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Questões de Concursos CETRO

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801Q45625 | Meteorologia, Meteorologista, INMET, CETRO

No Brasil, podemos estabelecer algumas informações corretas sobre as massas de ar que atuam em seu território, EXCETO:
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802Q6536 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Com relação aos requisitos para a validade de um ato administrativo, analise as assertivas abaixo.

I. É irrenunciável e somente pode ser executado por agente público com competência para tanto.

II. Requisitos formais são importantes na externalização de um ato administrativo, porém não são obrigatórios.

III. É válido o ato administrativo que visa, cumulativamente, ao interesse público e privado.

IV. O motivo e o objeto caracterizam o mérito do ato administrativo discricionário.

É correto o que se afirma em
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803Q15498 | Arquivologia, Arquivista, IFPR, CETRO

Sobre a teoria das idades dos documentos, analise as assertivas abaixo.

I. O arquivo permanente pode passar para as fases anteriores.

II. O arquivo permanente possui um valor histórico.

III. O arquivo intermediário é um arquivo de uso administrativo.

É correto o que se afirma em
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804Q812691 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber:

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805Q327376 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.
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806Q214805 | Português, Advérbios, Motorista, CREF 4a Região, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 5.

 

A Lei e o Comportamento Humano

 

A legislação é um produto social que pretende regular não

só condutas individuais como também relações sociais. No

trânsito, espera-se que os motoristas conheçam e respeitem as

leis de trânsito, que pedestres se comportem dentro de padrões

esperados, que as sinalizações funcionem e auxiliem as

relações entre pedestres e motoristas.

No entanto, a lei está situada no nível social. No nível

individual, os comportamentos das pessoas manifestam-se de

forma a se aproximar ou se afastar das normas sociais,

facilitando ou dificultando as interações entre pedestres,

motoristas e agentes fiscalizadores. Ainda que o

comportamento individual seja engendrado a partir das práticas

sociais dos grupos nos quais o indivíduo está inserido, é

possível encontrar diferentes comportamentos e expectativas

dentro de grupos aparentemente homogêneos. Espera-se, do

ponto de vista social, que indivíduos que cumprem a lei

contribuam para um trânsito mais harmônico; espera-se que os

indivíduos respeitem a priori todos os pressupostos que

nortearam as análises técnicas que resultaram em

padronização de comportamentos. Espera-se que os indivíduos,

por exemplo, respeitem os limites de velocidade, uma vez que

estudos técnicos foram realizados e orientaram as decisões

contidas na legislação.

É possível identificar que uma parcela do conhecimento

perito é utilizada pela legislação de trânsito ao definir limites de

velocidade para determinadas vias. Ao mesmo tempo, destacase

a importância exercida pela confiança nesses sistemas

peritos, de modo que a legislação aparece como um mediador

importante nos comportamentos sociais ao estabelecer normas

que permitem uma convivência mais harmônica.

Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-

98932007001200013&script=sci_arttext. Adaptado.

Assinale a alternativa cuja conjunção não substitui adequadamente o conectivo grifado no período abaixo, prejudicando a informação. Espera-se que os indivíduos, por exemplo, respeitem os limites de velocidade, uma vez que estudos técnicos foram realizados e orientaram as decisões contidas na legislação.

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807Q322888 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Paulo Freire afirma: ?Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo?. A Andragogia significa ?ensino para adultos?. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.
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808Q21166 | Direito Administrativo, Agências Reguladoras, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com a Lei nº 10.871/2004, acerca do que cabe às Agências Reguladoras, no âmbito de suas competências, assinale a alternativa incorreta.
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809Q342205 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Cada uma das colegas – Rose, Marta e Patrícia – tem um único irmão: Jonas, Daniel e Vítor, não necessariamente nessa ordem. Questionadas sobre os nomes de seus irmãos, as três fizeram as seguintes afirmações:

1. Patrícia: “Marta é irmã de Jonas”.

2. Rose: “Patrícia não está falando a verdade, pois o irmão de Marta é Vítor”.

3. Marta: “Patrícia e Rose mentiram, pois meu irmão é o Daniel”.

Sabe-se que a irmã de Vítor mentiu e que a irmã de Jonas falou a verdade. Portanto os irmãos de Rose, Marta e Patrícia são, respectivamente:

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810Q15330 | Português, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
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811Q639494 | Informática, Necessidade de Segurança, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Quanto à segurança de redes sem fio, assinale a alternativa correta.
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812Q554282 | Informática, Softwares, Especialista em Administração, Polícia Militar SP, CETRO

Drivers são softwares indispensáveis para o bom funcionamento dos hardwares em um Sistema Operacional qualquer. Com relação a esses softwares, analise as assertivas abaixo.

I. Permitem que o Sistema Operacional se comunique com o hardware como uma impressora, por exemplo.

II. Os Drivers podem ser fornecidos pelo próprio Sistema Operacional ou pelo fabricante do hardware adquirido.

III. Nem todos os Drivers são desenvolvidos pelo fabricante do dispositivo a ser instalado.

É correto o que se afirma em

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813Q13878 | Inglês, Advogado, AMAZUL, CETRO

Texto associado.
NASA Researchers Studying Advanced Nuclear Rocket Technologies

January 9, 2013

By using an innovative test facility at NASA’s Marshall Space Flight Center in Huntsville, Ala., researchers are able to use non-nuclear materials to simulate nuclear thermal rocket fuels - ones capable of propelling bold new exploration missions to the Red Planet and beyond. The Nuclear Cryogenic Propulsion Stage team is tackling a three-year project to demonstrate the viability of nuclear propulsion system technologies. A nuclear rocket engine uses a nuclear reactor to heat hydrogen to very high temperatures, which expands through a nozzle to generate thrust. Nuclear rocket engines generate higher thrust and are more than twice as efficient as conventional chemical rocket engines.

The team recently used Marshall’s Nuclear Thermal Rocket Element Environmental Simulator, or NTREES, to perform realistic, non-nuclear testing of various materials for nuclear thermal rocket fuel elements. In an actual reactor, the fuel elements would contain uranium, but no radioactive materials are used during the NTREES tests. Among the fuel options are a graphite composite and a “cermet” composite - a blend of ceramics and metals. Both materials were investigated in previous NASA and U.S. Department of Energy research efforts.

Nuclear-powered rocket concepts are not new; the United States conducted studies and significant ground testing from 1955 to 1973 to determine the viability of nuclear propulsion systems, but ceased testing when plans for a crewed Mars mission were deferred.

The NTREES facility is designed to test fuel elements and materials in hot flowing hydrogen, reaching pressures up to 1,000 pounds per square inch and temperatures of nearly 5,000 degrees Fahrenheit - conditions that simulate space-based nuclear propulsion systems to provide baseline data critical to the research team.

“This is vital testing, helping us reduce risks and costs associated with advanced propulsion technologies and ensuring excellent performance and results as we progress toward further system development and testing,” said Mike Houts, project manager for nuclear systems at Marshall.

A first-generation nuclear cryogenic propulsion system could propel human explorers to Mars more efficiently than conventional spacecraft, reducing crews’ exposure to harmful space radiation and other effects of long-term space missions. It could also transport heavy cargo and science payloads. Further development and use of a first-generation nuclear system could also provide the foundation for developing extremely advanced propulsion technologies and systems in the future - ones that could take human crews even farther into the solar system.

Building on previous, successful research and using the NTREES facility, NASA can safely and thoroughly test simulated nuclear fuel elements of various sizes, providing important test data to support the design of a future Nuclear Cryogenic Propulsion Stage. A nuclear cryogenic upper stage - its liquid- hydrogen propellant chilled to super-cold temperatures for launch - would be designed to be safe during all mission phases and would not be started until the spacecraft had reached a safe orbit and was ready to begin its journey to a distant destination. Prior to startup in a safe orbit, the nuclear system would be cold, with no fission products generated from nuclear operations, and with radiation below significant levels.

“The information we gain using this test facility will permit engineers to design rugged, efficient fuel elements and nuclear propulsion systems,” said NASA researcher Bill Emrich, who manages the NTREES facility at Marshall. “It’s our hope that it will enable us to develop a reliable, cost-effective nuclear rocket engine in the not-too-distant future."

The Nuclear Cryogenic Propulsion Stage project is part of the Advanced Exploration Systems program, which is managed by NASA’s Human Exploration and Operations Mission Directorate and includes participation by the U.S. Department of Energy. The program, which focuses on crew safety and mission operations in deep space, seeks to pioneer new approaches for rapidly developing prototype systems, demonstrating key capabilities and validating operational concepts for future vehicle development and human missions beyond Earth orbit.

Marshall researchers are partnering on the project with NASA’s Glenn Research Center in Cleveland, Ohio; NASA’s Johnson Space Center in Houston; Idaho National Laboratory in Idaho Falls; Los Alamos National Laboratory in Los Alamos, N.M.; and Oak Ridge National Laboratory in Oak Ridge, Tenn.

The Marshall Center leads development of the Space Launch System for NASA. The Science & Technology Office at Marshall strives to apply advanced concepts and capabilities to the research, development and management of a broad spectrum of NASA programs, projects and activities that fall at the very intersection of science and exploration, where every discovery and achievement furthers scientific knowledge and understanding, and supports the agency’s ambitious mission to expand humanity’s reach across the solar system. The NTREES test facility is just one of numerous cutting-edge space propulsion and science research facilities housed in the state-of- the-art Propulsion Research & Development Laboratory at Marshall, contributing to development of the Space Launch System and a variety of other NASA programs and missions.

Available in: http://www.nasa.gov
Read the excerpt below taken from the text.

“The program, which focuses on crew safety and mission operations in deep space, seeks to pioneer new approaches for rapidly developing prototype systems, demonstrating key capabilities and validating operational concepts for future vehicle development and human missions beyond Earth orbit.”

Choose the alternative that presents the words that best substitutes, respectively, the bold and underlined ones in the sentences above
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814Q45622 | Meteorologia, Meteorologista, INMET, CETRO

Os índices de estabilidade descrevem o estado da atmosfera e sua vulnerabilidade às perturbações no plano vertical.

“Leva-se uma parcela de ar, em 850 hPa até a saturação seguindo uma adiabática seca e depois, seguindo uma adiabática úmida, até 500hPa. O índice é definido como a diferença entre a temperatura ambiental de 500hPa e a temperatura da parcela quando atinge o nível de 500hPa. Quanto mais negativa for essa diferença, mais instável será o ar.”. 

A descrição acima se refere a qual índice?
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815Q24654 | Português, Enfermeiro, CHS, CETRO

Nas orações abaixo, os pronomes estão empregados em próclise. Assinale a alternativa em que esse emprego esteja incorreto.
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816Q609875 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Na CDU os sinais auxiliares especiais são também sinais dependentes, porque são acrescentados aos números principais. Assinale a alternativa que apresenta os três sinais desse grupo.
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817Q21155 | Português, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.
Edward Jenner, um médico inglês, observou que um número expressivo de pessoas mostrava- se imune à varíola. Todas eram ordenhadoras e tinham se contaminado com cowpox, uma doença do gado semelhante à varíola, pela formação de pústulas, mas que não causava a morte dos animais. Após uma série de experiências, constatou que estes indivíduos permaneciam refratários à varíola, mesmo quando inoculados com o vírus.
 Em 14 de maio de 1796, Jenner inoculou James Phipps, um menino de 8 anos, com o pus retirado de uma pústula de Sarah Nelmes, uma ordenhadora que sofria de cowpox. O garoto contraiu uma infecção extremamente benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculava Phipps com pus varioloso. O menino não adoeceu.

Era a descoberta da vacina. Daí em diante, Jenner começou a imunizar crianças, com material retirado diretamente das pústulas dos animais e passado braço a braço. Em 1798, divulgava sua descoberta no trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”.

Jenner enfrentou severas resistências. A classe médica, por exemplo, demonstrava ceticismo. Os variolizadores fizeram ferrenha oposição. Grupos religiosos alertavam para o risco da degeneração da raça humana pela contaminação com material bovino: a vacalização ou minotaurização, como foi chamada. Mas, em pouco tempo, a vacina conquistou a Inglaterra. Em 1799, era criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1802, sob os auspícios da família real, fundava- se a Sociedade Real Jenneriana para a Extinção da Varíola.

BRASIL. Centro Cultural do Ministério da Saúde.
Exposição: Revolta da Vacina: Cidadania, Ciência e Saúde.
Adaptado.
De acordo com o que se depreende do texto, assinale a alternativa correta.
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818Q46827 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Os arqueólogos partidários da Nova Arqueologia, caracterizada como uma escola de pensamento vinculada à arqueologia anglo-americana dos anos 1960 e 1970, insatisfeitos com a situação da arqueologia tradicional e a história cultural, buscaram novas maneiras de interpretação dos vestígios recuperados em escavações arqueológicas. Assinale a alternativa que apresenta uma das características dessa escola.
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819Q46830 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

As datações arqueológicas mais antigas do Brasil, com até 48 mil anos antes do presente, foram obtidas por meio das pesquisas no sítio
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820Q45603 | Português, Meteorologista, INMET, CETRO

Assinale a alternativa em que o plural esteja erroneamente grafado
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