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Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q323927 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou uma dádiva social e hoje, é vista como um direito e um dever do Estado. O ordenamento legal da Educação Infantil explicita a idéia de derrubar o caráter assistencialista de atendimento à faixa etária de zero a seis anos. O ato de educar a criança está inegavelmente integrado ao ato de cuidá-la e o atendimento passou a ter o caráter
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762Q327255 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Quando estudava na pré-escola, Lucas, de 6 anos, levava toda sexta-feira um brinquedo para a escola. Agora que está no 1º ano do Ensino Fundamental, a atual professora não permite que seus alunos levem brinquedos pessoais à escola, abolindo o chamado “dia do brinquedo”. O pai de Lucas percebeu que ele volta mais cansado da escola. Diante do ocorrido, a direção da escola resolveu incluir na pauta da reunião de professores alguns esclarecimentos sobre o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos. Sendo assim, é correto afirmar que, exceto

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763Q6532 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

A respeito das características do valor administrativo de um documento, analise as assertivas abaixo.

I. É o valor que informa, fundamenta ou aprova seus atos presentes ou futuros.

II. É um valor primário.

 III. É o mesmo que valor histórico.

IV. Dá suporte às atividades da instituição/ organização.

É correto o que se afirma em
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764Q15497 | Arquivologia, Arquivista, IFPR, CETRO

Sobre as normas ISAD(G) e NOBRADE, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) A NOBRADE pode ser definida como uma tradução da norma ISAD(G).
(   ) A NOBRADE tem como objetivo a adaptação das normas internacionais à realidade do Brasil.
(   ) Tal como a ISAD(G), a NOBRADE não preceitua formatos de entrada/ saída de dados em sistemas de descrição manuais ou automatizados.
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765Q257451 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de números de quatro algarismos, múltiplos de 5, cujos algarismos da unidade de milhar pertencem a {2, 3, 4}, e os demais algarismos, a {0, 1, 5, 6, 7, 8, 9}.

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766Q325120 | Pedagogia, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

As funções desempenhadas pelo pedagogo, dentro de uma empresa, estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado. Hoje, as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança e gestão do conhecimento. Nesse contexto, o papel do pedagogo é fundamental, pois todo processo de mudança exige
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767Q46612 | Inglês, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Background 

The Naval Nuclear Propulsion Program (NNPP) started in 1948. Since that time, the NNPP has provided safe and effective propulsion systems to power submarines, surface combatants, and aircraft carriers. Today, nuclear propulsion enables virtually undetectable US Navy submarines, including the sea-based leg of the strategic triad, and provides essentially inexhaustible propulsion power independent of forward logistical support to both our submarines and aircraft carriers. Over forty percent of the Navy"s major combatant ships are nuclear-powered, and because of their demonstrated safety and reliability, these ships have access to seaports throughout the world. The NNPP has consistently sought the best way to affordably meet Navy requirements by evaluating, developing, and delivering a variety of reactor types, fuel systems, and structural materials. The Program has investigated many different fuel systems and reactor design features, and has designed, built, and operated over thirty different reactor designs in over twenty plant types to employ the most promising of these developments in practical applications. Improvements in naval reactor design have allowed increased power and energy to keep pace with the operational requirements of the modern nuclear fleet, while maintaining a conservative design approach that ensures reliability and safety to the crew, the public, and the environment. As just one example of the progress that has been made, the earliest reactor core designs in the NAUTILUS required refueling after about two years while modern reactor cores can last the life of a submarine, or over thirty years without refueling. These improvements have been the result of prudent, conservative engineering, backed by analysis, testing, and prototyping. The NNPP was also a pioneer in developing basic technologies and transferring technology to the civilian nuclear electric power industry. For example, the Program demonstrated the feasibility of commercial nuclear power generation in this country by designing, constructing and operating the Shipping port Atomic Power Station in Pennsylvania and showing the feasibility of a thorium-based breeder reactor. 

In: Report on Low Enriched Uranium for Naval Reactor Cores. Page 1. Report to Congress, January 2014. Office of Naval Reactors. US Dept. of Energy. DC 2058 http://fissilematerials.org/library/doe14.pdf 
 
Choose the alternative in which the bold and underlined word has the same grammar function as the one below. 

“The NNPP has consistently sought the best way to affordably meet Navy requirements by evaluating, developing, and delivering a variety of reactor types, fuel systems, and structural materials.”
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768Q322866 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a construção de um plano de ações, ou seja, de um conjunto de propostas que se desdobram em ações voltadas a provocar mudanças na realidade da escola. Ainda é preciso identificar o que é necessário, o que é exequível e estabelecer prioridades, considerando o que é mais necessário, oportuno e urgente fazer. O plano de ação deve estabelecer
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769Q6529 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Segundo as funções da administração, com relação aos aspectos essenciais do processo de controle administrativo, assinale a alternativa incorreta.
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770Q15491 | Arquivologia, Arquivista, IFPR, CETRO

Sobre preservação, conservação e restauração, assinale a alternativa correta.
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771Q46822 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

A palavra Arqueologia é formada por um adjetivo e por um substantivo de origem grega, archaïkós e logos, os quais significam, respectivamente,
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772Q46586 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Com relação às resinas fotoativadas como material restaurador, assinale a alternativa correta. 
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773Q353569 | Contabilidade Geral, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Auditor, Indústria de Material Bélico do Brasil, CETRO

Com a finalidade de elaborar a demonstração do patrimônio líquido (DMPL), do balanço de 31/12/2003, o contador da empresa Alpha S/A coletou os seguintes dados, referentes ao exercício findo naquela data, em reais. 

