Início

Questões de Concursos CEV URCA

Resolva questões de CEV URCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q707713 | Geografia, Advogado, Prefeitura de Mauriti CE, CEV URCA, 2019

São distritos do Município de Mauriti: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q709998 | Direito Administrativo, Advogado, Prefeitura de Mauriti CE, CEV URCA, 2019

A respeito da prescrição, quanto às sanções previstas na Lei de improbidade administrativa, estas podem ser propostas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q712324 | Direito Administrativo, Advogado, Prefeitura de Mauriti CE, CEV URCA, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre os direitos dos administrados: 
I - Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações; 
II - Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, sem obter cópias de documentos neles contidos, mas conhecendo as decisões proferidas; 
III - Formular alegações e apresentar documentos após a decisão, os quais serão objeto de consideração pelo mesmo órgão competente; 
IV - Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei. 
Estão CORRETAS: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q944622 | Geografia, Solo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) A degradação dos solos se apresenta como um dos maiores problemas para a manutenção da dinâmica saudável dos ecossistemas. Impacta diretamente, também, a produção agrícola, ocasionado sérios prejuízos às colheitas. Essa degradação está associada ao seu mau uso e conservação. Com base nessa informação, assinale a opção que NÃO causa degradação dos solos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q944625 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) "O maior cartão-postal brasileiro, o Rio de Janeiro, sediou a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento [...]. Foi a largada para que a conscientização ambiental e ecológica entrasse definitivamente na agenda dos cinco continentes" (IPEA, 2009. Disponível em https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2303:catid=28&Itemid).
Esse evento contou com a presença de delegações de 175 países e um dos principais temas discutidos foi o combate à emissão de gases de efeito estufa. Desse evento saiu a Agenda 21, documento que definiu os caminhos a serem trilhados para um maior compromisso dos países com relação à sustentabilidade ambiental. Tendo como referência essas informações, é possível afirmar que trata-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q947456 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre o modo de ação e o contraceptivo humano.
I. Impede o encontro dos gametas II. Impede a implantação do embrião III. Previne a ovulação
( ) Camisinha Masculina ( ) Dispositivo Intrauterino (DIU) ( ) Pílula comum ( ) Diafragma ( ) Pílula do dia seguinte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q708779 | Direito Administrativo, Advogado, Prefeitura de Mauriti CE, CEV URCA, 2019

Sobre o regime disciplinar do servidor público, marque a alternativa INCORRETA: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q947443 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q944630 | Geografia, Indústria brasileira, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) "Do ponto de vista da distribuição espacial, a história da industrialização brasileira pode ser dividida em duas grandes fases [...] na primeira [...] que se estendeu aproximadamente de 1930 a 1970, seguido de uma tendência [...] que se estendeu desse último até 1985. Mas o auge dessa tendência [a segunda] se deu [...] entre os anos 1975 a 1985, quando se registraram o aumento da participação das regiões menos desenvolvidas no PIB nacional e o recuo da participação do Sudeste, determinado pelas taxas de crescimento relativamente menores dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro" (DINIZ, 2008, p. 64. A nova geografia da industrialização brasileira).
A segunda tendência da industrialização brasileira dsstacada no texto pode ser descrita como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q944572 | Física, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sob pressão atmosférica padrão, uma esfera metálica maciça com 12cm de diâmetro e aquecida a 100°C é colocada sobre uma barra de gelo suficientemente grande a 0°C. Supondo que não haja regelo nem perdas de calor para o ambiente, marque a opção que fornece aproximadamente a massa de água correspondente ao gelo que derreteu. Suponha que a esfera metálica atinge a temperatura final de aproximadamente 0°C (tendo em vista que a barra de gelo é suficientemente grande para isso) e considere os seguintes dados: calor de fusão da água L = 80cal/g, densidade do metal da esfera d = 7, 87g/cm³, constante calorífica do metal c = 0, 11cal/(g°C).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q944604 | Biologia, Sistema Excretor Humano, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sobre o controle hormonal da função renal, analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. A reabsorção de água nos rins é controlada pelo hormônio antidiurético (ADH), também chamado vasopressina. II. O hormônio antidiurético (ADH) é sintetizado no hipotálamo e armazenado na parte posterior da neuro-hipófise, que o libera no sangue estimulando a diurese. III. O hormônio antidiurético (ADH) atua sobre os túbulos contorcidos distais e os ductos coletores, provocando aumento da reabsorção de água do filtrado glomerular. IV. A quantidade de íons sódio e potássio no sangue é regulada pelo hormônio aldosterona, secretado por um par de glândulas endócrinas localizadas sobre os rins, as glândulas adrenais ou glândulas suprarrenais. V. Quando ocorre redução da concentração de íons sódio no sangue, aumenta a secreção do hormônio aldosterona, que atua sobre os túbulos contorcidos distais e sobre os ductos coletores estimulando a reabsorção do potássio no filtrado glomerular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q944613 | História, Mercantilismo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Em relação a História do Brasil colonial, o historiador brasileiro Caio Prado Junior (1907-1990), considerava que a colonização do Brasil constituiu para Portugal um problema de difícil solução, porque:
I. Os portugueses possuíam pouco mais de um milhão de habitantes e esses se ocupavam no século XV das conquistas ultramarinas da África e Ásia.
II. O interesse português no território que seria o Brasil existia desde os trânsitos comerciais com os árabes no século VII, o novo território era pensado como estratégia de fortalecimento humano e econômico aos ibéricos, todavia seria preciso estratégia para a retirada dos franceses.
III. Franceses e holandeses exploravam economicamente a costa do território que seria o Brasil quando da chegada das primeiras embarcações lusitanas, para a expulsão desses estrangeiros, os portugueses dependiam da aliança com os povos indígenas, que depois seriam traídos. IV. Indígenas de diversas etnias resistiram contra a invasão portuguesa e conseguiram, com a ajuda dos holandeses, expulsar os lusitanos que encontraram abrigo na região do Cariri cearense.
Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q944632 | Arquivologia, Morfologia, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

Texto associado.
De volta pra casa: decolonização na paleontologia

A primeira ilustração de um fóssil brasileiro foi publicada no livro Viagem pelo Brasil, dos naturalistas alemães Johann B. von Spix (1781-1826) e Carl F. P. von Martius (1794-1868). Ambos fizeram parte da comitiva da arquiduquesa austríaca Maria Leopoldina (1797-1826), quando ela veio para o país devido ao seu casamento com D. Pedro I. O material ilustrado em 1823 pode ser identificado como uma arcada de um mastodonte (parente distante extinto dos elefantes) do Pleistoceno (há aproximadamente 12 mil anos) e um peixe dos depósitos cretáceos (110 milhões de anos) da bacia do Araripe, no nordeste brasileiro.

Mas o mundo mudou e, graças à ação de muitos pesquisadores, o Brasil passou a ter várias instituições para abrigar essas riquezas, que evidenciam a diversificação da vida no tempo profundo. Hoje, a comunidade de paleontólogos, apoiada por pesquisadores e pessoas de diversas partes do mundo, tem procurado despertar a atenção para que fósseis relevantes não deixem mais o país e as principais peças que já não estão mais aqui sejam trazidas de volta. Trata-se de uma espécie de decolonização da paleontologia, um movimento de repatriação de exemplares importantes que tenham sido retirados do Brasil à revelia, impedindo o enriquecimento da cultura e da pesquisa brasileiras.

Não são poucos os exemplares brasileiros importantes que se encontram depositados no exterior. Dinossauros, pterossauros, insetos, peixes e plantas - a maior parte retirada de forma duvidosa do território nacional e, às vezes, com uma aparente conivência do órgão fiscalizador - foram descritos ao longo de décadas e enriquecem museus estrangeiros, principalmente na Europa e na América do Norte. Os depósitos brasileiros mais afetados são os encontrados na bacia do Araripe, curiosamente, de onde provém um daqueles dois primeiros fósseis brasileiros ilustrados. O motivo principal é a riqueza do material dessa região: numeroso, diversificado e, sobretudo, muito bem preservado, o que encanta pesquisadores e públicos em todo o mundo.

No entanto, se, em determinado momento histórico, a saída de material paleontológico poderia encontrar alguma justificativa (mesmo que passível de questionamento), o mesmo não ocorre nos dias de hoje. A legislação vigente no Brasil regula o trabalho com fósseis no país e dispõe sobre sua proteção, com destaque para o Decreto-Lei n.º 4.146, publicado em 1942, durante o governo de Getúlio Vargas. De forma simplificada, como, pela Constituição Federal, os bens encontrados no subsolo pertencem à União, todos que queiram fazer extração de fósseis necessitam de uma autorização da Agência Nacional de Mineração, com exceção dos pesquisadores que estejam vinculados a uma instituição de pesquisa e ensino.

(Texto de Alexander W. A. Kellner, disponível em https://cienciahoje.org.br/artigo/de-volta-pra-casa-decolonizacao-na-paleontologia/. Adaptado.)
(URCA/2022.2) Considerando-se a sentença "Trata-se de uma espécie de decolonização da paleontologia, um movimento de repatriação de exemplares importantes que tenham sido retirados do Brasil à revelia, impedindo o enriquecimento da cultura e da pesquisa brasileiras.", é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q947446 | Arquivologia, Transformações Químicas, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Texto associado.

Texto a ser utilizado na questão.


Escorro o suor do meio dia

Assobiando a melodia

Eu tento saciar

Com o gole da cabaça

Passa a sede mas não passa

O jejum o jejum há.


O sol esquenta minha cabeça

Vixe maria não se esqueca

Também de esquentar

Com seus beijos minha vida

Eo sobejo da comida

Que sobrou do jantar.


João acabou-se a farinha

E o querosene da cozinha

No feijão "gurgui" já deu


Pai traz um vestido de chita

Que eu quero ficar bonita

Bonita que nem um mateu


Tenha paciência minha gente

Foi a seca e a enchente

E o culpado não sou eu.

(Música: Meio Dia, Luiz Fidelis)

A população do sertão nordestino convive com chuvas escassas e longos períodos de estiagens o que provocam grandes problemas a todos que habitam esta região. A fome e a sede são grandes problemas encontrados por uma parcela da população, com o “gole da cabaça” o sertanejo tem mais disposição física e mantem sua temperatura corporal perto do normal, pois o corpo utiliza a água para manter adequado o pH dos fluidos biológicos e o equilíbrio químico das substancias do organismo. Quando não tomamos quantidades suficientes de água, nossos rins têm de trabalhar mais para eliminar substancias tóxicas do organismo. A exposição prolongada ao calor causa a transpiração e, assim, a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chamam-se hidro-eletrolíticos. Isso ocorre porque minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio são importantes para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo. Esses minerais, perdidos pelo suor durante a transpiração, também podem ser repostos pela ingestão de bebidas isotônicas.

Considerando as informações do texto, tem se as seguintes afirmativas:

I. O íons sódio e o potássio são metais de transição
II. O suor é uma mistura homogênea.
III. A falta de água no organismo induz a doenças porque as espécies vitais mudam suas concentrações e, consequentemente, o equilíbrio químico no interior do corpo.
IV. Os íons sódio, magnésio e cálcio liberados pelo suor, possuem cargas iguais a +1, +2 e +2, respectivamente.

Assinale a alternativa que reúne somente afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q947351 | Física, Trabalho e Energia, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

No ano de 2017 uma reportagem jornalística destacou que já foram instaladas mais de 500 torres de produção de energia elétrica, a partir da energia eólica (aerogeradores), com mais de 80 metros na Chapada do Araripe que engloba os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará (beneficiando agricultores da região com o aluguel de terrenos e provocando alterações do ambiente local). Em relação à produção da energia elétrica a partir da energia eólica no Brasil e particularmente no estado do Ceará aponte a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q947373 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Existem dois grupos principais de gliócitos, classificados de acordo com sua origem: macróglias e micróglias. As macróglias podem ser de três tipos principais: astrócitos, oligodendrócitos e células de Schwann.
I. Os astrócitos estabelecem uma ponte nutritiva entre o sangue e os neurônios, dão sustentação física ao tecido nervoso e participam da recuperação de lesões.
II. Os oligodendrócitos estão presentes no sistema nervoso central e seus prolongamentos especiais constituem a bainha de mielina.
III. As células de Schwann estão presentes no sistema nervoso periférico e auxiliam o funcionamento dos neurônios.
Sobre as células da macróglias, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q680510 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

“Por quase um século e meio, a bandeira tricolor francesa forneceu abertamente o modelo para as bandeiras da maioria dos Estados recém-independentes ou unificados no mundo... Em comparação, eram muito poucas as bandeiras nacionais que mostravam a influência direta das estrelas e listas, mesmo se considerarmos a presença de uma única estrela no topo do canto esquerdo como um sinal de derivação da bandeira dos Estados Unidos” (HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996).


Considerando as influências francesa e norte-americana nos processos de independência, unificação e revolucionários dos séculos XVIII a XX, conforme destaca o texto, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q947377 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

O Fígado é um dos maiores e mais importante órgãos de nosso corpo, pesa cerca de 1,5 quilograma, tem cor marrom-avermelhada e localiza-se no lado direito do abdome, na altura das últimas costelas, imediatamente abaixo do diafragma. O Pâncreas é uma glândula com cerca de 15 centímetros de comprimento, com formato triangular e alongado, localizado sob o estômago, na alça do duodeno. Sobre o Fígado e o Pâncreas, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Além de produzir os bicarbonatos e as enzimas que compõem o suco pancreático, o pâncreas produz dois importantes hormônios, a insulina e o glucagon, apresentando, portanto, função endócrina.
II. A Insulina facilita a entrada de glicose nas células, diminuindo a taxa dessas substância no sangue enquanto o Glucagon induz a transformação do glicogênio armazenado no fígado em glicose.
III. O Fígado participa da digestão produzindo a bile, que é temporariamente armazenada em uma bolsa de forma oval, a vesícula biliar, situada sob o fígado.
IV. Uma das principais funções hepáticas do fígado é regular o nível de glicose no sangue, armazenando o excesso na forma de glicogênio.
V. O fígado transforma amônia em ureia, que é excretada na urina; sintetiza colesterol e proteínas importantes para a coagulação do sangue, como protrombina e fibrinogênio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q944596 | Biologia, Características dos seres vivos, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sobre as algas, dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas.
(01) As euglenófitas possuem cloroplastos, núcleo e dois flagelos, reprodução assexuada por bipartição no sentido longitudinal da célula, parede celular flexível, e vacúolo contrátil. (02) Dinoflagelados são unicelulares, possuem peridinina, caroteno e clorofilas a e c, apresentam flagelos e endoesqueleto formado por vesículas achatadas e membranosas associadas à membrana plasmática e que podem conter celulose. (04) Diatomáceas são unicelulares e possuem fucoxantina, caroteno e parede celular de sílica e frústula como estrutura de locomoção. (08) Feofíceas possuem fucoxantina, são multicelulares, dotadas de estruturas cheia de gás que permitem a flutuação, sendo a pórfira o gênero mais conhecido e abundante. (16) Rodofíceas possuem ágar, e tem o gênero Sargassum como sendo o mais conhecido. (32) Clorofíceas, podem ser unicelulares ou multicelulares. Algumas espécies vivem em associação com fungos, constituindo liquens.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.