Questões de Concurso CEV URCA

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q860800 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura Municipal de Crato CE, CEV URCA, 2020

Senhor Felício, que possui habilitação na categoria B, precisou se deslocar da sua fazenda até o comércio de sua cidade, então pegou seu veículo e foi dirigindo. No caminho ele se deparou com uma operação de fiscalização, ao ser parado, o agente de trânsito verificou no documento do veículo que o peso bruto total do mesmo excedia 3.500kg. Senhor Felício foi informado que estava cometendo uma infração de trânsito. Sobre essa infração, é correto afirmar que:

12 Q860799 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura Municipal de Crato CE, CEV URCA, 2020

Recusar-se a entregar à autoridade de trânsito ou a seus agentes, mediante recibo, os documentos de habilitação, de registro, de licenciamento de veículo e outros exigidos por lei, para averiguação de sua autenticidade, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração de trânsito e pode acarretar:

13 Q860805 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura Municipal de Crato CE, CEV URCA, 2020

Relacione as colunas corretamente, baseando-se no Código de Trânsito Brasileiro, e assinale a alternativa que indica o preenchimento CORRETO dos parênteses de cima para baixo.

I. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso.
II. Retirar do local veículo legalmente retido para regularização, sem permissão da autoridade competente ou de seus agentes.
III. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório.
IV. Transitar em marcha à ré, salvo na distância necessária a pequenas manobras e de forma a não causar riscos à segurança.

( ) Infração grave
( ) Infração Gravíssima
( ) Infração Média
( ) Infração Leve

14 Q860803 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura Municipal de Crato CE, CEV URCA, 2020

Com base no Código de Trânsito Brasileiro, preencha os parênteses relacionando as infrações às suas gravidades.

1. Conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado.
2. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito nos locais onde o trânsito esteja sendo controlado pelo agente da autoridade de trânsito, mediante sinais sonoros ou gestos.
3. Portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.
4. Ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, préstito, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes.

( ) Infração Média
( ) Infração Grave
( ) Infração Gravíssima
( ) Infração Leve

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

15 Q707026 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Advogado, Prefeitura de Mauriti CE, CEV URCA, 2019

Sobre bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA: 

16 Q860808 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura Municipal de Crato CE, CEV URCA, 2020

Texto associado.

Texto para a questão.

Era um domingo a tarde, quando um acidente trágico entre um ônibus e um caminhão deixou cinco pessoas feridas e causou a morte de outras duas. Durante o percurso o caminhão ao fazer uma ultrapassagem pela contramão em local não permitido pela sinalização horizontal, colidiu de frente com um ônibus que circulava no fluxo oposto. De acordo com o equipamento registrador de velocidade o caminhão trafegava a 50km/h e a velocidade máxima da via era de 60km/h. O motorista do caminhão fugiu e abandonou o veículo na via, não prestando assim nenhuma forma de socorro.

Considerando a situação hipotética do texto, marque a alternativa CORRETA, com base no Código de Trânsito Brasileiro:

I. A velocidade mínima permitida na via onde ocorreu o acidente, é de 30 km/h em condições normais de circulação, mas em situações excepcionais, a velocidade mínima da via poderá ser inferior a 30 km/h.
II. A via mencionada no texto se trata de uma via de trânsito rápido, por circular veículos de grande porte.
III. Supondo que o ônibus mencionado no texto se destina ao transporte de passageiros em percurso que seja permitido viajar em pé, todos os bancos do veículo, tanto para passageiros quanto para condutores, devem ter cinto de segurança.
IV. A infração que causou o acidente é de natureza gravíssima, com penalidade de multa (cinco vezes) e com suspensão do direito de dirigir.

17 Q711251 | Direito Processual Civil, Advogado, Prefeitura de Mauriti CE, CEV URCA, 2019

Haverá resolução de mérito quando o juiz: 

18 Q708096 | Direito Constitucional, Advogado, Prefeitura de Mauriti CE, CEV URCA, 2019

A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na própria Constituição. Nesse sentido, são cargos privativos de brasileiros natos, à EXCEÇÃO: 

19 Q860804 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura Municipal de Crato CE, CEV URCA, 2020

Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes, é uma infração:

20 Q860806 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura Municipal de Crato CE, CEV URCA, 2020

Nas alternativas abaixo estão descritas infrações de trânsito com a mesma gravidade, as mesmas penalidades e as mesmas medidas administrativas, de acordo com o CTB. Excetua-se desse contexto somente a infração citada na alternativa:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.