Saldo anterior de lucros acumulados 70.000,00
Ajuste devedor do exercício anterior 10.000,00
Reversão do saldo da conta reservas para contingências 45.000,00
Lucro líquido após provisão para imposto de renda  450.000,00
Parcela dos lucros incorporados ao capital social 25.000,00
Transferência para reserva legal  35.000,00
Dividendos creditados aos acionistas 120.000,00

 A demonstração do patrimônio líquido (DMPL) apresentou, em função dos dados coletados, ao fim do período 31/12/2003, um saldo de

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774Q49227 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Texto associado.
                                                  Sem ódio 

      Ao término de laboriosas pesquisas, mesas-redondas, simpósios, inquéritos e análises em laboratórios de psicologia,descobriu-se que os motoristas guiavam com ódio. Agora que isto ficou esclarecido, a solução, fácil e independente do Código Nacional de Trânsito, que por ser código não costuma ser cumprido, está na frase: GUIE SEM ÓDIO. 
      — Como é que eu vou fazer daqui por diante — bramia aquele agraciado com a grã-cruz da Ordem do Mérito dos Atropeladores da Guanabara e do Grande Rio —, se não sei guiar com outro aditivo? 
      Diversos motoristas, aspiran+tes ao mesmo galardão,cogitam de substituir o ódio, que está proibido, por sucedâneos mais ou menos eficazes, e verificam as propriedades estimulantes do rancor (esse ódio de segunda categoria), da aversão, da raiva, da antipatia generalizada. Mas a impressão comum é esta: 
      — Se ao menos recomendassem “Guie com pouco ódio”,a gente procurava maneirar. Assim não dá. 
      Todo resultado científico pode ser contestado. Por isso, começam a aparecer os que negam validade aos estudos feitos.Garantem não nutrir ódio algum ao pedestre. Se acabam com este, não é por detestarem a espécie, que lhes é indiferente.Como também não odeiam os muros, paredes, árvores e postes que derrubam. É porque eles atravessam o caminho. Portanto,se alguma recomendação deve ser feita, a melhor seria esta,inclusive aos postes: FOGE QUE ELE VEM LÁ. 
      Ouvi dizer que a Companhia Telefônica pensa em lançar uma variante, dirigida aos usuários que tiveram suas contas aumentadas com impulsos fantasmas: PAGUE SEM ÓDIO. 
      O filme não presta? Assista sem ódio. Bife de pedra no restaurante? Coma sem ódio. O livro é chatíssimo? Leia sem ódio. O conferencista dá sono? Durma sem ódio. Se tiver de brigar, brigue sem ódio. Se possível. Se de todo for impossível,odeie sem ódio, tá? 

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Sem ódio”. 
In: Os dias lindos. Rio de Janeiro: Record, 2008 (Adaptado).
Considerando o texto como um todo, assinale a alternativa correta.
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775Q543377 | Probabilidade e Estatística, Assimetria, Auditor Fiscal Tributário Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, CETRO

Foram obtidos os seguintes dados para a idade dos filhos de uma amostra aleatória de 50 pessoas: 4, 5, 5, 6, 6, 6, 6, 7, 7, 7, 7, 7, 7, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 10, 10, 10, 10, 10, 10, 10, 10, 11, 11, 12, 12, 13, 13, 14, 15, 15, 15, 16, 16, 18, 23 Dessa amostra, conclui-se que a distribuição
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776Q13867 | Direito Processual do Trabalho, Advogado, AMAZUL, CETRO

Da classificação das sentenças, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) São exemplos de sentenças definitivas meramente declaratórias as que reconhecem a existência do vínculo de emprego, a estabilidade, o tempo de serviço, o horário de trabalho e a que resolve o dissídio coletivo de natureza jurídica.

( ) As sentenças definitivas constitutivas são aquelas que determinam a criação, modificação ou extinção de uma situação ou relação jurídica.

( ) As sentenças de improcedência são sempre declaratórias, pois prestam, unicamente, a declarar a inexistência do direito afirmado pelo autor.
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777Q525361 | Auditoria, Auditor, IMBEL, CETRO

Para o fisco, quais as vantagens oferecidas por um adequado processo de auditoria?

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778Q49208 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre a dispensa de licitação, assinale a alternativa incorreta.
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779Q15500 | Arquivologia, Arquivista, IFPR, CETRO

Sobre as Resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) Segundo a Resolução nº 37/2012, a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais deve estar apoiada em procedimentos de gestão arquivística de documentos.

(   ) Segundo a Resolução nº 37/2012, os documentos digitais podem se apresentar apenas na forma de texto e de áudio.

(   ) A Resolução nº 37/2012 tem em vista, dentre outras coisas, a modernização da Administração Pública.
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780Q324750 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente como um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone etc. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante

I. diversificar os assuntos tratados em sala de aula. II. fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa. Mostrar textos para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente e ler para eles. Fotos e ilustrações também são de grande ajuda. III. discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda. É correto o que está contido em
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