, possui uma balança de dois pratos e três cubos de metal de 100g cada um. Ela fez várias tentativas e, quando colocou 6 blocos de gesso e um cubo de metal em um dos pratos e o restante do que possui no outro prato, notou que a balança ficou em equilíbrio. Com base nessas informações, é correto afirmar que cada bloco de gesso pesa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q15332 | Português, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à ocorrência de crase, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q16105 | Português, Assistente em C T 3 I, AEB, CETRO

Assinale a alternativa em que a preposição “a” não deva ser empregada, de acordo com a regência nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q24558 | Português, Oficial de Justiça, CHS, CETRO

Assinale a alternativa cuja frase esteja empregada em sentido figurado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q28464 | Português, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q10061 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A respeito da prática de ensino e do desenvolvimento do currículo, à luz dos estudos de Sacristán e Pérez Gómez (2000), pode-se afirmar que são processos

I. de natureza social que permitem ser dirigidos por idéias e intenções, mas que não podem ser previstos totalmente antes de serem realizados.
II. que planejados coletivamente, garantem o total controle das variáveis intervenientes.
III. desencadeados por necessidade e não determinam nunca totalmente a prática educativa.
IV. de caráter indeterminado que obrigam a esclarecer as idéias e pretensões que fundamentam as metas, para manter a coerência das práticas que se realizam para alcançá-las.
V. guiados por princípios de diferentes tipos que, devidamente explicitados, poderão guiar a prática com segurança científico-técnica.

Está correto, de acordo com os autores, o explicitado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.