Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q6528 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Leia as características abaixo.

Maleabilidade: possibilitar a introdução de mudanças decorrentes de alterações nos planos e nas ordens;
Instantaneidade: acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados;
Correção: permitir a reparação das faltas e dos erros, evitando sua repetição.

As características acima correspondem ao processo administrativo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q6545 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Sobre a Presidência da República, analise as assertivas abaixo.

I. O Presidente da República não pode ausentar-se do País por período superior a 15 dias, sem licença do Congresso Nacional, sob pena de perda do cargo.

II. O mandato do Presidente da República é de 4 anos e tem início em 1º de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

III. O Presidente da República, na forma da lei e no exercício de suas funções, pode delegar aos Ministros de Estado o que lhe compete no tocante à provisão e extinção de cargos públicos federais.

IV. Em caso de impedimento ou vacância do cargo de Presidente ou de Vice- Presidente , serão sucessivamente chamados para exercer a função: I. Presidente da Câmara dos Deputados; II. Presidente do Senado Federal; e III. Presidente do Supremo Tribunal Federal.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q48055 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à ortografia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

644Q332255 | Matemática, Sistemas Lineares, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Dois números x e y diferem entre si em 36 unidades, x está para y, assim como 1.650 está para 1.254. O valor do menor número é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

645Q7906 | Informática, Oficial de Transportes, TJ RS, CETRO

Os favoritos do Internet Explorer são links para sites que o usuário visita com frequência. Ao adicionar um site à lista de favoritos, para acessá-lo, basta clicar no nome do site em vez de digitar o endereço novamente. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Quando se visualiza um site e deseja adicioná-lo à lista de favoritos, deve-se clicar no botão Favoritos e, em seguida, clicar em Adicionar a Favoritos.

II. Se o usuário desejar, pode digitar um novo nome para a página, especificando a pasta na qual o favorito deverá ser criado e clicar em Adicionar.

III. É possível salvar um favorito pressionando as teclas Ctrl + S.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q328696 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças e, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, é importante que o educador, na Educação Infantil, preocupe-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

Em relação a esse assunto, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, cabe ao Professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q335617 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Ofício, SEMAE SP, CETRO

Orlando comprou uma caixa de figos por R$ 7,00. Sabe-se que na caixa havia dez figos. Qual é o valor de cada figo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q49238 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Silvana, Luciana e Daniela são irmãs. Sabe-se que uma delas é aeromoça, a outra é bancária e a outra é engenheira. Sabem-se ainda as seguintes informações: 

I. Luciana ou Daniela trabalha como aeromoça, mas não as duas. 
II. Silvana ou Luciana trabalha como bancária, mas não as duas. 
III. Silvana trabalha como aeromoça ou Luciana trabalha como engenheira, mas não ocorrem as duas opções simultaneamente. 

Silvana, Luciana e Daniela trabalham, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q323565 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre alfabetização, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q46839 | Português, Interpretação de Textos, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Texto associado.
Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
 
            Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade. 
     Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
    Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. 
     Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita. 
      A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais. 
     Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
     Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.
De acordo com o que se depreende do texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q15355 | Serviço Social, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta um dos aspectos relativos ao direito à proteção especial, conforme consta no Título VIII – Da Ordem Social – Capitulo VII (Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso) da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q24572 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de email e webmail, Oficial de Saúde, CHS, CETRO

Há uma forma clássica de se fazer e restaurar backups de mensagens e contatos do Microsoft Outlook. Esses itens são encontrados em um formato de arquivo cuja extensão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q434693 | Direito Constitucional, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Em relação ao conceito de princípio da publicidade, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

654Q625766 | Informática, VPN, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação às VPNs, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q326522 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Leia o texto abaixo.

?Consulto o dicionário: Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca - em uma determinada circunstância físico-social e em um contexto histórico". (Terezinha Rios, 2013). Uma das principais tarefas dos pedagogos é promover a aprendizagem dos conceitos de cidadania e democracia, formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades, a convivência humana. A tarefa descrita exige ética.

Assinale a alternativa que expressa uma reflexão ética na Educação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q21387 | Direito Administrativo, Direito Administrativo, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Segundo o prescrito na Lei nº 10.871/2004, as Agências Reguladoras implementarão, para fins de progressão e promoção na carreira, instrumento específico de avaliação de desempenho, estabelecendo critérios padronizados para a mensuração do desempenho de seus empregados, observados os seguintes critérios mínimos:

I. produtividade no trabalho, com base em padrões preestabelecidos de qualidade e economicidade.
II. capacidade de iniciativa.
III. cumprimento das normas de procedimentos e de conduta no desempenho das atribuições do cargo.
IV. iniciativa no trabalho, com base em padrões preestabelecidos de produtividade.
V. disciplina.

É correto o que está contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q16099 | Português, Assistente em C T 3 I, AEB, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à ortografia, assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente, de acordo com o contexto em que estão inseridas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q631563 | Informática, Framework Metodologia, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

É correto afirmar que, de acordo com a definição oficial, o Scrum é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q472150 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Considere as seguintes afirmativas sobre o handebol:

I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.

II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos.

III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo.

IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema.

São corretas as afirmações feitas apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q48044 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência
Segundo neurologistas, o que essas pessoas têm é distúrbio do sono atrasado
 
Pessoas com o gene da “vespertilidade” têm predisposição para acordar tarde.
Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a “vagabundagem”: o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.
O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, consequentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.
Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.
 Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio-dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e à noite, quando tem mais energia.
O pesquisador Luciano Ribeiro Jr., da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: “Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.
A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.
A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre de transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.
O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior suscetibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestório, além do comportamento sexual.
O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e, principalmente, um trabalho de reeducação.
E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’.”, diz o neurologista.
 
Bruna Bernacchio. Revista Galileu. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.