Questões de Concursos CEVURCA Resolva questões de CEVURCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. CEVURCA Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar Limpar filtros 11Q1019090 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, Professor de Espanhol, Prefeitura de Milagres CE, CEVURCA, 2018(Concurso Milagres/2018) Na oração “_______ no ser un compuesto químico estable, nos habrían prohibido manipularlo”, deve-se inserir a preposição: ✂️ a) Con. ✂️ b) A. ✂️ c) De. ✂️ d) Para. ✂️ e) Em. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 12Q1014640 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025Sobre os aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), verifique as afirmações: I. A fonologia da Libras é composta por cinco parâmetros principais: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação da palma da mão e expressões não manuais. II. A morfologia da Libras não permite a derivação de novos sinais, pois a língua possui um léxico fixo e imutável. III. A sintaxe da Libras é flexível e pode apresentar diferentes ordens de constituintes, sendo influenciada pelo contexto e pela expressão facial. IV. A semântica da Libras envolve significados que podem variar de acordo com o contexto discursivo e a expressão facial do sinalizante. V. A pragmática da Libras não considera o uso da língua em situações comunicativas, pois a estrutura dos sinais é sempre literal e fixa. Marque a opção que contém as afirmações corretas: ✂️ a) I, III e V. ✂️ b) I, IV e V. ✂️ c) I e V. ✂️ d) II, IV e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 13Q1014650 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025A educação bilíngue para surdos é uma abordagem que tem como objetivo assegurar que o aluno surdo tenha acesso ao ensino em sua língua natural, a Libras, enquanto aprende o português como segunda língua (na forma escrita). Sobre a educação bilíngue para surdos,analise as proposições a seguir e preencha as lacunas colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso: ( ) A Educação Bilíngue para Surdos reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua (L1) dos surdos e o português escrito como segunda língua (L2). ( ) O ensino bilíngue para surdos propõe que a alfabetização deve ocorrer exclusivamente na língua oral, para facilitar a comunicação com ouvintes. ( ) O modelo bilíngue defende que os professores surdos desempenham um papel fundamental no processo educacional, pois são referência linguística e cultural para os alunos surdos. ( ) A Política Nacional de Educação Bilíngue para Surdos visa garantir práticas educacionais que respeitem as especificidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. ( ) Em uma abordagem bilíngue, a Libras deve ser utilizada apenas como apoio ao ensino da língua portuguesa, sem ser considerada um idioma legítimo de instrução. Após análise das proposições, marque a opção correta: ✂️ a) V - F - F - V - F. ✂️ b) F - V - V - F - V. ✂️ c) V - V - F - F - V. ✂️ d) F - F - V - V - V. ✂️ e) V - F - V - V - F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 14Q1015212 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) De acordo os parâmetros linguísticos da Libras, assinale a alternativa que apresenta sinais com a mesma localização: ✂️ a) casa - hoje - brincar. ✂️ b) laranja - sábado - aprender. ✂️ c) amor - amigo - comer. ✂️ d) desculpa - sempre - sábado. ✂️ e) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 15Q1019085 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Professor de Espanhol, Prefeitura de Milagres CE, CEVURCA, 2018(Concurso Milagres/2018) Complete o diálogo com o pronome clítico adequado e assinale a alternativa correta ■ Señor Martínez, ¿puede dar ___ este paquete a la señora González? □ ¡Cómo no! Voy a ver ___ esta tarde. ✂️ a) Le – la. ✂️ b) Le – lo. ✂️ c) Se – lo. ✂️ d) Se – la. ✂️ e) Lo – le. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 16Q1013456 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) Analise as afirmativas considerando a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras): I. A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. II. A expressão facial não é importante para comunicação com os surdos. III. A Libras não tem uma gramática. IV. Ponto de articulação ou locação é um parâmetro linguístico da Libras. V. Um sinal é icônico quando representa de forma semelhante o objeto a que se refere. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I e V são falsas. ✂️ c) Somente as afirmativas II, III e IV são falsas. ✂️ d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. ✂️ e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 17Q1019088 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Professor de Espanhol, Prefeitura de Milagres CE, CEVURCA, 2018(Concurso Milagres/2018) Na frase “La chica aún sigue por este camino”, a palavra “aún” pode ser substituída por: ✂️ a) No obstante. ✂️ b) Todavía. ✂️ c) Pero. ✂️ d) Sin embargo. ✂️ e) Sino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 18Q1014643 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025A identidade surda está intrinsecamente ligada à cultura surda, que se manifesta por meio da Língua de Sinais, das experiências compartilhadas pela comunidade e das práticas sociais e artísticas próprias. Diferentes modelos explicam a surdez e influenciam a forma como a sociedade enxerga a identidade surda. