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Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q320504 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

A relação entre Escola Cidadã e Cidade Educadora encontra-se:

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842Q357388 | Contabilidade Geral, Sistema de Contas, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

O registro contábil dos fatos típicos de uma administração pública é feito com base no método das partidas dobradas, utilizando-se de sistemas contábeis independentes, mas interligados, os quais são

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843Q327971 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo em relação às principais tendências pedagógicas na prática escolar do Brasil:

I. acentua a primazia dos conteúdos estudados no seu confronto com as realidades sociais. II. concebe o papel da escola como preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições. III. admite o princípio da aprendizagem significativa. De acordo com José Carlos Libâneo, em “Democratização da Escola Pública”, assinale a alternativa que define corretamente a tendência pedagógica descrita.
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844Q328484 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A professora Lara desenvolveu a seguinte atividade com crianças de cinco anos de idade: colocou-as em roda para cantar a ciranda "Caranguejo peixe é". Fez cartazes com figuras: palmas, palmas, palmas; pé, pé, pé; roda, roda, roda; caranguejo; peixe. Mudava o cartaz ao ritmo da música e dos movimentos das crianças. Depois de certo tempo, substituía os cartazes das figuras por cartazes com a escrita. O objetivo da intervenção didática desta atividade é trabalhar com as crianças:

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845Q10056 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Lia é professora-coordenadora numa escola estadual que fica no centro de uma cidade de médio porte. Numa reunião de horário de trabalho coletivo, os professores do Ensino Médio noturno iniciaram uma discussão a respeito da avaliação da aprendizagem que praticavam na escola. Uns diziam que é a formativa porque realizavam inúmeros testes e provinhas, ao longo do bimestre, os quais eram, então, corrigidos e transformados na nota a ser lançada na escrituração escolar. Outros argumentavam que não, afirmando que a avaliação formativa não aplica provas, não dá notas, não reprova e que, então, na escola que temos, não dá!

Lia entrou na discussão e disse que, no entender dela, em todas as falas deles havia argumentos válidos. Propôs que lessem e debatessem "O Jogo do Contrário" para checarem este conceito no pensamento de Hoffmann (2005) que
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846Q21396 | Administração Pública, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

As entidades privadas sem fins lucrativos que pretendam celebrar convênio ou contrato de repasse com órgãos e entidades da Administração Pública federal deverão realizar cadastro prévio. Assinale a alternativa que apresenta o sistema em que se fará esse cadastro.
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847Q35506 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

Sobre a Classificação Decimal Universal (CDU), assinale a alternativa correta.
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848Q46814 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Com relação à Instrução Normativa IPHAN nº 01/2015, de 25 de março de 2015, que estabelece procedimentos administrativos a serem observados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nos processos de licenciamento ambiental dos quais participe, assinale a alternativa correta.
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849Q24570 | Direito Sanitário, Oficial de Saúde, CHS, CETRO

Sobre competências e de acordo com a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa incorreta.
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850Q161280 | Raciocínio Lógico, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta o maior número inteiro que se pode somar ao dividendo de uma divisão, em que o divisor é 19 e o resto é 5, sem que o quociente sofra alteração.

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851Q242205 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Reportando-se à lógica da avaliação normalmente realizada na escola seriada e às suas repercussões nos ciclos e na progressão continuada, Freitas (2003) afirma que

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852Q13863 | Matemática, Advogado, AMAZUL, CETRO

Considerando apenas os algarismos 0, 3, 5, 7 e 9, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de números de 4 algarismos que podem ser formados que são múltiplos de 5.
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853Q10050 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Hernández (1998) estimula a reflexão sobre projetos de trabalho como estratégia de ensino. O projeto de trabalho, sob o ponto de vista do autor, é uma maneira de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão, porque os estudantes

I. participam de um processo de busca que tem sentido para eles e em que utilizam diferentes estratégias de pesquisa.
II. podem participar no processo de planejamento da própria aprendizagem.
III. são ajudados a serem flexíveis, reconhecerem o outro e compreenderem seu próprio entorno pessoal e cultural.
IV. são levados a compreender os problemas que investigam, no sentido de serem capazes de ir além da informação dada, buscando explicações e construindo hipóteses sobre as conseqüências das diferentes versões do fato.
V. interessam-se pelas situações propostas pelo professor, sempre que este parte do levantamento de temas, para organizar suas aulas de modo a garantir que o aluno aprenda o previsto no plano oficial de ensino.

Está correto o contido em
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854Q13901 | Direito Administrativo, Advogado, AMAZUL, CETRO

Acerca da legislação que trata dos convênios e contratos de repasse, analise as assertivas abaixo.

I. Para efeitos do Decreto nº 6.170/2007, considera-se contrato de repasse instrumento administrativo, de interesse recíproco, por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, que atua como mandatário da União.

II. É permitida, em alguns casos, a celebração de contratos de repasse com entidades privadas sem fins lucrativos que tenham como dirigente agente político de Poder ou do Ministério Público.

III. A celebração de convênio pelos órgãos ou entidades da Administração Pública depende de prévia aprovação de plano de trabalho proposto pela organização interessada, o qual deverá conter, no mínimo, o rol de informações expresso na Lei nº 8.666/1993 (lei de licitações).

É correto o que se afirma em
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855Q49246 | Administração Financeira e Orçamentária, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

O Ciclo Orçamentário constitui-se de etapas que devem ser seguidas. Assinale a alternativa que apresentatodas as suas etapas na ordem correta.
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856Q10097 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Em 2 de maio de 2007, foi protocolado numa Diretoria de Ensino pedido de autorização para funcionamento de um estabelecimento de ensino particular, que ministraria cursos presenciais de habilitação profissional de nível técnico, com início de atividades previsto para 1º de outubro daquele ano.

Cumprindo o disposto na Deliberação CEE nº 1/99, o Dirigente Regional de Ensino
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857Q352902 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Supervisor de Vendas, IMBEL, CETRO

Analise as informações a seguir, da Empresa Delta S/A, em reais. Lucro líquido do exercício - R$ 400,00 Patrimônio líquido médio - R$ 2.000,00 Despesas financeiras - R$ 100,00 Ativo médio - R$ 3.000,00 Com base nos dados acima, a taxa de retorno do patrimônio líquido médio e o grau de alavancagem financeira são, respectivamente,

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858Q323993 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como

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859Q450823 | Direito do Consumidor, Nulidade das clausulas, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Referente à proteção dos contratos que regulam as relações de consumo, conforme disposto no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta.
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860Q817936 | Legislação Federal, Legislação referente à Regulação Agências Regulatórias, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Com relação às teorias regulatórias, analise as assertivas abaixo.

I. Condições de entrada com exclusividade de demanda são importantes para recuperação de custos afundados em casos de monopólios naturais.

II. Os níveis tarifários de um contrato devem ser estabelecidos no processo licitatório, devendo ser conhecidos desde então, sem possibilidade de ajuste posterior, o que implica manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos serviços prestados.

III. Quanto maior a concorrência em um setor, maior é a necessidade do regulador em obter informações e intervir, sancionando os operadores ineficientes.

IV. Na teoria econômica, sob a gestão pública, a tendência é que haja um fraco desempenho das empresas, dado à falta de penalização à gestão improdutiva, pois os lucros e as perdas não são totalmente percebidos pelos gestores.

V. O sistema de “preço-teto” assume a assimetria de informação entre regulador e regulados, e como não observa o empenho de eficiência do operador, evita que os ganhos de eficiência sejam repartidos com os usuários.

É correto o que se afirma em

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