Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q49191 | Conhecimentos Específicos, Gerência de Projetos, Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, MDS, CETRO

Com relação aos grupos de gerenciamento de projetos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O grupo de processos de inicialização interage diretamente com todos os demais grupos do projeto. 
( ) O grupo de processos de monitoramento e controle é um grupo de interação final, atuando estritamente junto ao grupo de processos de encerramento. 
( ) O grupo de processos de execução atua focado nos requisitos do cliente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q447786 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Titular de Serviços e Notas e de Registros, TJ RJ, CETRO, 2017

Acerca da Constituição classificada, quanto à origem, como cesarista, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q10076 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997).
Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:

I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.
II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.
III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.
IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.
V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.

Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q10081 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Celestino Alves da Silva Júnior (1994), em seus estudos sobre a práxis supervisora, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania, propôs alguns pontos fundamentais para a reordenação do processo de formação e de atuação profissional do Supervisor, dentre os quais é preciso considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

705Q10094 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5/7/00, ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q622083 | Informática, Linux ou Unix, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Quanto ao sistema operacional Linux, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O init é o primeiro processo inicializado no Linux e é o pai de todos os outros processos.

( ) Se um processo termina e deixa processos-filho ainda executando, o processo init assume a paternidade desses processos.

( ) Quando um usuário trabalha no modo monousuário, um único processo shell é inicializado.

( ) A árvore hierárquica dos processos, tendo o shell como raiz, é chamada de sessão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q49171 | Comércio Exterior, Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, MDS, CETRO

Um acordo de empréstimo foi assinado com o Banco Mundial por um de seus países membros. O mencionado projeto indica os seguintes elementos: i) fortalecer a capacidade do Programa Crescer; ii) metas: redução da pobreza e promoção do desenvolvimento humano, por meio da melhoria da situação da saúde e educação infantil; iii) SWAP: Transferências Condicionadas de Renda; iv) fortalecimento institucional para a consolidação do Programa Crescer; e v) apoio à integração das ações do Programa Crescer com outros órgãos públicos para obter maior sinergia e eficácia frente ao público objeto do programa. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o subcomponente desse acordo de empréstimo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q13862 | Matemática, Advogado, AMAZUL, CETRO

Com o intuito de alavancar as vendas de carros, uma concessionária, no inicio do mês de dezembro, ofereceu um desconto de 5% nos preços de todos os seus automóveis. Os resultados de vendas não foram satisfatórios e os diretores resolveram, no final do mês, oferecer, em caráter promocional, um desconto de 15% sobre o preço já reduzido, mantendo, assim, uma ínfima margem de lucro. Se forem considerados o valor de um veículo no início do mês antes dos descontos e seu valor no final do mês após todos os descontos, verificar-se-á que o valor total de desconto neste mês foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q483380 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

Pode-se caracterizar a aerofotogrametria como o conjunto de técnicas que buscam informações quantitativas e fidedignas de fotografias aéreas. Uma das características diferenciadas das aerofotos em relação às fotografias convencionais diz respeito aos tipos de filmes utilizados e à orientação do eixo óptico da câmara, que alteram a aparência das imagens capturadas. Sobre tais alterações, é correto afirmar que os filmes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q391489 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

As irregularidades ou ilegalidades praticadas no âmbito da Administração Pública não podem ser denunciadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q482380 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Meteorologista, INMET, CETRO

Qualquer que seja o tipo de nevoeiro que se forme em uma superfície, algumas características necessariamente estarão presentes, entre elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q10073 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Com base na Deliberação CEE 9/97 e seus fundamentos, a progressão continuada refere-se ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual descreve um movimento de ir sempre adiante, avançando, progredindo e, por isso, opõe-se à idéia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q6530 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

A fixação da despesa orçamentária compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo. A despesa é fixada pela lei orçamentária anual. É correto afirmar que a fixação da despesa orçamentária insere- se no processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q21382 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com a Lei nº 4.320/1964, é correto afirmar que o Balanço Patrimonial demonstra .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q722112 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Especialista em Relações Sociais, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O Êxodo Rural no Brasil propiciou, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, um processo de urbanização acelerado, especialmente na segunda metade do século XX. O Êxodo Rural ocorrido neste período tem como um dos motivos a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

716Q45620 | Meteorologia, Meteorologista, INMET, CETRO

As leis de Boyle e Gay Lussac descrevem a relação entre temperatura, pressão e volume.

1 – Numa transformação isotérmica, a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais 
2 – Numa transformação isobárica, o volume e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 
3 – Numa transformação isocórica, a pressão e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 

Conforme as afirmações descritas acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q214873 | Meteorologia, Meteorologista, INMET, CETRO

No Brasil, podemos estabelecer algumas informações corretas sobre as massas de ar que atuam em seu território, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q10083 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

O Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres - APM, estabelecido pelo Decreto nº 12.983/78 e suas alterações posteriores, determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q214818 | Meteorologia, Meteorologista, INMET, CETRO

Analise os itens abaixo:

1) A Zona de Convergência do Atlântico Sul pode ser identificada como uma banda de nebulosidade de orientação NW/SE, estendendo-se desde o sul da região Amazônica até a região central do Atlântico Sul. Seu início, duração e localização é modulado pela Zona de Convergência do Pacífico Sul (ZCPS).

2) Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM’s) atingem principalmente a Região Sul, podendo deslocar-se para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, têm duração de 3 a 36 horas, formam-se preferencialmente em condições de ar frio e seco com ventos fortes de oeste na média troposfera, e advecção de ar quente e úmido na baixa troposfera.

3) Corrente de Jato é uma região, próxima à tropopausa onde a componente do vento zonal de oeste atinge valores máximos. A corrente de Jato Polar tem sua posição mais próxima ao Equador durante o inverno do que no verão, e a corrente de Jato Subtropical está associada à circulação da Célula de Hadley.

4) A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está localizada no ramo ascendente da célula de Hadley, atuando no sentido de transferir calor e umidade dos níveis inferiores da atmosfera das regiões tropicais para os níveis superiores da troposfera e para médias e altas latitudes.

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q10023 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

De acordo com análise de Bruno, em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educação (2003), no atual processo de internacionalização da economia, comumente designado por globalização, a transnacionalização corresponde a um estágio superior de internacionalização que o capital alcançou. Sua novidade é conjugar a ação dos grandes grupos econômicos entre si e no interior de cada um deles, diretamente, sem preocupação com a integração de nações ou de sistemas econômicos nacionais. Dentre outras implicações, a autora destaca:

I. não há possibilidade de desenvolvimento fora desse quadro de economia internacionalizada e as diferentes nações não encontram condições sociais e econômicas homogêneas, reproduzindo-se as desigualdades em escala mundial.
II. a integração é feita entre setores da economia, de diferentes nações, de acordo com níveis distintos de produtividade, de capacidade de inovação, de formas de exploração do trabalho, mundialmente estabelecidos, e não entre economias nacionais.
III. a estrutura de poder do pós-guerra não se mantém, mas a ONU, como organismo internacional é fortalecida, bem como seus diversos conselhos.
IV. a estrutura de poder com múltiplos pólos esvazia o Estado Central de seus poderes e atribuições, limita sua ação e o desagrega por meio de privatizações, mas age numa certa invisibilidade, porque não tem formalidade jurídica.
V. a educação escolar é estimulada e recebe investimentos, com vistas a sua universalização e à formação de trabalhadores tecnicamente especializados.

São verdadeiras, de acordo com a autora, as implicações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.