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A identidade surda é única e homogênea, sendo construída da mesma maneira por todos os indivíduos surdos, independentemente de suas vivências sociais e culturais. ✂️ b) O modelo médico da surdez reforça a valorização da cultura surda e considera a Libras um elemento fundamental para a construção da identidade dos surdos. ✂️ c) A identidade surda pode ser compreendida a partir de diferentes perspectivas, dependendo das experiências e do contexto social de cada indivíduo. ✂️ d) A cultura surda é restrita ao uso da Libras, não incluindo manifestações artísticas, costumes e valores próprios da comunidade surda. ✂️ e) O pertencimento à comunidade surda depende exclusivamente do uso da Libras como primeira língua, sem considerar outros fatores sociais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 19Q1015208 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) Assinale a alternativa INCORRETA segundo o Código de Ética do Intérprete de Libras: ✂️ a) O intérprete manterá imparcialidade ou atitudes neutras durante o decorrer da sua interpretação, evitando impor seus próprios pontos de vista, a menos que lhe perguntem sua opinião. ✂️ b) O intérprete deverá reconhecer seu próprio nível de competência e usar discrição em aceitar tarefas, procurando a assistência de outro intérprete quando necessário. ✂️ c) Reconhecendo a necessidade do seu desenvolvimento profissional, o intérprete irá se agrupar a colegas da área com o propósito de compartilhar novos conhecimentos. Procurará compreender as implicações da surdez e as necessidades particulares da pessoa surda. ✂️ d) O intérprete deverá procurar manter a dignidade e a pureza da língua de sinais. Ele também deverá estar pronto pra aprender e aceitar sinais novos, se isto for necessário para o entendimento. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 20Q1015210 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) Ao abordar as concepções da surdez, Gesser (2009, p.63) afirma que "há duas formas de conceber a surdez: patologicamente ou culturalmente". Analise as afirmativas abaixo acerca das concepções sobre a surdez e marque V (verdadeiro) e F (falso): ( ) Na perspectiva cultural, os surdos consideram importante: a língua de sinais, a identidade e cultura surda. ( ) A surdez olhada pela perspectiva cultural não é uma deficiência. ( ) Na concepção cultural, o surdo desenvolve suas habilidades cognitivas e linguísticas quando lhe é assegurado o acesso ao uso da língua de sinais em todos os ambientes em que transita. ( ) Na visão clínica existe a classificação dos tipos e graus de surdez. Marque a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência: ✂️ a) V, V, V, F ✂️ b) V, V, V, V ✂️ c) V, V, F, F ✂️ d) F, F, V, V ✂️ e) F, F, F, V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11Q1019090 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, Professor de Espanhol, Prefeitura de Milagres CE, CEVURCA, 2018(Concurso Milagres/2018) Na oração “_______ no ser un compuesto químico estable, nos habrían prohibido manipularlo”, deve-se inserir a preposição: ✂️ a) Con. ✂️ b) A. ✂️ c) De. ✂️ d) Para. ✂️ e) Em. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
12Q1014640 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025Sobre os aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), verifique as afirmações: I. A fonologia da Libras é composta por cinco parâmetros principais: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação da palma da mão e expressões não manuais. II. A morfologia da Libras não permite a derivação de novos sinais, pois a língua possui um léxico fixo e imutável. III. A sintaxe da Libras é flexível e pode apresentar diferentes ordens de constituintes, sendo influenciada pelo contexto e pela expressão facial. IV. A semântica da Libras envolve significados que podem variar de acordo com o contexto discursivo e a expressão facial do sinalizante. V. A pragmática da Libras não considera o uso da língua em situações comunicativas, pois a estrutura dos sinais é sempre literal e fixa. Marque a opção que contém as afirmações corretas: ✂️ a) I, III e V. ✂️ b) I, IV e V. ✂️ c) I e V. ✂️ d) II, IV e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
13Q1014650 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025A educação bilíngue para surdos é uma abordagem que tem como objetivo assegurar que o aluno surdo tenha acesso ao ensino em sua língua natural, a Libras, enquanto aprende o português como segunda língua (na forma escrita). Sobre a educação bilíngue para surdos,analise as proposições a seguir e preencha as lacunas colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso: ( ) A Educação Bilíngue para Surdos reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua (L1) dos surdos e o português escrito como segunda língua (L2). ( ) O ensino bilíngue para surdos propõe que a alfabetização deve ocorrer exclusivamente na língua oral, para facilitar a comunicação com ouvintes. ( ) O modelo bilíngue defende que os professores surdos desempenham um papel fundamental no processo educacional, pois são referência linguística e cultural para os alunos surdos. ( ) A Política Nacional de Educação Bilíngue para Surdos visa garantir práticas educacionais que respeitem as especificidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. ( ) Em uma abordagem bilíngue, a Libras deve ser utilizada apenas como apoio ao ensino da língua portuguesa, sem ser considerada um idioma legítimo de instrução. Após análise das proposições, marque a opção correta: ✂️ a) V - F - F - V - F. ✂️ b) F - V - V - F - V. ✂️ c) V - V - F - F - V. ✂️ d) F - F - V - V - V. ✂️ e) V - F - V - V - F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
