Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q46841 | Português, Interpretação de Textos, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Texto associado.
Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
 
            Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade. 
     Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
    Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. 
     Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita. 
      A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais. 
     Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
     Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.
Assinale a alternativa cuja palavra dos parênteses não substitui corretamente o vocábulo destacado na frase, comprometendo a verdadeira compreensão do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q526609 | Direito Processual Civil, Recursos, Advogado Tributarista, IMBEL, CETRO

Assinale a alternativa falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q341293 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Auditor Fiscal Tributário Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, CETRO

Preocupados em reestruturar as atividades oferecidas pelo Centro Esportivo da cidade, os dirigentes fizeram uma pesquisa sobre a preferência dos usuários aos esportes oferecidos. Notou-se que todos os praticantes de caminhada também faziam yoga, mas nenhum dos alunos de yoga praticava natação. Todos os alunos de spinning eram também praticantes de pilates e alguns dos que praticavam pilates faziam natação. Como nenhum dos alunos de pilates praticava yoga e nenhum dos que faziam spinning praticavam natação, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q324489 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A realidade social é dinâmica e está constantemente em mudança; o indivíduo é o agente ativo que constrói e dá sentido à realidade; o programa educativo não é um produto considerado à margem do contexto e dos sujeitos que o desenvolvem. Desta forma, na avaliação do processo de ensino e aprendizagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

785Q243606 | Pedagogia, Supervisão Escolar, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Muramoto (2002), em seu texto sobre Formação de Supervisores, destaca que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q46816 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

A Ficha de Registro de Sítio Arqueológico deve ser preenchida para o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos. Dentre as informações necessárias que devem constar nessa ficha, o compartimento topográfico é a informação que indica a implantação do sítio na paisagem conforme o regimento evolutivo. Sendo assim, é correto afirmar que pertence ao regime erosivo do compartimento topográfico a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q24557 | Português, Oficial de Justiça, CHS, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q721411 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Auxiliar de Ofício, SEMAE SP, CETRO

(Jornais e telejornais – Esportes – 29/01/2007) "Invicta na competição, a Seleção Brasileira coroou sua participação no torneio com uma vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia, que lhe garantiu a conquista do título. O Brasil nem sentiu a ausência do seu principal atacante, Alexandre Pato, que estava suspenso no torneio. Além do título, a Seleção sai do Paraguai com a classificação garantida para o Mundial, que será realizado no Canadá, e para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008".

A notícia é sobre a seguinte categoria de futebol:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q471648 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:

I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

790Q35507 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

O desenvolvimento da coleção é o conjunto de atividades caracterizadas por um processo decisório que determina a conveniência de se adquirir, manter ou descartar materiais. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. O desenvolvimento de coleções requer critérios previamente definidos para a formação ideal de um acervo.
II. Cabe ao responsável pela seleção dos materiais avaliar e recomendar as fontes de seleção.
III. As atividades referentes ao desenvolvimento da coleção são facultadas exclusivamente às bibliotecas escolares.
IV. O desenvolvimento da coleção pode ser feito de forma fortuita, pois o mais importante é selecionar documentos que possuam utilidade evidente.
V. A responsabilidade pelo desenvolvimento da coleção é do bibliotecário.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q48059 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao ser questionado sobre o número de primos e primas, Lucas disse: “Dos 16 primos que possuo, apenas 6,25% são homens”. Logo, o número de mulheres é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

792Q15492 | Arquivologia, Arquivista, IFPR, CETRO

Com relação à preservação, à conservação e à restauração, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) A preservação pode ser definida como um conjunto de medidas e estratégicas em âmbito administrativo, operacional e político que contribuem, direta ou indiretamente, para preservar a integridade dos materiais.

(   ) A conservação busca manter o documento o mais próximo possível do estado físico que possuía na ocasião em que foi criado.

(   ) O dano causado aos documentos em função da exposição à luz não é cumulativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q21404 | Administração Geral, Administração Geral, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Vários fatores dificultam o processo de comunicação, por meio dos ruídos, obstáculos e distorção das mensagens. Assinale a alternativa que não apresenta um desses fatores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q542917 | Probabilidade e Estatística, Variáveis e Atributos, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Testes não paramétricos são comumente utilizados quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q16121 | Matemática, Assistente em C T 3 I, AEB, CETRO

Ao visitar determinado país, João percebeu que o imposto pago pelas mercadorias não estava implícito no valor marcado na etiqueta. O valor do imposto era informado pelo vendedor, sendo o mesmo para todas as mercadorias em todo o território nacional, e discriminado na nota fiscal, como, por exemplo:

• Camiseta: S$ 12,00
• Imposto (6%): S$ 0,72.

Obs.: a moeda do país é o SOLARIS.

Em uma livraria, o atendente informou: “Este livro custa 450 solaris mais imposto. Sendo assim, é correto afirmar que o valor pago por João, pelo livro, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q24582 | Matemática, Técnico de enfermagem, CHS, CETRO

Um retângulo A possui os lados medindo 3,5cm e 2cm, enquanto um retângulo B possui os lados medindo 4,5cm e 2,5cm. A razão entre o perímetro do retângulo A e o do retângulo B, e a razão entre a área do retângulo A e a do retângulo B são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q24584 | Matemática, Técnico de enfermagem, CHS, CETRO

Um carro consome um litro de combustível para percorrer 12,5km. Para fazer uma viagem de 375km, esse carro foi abastecido, completamente, totalizando 42 litros de combustível. Quando a viagem chegou ao fim, ainda restavam no tanque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q46606 | Inglês, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Read the text below to answer the questions 11-15. 

NASA Researchers Studying Advanced Nuclear Rocket Technologies 

January 9, 2013 

By using an innovative test facility at NASA’s Marshall Space Flight Center in Huntsville, Ala., researchers are able to use non-nuclear materials to simulate nuclear thermal rocket fuels - ones capable of propelling bold new exploration missions to the Red Planet and beyond. The Nuclear Cryogenic Propulsion Stage team is tackling a three-year project to demonstrate the viability of nuclear propulsion system technologies. A nuclear rocket engine uses a nuclear reactor to heat hydrogen to very high temperatures, which expands through a nozzle to generate thrust. Nuclear rocket engines generate higher thrust and are more than twice as efficient as conventional chemical rocket engines. 

The team recently used Marshall’s Nuclear Thermal Rocket Element Environmental Simulator, or NTREES, to perform realistic, non-nuclear testing of various materials for nuclear thermal rocket fuel elements. In an actual reactor, the fuel elements would contain uranium, but no radioactive materials are used during the NTREES tests. Among the fuel options are a graphite composite and a “cermet” composite - a blend of ceramics and metals. Both materials were investigated in previous NASA and U.S. Department of Energy research efforts. 

Nuclear-powered rocket concepts are not new; the United States conducted studies and significant ground testing from 1955 to 1973 to determine the viability of nuclear propulsion systems, but ceased testing when plans for a crewed Mars mission were deferred. 

The NTREES facility is designed to test fuel elements and materials in hot flowing hydrogen, reaching pressures up to 1,000 pounds per square inch and temperatures of nearly 5,000 degrees Fahrenheit - conditions that simulate space-based nuclear propulsion systems to provide baseline data critical to the research team.

“This is vital testing, helping us reduce risks and costs associated with advanced propulsion technologies and ensuring excellent performance and results as we progress toward further system development and testing,” said Mike Houts, project manager for nuclear systems at Marshall. 

A first-generation nuclear cryogenic propulsion system could propel human explorers to Mars more efficiently than conventional spacecraft, reducing crews’ exposure to harmful space radiation and other effects of long-term space missions. It could also transport heavy cargo and science payloads. Further development and use of a first-generation nuclear system could also provide the foundation for developing extremely advanced propulsion technologies and systems in the future - ones that could take human crews even farther into the solar system. 

Building on previous, successful research and using the NTREES facility, NASA can safely and thoroughly test simulated nuclear fuel elements of various sizes, providing important test data to support the design of a future Nuclear Cryogenic Propulsion Stage. A nuclear cryogenic upper stage - its liquid- hydrogen propellant chilled to super-cold temperatures for launch - would be designed to be safe during all mission phases and would not be started until the spacecraft had reached a safe orbit and was ready to begin its journey to a distant destination. Prior to startup in a safe orbit, the nuclear system would be cold, with no fission products generated from nuclear operations, and with radiation below significant levels. 

“The information we gain using this test facility will permit engineers to design rugged, efficient fuel elements and nuclear propulsion systems,” said NASA researcher Bill Emrich, who manages the NTREES facility at Marshall. “It’s our hope that it will enable us to develop a reliable, cost-effective nuclear rocket engine in the not-too-distant future." 

The Nuclear Cryogenic Propulsion Stage project is part of the Advanced Exploration Systems program, which is managed by NASA’s Human Exploration and Operations Mission Directorate and includes participation by the U.S. Department of Energy. The program, which focuses on crew safety and mission operations in deep space, seeks to pioneer new approaches for rapidly developing prototype systems, demonstrating key capabilities and validating operational concepts for future vehicle development and human missions beyond Earth orbit. 

Marshall researchers are partnering on the project with NASA’s Glenn Research Center in Cleveland, Ohio; NASA’s Johnson Space Center in Houston; Idaho National Laboratory in Idaho Falls; Los Alamos National Laboratory in Los Alamos, N.M.; and Oak Ridge National Laboratory in Oak Ridge, Tenn. 

The Marshall Center leads development of the Space Launch System for NASA. The Science & Technology Office at Marshall strives to apply advanced concepts and capabilities to the research, development and management of a broad spectrum of NASA programs, projects and activities that fall at the very intersection of science and exploration, where every discovery and achievement furthers scientific knowledge and understanding, and supports the agency’s ambitious mission to expand humanity’s reach across the solar system. The NTREES test facility is just one of numerous cutting-edge space propulsion and science research facilities housed in the state-of- the-art Propulsion Research & Development Laboratory at Marshall, contributing to development of the Space Launch System and a variety of other NASA programs and missions. 

Available in: http://www.nasa.gov 
 
According to the text, one of the NASA’s Marshall Space Flight Center cutting-edge research facility is called
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q339991 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Auxiliar Técnico de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Pedro, gerente do CPD de uma empresa, tem sob sua responsabilidade 6 técnicos em informática, 4 digitadores e 3 programadores. Para atender a todos os setores da empresa, ele precisa manter um plantão diário, formado por 3 técnicos em informática, 2 digitadores e 1 programador. Considerando as 52 semanas do ano com cinco dias úteis, Pedro conseguirá formar plantões distintos para atender a empresa num tempo aproximado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q49176 | Direito Administrativo, Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, MDS, CETRO

Sobre a anulação e a convalidação dos atos administrativos, analise as assertivas abaixo. 

 I. Verificado que o ato apresenta vício de legalidade, ele pode ser invalidado pelo Poder Judiciário ou pela própria Administração Pública.
 II. Ratificação é a forma de convalidação apropriada para casos de vício de competência da autoridade que pratica o ato.
 III. A convalidação de um ato administrativo somente é possível para os chamados atos nulos.
 IV. A anulação de um ato administrativo pode ser decretada ex officio pelo Poder Judiciário.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.