Início

Questões de Concursos CETRO

Resolva questões de CETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q334660 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Ofício, SEMAE SP, CETRO

O manobrista de um estacionamento precisa manobrar os carros, de tal modo que consiga que todos os carros caibam no estacionamento. Sabe-se que nesse estacionamento cabem 280 carros. Considerando-se que os carros devem ser estacionados em fileiras e que é possível formam sete fileiras, quantos carros ele deverá colocar em cada fileira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q24656 | Português, Enfermeiro, CHS, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa cuja frase esteja incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q19576 | Português, Analista Administrativo, AMAZUL, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q6539 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Com relação à Lei nº 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q332475 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Ofício, SEMAE SP, CETRO

Sr. Jorge foi à padaria e comprou três litros de leite a R$ 1,40 o litro, 8 pãezinhos a R$ 0,15 cada e 500 gramas de presunto a R$ 12,00 o quilograma. Sr. Jorge tinha R$ 50,00 na carteira. Após pagar a compra, quanto lhe restou de troco?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q112591 | Português, Analista de Licitação, CREFITO 4a, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q49177 | Direito Administrativo, Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, MDS, CETRO

Licitação consiste no conjunto de procedimentos administrativos para aquisições e contratações de serviços pela administração de todos os entes federativos. Nesse sentido, subordinam-se à Lei nº 8.666/1993
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q608540 | Biblioteconomia, Avaliação de coleções, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Ao avaliar um acervo, procura-se determinar o que a biblioteca deveria possuir e não possui, e o que possui, mas não deveria possuir, tendo em vista a adequação da literatura publicada, políticas de formação de coleção, determinações institucionais e espaço para acondicionamento. Assinale a alternativa que apresenta os principais métodos de avaliação de acervos, historicamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q49193 | Conhecimentos Específicos, Gerência de Projetos, Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, MDS, CETRO

As tomadas de decisões nos grupos devem ser amparadas por técnicas previamente definidas. Assinale a alternativa que apresenta a decisão do maior bloco do grupo, mesmo que não haja maioria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q244788 | Pedagogia, Supervisão Escolar, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Helena é Supervisora de Ensino em uma escola pública da periferia de um Município da Grande São Paulo. Procura programar suas visitas às escolas de modo a poder participar, pelo menos mensalmente, de reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Numa dessas ocasiões, em outubro de 2007, visitando a Escola Estadual Vila Nova, Helena participa de HTPC do Ciclo I do Ensino Fundamental e ouve o desabafo angustiado de Teresa: "Eu sou professora há quinze anos e adoro meu trabalho; sempre alfabetizei. Lá na minha cidade, alfabetizei durante doze anos com essa mesma cartilha. Até maio, quase todos já tinham dado o "estalinho"; em outubro eu tinha terminado a cartilha e fazia a festa de entrega do primeiro livro. Em classes com trinta e cinco alunos, um ano ou outro, dois ou três alunos, no máximo, repetiam. Aqui, não sei o que está acontecendo. Faço como fazia lá. Trabalho mais, venho mais cedo, fico até mais tarde para atender alunos individualmente e estou com a metade da classe que não sabe ler. (Caiu no choro!). Colegas tentam consolar. Júlia diz que a classe dela está na mesma; que ninguém a está culpando. Rute arrisca: "As crianças daqui são diferentes das de lá, quem sabe se você tentar outras coisas?" A professora- coordenadora intervém: "Vamos tomar um cafezinho e, em seguida, faremos o levantamento da situação dos alunos, turma por turma, que marcamos para hoje". Depois do café, antes do grupo reiniciar a tarefa do dia, Helena sugeriu seminários quinzenais sobre a psicogênese da leitura e da escrita, em HTPC, com estudo das produções de alunos, o que foi prontamente aceito. Ela comprometeu-se a assessorar a professora-coordenadora para elaborar o projeto e a convidar o assistente técnico pedagógico de Alfabetização da Oficina Pedagógica para participar.

A proposta de formação profissional docente sugerida corresponde ao defendido por Imbernón (2004) em relação a quais dos itens abaixo?

I. Tem despontado como promissora a criação de espaço de reflexão e participação, nos quais o profissional da educação faça surgir a teoria subjacente a sua prática com o objetivo de recompô- la, justificá-la ou destruí-la.
II. Quando a formação se relaciona com o "contexto educativo concreto", as características do conhecimento profissional se enriquecem com infinidades de matizes que não se manifestam em um contexto padronizado.
III. O único modelo realmente eficaz de formação permanente é o realizado na escola, pela equipe escolar e voltado a resolver seus problemas específicos.
IV. As assessorias de formação devem intervir a partir das demandas dos professores ou das instituições educativas.
V. A maneira mais eficaz de realizar a formação permanente é mediante o estudo de forma cooperativa, por parte dos próprios docentes, dos problemas e temas que integram sua intenção de realizar uma prática coerente com seus valores educativos.

Corresponde ao pensamento do autor o contido nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q10072 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

O grupo de professores que atuam na Escola Estadual do Jardim Hortências organizou seminário de estudos sobre a avaliação, apoiados em Hadji (2005). Desenvolveram o trabalho, tomando uma reunião de HTPC por mês, contando com a coordenação de Ivone, professora- coordenadora da Escola, e com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. Ficaram bastante satisfeitos com os resultados e perceberam-se reforçados em algumas de suas concepções e práticas e, confrontados para reconstrução, em outras. O estudo e o debate das idéias do autor ajudaram o grupo a perceber que, na avaliação formativa, o que mais importa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q320618 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As escolas podem criar, extraordinariamente, classes especiais para alunos que apresentem dificuldades acentuadas na aprendizagem. Aos alunos atendidos em classes especiais devem ter assegurados, entre outros,

I. professores especializados em educação especial. II. atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário. III. organização de classes por necessidades educacionais especiais, dispensando adaptações nos elementos curriculares. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

913Q15496 | Arquivologia, Arquivista, IFPR, CETRO

Sobre arquivos correntes, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) Os documentos de um arquivo corrente não podem ser classificados durante a tramitação.

(   ) A consulta de documentos na fase corrente exige rapidez na sua localização.

(   ) Na fase corrente, o plano de classificação deve abranger todos os tipos de documentos acumulados e produzidos pela entidade em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q112787 | Português, Analista de Licitação, CREFITO 4a, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. Ontem ___ tarde, encontrei César. Ele foi ____ Londres ____ trabalho. Morou lá por quatro anos. A casa dele ficava _____ 300 metros de Piccadilly Circus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q35495 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

A aquisição é o processo técnico de formação do acervo que se concretiza por meio da compra, doação ou permuta. Sobre a aquisição por doação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q458307 | Direito Empresarial e Comercial, Contratos Mercantis, Advogado Tributarista, IMBEL, CETRO

Em relação aos contratos mercantis, é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q793458 | Ética na Administração Pública, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Com base nos conceitos de Ética, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, buscando servir para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.

( ) É construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

( ) Existe em diversos grupos ou locais específicos, como por exemplo, ética profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

918Q15499 | Arquivologia, Arquivista, IFPR, CETRO

Sobre conservação, restauração e preservação de documentos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q256469 | Saúde Pública, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

É correto afirmar que a Vigilância Sanitária tem poder de polícia, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q392193 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico, Agente de Fiscalização, Tribunal de Contas Municipal SP, CETRO

Dentre os instrumentos da Política Urbana utilizados pela Administração Pública inclui-se o Tombamento, sendo correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.