Questões de Concursos CEVURCA

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12Q1014640 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025

Sobre os aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), verifique as afirmações:

I. A fonologia da Libras é composta por cinco parâmetros principais: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação da palma da mão e expressões não manuais.

II. A morfologia da Libras não permite a derivação de novos sinais, pois a língua possui um léxico fixo e imutável.

III. A sintaxe da Libras é flexível e pode apresentar diferentes ordens de constituintes, sendo influenciada pelo contexto e pela expressão facial.

IV. A semântica da Libras envolve significados que podem variar de acordo com o contexto discursivo e a expressão facial do sinalizante.

V. A pragmática da Libras não considera o uso da língua em situações comunicativas, pois a estrutura dos sinais é sempre literal e fixa.

Marque a opção que contém as afirmações corretas:
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13Q1014650 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025

A educação bilíngue para surdos é uma abordagem que tem como objetivo assegurar que o aluno surdo tenha acesso ao ensino em sua língua natural, a Libras, enquanto aprende o português como segunda língua (na forma escrita). Sobre a educação bilíngue para surdos,analise as proposições a seguir e preencha as lacunas colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) A Educação Bilíngue para Surdos reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua (L1) dos surdos e o português escrito como segunda língua (L2).

( ) O ensino bilíngue para surdos propõe que a alfabetização deve ocorrer exclusivamente na língua oral, para facilitar a comunicação com ouvintes.

( ) O modelo bilíngue defende que os professores surdos desempenham um papel fundamental no processo educacional, pois são referência linguística e cultural para os alunos surdos.

( ) A Política Nacional de Educação Bilíngue para Surdos visa garantir práticas educacionais que respeitem as especificidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos.

( ) Em uma abordagem bilíngue, a Libras deve ser utilizada apenas como apoio ao ensino da língua portuguesa, sem ser considerada um idioma legítimo de instrução.


Após análise das proposições, marque a opção correta:
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14Q1015212 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) De acordo os parâmetros linguísticos da Libras, assinale a alternativa que apresenta sinais com a mesma localização:
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15Q1019085 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Professor de Espanhol, Prefeitura de Milagres CE, CEVURCA, 2018

(Concurso Milagres/2018) Complete o diálogo com o pronome clítico adequado e assinale a alternativa correta

■ Señor Martínez, ¿puede dar ___ este paquete a la señora González?

□ ¡Cómo no! Voy a ver ___ esta tarde.

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16Q1013456 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Analise as afirmativas considerando a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras): I. A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. II. A expressão facial não é importante para comunicação com os surdos. III. A Libras não tem uma gramática. IV. Ponto de articulação ou locação é um parâmetro linguístico da Libras. V. Um sinal é icônico quando representa de forma semelhante o objeto a que se refere. Assinale a alternativa correta.
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18Q1014643 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025

A identidade surda está intrinsecamente ligada à cultura surda, que se manifesta por meio da Língua de Sinais, das experiências compartilhadas pela comunidade e das práticas sociais e artísticas próprias. Diferentes modelos explicam a surdez e influenciam a forma como a sociedade enxerga a identidade surda. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta:
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19Q1015208 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Assinale a alternativa INCORRETA segundo o Código de Ética do Intérprete de Libras:
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20Q1015210 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Ao abordar as concepções da surdez, Gesser (2009, p.63) afirma que "há duas formas de conceber a surdez: patologicamente ou culturalmente". Analise as afirmativas abaixo acerca das concepções sobre a surdez e marque V (verdadeiro) e F (falso): ( ) Na perspectiva cultural, os surdos consideram importante: a língua de sinais, a identidade e cultura surda. ( ) A surdez olhada pela perspectiva cultural não é uma deficiência. ( ) Na concepção cultural, o surdo desenvolve suas habilidades cognitivas e linguísticas quando lhe é assegurado o acesso ao uso da língua de sinais em todos os ambientes em que transita. ( ) Na visão clínica existe a classificação dos tipos e graus de surdez. Marque a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência:
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