14Q1015212 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) De acordo os parâmetros linguísticos da Libras, assinale a alternativa que apresenta sinais com a mesma localização: ✂️ a) casa - hoje - brincar. ✂️ b) laranja - sábado - aprender. ✂️ c) amor - amigo - comer. ✂️ d) desculpa - sempre - sábado. ✂️ e) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
15Q1019085 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Professor de Espanhol, Prefeitura de Milagres CE, CEVURCA, 2018(Concurso Milagres/2018) Complete o diálogo com o pronome clítico adequado e assinale a alternativa correta ■ Señor Martínez, ¿puede dar ___ este paquete a la señora González? □ ¡Cómo no! Voy a ver ___ esta tarde. ✂️ a) Le – la. ✂️ b) Le – lo. ✂️ c) Se – lo. ✂️ d) Se – la. ✂️ e) Lo – le. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
16Q1013456 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) Analise as afirmativas considerando a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras): I. A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. II. A expressão facial não é importante para comunicação com os surdos. III. A Libras não tem uma gramática. IV. Ponto de articulação ou locação é um parâmetro linguístico da Libras. V. Um sinal é icônico quando representa de forma semelhante o objeto a que se refere. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I e V são falsas. ✂️ c) Somente as afirmativas II, III e IV são falsas. ✂️ d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. ✂️ e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
17Q1019088 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Professor de Espanhol, Prefeitura de Milagres CE, CEVURCA, 2018(Concurso Milagres/2018) Na frase “La chica aún sigue por este camino”, a palavra “aún” pode ser substituída por: ✂️ a) No obstante. ✂️ b) Todavía. ✂️ c) Pero. ✂️ d) Sin embargo. ✂️ e) Sino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
18Q1014643 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEVURCA, 2025A identidade surda está intrinsecamente ligada à cultura surda, que se manifesta por meio da Língua de Sinais, das experiências compartilhadas pela comunidade e das práticas sociais e artísticas próprias. Diferentes modelos explicam a surdez e influenciam a forma como a sociedade enxerga a identidade surda. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A identidade surda é única e homogênea, sendo construída da mesma maneira por todos os indivíduos surdos, independentemente de suas vivências sociais e culturais. ✂️ b) O modelo médico da surdez reforça a valorização da cultura surda e considera a Libras um elemento fundamental para a construção da identidade dos surdos. ✂️ c) A identidade surda pode ser compreendida a partir de diferentes perspectivas, dependendo das experiências e do contexto social de cada indivíduo. ✂️ d) A cultura surda é restrita ao uso da Libras, não incluindo manifestações artísticas, costumes e valores próprios da comunidade surda. ✂️ e) O pertencimento à comunidade surda depende exclusivamente do uso da Libras como primeira língua, sem considerar outros fatores sociais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
19Q1015208 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) Assinale a alternativa INCORRETA segundo o Código de Ética do Intérprete de Libras: ✂️ a) O intérprete manterá imparcialidade ou atitudes neutras durante o decorrer da sua interpretação, evitando impor seus próprios pontos de vista, a menos que lhe perguntem sua opinião. ✂️ b) O intérprete deverá reconhecer seu próprio nível de competência e usar discrição em aceitar tarefas, procurando a assistência de outro intérprete quando necessário. ✂️ c) Reconhecendo a necessidade do seu desenvolvimento profissional, o intérprete irá se agrupar a colegas da área com o propósito de compartilhar novos conhecimentos. Procurará compreender as implicações da surdez e as necessidades particulares da pessoa surda. ✂️ d) O intérprete deverá procurar manter a dignidade e a pureza da língua de sinais. Ele também deverá estar pronto pra aprender e aceitar sinais novos, se isto for necessário para o entendimento. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
20Q1015210 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEVURCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) Ao abordar as concepções da surdez, Gesser (2009, p.63) afirma que "há duas formas de conceber a surdez: patologicamente ou culturalmente". Analise as afirmativas abaixo acerca das concepções sobre a surdez e marque V (verdadeiro) e F (falso): ( ) Na perspectiva cultural, os surdos consideram importante: a língua de sinais, a identidade e cultura surda. ( ) A surdez olhada pela perspectiva cultural não é uma deficiência. ( ) Na concepção cultural, o surdo desenvolve suas habilidades cognitivas e linguísticas quando lhe é assegurado o acesso ao uso da língua de sinais em todos os ambientes em que transita. ( ) Na visão clínica existe a classificação dos tipos e graus de surdez. Marque a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência: ✂️ a) V, V, V, F ✂️ b) V, V, V, V ✂️ c) V, V, F, F ✂️ d) F, F, V, V ✂️ e) F, F, F, V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro