Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q13872 | Direito do Trabalho, Advogado, AMAZUL, CETRO

Com relação à jornada de trabalho, conforme o disposto na CLT, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

822Q49225 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Texto associado.
                                                  Sem ódio 

      Ao término de laboriosas pesquisas, mesas-redondas, simpósios, inquéritos e análises em laboratórios de psicologia,descobriu-se que os motoristas guiavam com ódio. Agora que isto ficou esclarecido, a solução, fácil e independente do Código Nacional de Trânsito, que por ser código não costuma ser cumprido, está na frase: GUIE SEM ÓDIO. 
      — Como é que eu vou fazer daqui por diante — bramia aquele agraciado com a grã-cruz da Ordem do Mérito dos Atropeladores da Guanabara e do Grande Rio —, se não sei guiar com outro aditivo? 
      Diversos motoristas, aspiran+tes ao mesmo galardão,cogitam de substituir o ódio, que está proibido, por sucedâneos mais ou menos eficazes, e verificam as propriedades estimulantes do rancor (esse ódio de segunda categoria), da aversão, da raiva, da antipatia generalizada. Mas a impressão comum é esta: 
      — Se ao menos recomendassem “Guie com pouco ódio”,a gente procurava maneirar. Assim não dá. 
      Todo resultado científico pode ser contestado. Por isso, começam a aparecer os que negam validade aos estudos feitos.Garantem não nutrir ódio algum ao pedestre. Se acabam com este, não é por detestarem a espécie, que lhes é indiferente.Como também não odeiam os muros, paredes, árvores e postes que derrubam. É porque eles atravessam o caminho. Portanto,se alguma recomendação deve ser feita, a melhor seria esta,inclusive aos postes: FOGE QUE ELE VEM LÁ. 
      Ouvi dizer que a Companhia Telefônica pensa em lançar uma variante, dirigida aos usuários que tiveram suas contas aumentadas com impulsos fantasmas: PAGUE SEM ÓDIO. 
      O filme não presta? Assista sem ódio. Bife de pedra no restaurante? Coma sem ódio. O livro é chatíssimo? Leia sem ódio. O conferencista dá sono? Durma sem ódio. Se tiver de brigar, brigue sem ódio. Se possível. Se de todo for impossível,odeie sem ódio, tá? 

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Sem ódio”. 
In: Os dias lindos. Rio de Janeiro: Record, 2008 (Adaptado).
Levando em consideração o 4º e o 5º parágrafos e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta sobre o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q420218 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Titular de Serviços e Notas e de Registros, TJ RJ, CETRO, 2017

No que se refere ao instituto da doação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q404458 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

No que tange à "disponibilidade" do servidor público, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q49175 | Comércio Exterior, Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, MDS, CETRO

De acordo com o Manual de Regras e Orientações de Execução Financeira de Projetos Financiados com Recursos Externos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), sobre a solicitação de saque da Conta Especial pelo gestor de um projeto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q559446 | Informática, Painel de Controle, Auxiliar Técnico de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Usando Configurações Regionais no Painel de Controle do Windows 2000 Pro, você poderá realizar uma das opcões abaixo. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q10074 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

No regime de progressão continuada, as decisões a respeito da classificação dos alunos, ao final de cada ciclo letivo, ficam sob a autoridade pedagógica do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q10086 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

De acordo com o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo - Lei nº 10.261/68, com suas alterações, pode-se corretamente afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q10089 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Uma escola estadual realizou Festa Junina, em sábado, com a finalidade de arrecadar fundos para adquirir aparelho de TV de 32 polegadas.

Identifique, das afirmativas a seguir, aquela que é coerente com as normas legais que estabelecem o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres (APM) das escolas estaduais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q473032 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A competição, um grande papel atribuído ao esporte, estimula a união dos participantes desenvolvendo a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q24585 | Matemática, Técnico de enfermagem, CHS, CETRO

Em uma escola, foi realizada uma pesquisa e constatou- se que apenas 20% dos pais compareceram à primeira reunião bimestral. Os gestores realizaram uma segunda reunião para os pais que não compareceram à primeira e a presença foi de 50% dos que ainda não tinham comparecido, totalizando 480 pais. Considerando esses dados, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de pais que não compareceram às reuniões.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q330515 | Segurança e Transporte, Primeiros socorros, Motorista, Liquigás Distribuidora SA, CETRO

O que não se deve fazer com a vítima de acidente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q24657 | Matemática, Enfermeiro, CHS, CETRO

Em uma excursão, cada turista pagou (60 – x) pelo transporte. No final do passeio, o motorista recebeu R$875,00. É correto afirmar que o preço pago por cada turista foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q562364 | Informática, Excel, Analista, SEMAE SP, CETRO

No Microsoft Excel, qual fórmula utilizamos na célula B1 da planilha PLAN2 para obter a somatória dos valores contidos nas células A1 até A5 da planilha PLAN1?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q323846 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

As crianças são aceitas na educação infantil, a partir do momento em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q46616 | Português, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Caçada por submarino evoca tempos da Guerra Fria para Suécia e Rússia 

Suecos lançaram operação para localizar embarcação invasora em suas águas; russos negam envolvimento no caso e apontam para a Holanda 

Um submarino estrangeiro detectado no arquipélago de Estocolmo provocou a maior mobilização militar na Suécia desde a Guerra Fria, envolvendo o deslocamento emergencial de soldados, embarcações e helicópteros. Nesta segunda-feira, uma zona fechada para voos foi declarada na área de buscas. 

Os primeiros alertas começaram a soar na sexta-feira e a suspeita logo recaiu sobre a Rússia, que negou envolvimento no caso e ainda apontou para a Holanda. “É um submarino de propulsão diesel-elétrica holandês Bruinvis que, na semana passada, realizava exercícios bem perto de Estocolmo”, afirmou uma fonte do Ministério da Defesa russo. 

Só que o porta-voz do ministério holandês da Defesa, Marnoes Visser, também negou sua participação. “O submarino holandês não está envolvido e nós não estamos envolvidos nas operações de busca lançadas pelas forças suecas”, declarou. “Participamos em manobras com a Suécia e outros navios, mas elas terminaram na terça-feira da semana passada”.

Nas últimas semanas, a Suécia vem apontando uma série de invasões ao seu espaço aéreo por parte de aviões russos, esfriando as relações entre os dois países. Sobre o submarino, especificamente, as autoridades suecas limitaram-se a afirmar que receberam um alerta sobre “atividade submarina estrangeira” no litoral. O primeiro-ministro Stefan Löfven disse que, por enquanto, as missões lançadas pela Marinha são apenas para “coletar informações”. 

Segundo uma reportagem do jornal Svenska Dagbladet publicada no fim de semana, o serviço secreto sueco interceptou frequências de rádio em uma área entre o litoral de Estocolmo e o enclave russo de Kaliningrado, onde está localizada grande parte da frota russa no Mar Báltico.

situação expõe a preocupação crescente sobre as intenções de Vladimir Putin na região. Em pouco mais de um mês, surgiram informações sobre um agente de inteligência da Estônia que teria sido levado por forças russas, a Finlândia reclamou da interferência de Moscou em um de seus navios de pesquisa e a Suécia fez um protesto formal sobre uma “grave violação” quando caças russos entraram em seu espaço aéreo.

“Isso pode se tornar um divisor de águas para a segurança em toda a região do Mar Báltico”, escreveu o chanceler letão, Edgars Rinkevics, em sua conta em uma rede social. Autoridades da Letônia apontaram um aumento na presença de submarinos e navios russos perto de suas águas territoriais. 

Histórico - Não é a primeira vez que um submarino provoca um estranhamento nas relações entre a Rússia e a Suécia. A caçada desta semana ao submarino misterioso evoca as rotineiras invasões das águas territoriais suecas por embarcações soviéticas durante os anos da Guerra Fria. 

No incidente mais notável, ocorrido em outubro de 1981, um submarino a diesel soviético acabou encalhando acidentalmente em uma praia sueca próxima de Karlskrona, onde está localizada a maior base naval da Suécia. No momento mais tenso do episódio, navios de guerra soviéticos tentaram forçar passagem entre a marinha sueca para resgatar o submarino. No final, os esforços de intimidação não funcionaram e os soviéticos retrocederam. O episódio só acabou depois de dez dias de tensão, quando rebocadores suecos acabaram levando o submarino para águas internacionais, onde ele foi entregue aos soviéticos.

Houve também alarmes falsos, ocasiões em que a Suécia pensou ter detectado submarinos quando, na verdade, os sinais haviam sido emitidos por lontras.

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/cacada-por-submarino-provoca- queda-de-braco-entre-russia-e-suecia 
 
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à acentuação, assinale a alternativa em que as palavras devam ser acentuadas, respectivamente, de acordo com as mesmas regras de acentuação das palavras apresentadas abaixo. 

Arquipélago/ notável/ inteligência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q45621 | Meteorologia, Meteorologista, INMET, CETRO

Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:

1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável. 
2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável. 
3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro. 

Com base no exposto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q325725 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas ?como? ou ?com quê? fazer, mas também ?o quê? fazer e o ?para quê? fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q35503 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

Sobre o dicionário, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q24559 | Português, Oficial de Justiça, CHS, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.